Buscar

8 discursiva

Prévia do material em texto

1
[Laboratório Virtual – Sistema Digestório] O pâncreas é uma glândula do sistema digestório que possui função mista, ou seja, apresenta tanto atividade endócrina quanto atividade exócrina, produzindo e secretando enzimas digestivas.
Com relação à sua estrutura, descreva as principais características morfológicas do pâncreas.
Resposta esperada
O pâncreas é um órgão retroperitoneal e que apresenta um formato de língua achatada, sendo mais espesso em sua extremidade medial (cabeça) e mais delgado na extremidade lateral (cauda). Pode ser dividido em quatro porções, de medial para lateral: cabeça, colo, corpo e cauda. Possui um sistema de ductos, que levam as secreções digestórias até o duodeno.
Minha resposta
O pâncreas e uma glândula localizada no sistema digestório que possui função mista, com atividade endócrina e exócrina. O órgão e dividido em duas partes principais: cabeça, corpo e cauda. A cabeça do pâncreas se encaixa na curva do duodeno, enquanto que a cauda se estende até o baço. Encontramos no pâncreas um sistema de ductos, que conduzem as secreções do sistema digestor onde se encontra o duodeno.
Retorno da correção
Parabéns acadêmico, sua resposta se aproximou dos objetivos da questão, poderia apenas ter apresentado mais argumentos acerca dos conteúdos disponibilizados nos materiais didáticos e estudos.
2A síntese e a decomposição do glicogênio são fundamentais não só para a armazenagem de energia, mas também para manter o equilíbrio metabólico por homeostase da glicose. Nos seres humanos, a faixa normal para a concentração de glicose no sangue é de 70 a 110 mg/100 mL. Visto que a glicose é um combustível importante para a respiração celular e uma fonte essencial de esqueletos de carbono para a biossíntese, a manutenção de concentrações de glicose no sangue próximas dessa faixa normal é crucial. A homeostase da glicose depende predominantemente dos efeitos antagônicos (opostos) de dois hormônios: insulina e glucagon. Explique qual a relação entre a glicose, insulina e glucagon e indique o órgão responsável pela produção desses hormônios. FONTE: Biologia de Campbell [recurso eletrônico] / Jane B. Reece ... [et al.]; [tradução: Anne D. Villela... et al.]; revisão técnica: Denise Cantarelli Machado, Gaby Renard, Paulo Luiz de Oliveira. - 10. ed.- Porto Alegre: Artmed, 2015.
Resposta esperada
A insulina e o glucagon são produzidos pelo pâncreas. Mais especificamente, a insulina é produzida pelas células beta das ilhotas de Langerhans, enquanto que o glucagon, pelas células alfa. Quando a pessoa ingere algum alimento, ocorre um aumento da secreção de insulina pelas células beta. A insulina circulante é responsável por captar a glicose e levá-la às células, sendo que o excesso é retido no fígado, na forma de glicogênio. Dessa forma, ocorre a diminuição dos níveis de glicose. Nesse momento, as células alfa são estimuladas a secretarem glucagon e as beta são inibidas. Esse hormônio age no fígado quebrando o glicogênio em glicose. O consequente aumento nos níveis de glicose circulante reinicia o ciclo.
Minha resposta
Sabemos que a insulina e o glucagon são realizados pelo pâncreas a insulina e produzida por células beta das ilhotas de Langherans já o glucagon por células alfa. Quando ingerimos algum tipo de comida acontece um aumento da secreção de insulina por células beta. A insulina circulante e responsável por conduzir a glicose até as células o excesso e retido no fígado na forma de glicogênio. Assim acontece a diminuição dos níveis de glicose. Entretanto as células alfas são incentivadas a secretarem glucagon e as beta são inibidas. Esse hormônio atua no fígado rompendo e o glicogênio em glicose. O decorrente aumento dos níveis de glicose circulante restaura o ciclo.
Retorno da correção
Parabéns acadêmico, sua resposta se aproximou dos objetivos da questão, poderia apenas ter apresentado mais argumentos acerca dos conteúdos disponibilizados nos materiais didáticos e estudos.

Continue navegando