Buscar

110424 Sião VOCÊ VÊ O QUE DEUS VÊ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

VOCÊ VÊ O QUE DEUS VÊ?
Jeremias 1:4
Dois prisioneiros estavam em uma prisão, dentro de uma cela que contava apenas com uma pequena janela com grades. Ambos olhavam pela janela diariamente, mas um deles via apenas as grades, enquanto o outro observava as estrelas que estavam do outro lado. Duas pessoas podem estar olhando a mesma coisa, mas captar realidades totalmente diferentes.
Uma pessoa que vive com uma visão negativa, pronta para focar em fragilidades, falhas e fracassos, não poderá ver a mesma coisa que outra pessoa que vive com expectativa e está sempre pronta para receber algo bom da parte de Deus.
Nessa passagem de Jeremias, Deus mostra uma imagem a Jeremias e lhe pergunta: "O que você vê?". Jeremias responde: "Vejo o ramo de uma amendoeira". Ele não viu somente com seus olhos, mas, sim, teve uma visão daquilo que Deus estava por fazer. Ele não focou em sua condição, nem em suas desculpas, ou na condição do povo de Israel que, nesse tempo, estava vivendo desconectado de Deus; mas viu muito além da sua própria realidade.
"O que você vê?"
A amendoeira que Jeremias viu é a primeira árvore que floresce depois do inverno, anunciando uma nova temporada: a primavera. Essa árvore também é chamada de "o despertador". Deus usou a visão de uma árvore para chamar a Jeremias e usá-lo como um despertador em meio a seu povo. Deus o chamou para ser a Igreja. Uma Igreja que desperta as gerações; uma Igreja que anuncia uma nova temporada; uma Igreja que está dando frutos com o novo que Deus está fazendo. Nessa estação, você vê o que Deus vê?
1 - UM DEUS DE VISÃO - Gn 3.13 / Hc 2.2
Desde a criação do mundo, Deus entregou visão à humanidade. Em Gênesis 3, quando Adão e Eva desobedeceram, imediatamente depois de seu erro, Deus traz uma visão de salvação para a humanidade. Ele começa falando à serpente e declarando a visão de que Jesus viria para corrigir o erro, o pecado que eles haviam acabado de cometer. Isso continua por todo o Antigo Testamento, em que Deus, cheio de graça, não se cansa de trazer uma nova visão ao povo de Israel, apesar de sua desobediência. O plano de Deus iria se cumprir apesar dos seus erros; Jesus viria. Nosso Deus é um Deus de visão. Vemos isso vez após vez e geração após geração. A própria Bíblia está cheia de visão e de promessas. Na passagem de Habacuque, quando Israel estava a ponto de ir para o exílio na Babilônia, a ponto de começar um período de opressão e limitação, Habacuque começou a queixar-se: "Por que, Deus? Como pode acontecer isso conosco? Quando a situação vai mudar?" E Deus lhe responde com três indicações:
1. Escreva a visão:
Deus não disse que os libertaria do exílio. Contudo, Ele disse que tinha uma visão para Seu povo. Se eu estivesse no lugar de Habacuque, talvez preferisse me queixar em vez de escrever a visão!
2. Caminhe em direção ao seu cumprimento:
Não importa a situação que estamos vivendo, não podemos ficar estagnados nem andar para trás, mas sim, como filhos de Deus, devemos sempre nos mover em direção ao que Deus está nos mostrando. Será que o nível de cumprimento da visão é determinado pelo grau de fé com que caminhamos?
3. Espere-a porque, sem falta, ela virá: 
A resposta sempre virá, mesmo que pareça demorar, porque Deus é uma fonte inesgotável de visão e sempre tem mais para seus filhos, para nossas vidas. Por isso, se hoje você se encontra na sua "Babilônia", quero animá-lo para que escreva a visão que Deus está lhe mostrando, caminhe em sua direção e espere, porque ela se cumprirá.
2 - A VISÃO GERA NECESSIDADE
Para muitos, “necessidade” é uma palavra ruim, mas quando Deus nos dá uma visão, ela sempre gera uma necessidade.
Gênesis 6.11 - Deus disse a Noé que iria chover e pediu que ele construísse uma arca, apesar dele não saber o que era chuva e nunca ter visto um barco. Deus lhe deu os planos e, com eles, uma visão para salvar a raça humana do dilúvio. Essa visão gerou uma necessidade: materiais, ferramentas, mãos ágeis para construir, pessoas que também acreditassem na visão e o apoio de seus familiares queridos. Êxodo 25.1 - A Moisés, Deus pediu que construísse um tabernáculo, e essa visão também gerou uma necessidade: materiais, mão de obra e pessoas que levassem uma oferta. 1 Crônicas 22.1 - A Davi, Deus pediu a construção de um templo. Dada a necessidade, Davi teve que pedir ao povo que trouxesse tudo o que fosse necessário para construí-lo e teve que posicionar seu filho, Salomão, para terminar a visão. Muitas coisas foram necessárias: mão de obra, materiais, tempo, humildade e recursos para construir o que Deus estava mostrando.
