Buscar

modelo_proj_de_intervencao

Prévia do material em texto

Centro Universitário Leonardo Da Vinci
Curso Bacharelado em Serviço Social
LAIRA DE OLIVEIRA NASCIMENTO 
(FLC5125SES) 
PROJETO DE INTERVENÇÃO: 
(BPC- SUA IMPORTANCIA DENTRO DO CRAS)
BOA VIAGEM
2023
CIDADE
ANO
LAIRA DE OLIVEIRA NASCIMENTO
BPC- SUA IMPORTANCIA DENTRO DO CRAS
Projeto de intervenção apresentado à disciplina de Estágio II do Curso de Serviço Social do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI, como requisito parcial para avaliação.
Nome do Tutor Externo – LANA MICHELLE CORDEIRO DA SILVA 
Nome do Supervisor de Campo – ANTONIO KLEYLTON RODRIGUES FREITAS
BOA VIAGEM
2023
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ...............................................................................................................
2 CONTEXTUALIZAÇÃO, JUSTIFICATIVA E PROBLEMATIZAÇÃO.............................
3 OBJETIVOS ...................................................................................................................
3.1 OBJETIVO GERAL .....................................................................................................
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS .......................................................................................
4 PÚBLICO-ALVO ............................................................................................................
5 PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS ...........................................................................
6 METAS ...........................................................................................................................
7 AVALIAÇÃO E CONTROLE ..........................................................................................
8 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES ................................................................................
9 RECURSOS (VALORES APROXIMADOS) ..................................................................
9.1 GASTOS COM PESSOAL ..........................................................................................
9.2 GASTOS COM MATERIAL .........................................................................................
9.3 GASTOS COM DESLOCAMENTO .............................................................................
9.4 ORÇAMENTO TOTAL .................................................................................................
REFERÊNCIAS .................................................................................................................
x
1 INTRODUÇÃO
 O presente Projeto de Intervenção “BPC- SUA IMPORTANCIA NO CRAS" irá acontecer no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) na rua José Vieira de Freitas, no bairro Cohab em Boa Viagem-CE, tendo como aluna responsável Laira de Oliveira Nascimento, juntamente com o supervisor Antônio Kleylton Rodrigues Freitas. O CRAS é uma unidade pública estatal que fornece diversos serviços e organiza a rede de serviços socioassistenciais. Dentro desta unidade, é ofertado para o seu território vários serviços, um deles é o BPC (Benefício de Prestação Continuada), na qual, a maioria das pessoas não tem o devido conhecimento de que no CRAS este serviço existe.
O BPC é uma ajuda mensal de um salário mínimo para idosos acima de 65 anos ou mais e pessoas com algum tipo de deficiência, este está previsto na Lei da Assistência Social (LOAS). Este benefício é pago pelo Governo Federal e assegurado na Lei citada acima, permitindo assim, o acesso tanto dos idosos acima de 65 anos como também de pessoas com deficiências que não tem o mínimo para prover o próprio sustento. Um dos critérios mais rigorosos para se ter acesso a este benefício é que a renda deve ser inferior a ¼ do salário mínimo, o que dificulta muito para algumas famílias, fazendo com que sejam excluídas mesmo tendo uma grande necessidade do mesmo.
Muitos usuários não tem conhecimento de que o CRAS oferta este serviço e sempre chegam ao equipamento dizendo “Nossa, eu não sabia que no CRAS fazia o requerimento do BPC" e faz com que muitos procurem advogados para fazer o requerimento de modo particular, onde acabam se prejudicando bastante. Durante o período de estágio, umas das demandas mais observada foi como a população não conhece este serviço dentro do CRAS e que ficam surpresas quando sabem que dentro do equipamento este serviço é ofertado. 
O responsável por fazer o requerimento deste, além de prestar todo o suporte ao usuário, como também as devidas orientações é o profissional de Serviço Social que é a grande referencia no encaminhamento deste benefício, sendo o mais procurado para realizar este tipo de serviço. Antes de começar todo o processo, antes é necessária uma conversa com usuário de como funciona o BPC e qual sua importância e impacto na vida do requerente e explicar qual deve ser a real utilização do mesmo.
2 CONTEXTUALIZAÇÃO, JUSTIFICATIVA E PROBLEMATIZAÇÃO
O CRAS II de Boa Viagem, como assim é conhecido popularmente, é um equipamento público mantido pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social. Ele foi criado com o objetivo de fornecer apoio e proteção assistencial a pessoas que residem em áreas consideradas de vulnerabilidade social. Uma das atribuições do CRAS é viabilizar o acesso a projetos e benefícios governamentais. Está localizado na rua José Vieira de Freitas, bairro Cohab, que é um dos que mais possui pessoas em situação de vulnerabilidade social. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma ferramenta desenvolvida pelo governo brasileiro com o intuito de tornar acessíveis serviços de proteção social, que vão de assistência financeira ao planejamento familiar. (Portal da Educação/ 2013). 
 Essa Instituição é o ponto de referência das políticas públicas que são levadas até as pessoas que são menos favorecidas. Dentro deste equipamento são ofertados inúmeros serviços, dentre eles, o que estamos tratando que é o Benefício de Prestação Continuada, onde, este serviço não é do conhecimento de boa parte da população, por isso iremos tratar sobre este tema e abordar o que pode ser feito. O BPC é o único benefício socioassistencial que está devidamente previsto na nossa Constituição, porém mesmo assim, nem todos conhecem e nem sabem o que significa e muito menos sabem que o CRAS oferta este serviço. Para ser beneficiário é preciso que o usuário esteja inscrito no CadÚnico, sendo um requisito obrigatório, exigido pelo Governo. 
Durante o período de 150 horas realizado no campo de estágio II foi observado inúmeras demandas que chegavam ao CRAS, porém uma das mais frequentes era a procura pelo BPC, na qual, a maioria dos usuários não sabiam que nessa instituição fornecia este tipo de serviço e até ficavam surpresos quando lhes eram ditos que este serviço estava disponível para todos que dele estavam necessitando e que se enquadravam no perfil da lei LOAS. Sempre quem repassava todas as orientações necessárias e fazia o requerimento do benefício era o Assistente Social, onde todas as famílias que chegam até a instituição passam por todo um atendimento socioassistencial, através dos técnicos, onde nesse caso, o assistente social é o principal e é esse profissional que irá atender esse tipo de demanda. É necessário que o profissional tenha total conhecimento dessa demanda, até para que possa realizar todos os esclarecimentos e orientações necessárias para o usuário e ter a possibilidade de desenvolver uma ação eficaz para o enfretamento da questão.
A partir de todas as observações realizadas em campo, foi decidido com o supervisor de campo, que este Projeto de Intervenção se dedicará a atender a demanda relacionada ao BPC, a existência desse serviço no CRAS, sua importância e fornecer aos usuários conhecimentos acerca deste benefício. 
3 OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
Esclarecer para a população usuária a importância do BPC e sua existência dentro do CRAS.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Garantir que a população de referencia do CRAS tenham conhecimento do que significa BPC.
· Ofertar orientações aos usuáriosde quem tem direito ao BPC.
· Esclarecer para a população a existência do serviço de requerimento do BPC dentro do CRAS.
4 PÚBLICO-ALVO
Apresentar o público-alvo a quem se destina este Projeto de Intervenção.
O público-alvo do Projeto de Intervenção é delimitado, não precisa ser, necessariamente, todo o público atendido no Campo de Estágio.
5 PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS
Descrever todas as atividades que serão realizadas durante o Estágio e como serão desenvolvidas. O acadêmico deverá apresentar também as ações pretendidas na metodologia do Projeto de Intervenção. Exemplo:
Primeira Ação: o acadêmico deverá descrever a primeira ação pretendida.
Segunda Ação: o acadêmico deverá descrever a segunda ação pretendida.
Terceira Ação: o acadêmico deverá descrever a terceira ação pretendida.
Quarta Ação: o acadêmico deverá descrever a quarta ação pretendida.
6 METAS
Apresentar as metas para cada ação pretendida, descrevendo o prazo que cada ação será desempenhada. Pode haver uma meta ou mais, conforme a demanda a ser trabalhada.
• Metas em curto prazo.
• Metas em médio prazo.
• Metas em longo prazo.
7 AVALIAÇÃO E CONTROLE
Nesta parte, deve-se apresentar como será o controle e a avaliação das ações pretendidas para a execução do Projeto de Intervenção:
	AÇÕES PRETENDIDAS
	MÉTODO DE CONTROLE
	MÉTODO DE AVALIAÇÃO
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
8 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Apresentar o cronograma das ações pretendidas para a execução do projeto de intervenção. Exemplo:
	
