Buscar

desafio citação indireta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As citações em trabalhos acadêmicos seguem normativas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). As citações podem ser diretas (curtas e longas) e indiretas (como uso de paráfrase). A norma que especifica as características exigíveis para a apresentação de citações em documentos é a NBR 10520 (2002).
Você, como pesquisador, está produzindo um artigo sobre pesquisa qualitativa e, em determinada etapa da escrita, objetiva citar de forma indireta o seguinte trecho de Flick (2009, p. 62):
"Diferente de um estudo quantitativo, o pesquisador não usa a literatura existente sobre o seu tema com o objetivo de formular hipóteses a partir dessas leituras para, então, basicamente, testá-las. Na pesquisa qualitativa, o pesquisador utiliza os insights e as informações provenientes da literatura enquanto conhecimento sobre o contexto, utilizando-se dele para verificar afirmações e observações a respeito de seu tema de pesquisa naqueles contextos. Ou o pesquisador utiliza-o para compreender as diferenças em seu estudo antes e depois do processo inicial da descoberta". (FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.)
De que forma você apresentaria essa citação indireta, de acordo com as normas vigentes?
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO: 
Conforme solicitado, para elaborar uma citação indireta, deve-se utilizar a paráfrase. Ou seja, elaborar com as suas próprias palavras uma produção textual que apresente para o leitor as ideias da obra original. Portanto, uma sugestão de apresentação indireta do texto citado nesse desafio seria:
De acordo com Flick (2009, p. 62), no estudo quantitativo não se utiliza a literatura sobre determinado tema para a formulação de hipóteses de pesquisa que, então, serão testadas. Segundo o autor, na pesquisa do tipo qualitativa, são utilizados insights e informações provenientes da literatura como forma de conhecimento sobre determinado contexto; de forma a utilizá-lo para verificar afirmações e observações sobre o tema de pesquisa naquele contexto. Ainda conforme Flick (2009, p.62), o pesquisador também pode fazer uso qualitativo das informações para compreender as diferenças entre o antes e o depois do processo de investigação.

Continue navegando