Buscar

AVALIAÇÃO

Prévia do material em texto

1. No voleibol, não se pode utilizar o espaço da quadra adversária para a realização de jogadas do seu time. Assim, torna-se impossível impedir diretamente a ação dos jogadores do outro time em relação à bola na situação de melhor prepará-la para o ataque (BIZZOCCHI, 2004). Essa característica de jogo faz com que:
Ocultar opções de resposta 
Seja preponderante desenvolver habilidades físicas (aprimoramento da força), pois é necessário a todo o tempo enviar a bola o mais forte e rápido possível para a quadra adversária.
Correta: 
Seja preponderante desenvolver habilidades específicas (aprimoramento técnico) e controle de bola, pois é necessário a todo o tempo dominar a bola atacada pelo adversário, enviando-a em boas condições para o levantador do seu time, através de um breve contato com seu corpo, sem poder retê-la.
Resposta correta
Seja preponderante desenvolver flexibilidade para apresentar destreza no controle de bola, pois é necessário ludibriar a equipe adversária com movimentos plásticos que tirem a atenção.
Seja preponderante desenvolver habilidades básicas (aprimoramento físico), pois o voleibol é um esporte de predominância física, onde a equipe que apresente o desempenho físico melhor vencerá.
Seja preponderante desenvolver habilidades psicológicas, pois ao serem realizados os rallies, a pressão psicológica na equipe adversária será fundamental para a aplicação da melhor estratégia de jogo.
2. Pergunta 2
0,45/0,45
Atualmente, o Brasil é uma grande potência no vôlei de praia e tem um histórico de muitas conquistas, mostrando superioridade no esporte. Porém, antes do primeiro Mundial de Vôlei de Praia, realizado na cidade do Rio de Janeiro, não existiam regras internacionais padronizadas. A FIVB então aprovou que a CBV, juntamente com outra empresa, cuidassem da regulamentação da competição. A respeito destas regras, características e especificidades, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
O vôlei de praia é jogado por dois ou quatro jogadores, sem reservas nas equipes. 
O vôlei de praia é jogado por dois jogadores, com um reserva para cada equipe, e o objetivo é enviar a bola ao outro lado da quadra por cima da rede, somente com as mãos.
Desde o início, o vôlei de praia era jogado no sistema de pontos corridos, sem vantagem.
Atualmente, o ponto é marcado quando uma equipe vence o rali se estiver com a posse de bola, ou seja, em posse do saque. Caso contrário, é considerado \"vantagem\" ou seja, não será ponto para nenhuma das equipes.
Correta: 
O fundamento bloqueio no vôlei de praia é contabilizado como um toque, sendo possível, depois dele, somente serem executados, no máximo mais dois toques para passar a bola para a quadra adversária.
Resposta correta
3. Pergunta 3
0,45/0,45
O voleibol se propagou e cresceu rapidamente pelo mundo. As afirmativas a seguir explicam de que modo isso aconteceu. Avalie-as, traçando uma relação entre elas:
A Confederação Internacional de Voleibol foi fundada em 1947, na cidade de Paris, na França. Em 1949, foi realizado o primeiro Campeonato Mundial de Voleibol Masculino em Praga, na Checoslováquia. Já no feminino, a primeira competição mundial ocorreu em 1955, em Moscou, ex-União Soviética (BIZZOCHI, 2004). No Brasil, a institucionalização do voleibol ocorreu com a criação da Confederação Brasileira de Voleibol, no ano de 1959. Antes disso, o voleibol era regido pela Confederação Brasileira de Desportos, juntamente de outras modalidades esportivas.
Porque
A criação das federações e da confederação – institucionalização – fez com que os interessados no desenvolvimento da modalidade tivessem mais força para elaborar e aplicar estratégias para ascender o voleibol nos estados, países, continentes e no rol mundial das modalidades esportivas. A realização de campeonatos, a criação de entidades voltadas ao voleibol e a regulamentação/constante revisão das regras oficiais por esses órgãos podem ser destacadas, nesse primeiro momento, como medidas efetivas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Ocultar opções de resposta 
A primeira afirmativa é verdadeira, e a segunda é falsa.
As afirmativas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. 
Correta: 
As afirmativas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa para a primeira.
Resposta correta
A primeira afirmativa é falsa, e a segunda é verdadeira.
