Buscar

WUNDT O PRIMEIRO MODELO DE CIENCIA

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ – FEPI
Curso de Psicologia
João Gabriel Ribeiro Silva
João Victor Cardoso Sanches
Eduardo Fhilipe Vieira P. Aguiar 
WUNDT: O PRIMEIRO MODELO DE CIÊNCIA
ITAJUBÁ 
Ano: 2020
João Gabriel Ribeiro Silva
João Victor Cardoso Sanches
Eduardo Fhilipe Vieira P. Aguiar 
WUNDT: O PRIMEIRO MODELO DE CIÊNCIA
TDE: Trabalho discente efetivo do centro universitário – FEPI, curso Psicologia 
 Orientadora: Ana Maria Menicali
ITAJUBÁ 
Ano: 2020
WUNDT: O PRIMEIRO MODELO DE CIÊNCIA
Introdução
Foi na Alemanha da segunda metade do século XIX que a psicologia emergiu como uma disciplina específica. Atribui-se a Willhelm Maximiliam Wundt o título de fundador da psicologia como ciência experimental.
Wundt foi bastante ativo academicamente, como é possível notar de suas diversas produções. A primeira edição do livro-texto de Wundt Grundüge der Phisiologische Psychologie (Fundamentos da Psicologia Física) foi publicado em 1873, e no ano de 1879 ele criou um laboratório de psicologia em Leipzing. No ano de 1881 ele lançou uma revista de pesquisa Philosophische Studien. Já entre os anos 1900 e 1920 Wundt também escreveu dez volumes de Psicologia Social (sua Völkerpychologie).
Em 1862 Wundt elencou três tarefas para sua vida, a criação de:
· Uma psicologia experimental;
· Uma metafísica científica;
· Uma psicologia social.
Wundt tinha 69 anos de idade quando publicou o primeiro dos dez volumes de sua Völkerpsychologie. Terminou seu último volume em 1920 e, como boa medida, acrescentou uma breve autobiografia e então morreu duas semanas depois. Calcula-se que ele tenha escrito mais de 54 mil páginas durante sua vida.
O segundo objetivo de Wundt, elaborado entre 1880 e 1900, era a criação de uma metafísica ou filosofia científica. Aqui, ele elaborou três obras que compõem sua metafísica científica: 
· Uma de Lógica (conjunto de estudos que visam determinar quais são os processos intelectuais ou as categorias racionais para a apreensão do conhecimento); 
· Uma Ética (conjunto de estudos dos juízos de apreciação da conduta humana);
· E uma de Sistemas Filosóficos (conjunto de estudos das principais concepções filosóficas para Wundt). (Bernardes, 1998)
Hulbolt criou a universidade moderna quando restabeleceu a Universidade de Berlim em 1809. O elemento novo da universidade moderna foi a pesquisa (a wissenschaft).
Embora a wissenschaft separe a forma moderna da forma medieval de universidade, havia muita discussão entre os círculos acadêmicos na Alemanha a respeito de formas rivais de wissenschaft. A discussão mais aceita era entre as naturwissenschaften e as geisteswissenschaften. O que corresponde, de maneira superficial, à distinção entre ciências naturais de um lado, e ciências humanas e sociais do outro. (Farr, 2004)
Essa distinção é muito importante, pois levou Wundt a separar sua psicologia experimental (parte das naturwissenschaften) de sua psicologia social (parte das geisteswissenschaften). Para Wundt a psicologia era uma ciência intermediária entre as ciências da natureza e as ciências da cultura.
O objeto da psicologia é, para ele, a experiência imediata dos sujeitos, embora ele não estivesse interessado, primordialmente, nas diferenças individuais entre esses sujeitos.
Experiência imediata é a experiência tal como o sujeito a vive antes de se por a pensar sobre ela, antes de comunicá-la, antes de “conhecê-la”. É, em outras palavras, a experiência tal como se dá. Contudo, Wundt não reduz a tarefa da psicologia à descrição dessa experiência subjetiva.
A psicologia social de Wundt não usa o método experimental, mas métodos comparativos da antropologia e da filosofia, e seu objetivo é a investigação dos processos de síntese por que, para Wundt, a experiência imediata não é nem uma coisa desorganizada nem uma mera combinação mecânica de elementos: a experiência imediata seria o resultado de processos de síntese criativa, em que a subjetividade se manifesta como vontade, como capacidade de criação.
Método:
