Buscar

566175

Prévia do material em texto

Ciclo do nitrogênio
1ª SÉRIE
Aula 3 – 3º Bimestre
Biologia
Etapa Ensino Médio
Ciclo do nitrogênio.
Analisar o ciclo biogeoquímico do nitrogênio.
Conteúdo
Objetivo
(EM13CNT105) Analisar os ciclos biogeoquímicos e interpretar os efeitos de fenômenos naturais e da interferência humana sobre esses ciclos, para promover ações individuais e/ou coletivas que minimizem consequências nocivas à vida.
Sugestão de tempo:
Para começar: 5 minutos
Foco no conteúdo: 10 minutos
Na prática: 15 minutos
Aplicando: 10 minutos
O que tem dentro da embalagem com a batata chips? É ar? Qual é a função desse “ar”?
Virem e conversem
 2 minutos 
Fonte: Wallpaper Flare
Observe a imagem 
É possível que você já tenha escutado ou até falado:
“Essa embalagem com batata chips está cheia de ar”.
Para começar
Você sabia que a justificativa para tanto ar dentro das embalagens de salgadinhos é o gás nitrogênio (N2), que é injetado para proteger a integridade das batatas, evitando que elas se quebrem durante o caminho desde a produção até o momento de chegar ao consumidor? 
O gás nitrogênio (N2) é o mais abundante na atmosfera terrestre, representando 79% do volume da atmosfera. Nos organismos, os átomos de nitrogênio (N) fazem parte de diversas substâncias orgânicas, como proteínas e ácidos nucleicos (DNA e RNA). No entanto, a maioria dos seres vivos não consegue utilizar o gás nitrogênio na forma molecular N2 .
Foco no conteúdo
a. Qual é a importância do elemento nitrogênio (N) para o nosso corpo? 
b. Qual é a principal fonte de absorção de nitrogênio (N) pelos seres humanos? 
c. O nosso corpo consegue absorver diretamente o gás nitrogênio presente no ar?
Todo mundo escreve!
 5 minutos
Na prática
a. Qual é a importância do elemento nitrogênio (N) para o nosso corpo?
Formação das principais macromoléculas do organismo (proteínas e ácidos nucleicos). 
b. Qual é a principal fonte de absorção de nitrogênio (N) pelos seres humanos? 
Alimentação.
c. O nosso corpo consegue absorver o gás nitrogênio presente no ar?
Não, a absorção é feita pela alimentação.
Correção
Na prática
Compreendendo que alguns seres vivos não conseguem absorver o gás nitrogênio nem sintetizá-lo, para melhor compreensão, analisaremos o ciclo do nitrogênio, dividindo-o em partes.
Didaticamente, o ciclo é dividido em quatro partes, sendo elas:
Fixação;
Amonificação;
Nitrificação;
Desnitrificação.
Ciclo do nitrogênio
Foco no conteúdo
Foco no conteúdo
Fixação: o nitrogênio atmosférico é capturado apenas por seres vivos unicelulares, conhecidos como bactérias fixadoras de nitrogênio (gênero Rhizobium), que metabolizam o N2, transformando-o em amônia (NH3).
Amonificação: nessa etapa, o nitrogênio orgânico, na forma de amônia (NH3), é mineralizado em amônio (NH4+), no solo, por meio de ação enzimática e pela presença de água. Durante o processo de decomposição de restos de plantas e animais, forma-se a amônia (NH3), que é insolúvel em água e, em altas concentrações, pode ser tóxica para os tecidos vegetais.
Foco no conteúdo
Foco no conteúdo
Nitrificação: as bactérias nitrificantes, presentes no solo, transformam a amônia em nitritos (NO2) e, depois, em nitratos (NO3-), que serão utilizados pelas plantas para a formação de moléculas orgânicas. Os animais absorvem o nitrogênio quando consomem as plantas.