Ambas as afirmativas são falsas.
4. Pergunta 4
0,45/0,45
Dentre os fundamento que compõem o rally, a posição de expectativa, também conhecida como posição _______________, é a postura corporal adotada pelos jogadores no intuito de facilitar a _______________ para o deslocamento. Ao adotar esse estado de _______________, assim como ocorre quando um nadador ou um velocista se posicionam no bloco de saída, um jogador de voleibol visa partir o mais _______________ possível em direção à bola em tempo de rebatê-la antes que ela toque o solo. 
Dentro desse contexto, marque a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Ocultar opções de resposta 
Básica; força; prontidão; forte.
Básica; força; ataque; rápido.
Avançada; velocidade de reação; ataque; forte.
Avançada; força; prontidão; rápido.
Correta: 
Básica; velocidade de reação; prontidão; rápido.
Resposta correta
5. Pergunta 5
0,45/0,45
Muito se tem falado sobre a inclusão, porém, em um exercício reflexivo, convidamos a fazer um apanhado dos locais que você frequenta na cidade. Em quantos deles é comum a presença, o convívio e o protagonismo das PCDs? A inclusão não parece ser tão frequente quanto poderia ser. De acordo com o Censo 2010, "quase 46 milhões de brasileiros, cerca de 24% da população, declarou ter algum grau de dificuldade em pelo menos uma das habilidades investigadas (enxergar, ouvir, caminhar ou subir degraus), ou possuir deficiência mental/ intelectual" (BRASIL, c2021). Sobre a inclusão das PCDs ao longo da história, assinale as asserções corretas: 
I- Na Antiguidade, o corpo era cultuado e considerado belo, e PCDs eram marginalizadas, quando não executadas, por serem julgadas como “defeituosas.”
II- Na Idade Média, predominava uma conotação mística sobre a deficiência e o corpo era considerado um pecado, então as PCDs eram perseguidas e taxadas como “castigo de Deus.”
III- Durante a Revolução Industrial, o corpo era considerado uma máquina, por isso as PCDs eram consideradas inválidas.
IV- Atualmente, a nomenclatura a ser utilizada é pessoas com necessidades especiais ou pessoas especiais.
Assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
II, III, IV.
II, III.
I, II, IV.
Correta: 
I, II, III.
Resposta correta
I, II, III, IV.
6. Pergunta 6
0,45/0,45
Durante um jogo de voleibol, as condições estão em constante mudança, portanto, os deslocamentos e as técnicas precisam ser empregados a todo momento, aciclicamente, de acordo com as novas situações que o jogo apresenta. A postura de jogo e a movimentação no voleibol também contêm suas peculiaridades. Pode-se apontar:
I- Como o alvo é o chão, diferentemente de outras modalidades esportivas coletivas nas quais se busca atingir o gol (alvo horizontal), o jogador adota uma postura mais baixa para interpor o solo com seu corpo e movimenta-se, em geral, rapidamente, em espaços mais reduzidos de ação.
II- Os espaços de proteção da quadra são organizados/ divididos entre os dez jogadores do time que realizam passadas laterais, cruzadas, recuos e aproximações em velocidade e de acordo com a trajetória da bola nas mais diferentes situações do jogo.
III- As posições em quadra seguem uma lógica e é necessário que seja respeitada a ordem de bloqueio.
IV- Os jogadores realizam um rodízio no sentido dos ponteiros do relógio, a cada ponto que reestabeleça a posse de bola para o seu time.
V- O rodízio garante que, embora existam funções táticas especializadas de acordo com as características técnicas, táticas e biótipo dos jogadores (líberos, levantadores, atacantes), todos passem pela situação do saque.
Assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
As afirmativas I, II e V estão corretas.
Correta:As afirmativas I, IV e V estão corretas.
Resposta correta
As afirmativas I, III e IV estão corretas.
As afirmativas II, III e V estão corretas.
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
7. Pergunta 7
0,45/0,45
O _______________ é o único fundamento no voleibol que permite que o jogador detenha a bola nas mãos por alguns segundos antes de golpeá-la. O jogador _______________ influência das possíveis direções que a bola pode tomar a partir das rebatidas dos outros jogadores, mas precisa aprimorar seu gesto técnico para que ele seja bem executado, _______________ a recepção do time adversário. Ao mesmo tempo em que é o fundamento que tem por objetivo dar _______________ aos rallys, com a competitividade que o voleibol foi adquirindo ao longo do tempo, ele se transformou em uma importante ferramenta _______________ ; hoje ele é considerado o primeiro ataque do jogo.
