Buscar

estudo dirigido V1

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO PARA REVISÃO DA R1
Disciplina: Psicopatologia I
Profª.: Denila Oliveira
1. Como Campbell (1986) define a psicopatologia?
Define como o conjunto de conhecimentos referentes ao adoecimento mental do ser humano .
2. Qual o posicionamento de Jaspers sobre os limites da psicopatologia?
Os limites da ciência psicopatológica consistem precisamente em
Nunca se poder reduzir por completo o ser humano a conceitos
Psicopatológicos.
3. Os sintomas psicopatológicos englobam dois aspectos básicos: a forma dos sintomas e o seu conteúdo. Explique tais aspectos.
A forma: é sua estrutura básica, relativamente semelhante nos diversos pacientes e nas diversas sociedades (a forma “alucinação”, “delírio”, “ideia obsessiva”, “fobia”, etc.
Conteúdo: aquilo que preenche a alteração estrutural (o conteúdo de culpa, religioso, de perseguição, de um delírio, de uma alucinação ou de uma ideia obsessiva, por exemplo).
4. Relacione os temas centrais da existência humana com o conteúdo dos sintomas psicopatológicos. Liberdade, escolha....
Sobrevivência e segurança, sexualidade, ameaças e temores básicos (morte, doença, miséria, abandono, desamparo, etc.), religiosidade, representam uma espécie de substrato que participa como ingrediente fundamental na constituição da experiência psicopatológica.
5. Não existe um conceito único de normalidade em psicopatologia. Explique alguns conceitos.
Normalidade ideal: A normalidade aqui é tomada como certa “utopia”. Estabelece-se arbitrariamente uma norma ideal, aquilo que é supostamente “sadio”, mais 
“evoluído”. Tal norma é, de fato, socialmente constituída e referendada de critérios socioculturais e ideológicos arbitrários e, às vezes, dogmáticos e doutrinários.
Normalidade subjetiva: é dada maior ênfase à percepção subjetiva do próprio indivíduo em relação a seu estado de saúde, às suas vivências subjetivas.
6. Quais áreas de atuação Psi estão relacionadas com o psicopatologia?
Psicologia Clínica e Hospitalar
Neuropsicologia
image1.jpeg

Continue navegando