Desnitrificação: o nitrogênio retorna para o ambiente pela excreção animal (excretas nitrogenadas – presença de ureia e ácido úrico) e pela morte de plantas e animais. Tanto excrementos quanto animais e plantas mortos sofrem ação de organismos decompositores – fungos e bactérias –, originando amônia, que será transformada em nitratos. As bactérias desnitrificantes transformam nitratos e nitritos em nitrogênio gasoso, retornando, assim, para a atmosfera.
Foco no conteúdo
Entendendo que o ciclo do nitrogênio é complexo, elabore em seu caderno um resumo com os principais tópicos.
Todo mundo escreve!
 10 minutos
Na prática
É fixado por bactérias fixadoras de nitrogênio, presentes no solo e em raízes de leguminosas.
É metabolizado e transformado em amônia (NH3).
A ação de bactérias nitrificantes transforma a amônia em nitritos e nitratos, que serão absorvidos e transformados em proteínas, entrando na cadeia trófica.
Na decomposição de animais e plantas mortos e em excrementos nitrogenados, haverá produção de amônia, que será transformada em nitritos e nitratos, sendo que as bactérias desnitrificantes transformam essas moléculas em nitrogênio gasoso, completando seu ciclo e retornando para atmosfera.
Correção
Na prática
Ciclo do nitrogênio em ambiente aquático
Foco no conteúdo
O ciclo do nitrogênio pode ser observado em um aquário. Se esse ciclo não for completo, ou seja, se não houver organismos vivos (bactérias) que façam o consumo da matéria orgânica, poderá ocorrer aumento na concentração de nutrientes na água do aquário. 
a) Quais são as consequências desse desequilíbrio? Explique. 
b) Como esse processo pode ser resolvido ou minimizado? Descreva.
c) Ter um microecossistema fechado em uma caixa de vidro pode ter suas adversidades para manter seu equilíbrio sistêmico. Quais são as maiores dificuldades na manutenção de um aquário, considerando o tamanho do ambiente?
Aplicando
Analisamos o ciclo biogeoquímico do nitrogênio.
Fonte: Todo Estudo
O que aprendemos hoje?
Tarefa SP
Localizador: 97339
Professor, para visualizar a tarefa da aula, acesse com seu login: tarefas.cmsp.educacao.sp.gov.br
Clique em “Atividades” e, em seguida, em “Modelos”.
Em “Buscar por”, selecione a opção “Localizador”.
Copie o localizador acima e cole no campo de busca.
Clique em “Procurar”. 
Videotutorial: http://tarefasp.educacao.sp.gov.br/
17
SÃO PAULO (Estado). Currículo em Ação: Caderno do Professor – Biologia – Ensino Médio – 1ª série – 2º semestre. São Paulo: Seduc-SP, 2023. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2022/10/1serie-2sem-Prof-CNT.pdf. Acesso em: 19 maio 2023. 
Slides 9, 10 e 12 – ASTOLFI, Larissa B. G. “Ciclos biogeoquímicos: o ciclo do nitrogênio” in Instituto Claro. https://www.institutoclaro.org.br/educacao/para-ensinar/planos-de-aula/ciclos-biogeoquimicos-o-ciclo-do-nitrogenio/. Acesso em: 30 maio 2023.
Referências
Lista de imagens e vídeos
Slide 3 – https://www.freepik.com/free-vector/conversation-concept-illustration_7118856.htm#query=conversation&position=1&from_view=keyword&track=sph
Slide 5 e 12 – https://www.freepik.com/free-vector/hand-holding-pen-concept-illustration_22874413.htm#query=person%20writing&position=0&from_view=keyword&track=ais 
Slides 8 e 10 – https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2022/10/1serie-2sem-Prof-CNT.pdf P. 248. 
Slide 14 – Imagem produzida para o material.
Slide 16 – https://www.todoestudo.com.br/biologia/ciclo-do-nitrogenio
Referências
Ciências
Material 
Digital

Continue navegando

Outros materiais