	DESCREVER ANOS E MESES
	
	07
	08
	09
	10
	11
	10
	01
	02
	03
	04
	05
	06
	Pesquisa bibliográfica/documental
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Planejamento das atividades
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Ações a serem executadas (reuniões, oficinas, encontros, palestras, seminários etc.)
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Avaliação do estágio
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Apresentação dos resultados da intervenção
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Avaliação e controle do projeto
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
9 RECURSOS (Valores aproximados)
Nesta parte, o acadêmico apresenta que recursos ele irá necessitar para realizar as ações pretendidas para a execução do presente projeto de intervenção:
9.1 GASTOS COM PESSOAL
	Quant.
	Recurso Humano
	Horas/Trabalho
	R$
	01
	Estagiária de Serviço Social
	-
	-
	01
	Assistente Social (Supervisora)
	-
	-
	Total
	-
9.2 GASTOS COM MATERIAL
	Quant.
	Recurso Material
	R$
	1500
	Folhas de Papel A4
	-
	05
	Bloco de rascunho de 100 folhas
	-
	20
	CDs
	-
	01
	Cartucho de tinta para impressora 
	-
	02
	Caderno de 100 folhas
	-
	04
	Lápis
	-
	04
	Canetas
	-
	01
	Borracha
	-
	Total
	-
9.3 GASTOS COM DESLOCAMENTO
	Quant.
	Recurso com deslocamento
	R$
	200
	Litros de Combustível
	-
	Total
	-
9.4 ORÇAMENTO TOTAL
	RECURSOS
	R$
	Gastos com pessoal
	-
	Gastos com material
	-
	Gastos com deslocamento
	-
	Total
	-
REFERÊNCIAS
‌CRAS II – Boa Viagem – CE → Endereço e Atendimento | Assistência Social. Disponível em: <https://www.assistenciasocial.org/cras-ii-boa-viagem-ce-endereco-e-atendimento/>.
‌https://www.portaleducacao.com.br › Home › Artigos › Educação e Pedagogia. Acesso em
14/09/2023
image2.png
oleObject3.bin
_1156253328.bin
image1.wmf
 
oleObject1.bin
_1156253328.bin

Continue navegando