Buscar

Atividade Ensino Fundamental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faça uma reflexão a respeito da importância da produção textual para a alfabetização.
A produção textual se torna de extrema importância para a alfabetização, pois promove o desenvolvimento da linguagem, organizam os pensamentos dos alunos, ajuda na escrita, estimula a criança a expressar suas idéias, ajuda a promover a confiança e autonomia e também auxilia no aprendizado reflexivo.
Através do desenvolvimento da linguagem é que a criança explora o vocabulário, entende toda a estrutura gramatical e consegue melhorar suas habilidades de comunicação. Com a organização do pensamento, o aluno desenvolve habilidade para organizar as informações que recebe através do raciocínio lógico. A ajuda na escrita vem através da produção textual, onde a criança aprende a usar palavras que expressem sentimentos, ajudando na leitura, escrita e interpretação. Esse ciclo também desenvolve a imaginação e criatividade das crianças, expressando suas idéias, explorando sua autoconfiança e autonomia. E o aprendizado reflexivo foca em um tema específico para fazer com que a criança reflita sobre o que foi aprendido e transcreva o que aprendeu, promovendo uma maior fixação do assunto.
Cada etapa da alfabetização se torna um ciclo que deixa em evidência a importância da alfabetização, do ler, interpretar e escrever, para que o aluno consiga aprender e externalizar esse aprendizado. Através da aplicação habitual de leitura e escrita, o aluno se sente motivado a praticar cada vez mais as técnicas de produção textual.

Continue navegando