Buscar

Questão Metodologia do Ensino de Artes na Educação Básica

Prévia do material em texto

Questão 7/10 - Metodologia do Ensino de Artes na Educação Básica
Atente para trecho de texto a seguir: 
“As artes visuais, além das formas tradicionais (pintura, escultura, desenho, gravura, arquitetura, artefato, desenho industrial), incluem outras modalidades que resultam dos avanços tecnológicos e transformações estéticas a partir da modernidade (fotografia, artes gráficas, cinema, televisão, vídeo, computação, performance). Cada uma dessas visualidades é utilizada de modo particular e em várias possibilidades de combinações entre imagens, por intermédio das quais os alunos podem expressar-se e comunicar-se entre si de diferentes maneiras”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. p. 45. 
Analisando as questões relacionadas ao ensino das Artes Visuais na escola, presentes no livro-base Metodologia do Ensino de Arte, marque a alternativa correta.
	
	A
	Para o ensino das Artes Visuais na escola acontecer, o trabalho de construção e produção de visualidades se restringe ao uso de papéis e lápis de cor.
	
	B
	É crescente no Brasil a utilização de trabalhos coletivos em artes visuais que envolvem professores e alunos durante o ato de criação.
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	A utilização de técnicas tradicionais nas aulas de Artes Visuais é desnecessária, pois os alunos já sabem desenhar e pintar.
	
	D
	A contextualização histórica diverge das premissas atuais do ensino das Artes Visuais.
	
	E
	As Artes Visuais, como área do conhecimento, bem como sua aceitação no processo de ensino escolar são vistas como supérfluas.

Continue navegando