Buscar

304 - 06 - Bem-estar no Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

304 - 06 - 9742 Bem-estar no Trabalho como ativo estratégico do RH
EXERCÍCIOS
1) (CESGRANRIO, 2010) Segundo a Organização Mundial da Saúde, Qualidade de Vida é "a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores em que ele vive, e em relação a seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações". Atualmente, as empresas investem em programas de qualidade de vida
para dar suporte ao indivíduo e à empresa, buscando a compreensão de seus funcionários de que a saúde está diretamente correlacionada a aspectos de seu ambiente produtivo, que são:
a) Visão organizacional e faturamento.
b) Produtividade e qualidade.
c) Rotatividade e missão.
d) Visão organizacional e motivação.
e) Produção e rotatividade.
2) (CESGRANRIO, 201 O ambiente empresarial, de maneira geral, está cada vez mais competitivo, em função das constantes mudanças, sejam elas no ambiente macroeconômico, nas relações de trabalho, nas relações sociais ou mesmo na complexidade do ser humano. As empresas compreenderam que empregados pressionados, insatisfeitos ou desestimulados têm queda na sua produtividade, afetando significativamente o seu desempenho. Nos últimos anos, visando promover a motivação e a produtividade dos empregados, as empresas têm implantado práticas que promovem a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Os programas de QVT apresentam visões
diferentes, de acordo com a cultura e os objetivos das empresas. Uma das visões a respeito da QVT existente no mundo organizacional é:
a) Estratégica: os programas implantados e as práticas institucionais são atrelados ao planejamento institucional e aos resultados desejados pela organização.
b) Paternalista: cumpre as regras legais e outras que existem relativas às
obrigações da empresa, com o objetivo de que o empregado perceba o comprometimento da empresa.
c) Legalista: implementa práticas de trabalho com o objetivo de fazer com que o empregado se perceba como indivíduo e se sinta prestigiado em seu ambiente laboral.
d) Estrutural: as práticas implantadas têm o suporte das gerências existentes na empresa e são definidas pelas diferentes áreas da organização, atendendo às particularidades da área.
e) Individualista: as práticas existentes na empresa são individualizadas e
particularizadas de acordo com o perfil interpessoal do empregado, possibilitando o seu reconhecimento como indivíduo.
3) (UFF, 2009) Um dos vínculos positivos para a geração do bem-estar no trabalho é a satisfação no trabalho. Esse elemento é, portanto, essencial para ser desenvolvido pelos gestores junto às suas equipes, pois sabe-se que uma necessidade insatisfeita, cada vez mais intensa, gera um crescente comportamento de:
a) Deslocamento.
b) Compensação.
c) Agressão.
d) Frustração.
e) Fuga.
4) (FCC, 2009) A abordagem da Qualidade de Vida no Trabalho envolve duas dimensões potencialmente antagônicas. São elas:
a) O bem-estar e a satisfação dos funcionários no trabalho e a produtividade e a qualidade.
b) A preservação do meio ambiente e a expansão da produção industrial.
c) A necessidade de aumentos constantes de produtividade no trabalho e a luta dos trabalhadores pelas melhorias salariais.
d) O crescente uso de tecnologias poupadoras de mão de obra e a necessidade de elevar a qualificação dos trabalhadores.
e) A melhoria contínua dos processos e a necessidade de lazer dos trabalhadores.
5) (ESAF, 2010) O bem-estar no trabalho vem sendo estudado por teóricos e gestores como forma de ampliar e fortalecer os relacionamentos entre a empresa e seus empregados por meio dos princípios da Qualidade de Vida no Trabalho. Sobre a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), marque a alternativa CORRETA:
a) As teorias convencionais preocupam-se predominantemente com a satisfação das pessoas, abordando a correlação entre o estresse e o trabalho.
b) O conceito de QVT constitui um conjunto de ações de uma empresa que envolve o diagnóstico e a implementação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais, dentro e fora do ambiente de trabalho, no intuito de propiciar condições plenas de desenvolvimento organizacional.
c) A preocupação com a QVT existe desde os primórdios da vida humana, objetivando facilitar o processo de execução dos seus deveres.
d) A Qualidade de Vida no Trabalho consiste na visão mais ampla das concepções existentes sobre a motivação e a satisfação, baseando-se em uma visão integral dos seres humanos, denominado de enfoque biopsicossocial, o qual propõe a visão integrada dos seres humanos.
e) Define que a QVT representa o grau em que os membros da organização são capazes de satisfazer as necessidades coletivas com sua atividade na organização.