Dentro desse contexto, marque a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Ocultar opções de resposta 
Ataque; sofre; dificultando; fim; ofensiva.
Bloqueio; sofre; dificultando; início; defensiva. 
Bloqueio; não sofre; facilitando; fim; defensiva.
Correta: 
Saque; não sofre; dificultando; início; ofensiva.
Resposta correta
Saque; sofre; facilitando; início; defensiva.
8. Pergunta 8
0,45/0,45
O cuidado com os jogadores precisa começar desde cedo, com as crianças, e a prevenção de lesões é parte fundamental do planejamento das equipes, garantido maior longevidade ao atleta. “A prevenção de lesões é amplamente baseada na cuidadosa identificação dos fatores de risco envolvidos na gênese das lesões que acometem o atleta infantil” (SILVA, 2010 p. 519). O jogador, de maneira geral, antes de iniciar os treinamentos, deve passar por uma avaliação completa, na intenção de detectar possíveis alterações. Sobre as medidas preventivas a serem tomadas em qualquer faixa etária, assinale as asserções corretas:
I- Para crianças, é recomendado que as avaliações sejam clínica, cardiológica, ortopédica, postural, nutricional e psicológica, além dos testes físicos.
II- Tendo os resultados em mãos, conhecendo as fraquezas e as forças de cada atleta, fica mais fácil elaborar e implementar programas de treino e então avaliar quais efeitos estão ocorrendo durante todo o processo.
III- Com crianças, é importante trabalhar exercício de força com sobrepeso, alongamentos, e evitar a especialização precoce.
IV- Alguns métodos que podem ser integrados ao trabalho preventivo são a reeducação postural global, diagonais de Kabat e o Pilates.
Assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
I, IV.
I, II, III, IV.
Correta: 
I, II, IV.
Resposta correta
I, III, IV
II, IV.
9. Pergunta 9
0/0,45
O voleibol sentado é uma modalidade de paradesporto regulamentada no Brasil pela Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD) e oficialmente praticada por pessoas com deficiência física. Apresenta considerável similaridade com o voleibol indoor, porém também tem especificidades em relação à forma de jogar, às regras e às características dos equipamentos de jogo. A respeito da história deste esporte paralímpico, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
O voleibol sentado teve sua origem após a Guerra Fria, apresentado como uma possibilidade para deficientes físicos e atendendo à lei vigente na época.
O voleibol sentado feminino apareceu no formato masculino e feminino na mesma data, 1980, na Holanda. 
O voleibol sentado se originou em meados da década de 1950, como uma mistura do vôlei de praia e do goalball.  
Incorreta: 
A primeira aparição do voleibol sentado nos Jogos Paralímpicos ocorreu em 1930, já como esporte olímpico, em Toronto (Canadá).
O voleibol sentado, inicialmente foi considerado como terapia e reabilitação, mas aos poucos, com sua institucionalização, o paradesporto passou a adquirir importância própria, novas facetas e representatividade pelo mundo.
Resposta correta
10. Pergunta 10
0,45/0,45
A dinâmica do jogo de voleibol contém suas peculiaridades. Do ponto de vista das regras, as ações do jogo acontecem:
Sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
· (  )Os jogadores podem invadir o espaço aéreo da quadra adversária interferindo na jogada da outra equipe.
· (   )Pode-se tocar a bola por cima da rede do outro lado da quadra apenas após a realização do ataque do adversário.
· (   )É permitido invadir a quadra adversária por baixo da rede, de forma a interferir na jogada do adversário, somente uma vez por set.
· (   )Não é permitido tocar a rede entre as antenas durante o rally.
· (   )Um jogador posicionado na zona defensiva pode realizar um ataque apenas se o último contato do seu pé foi feito para trás da linha dos 3 metros.
A sequência correta é:
Ocultar opções de resposta 
F, F, V, V, V.
F, V, F, V, F.
Correta: 
F, V, F, V, V.
Resposta correta
V, V, V, F, V.
V, F, V, F, V.

Continue navegando