Buscar

PRECONCEITO E INTOLERÂNCIA NA ESCOLA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRECONCEITO E INTOLERÂNCIA NA ESCOLA
O preconceito não se configura apenas quando nos referimos a cor da pele, nível social ou intelectual. Ele também está presente nos pequenos comentários e atitudes diárias em que julgamos pessoas ou fatos sem um prévio conhecimento, ocasionando, muitas vezes, em erros irreparáveis.
Para evitar comportamentos que propaguem a intolerância e o preconceito, tornando-se uma ameaça nas salas de aula, diversas instituições de ensino desenvolvem atividades que promovam a integração social. É importante dar a oportunidade de o aluno conhecer diversas realidades antes que possa formar uma opinião própria com relação à sua visão de mundo, o esforço nesse sentido é contínuo. A ideia é criar um espaço de debate, em que todos os pontos de vista possam ser ouvidos e aceitos, criando um ambiente livre de preconceito  e de intolerância.
Portanto, o preconceito é a intolerância deve ser combatida através do aprendizado. Aprender a aceitar/conviver transforma opiniões e saberes que são produzidos por representações. O professor deve sempre mediar os conflitos gerados, e dialogar sobre atitudes preconceituosas, isso influenciam no aprendizado e no modo de perceber o mundo, para garantia de uma escola integral, equitativa e de qualidade.

Continue navegando