E você, como vê a necessidade? Você a vê como algo negativo ou como algo positivo? Onde não há necessidade, não há visão e não há progresso. Você pode ter uma visão para construir seu negócio ou iniciar uma empresa, e essa visão gera uma necessidade de recursos: funcionários, suprimentos, escritórios. Talvez sua necessidade, hoje, seja um sinal de que Deus o está levando a novos níveis e cumprindo a visão que Ele tem para sua vida. No entanto, reconhecer a necessidade como uma oportunidade de Deus requer uma mudança de paradigma, afasta-nos da mentalidade de vítima e nos leva a adotar a mentalidade do Reino. Sejamos pessoas com mais visão do que recursos, que seguem adiante, porque sabem que a necessidade é uma oportunidade para uma nova possibilidade.
3 - A VISÃO ADICIONA COMBUSTÍVEL À SUA FÉ  
A visão é o que o impulsiona a crer. Crer que Deus abrirá as portas de uma oportunidade divina requer fé. Mas a Palavra nos diz que o justo viverá por sua fé (Rm 1.17). Por sua própria; não pela do pastor ou do líder, mas pela fé que declaramos e que nos justifica. A fé do justo acelera o processo de cumprimento da visão. Uma visão sem ação é meramente um sonho. Ação sem visão é um passatempo. Mas uma visão com ação pode mudar o mundo. A Bíblia nos lembra constantemente de que a fé sem obras e sem ação está morta (Tg 2.26). E a visão é o combustível que nos leva a agir de acordo com a nossa fé, que nos leva a bater em portas, a buscar oportunidades divinas e a caminhar por elas para receber tudo o que Deus preparou para nós. Cada um de nós tem sua medida pessoal de fé. É essa fé que temos que exercitar para que ela cresça, mas somente você pode exercitar sua fé. Deus lhe entregou essa responsabilidade.
4 - A VISÃO SEMPRE PRODUZ A ESPERANÇA DE UM MELHOR AMANHà– Rm 5.1
Ao longo da história, vemos que sempre que Deus teve uma visão para Israel, Ele primeiro gerava em Seu povo um sentimento de esperança. Da mesma forma, hoje, por causa do que Cristo já fez, do que está fazendo e do que tem preparado, a visão produz em nós uma esperança de um amanhã melhor. No entanto, quantas vezes Jesus foi interrompido por pessoas que viram a dificuldade? "A menina está morta", "o homem está cego", "essa pessoa é adúltera ou corrupta". Quantas vezes disseram a Jesus que as pessoas eram limitadas por consequência do seu pecado? Mas eu amo a resposta de Jesus! Em todas as vezes, Ele via possibilidades, em vez de obstáculos, e fazia as pessoas entenderem que essas situações não eram para morte, mas sim, para que Seu Pai fosse glorificado. O que você vê hoje para o seu amanhã? Esperança ou desespero? Oportunidades ou dificuldades? É pelo que Cristo já fez por nós que alcançaremos tudo o que temos pela frente. É importante que entendamos que nossa justificação não acontece devido ao nosso bom comportamento, nem pelas coisas que fazemos ou por quão bom somos. Mas sim, pelo que aconteceu por meio da fé, por tudo que Cristo já fez. Deus nos deu uma visão de redenção, uma visão de novos níveis, e isso produz esperança para o nosso futuro. Não importa a situação política, a corrupção, a crise em que está sua nação ou o mundo inteiro. Temos esperança porque Deus tem uma visão para toda a humanidade, e você e eu estamos incluídos no que Ele já começou a fazer.
A mudança em uma nação não depende dos políticos, mas de um povo que está cheio de esperança e que ama o próximo. Não critique, não murmure, não dê as costas à necessidade, não diga que não vamossair da crise, porque sempre há esperança em Cristo Jesus. Ele vai adiante de você, Ele fará o que você não pode fazer, fechará a boca do leão e abrirá novas oportunidades para sua família e para sua vida.
O que você vê no seu amanhã? Eu vejo esperança na Igreja, nessa geração e na nação. Não vivamos pelo que vemos, mas pela fé.

Continue navegando