Buscar

PLANO DE AULA Dani

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PLANO DE AULA/AÇÂO
1. DADOS DO ESTUDANTE
Nome: Daniela dos Santos
RU: 2811982
Curso: Pedagogia
Polo: Barracão/PR
2. IDENTIFICAÇÃO
Local: Escola São Silvestre
Disciplina: Matemática
Ano/série: 1 ano
3. CONTEÚDO DA AULA
	 Nesse plano de aula a unidade temática serão os números. Utilizar a contagem oral e relacionar a quantidade. Elaborar e resolver problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de material manipulável. Utilizando jogo da lata para a resolução de problemas de adição e subtração.
4. OBJETIVOS
· Promover a noção de quantidade e reconhecer números;
· Realizar a contagem oral e fazer adições e subtrações entre quantidades apresentadas, através do jogo ‘Lata de matemática’;
· Relacionar a quantidade do objeto ao número;
5. SÍNTESE DO ASSUNTO 
	O ensino fundamental é um dos níveis de educação básica obrigatória no Brasil e atende geralmente crianças de 6 a 14 anos e tem duração de 9 anos, sendo o ciclo mais longo da educação básica. O ensino fundamental e dividido em duas partes: anos iniciais da 1° ao 5° ano e anos finais do 6° ao 9° ano.
O presente plano de aula refere-se a disciplina de matemática, sendo a unidade temática os números, com a habilidade (EF01MA08) - Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
Os anos iniciais da escolaridade tem suma importância para a vida do aluno, pois é nesse momento que formam uma base para as demais séries, principalmente em relação a Matemática, pois ela desenvolve o pensamento lógico essencial para a construção de conhecimentos e que serão utilizadas posteriormente, ao longo de sua trajetória escolar e posteriormente em sua vida. Nesse contexto da educação matemática as contribuições de Piaget são consideráveis, pelo fato de conceber o desenvolvimento como sendo uma ‘construção espontânea e gradual das estruturas lógico-matemáticas’ (Piaget,1973, p.219)
Piaget teve grande contribuição no ensino da matemática, pois segundo ele é fundamental estudar o raciocínio logico-matemático na escola, mas para ser ensinado depende de uma estrutura de conhecimento da criança. Diante da teoria piagetiana, a criança constrói seu próprio conhecimento, e esse processo depende da constante interação do indivíduo com seu meio. Diante disso podemos considerar que as dificuldades dos alunos em aprender matemática acontece pelo fato de que o trabalho pedagógico, parte de que a matemática é uma disciplina que pode ser assimilada por um simples transmissão verbal, mas no entanto o desenvolvimento da estrutura logico-matemática requer uma gradativa construção e não uma cópia da realidade. O desenvolvimento gradativo dessas estruturas é um processo de equilibração, construídas na medida que o indivíduo interage com seu meio.
	Percebemos que práticas pedagógicas sejam adotadas nas escolas de modo a contribuir para o desenvolvimento da autonomia dos estudantes, além de possibilitar que os alunos sejam realmente sujeitos de sua aprendizagem. Em entrevista, Paulo Freire menciona que uma das preocupações dos educadores matemáticos deveria ser a “de mostrar a naturalidade do exercício matemático” (FREIRE; D’AMBROSIO; MENDONÇA, 1997, p. 8). Ele evidencia a relevância do conhecimento matemático para a leitura do mundo e destaca a necessidade da desmistificação da matemática ensinada nas escolas. Tornando assim a matemática simples, sendo assim, que a matemática seja entendida e acessível por todos. 
Embora notasse uma grande dificuldade de mudar a ideia da matemática que está enraizada na maioria das escolas, pois notasse, que as ideias apresentadas por Freire sobre a aprendizagem da matemática, ainda não se fazem presente em grande parte das escolas, assim como sua concepção de educação. Essa mudança apesar de ser um processo lento pode mudar a educação dos alunos e alcanças os objetivos dos educadores. 
6. DESENVOLVIMENTO DA AULA OU DO PROJETO
	Na intenção de não fugir dos assuntos que estão sendo trabalhados pela educadora regente da turma do 1° ano da Escola Municipal São Silvestre, a quem a aula será aplicada. No primeiro momento será feita a recepção dos alunos, os quais são muito ativos e gostam de conversar, em seguida o momento da oração que ele fazem diariamente, escrever no quadro a data para eles registrarem no caderno de matemática, depois de todos copiarem então iniciar a atividade, recapitular o conhecimento deles sobre as atividades que serão desenvolvidas, explicar a eles a atividade de completar a sequência numérica do 0 ao 29, em seguida explicar sobre a contagem oral das figuras que estão na mesma atividade que entregarei a eles. Os alunos deverão colocar nos quadrinhos o número correspondente a figura, conforme cada um concluir a atividade poderão ir pintando as figuras e colar no caderno de matemática. A próxima atividade, após ser explicada e entregue, eles irão relacionar a quantidade ao objeto na figura com a número correspondente no quadrado, conforme cada um vai acabando poderão colori as figuras e colar a atividade no caderno. Após todos concluírem a atividade organizarei uma roda para fazer o jogo da ‘lata matemática’ onde os alunos irão fazer cálculos oral de adição e subtração. Todos deverão estar em círculo e começam a passar a lata e cantar uma música. Quando a música acabar quem estiver com a lata na mão tira dois números e depois joga o dado, o qual tem sinal de adição e subtração, ai eles fazem a operação conforme cai o sinal.
7. RECURSOS
	Para as atividades serão utilizados materiais impressos e para realizar o jogo da ‘lata de matemática’ será usado um lata de café, EVA, cola quente, tinta guache, canetão, papelão para confecção do jogo. 
8. REFERÊNCIAS 
Lopes, Sergio Roberto a construção de conceitos matemáticos e a pratica docente/Sergio Roberto Lopes, Ricardo Luiz Viana, Shiderlene Vieira de Almeida – Curitiba: IterSaberes,2012. – (Serie Matemática em Sala de Aula)
Paulo Freire e educação matemática: reflexos sobre a formação do professor / Régis Forner. – Campinas : PUC-Campinas, 2005. 193p.
 MALHEIROS, Ana Paula dos Santos Malheiros; FORNER, Régis; SOUZA, Lahis Braga. Paulo Freire e Educação Matemática: Inspirações e Sinergias com a Modelagem Matemática. Disponível em: file:///D:/Meus%20Documentos/Downloads/13155-Texto%20do%20artigo-49822-1-10-20210816%20(1).pdf +- acesso em 12/07/2023
FORNER, Régis. Paulo freire e educação matemática: reflexos sobre a formação do professor. Disponível em: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/bitstream/handle/123456789/15341/cchsa_ppgedu_me_Regis_F.pdf?sequence=1&isAllowed=y 
 +- acesso em 09/07/2023

Continue navegando