Buscar

Programa de Relações com o Empregado

Prévia do material em texto

Programa de Relações com o Empregado
Relações com Empregados
São atividades de Rh associadas com o tratamento e movimentação dos colaboradores dentro da organização. 
São as relações internas da organização com seus colaboradores e relacionadas com promoções, transferências, demissões e afastamentos por aposentadoria, também, podemos citar como aspecto crucial dessa relação interna disciplina e medidas disciplinares
Um programa de relações com empregados deve incluir: 
Comunicações: a organização deve comunicar sua filosofia de RH aos funcionários solicitando sugestões e opiniões. 
Cooperação: a organização deve compartilhar a tomada de decisões e o controle das atividades com os funcionários. 
Proteção: o ambiente psicológico de trabalho deve contribuir para o bem-estar dos funcionários e proporcionar proteção contra possíveis retaliações e perseguições.
Um programa de relações com empregados deve incluir: 
Assistência: a organização deve responder à necessidades específicas de cada funcionário dando-lhe assistência. 
Disciplina e conflito: a organização deve definir regras claras para lidar com a disciplina e o conflito. 
Empenho X Desempenho: avaliar o desempenho dos colaboradores é um direito e um dever de toda organização, inclusive para promover o comprometimento de todos e avaliar se as diretrizes organizacionais estão sendo comunicadas de forma adequada. Desempenho e resultados são completamente diferentes de suor e esforço.
Um programa de relações com empregados deve incluir: 
Práticas de reconhecimento e recompensa: Reconhecimento esta ligado aos fatores motivacionais, levando assim a um estado de satisfação no trabalho, o que pode aumentar a produtividade, e o rendimento do colaborador. Recompensas é relacionada com o reconhecimento na medida em que é uma forma de reconhecer o valor do colaborador. 
A recompensa pode se apresentar nas mais variadas formas. O colaborador que se sente reconhecido ou recompensado entrega um desempenho melhor de que aqueles que não possuem esse sentimento.
Práticas de Reconhecimento e Recompensa
Visão Lado Empresa:
A empresa que realmente se preocupa com seus colaboradores internos, investe neles e no que eles vão utilizar como colaboradores. Então essa visão se resume á dizer a própria pessoa que esta sendo reconhecida, que ela esta fazendo um bom trabalho que seu rendimento melhorou, falar sobre sua pontualidade, elogiar, falar pra sobre os outros cargos na empresa, qual o setor ou departamento que a pessoa gostaria de trabalhar, incentivar ao colaborador a crescer
Práticas de Reconhecimento e Recompensa
Erros graves: 
A empresa dizer: que o colaborador tem o direito de almoçar na empresa de graça ou por um custo menor que em um restaurante. 
A empresa dizer: que tem um banheiro de qualidade, com toalhas de papel, sabonete líquido e higienizado. 
A empresa dizer: que paga hora extra em dinheiro não em folgas. 
A empresa dizer: que dar o vale-transporte para quem mora longe e não possui o próprio veiculo para seu deslocamento
Práticas de Reconhecimento e Recompensa
A Visão lado colaborador
Em reuniões tanto ordinárias quanto extraordinárias, temos o direito de ser ouvidos, ter nossa opinião, reclamar sem o medo de sermos punidos, sugerir mudanças etc. 
É o colaborador receber um bom dia quando chega à empresa ser lembrado por algo de bom que fez ou sugeriu receber atenção tanto dos demais colaboradores e superiores, sem ser chamado de puxa saco.
Importância do Reconhecimento
O reconhecimento tem a importância de que o colaborador consiga associar o reconhecimento com o resultado de seu trabalho. O sentimento de reconhecimento é despertado quando o colaborador se sentiu notado, valorizado em seu trabalho, tanto pelos seus superiores quanto pelos demais colaboradores
Motivação e Satisfação
Motivação: é o que nos coloca a realizar algo. 
Satisfação: é o que vem depois da motivação, ou seja, o sucesso.
Tipos de Reconhecimento
Dinheiro: quando uma operadora de caixa passa o mês inteiro sem quebrar, ou seja, sem deixar faltar dinheiro no final do dia durante um mês, quando recebe maior numero de fregueses, se ganha então o P.L (participação nos lucros). 
Interno: é quando um colaborador em uma reunião ou treinamento tem o nome mencionado dizendo: você foi o que mais cresceu dentre os demais colegas, foi o que mais se aprimorou que dialogou que buscou novas promoções e realizações, parabéns! Que os seus colegas sigam o seu exemplo. 
Externo: quando uma operadora de caixa recebe vários elogios tem maior número de clientes, quando estar de folga os clientes sentem a sua falta quando esta de férias o clientes se alegram pelo seu descanso quando a empresa coloca uma foto dela no mural, para que todos vejam o reconhecimento pelo excelente trabalho.

Continue navegando