A abordagem de Wundt ficou conhecida como estruturalismo porque ele usou métodos experimentais para encontrar os blocos básicos de construção (estruturas) de pensamento e investigar como eles interagiam. Para fazer isso, ele estudou sensação e percepção, observações de objetos, imagens e eventos dos participantes em partes constituintes da mesma forma que um anatomista iria estudar um corpo tentando encontrar suas partes constituintes e como elas interagem.
No começo, ele fez isso por estudar o tempo de reação – sistematicamente mudando os estímulos que ele apresentou aos participantes e medindo quanto tempo eles levavam para responder – inferia que se mais tempo fosse necessário para responder, mais processos mentais deveriam estar envolvidos.
Mais tarde, ele adaptou e desenvolveu um processo chamado introspecção para inferir mais sobre a natureza dos processos envolvidos.
A introspecção é o ato em que a pessoa analisa seus estados mentais, tomando consciência deles. Crenças, imagens mentais, emoções, memórias (visuais, auditivas, tácteis, olfativas) e pensamentos são conteúdos mentais que são passíveis de introspecção. Em outras palavras a introspecção é a autoanálise da mente a fim de inspecionar e relatar pensamentos e/ou sentimentos pessoais.
"Ciência da experiência consciente", assim descreveu sobre sua nova psicologia. Para ele o método de observação devia utilizar a introspecção para que se obtenha um melhor resultado, porque "somente o indivíduo que passa pela experiência é capaz de observa-la" (Schultz, 2016, p. 72). Tal método era chamado de Percepção Interna por Wundt.
Em seu laboratório, na University of Leipzig, Wundt determinou condições para que fossem feitas as percepções internas (introspecção):
· Os observadores deviam ser capazes de determinar o momento quando o processo seria introduzido. 
· Os observadores deviam estar em estado de alerta.
· Deve haver condições adequadas para variar as situações experimentais quanto a manipulação controlada do estímulo.
· A equipe deveria garantir condições adequadas para que a observação pudesse ser repetida quantas vezes fosse necessário.
Visando deixar os indivíduos rápidos na observação experiente e alertas quanto à experiência consciente a ser observada, Wundt submeteu seus alunos a um treinamento persistente e repetitivo, somente assim estariam aptos a realizar mecanicamente as observações necessárias.
"Wundt praticamente não aceitava o tipo de introspecção qualitativa em que as pessoas simplesmente descreviam suas experiências íntimas" (Schultz, 2016, p.73). A descrição que ele buscava estava relacionada aos julgamentos conscientes que a pessoa tinha sobre o tamanho, duração e intensidade de vários estímulos físicos, ou seja, "o tipo de análise quantitativa da psico-pesquisa psicofísica" (Schultz, 2016).
Objetivo:
Como já sabemos, Wundt definiu o objeto de estudo e a metodologia para a nova ciência da psicologia, mas faltava ainda traçar as metas, e ele o fez:
· Análise dos processos conscientes, utilizando seus elementos básicos.
· Descobrir como eram organizados e sintetizados esses elementos.
· Determinar as leis da conexão que regiam a organização dos elementos.
Através dessas metas, chegar mais a fundo no que seria a consciência.
Contribuições:
· Escreveu o primeiro livro de psicologia (Princípios de Psicologia Fisiológica, 1873-4)
· Configurou o primeiro laboratório de psicologia experimental (1879)
· Utilizou o método científico para estudar a estrutura da sensação e percepção
· Mostrou que a introspecção poderia ser usada para estudar os estados mentais em experiências de laboratório replicáveis.
Críticas:
· Quando a introspecção é realizada por vários observadores, como saber qual é a correta?
· Se tratando de uma auto-observação, a introspecção é uma experiência particular.
· A introspecção modifica a experiência psíquica, pois se só descrevemos a vivência depois dela ser vivida, quando a vamos descrever já os sentimentos e as emoções foramtambém vividos, nunca ficando uma descrição completa e precisa.
Bibliografia:
· https://psicologado.com.br/psicologia-geral/historia-da-psicologia/wundt-e-a-criacao-do-primeiro-laboratorio-de-psicologia-na-alemanha
· https://psicoativo.com/2016/08/as-contribuicoes-de-wundt-para-psicologia.html
· https://psicoeduca.com.br/psicologia/historia-da-psicologia/14-o-metodo-de-introspeccao-de-wundt

Continue navegando