Buscar

Plano de ação Dani

Prévia do material em texto

Plano de ação
Aluna: Daniela dos Santos
RU: 2811982
Polo: Uninter Barracão
Tema
Alimentação saudável no abrigo
Justificativa
Alimentação saudável na adolescência é um fator imprescindível para o desenvolvimento a saúde, crescimento e a prevenção de doenças como deficiência de ferro, obesidade, cárie e doenças a longo prazo como cardíacas, câncer, diabetes e hipertensão. Incentivar a prática de hábitos saudáveis por meio da orientação nutricional, nesta fase e indispensável para os adolescentes ter uma melhor qualidade de vida na fase adulta.
Objetivos
Sensibilizar os adolescentes sobre a importância de uma alimentação saudável através do consumo de frutas, verduras e legumes.
Diminuir o consumo de embutidos e industrializados como: salsicha, mortadela, presunto, macarrão instantâneo e salgadinhos.
Reduzir o consumo de refrigerantes.
Síntese 
Sensibilizar os adolescentes do serviço de acolhimento através da roda de conversa sobre a importância de se alimentar de forma saudável e seus benefícios, começando pelo café da manhã, uma refeição importante, pois é a primeira refeição e que possibilita um melhor desempenho intelectual e melhor desenvolvimento na escola. Pela manhã, é necessário fornecer energia para que sejam realizadas as tarefas do dia. Isso significa, que o café da manhã rico em alimentos saudáveis além de fornecer energia, nutrientes, vitaminas, minerais, aumenta o desempenho intelectual e atenção favorecendo o desenvolvimento dos jovens. Esses dados vão de acordo com Bispo (2004), “O desjejum é uma oportunidade para corrigir deficiências nutricionais (especialmente de micronutrientes), que podem interferir diretamente no processo de aprendizagem contribuindo para o desempenho intelectual”.
Ressaltar aos educandos a importância da alimentação saudável e fazer e orientá-los sobre a importância de uma alimentação apropriada desde a adolescência, destacando a função que os alimentos exercem no corpo humano e enfatizando as consequências que o excesso de alimentos não saudáveis podem causar em nosso organismo, em especial a obesidade, assim, conscientizar os mesmos por meio de metodologias lúdicas e explorando a sua criatividade nas atividades propostas sobre hábitos alimentares saudáveis. (ALBIERO e ALVES, 2007).
Proposta de trabalho
Esse plano será realizado em três etapas onde serão desenvolvidas as seguintes atividades, na primeira etapa será realizado uma debate sobre alimentos saudáveis e não saudáveis que os adolescentes do serviço de acolhimento consomem hoje.
Na segunda etapa, iremos assistir um vídeo explicativo da nutricionista, sobre a importância de alimentar-se bem e dicas de como manter esses hábitos saudáveis.
Na terceira etapa, os adolescentes vão produzir através de imagens de um prato saudável, e escolher um alimento industrializado que eles gostam e vão se propor à diminuir consumo desse alimento.
Recursos
Televisão para ver o vídeo, imagens, recortes de figuras para montar os pratos.

Continue navegando