Buscar

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO - Livia Maria 2023 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - COEDP
CÉLULA DE ESTÁGIOS - CEEST
	IDENTIFICAÇÃO DO ESTAGIÁRIO
Nome completo: Lívia Maria De Oliveira Nascimento
Curso: Técnico em Enfermagem 
Série: 3ª Série 
Escola: E.E.E.P. Venceslau Vieira Batista
Concedente(s) de estágio(s): Secretária Municipal de Saúde de Boa Viagem - Ceará
	DADOS DO ESTÁGIO
Área de estágio(curso): Técnico em Enfermagem
 
Data de início: 03/08/2023 Data de término:10/01/2024
Duração em horas: 600 horas
Orientador(es) de estágio: Juliana de Castro Rabelo, Kanassa de Queiroz Bezerra, Maria José Dias de Souza, Carla Fernanda Calixto de Albuquerque, Diego Alves Lima, Shirleyane Rodrigues Oliveira Brito
	INTRODUÇÃO
 Segundo a lei n 11.788, de 25 de setembro de 2008, subtende-se como estágio o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, com a finalidade de preparar o estudante para o trabalho produtivo. Neste sentido, objetiva-se, primordialmente, o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular, favorecendo o desenvolvimento de atuação na prática compreendidas anteriormente somente no âmbito teórico do indivíduo, que aprimora habilidades para a vida cidadã e para o ambiente de trabalho.
 O estágio do curso de enfermagem na cidade de Boa Viagem - Ce, fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde, que oferece diversos campos para atuação, sendo os seguintes locais: Casa de Saúde Adília Maria de Lima (Hospital) e as UAPS Luís Leandro de Oliveira (Boaviaginha), UAPS Rita Alves Sales (Centro), UAPS Francisco Sergismundo Rodrigues dos Santos Neto (Recreio), UAPS Luís Ferreira de Almeida (Bairro de Fátima).
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
 No que diz respeito as atividades desenvolvidas antes do estágio em campo, foram realizadas ações de conscientização a respeito da importância de estar apto em situações que exige rápida intervenção, como parada cardiorrespiratória (PCR), engasgos e acidentes. Com relação ao estudo de caso, nesse sentido, houve a disseminação de informações sobre determinada doença em estudo, no qual foi feito um longo acompanhamento, como o processo de compreensão da doença e como ela afeta e implica diretamente no bem-estar do paciente. Assim, esta pesquisa foi realizada com uma paciente do sexo feminino, que foi diagnosticada com tuberculose mamária. A atuação da equipe consistiu no incentivo a realização anual ou semestral do exame de mamografia e adoção de estilo de vida saudável, como a prática de atividades físicas, buscando prevenir um possível retorno da enfermidade.
Após a realização das atividades complementares, deu-se o início do estágio curricular. As atividades/procedimentos realizados na CSAM foram: Verificação de sinais vitais (SSVV), realização de curativo, administração de medicamentos (intramuscular, endovenosa) e insulina regular (subcutânea), realização de eletrocardiograma, observação de limpeza de pontos, observação de transferência de paciente pelo transporte SAMU, observação e cooperação com a Enfermeira do local na inserção de sonda vesical de demora (SVD), observação de cirurgias (cesárea), cuidados pré-operatório, auxilio e cooperação com paciente, técnicos e médico local em parto normal, preparação de material e observação de sutura, preparo com o paciente em óbito.
Com relação aos procedimentos realizados nas UAPS do município, foram estes;
UAPS LUÍS FERREIRA DE ALMEIDA (BF II): Registro no sistema, verificação de SSVV, verificação de glicemia, preenchimento de fichas de atendimento, entrega de medicamentos, auxílio na organização e contagem de medicamentos na farmácia, realização de curativos, administração e cooperação com a Técnica de Enfermagem local na vacinação (influenza, hepatite B, DTPa, covid-19), teste do pezinho, medicações intramusculares e anticoncepcional, auxílio e observação com a Enfermeira local em pré-natal e exame papanicolau (incluindo o preparo da sala e organização dos equipamentos necessários), e ação educativa sobre o aleitamento materno.
UAPS FRANCISCO SEGISMUNDO RODRIGUES DOS SANTOS (RECREIO):
Registro no sistema, preenchimento de fichas de atendimento, verificação de SSVV, verificação de glicemia, realização e observação de curativos, administração e cooperação com a Técnica de Enfermagem do local na vacinação (influenza, covid-19, DTP, poliomielite inativada(VIP), pneumocócica 10-valente, meningocócica C), realização de teste rápido (sífilis, HIV, Hepatite B e Hepatite C), medidas antropométricas de pacientes, observação e cooperação com a Enfermeira do local em pré-natais, ação educativa sobre a prevenção ao suicídio.
UAPS LUÍS LEANDRO DE OLIVEIRA (BOAVIAGINHA): Registro no sistema, entrega de medicamentos, verificação de SSVV, verificação de glicemia, retirada de pontos cirúrgicos, realização e observação de limpeza de curativos, auxílio na organização e contagem de medicamentos na farmácia, administração e cooperação com a Técnica de Enfermagem do local na vacinação (influenza, Rotavírus Humano (VORH), pneumocócica 10-valente, DTP, ACWY), administração de vitamina A, busca ativa de hipertensos e diabéticos com a Enfermeira local.
UAPS RITA ALVES SALES (CENTRO):
Registro no sistema, preenchimento de fichas de atendimento, verificação de SSVV, verificação de glicemia, realização e observação de curativos, administração e cooperação com a Técnica de Enfermagem do local na vacinação (influenza, covid-19, poliomielite inativada(VIP), pneumocócica 10-valente), realização de teste do pezinho, administração de anticoncepcional.
CONCLUSÃO
 Na escola, o nosso estudo é dedicado, principalmente, a conteúdos somente teóricos, como o que executaremos dentro daquela profissão cursada e sem vivenciar, de fato, a sua aplicabilidade em uma rotina real, dentro de hospitais e postos de saúde. Com o estágio, surge a oportunidade de conhecermos todos estes aspectos e, automaticamente, conhecer-se a si mesmo, pois este também lhe possibilita preencher questionamentos de, por exemplo, saber se é aquela profissão que deve-se seguir. Por isso, devo dizer que passei por tais experiencias através do referido estágio, que proporcionou-me ter uma visão holística da área do profissional de saúde e aperfeiçoar-me nesta com a realização e visualização de diversos procedimentos, que me fizeram crescer tanto pessoalmente quanto profissionalmente, já que obtive entendimento do cuidado em cada mecanismo, de rotinas hospitalares antes desconhecidas por mim e, claro, da inter-relação com outros profissionais e pacientes.
 Posso concluir, portanto, que este processo exerceu grande importância para o meu amplo entendimento a respeito do curso técnico em enfermagem, e que finalizo-o orgulhosa por tê-lo escolhido e por acabar a me tornar uma profissional de uma área extremamente necessária e contribuinte para a saúde da população. Ainda é fundamental destacar a oportunidade de uma primeira experiência profissional e preparo para um futuro promissor no mercado de trabalho. Por fim,finalizo-o consciente dos benefícios que o estágio proporcionou-me enquanto estudante, ser humano e, agora, profissional. 
ANEXOS (fotos)
	
Local: _________________________________ Data: ____/____/_______
 
 _______________________________ 
 Assinatura do Estagiário 
image3.jpeg
image1.jpeg
image2.jpeg

Continue navegando