Buscar

Explicação

Prévia do material em texto

° Bom, a leitura de tela e os recursos sonoros desempenham um papel fundamental na garantia de que os alunos com deficiência visual tenham acesso igualitário à informação e à educação. 
° A leitura de tela, basicamente é uma inovação revolucionária para pessoas com deficiência visual. Através de softwares avançados, esses indivíduos podem agora interagir com dispositivos eletrônicos de maneira autônoma. Os softwares de leitura de tela utilizam uma síntese de voz para transformar texto em informações auditivas em tempo real. Isso possibilita a leitura de diversos tipos de conteúdo, desde páginas da web até documentos e e-mails.
O uso de “softwares” com síntese de voz torna-se uma alternativa válida para a obtenção da leitura imediata. 
° Isso porque quando falamos de outros recursos citados anteriormente, especificamente a ampliação, elas são funcionais, mas quando se trata da leitura de textos longos, torna-se evidente que pessoas com baixa visão podem enfrentar a fadiga visual e ficar forçando só piora, por isso esses programas com síntese de voz são tão bons, já que minimizam o impacto negativo, tornando as atividades menos cansativas e mais confortáveis.
programas com síntese de voz
° A síntese de voz oferece personalização, permitindo a escolha de vozes e velocidades de leitura de acordo com as preferências de cada usuário, deixando tudo mais acessível.
° Após explorarmos uma ampla gama de tópicos sobre a baixa visão, agora abordaremos as questões que envolvem a cegueira.
° Existem muitos equívocos e concepções errôneas sobre a cegueira que influenciam a maneira como as pessoas veem e interagem com indivíduos cegos. Exemplo disso, é que ao longo da história, houve uma tendência de associar a cegueira a forças sobrenaturais, castigos divinos e até possessões demoníacas. Esses se manifestaram em contextos em que a explicação para o desconhecido era frequentemente buscada através de mitos e interpretações religiosas, em uma tentativa de compreender características naturais e condições médicas.
Com o avanço da ciência e da medicina, aprendemos que a cegueira é uma condição médica complexa, frequentemente causada por questões genéticas, traumas, doenças oculares ou problemas neurológicos. E que não tem nada a ver a possessões demoníacas ou punições divinas.
Muitas vezes, há uma ideia socialmente construída de que pessoas cegas vivem em escuridão total e não têm qualquer percepção visual. No entanto, essas noções estão longe da realidade.
Outra ideia circulante é a de que todas as pessoas com cegueira se conhecem, são amigas ou que seus parceiros, namorados, pais e filhos também são pessoas com cegueira.
Não tem muito que falar disso, pois obviamente não atende a realidade, mas é importante trazer por que são crenças que as pessoas acreditavam e ainda acreditam.
Vamos fazer uma mini dinâmica para explorar algumas afirmações sobre a cegueira e determinar se são mito ou verdade: Ok? 
Pessoas cegas têm uma intuição especial ou sexto sentido.
Mito (Falso)
Explicação: A intuição não é necessariamente mais desenvolvida em pessoas cegas do que em pessoas com visão.
Em muitas sociedades, as pessoas cegas eram frequentemente retratadas como sábias ou com uma conexão especial com o divino. Essa representação reforçava a ideia de que as pessoas cegas possuíam habilidades especiais ou uma intuição superior.
Pessoas cegas têm sentidos restantes, como audição e tato, mais desenvolvidos do que pessoas com visão.
Mito (Falso)
Explicação: Embora algumas pessoas cegas possam desenvolver outros sentidos de forma mais intensa, essa habilidade não é universal e varia de pessoa para pessoa
Pessoas cegas nunca sonham com imagens visuais.
Mito (Falso)
Explicação: Algumas pessoas cegas relatam ter sonhos com elementos visuais, embora possa variar de pessoa para pessoa.
Descer do ônibus na parada certa, sem ajuda;
É possível sim, pessoal. Devido a familiaridade de percursos e assimilação de informações.
Os cegos contam os passos de um lugar a outro;
É mito, é inviável isso acontecer, muito pelo gasto de energia e esforço desnecessário.
° Essas opiniões equivocadas se manifestam através de atitudes, gestos e falas que refletem falta de compreensão sobre as específicas da cegueira. Infelizmente, essas concepções distorcidas podem criar barreiras que dificultam a interação e o relacionamento com pessoas cegas.

Continue navegando

Outros materiais