Buscar

PLANEJAMENTO ANUAL ciências 7 ano - para mesclagem

Prévia do material em texto

PLANEJAMENTO ANUAL
ENSINO FUNDAMENTAL II
 2024
 ESTABELECIMENTO: E.E .GENTIL VASCONCELOS
 DIRETORA: LUCILIA DE SOUZA AMBRÓSIO DE MELO
 VISE-DIRETORA: KENIA PEREIRA DE SOUZA OLIVEIRA
 ESPECIALISTA: TEREZINHA AMBRÓSIO PEREIRA LOPES
 PROFESSOR: ADEILTON VIEIRA FERREIRA
 ANO: 2024
 TURMA: 7° ano
 TURNO: Matutino
 DISCIPLINA: Ciências 
JUSTIFICATIVA
Ciências da Natureza e suas Tecnologias. De forma interdisciplinar, elas apontam a investigação científica e suas Tecnologias como instrumentos imprescindíveis na metodologia da aprendizagem do estudante. Portanto, trabalhar as habilidades e competências é fundamental para o desenvolvimento integral dos estudantes. São estratégias que garantem o desenvolvimento das habilidades de forma progressiva e ativa. Nesse sentido, o professor assume um papel fundamental no desenvolvimento não só do aspecto cognitivo, mas também, no desenvolvimento de competências sócio emocionais, tais como: colaboração, criatividade, criticidade e comunicação. Estas são premissas para a formação do cidadão do século XXI.
A formação revela um aumento de complexidade para abordar as interações entre a ciência, a tecnologia e a sociedade. Dessa forma, para viabilizar a leitura do mundo mobilizando conhecimentos a interpretação e discussão de relações entre a ciência, a tecnologia e a sociedade, emitindo julgamentos e propondo soluções para o enfrentamento de problemas que envolvem o conhecimento científico; a reflexão crítica sobre valores humanos, éticos e morais relacionados à aplicação dos conhecimentos científicos e tecnológicos, faz-se necessário um trabalho interdisciplinar dentro da área de conhecimento.
OBJETIVOS GERAL
Contribuir para dar significado ao conhecimento adquirido ao longo da Educação Básica e consolidação, problematizando os conteúdos, possibilitando espaços para troca de experiências e aprendizado com auxílio da tecnologia no campo da investigação científica. Consequentemente há uma contribuição interdisciplinar para o desenvolvimento integral do estudante ao desenvolver as habilidades e competências específicas desta área com a junção das demais áreas do conhecimento.
OBJETIVOS ESPECÍFICO
- Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e/ou global.
- Construir e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar decisões éticas e responsáveis.
- Analisar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
- Aulas expositivas e interativas com assimilação de conteúdos.
- Leituras de textos variados para que haja análise do texto e discussões no grupo.
- Utilização de livros didáticos, porém de forma sistemática.
- Jogos e Dinâmicas.
- Trabalhos e desafios em grupos.
- Aulas práticas e de campo com observações e experimentos.
- Atividades de pesquisas individuais e/ou coletivas em fontes variadas, como: internet, enciclopédias, revistas e outras.
- Vídeos, documentários e filmes relacionados aos temas explorados.
- Exposição de trabalhos à comunidade escolar em geral.
RECURSOS DIDÁTICOS
- Quadro, giz, apagador;
- Jornais, cartazes, revistas e livros;
- Textos e atividades retirados da internet;
- Multimídias (Internet; Televisão; Aparelho de Som; Celular; Computador; Projetor;).
- Materiais alternativos e interativos;
- Instrumentos didáticos conforme a necessidade que a disciplina de Biologia necessitar:
 (Livro didático; Guias do corpo humano, das células, dos ciclos de energia e matéria; materiais para aulas práticas e experimentais; entre outros).
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
1° BIMESTRE 
	UNIDADE TEMÁTICA 
	NÚMERO/CÓDIGO/ DESCRIÇÃO DE HABILIDADES
	OBJETO DO CONHECIMENTO 
	CONTEÚDOS
	Terra e Universo
	(EF07CI13B) Discutir as ações humanas responsáveis pelo aumento artificial do Efeito Estufa (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas, etc.
(EF07CI13C) Selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle do Efeito Estufa. 
(EF07CI16) Justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes. 
(EF07CI15) Interpretar fenômenos naturais (como vulcões, terremotos e tsunamis) e justificar a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil, com base no modelo das placas tectônicas.
	Composição do ar.
 Efeito estufa.
 Camada de ozônio. 
Placas tectônicas e deriva continental.
 Fenômenos naturais (vulcões, terremotos e tsunamis). 
	Ações humanas que interferem na camada de ozônio. 
Recuperação da camada de ozônio. 
Proposta de ações humanas para reversão e controle do Efeito Estufa.
Placas tectônicas e deriva continental. 
Estudo de alguns Fenômenos Naturais.
 
 2° BIMESTRE
 
	UNIDADE TEMÁTICA 
	NÚMERO/CÓDIGO/ DESCRIÇÃO DE HABILIDADES
	OBJETO DO CONHECIMENTO 
	CONTEÚDOS
	Vida e Evolução
	(EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura, etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas. 
(EF07CI35MG) Relacionar estruturas e comportamentos dos seres vivos às chances de sobrevivência nesses ambientes. 
(EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração, etc. 
	Diversidade de ecossistemas. 
Fenômenos naturais e impactos ambientais.
	Ecossistemas brasileiros. 
Características de ecossistemas (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata atlântica, Mata de cocais, Pantanal, Mata de araucária, Mangue etc.). 
Fatores abióticos e bióticos. Características da flora e fauna dos ecossistemas. 
Ambiente e vida. 
Sobrevivência dos seres vivos. 
Fenômenos naturais e impactos ambientais. 
Permeabilidade do solo e as consequências de sua alteração nos ambientes.
	Vida e Evolução
	(EF07CI36MG) Compreender a organização taxonômica adotada pela Ciência ao longo da história para agrupar os seres vivos. 
	Classificação dos Seres vivos.
	Níveis de organização dos seres vivos. 
Critérios de classificação de seres vivos. 
Características Gerais dos Seres Vivos. 
3° BIMESTRE
	UNIDADE TEMÁTICA 
	NÚMERO/CÓDIGO/ DESCRIÇÃO DE HABILIDADES
	OBJETO DO CONHECIMENTO 
	CONTEÚDOS
	Vida e Evolução
	(EF07CI37MG) Utilizar como características para agrupamento dos seres vivos os seguintes critérios: modo de nutrição, modo de obtenção de oxigênio, modo de reprodução e tipo de sustentação do corpo. 
(EF07CI38MG) Identificar as principais características dos cinco reinos (Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia) e dos Vírus. 
(EF07CI39MG) Reconhecer os principais representantes dos cinco reinos (Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia) a partir de representações figurativas. 
(EF07CI40MG) Identificar as principais doenças causadas por vírus, bactérias, protozoários e fungos. 
(EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica, entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.Classificação dos Seres vivos. Microrganismos e saúde pública. Programas e indicadores de saúde pública.
	Características dos reinos Monera, Protista, Fungi, Plantae, Animalia) e dos Vírus. 
Doenças causadas por vírus. Doenças causadas por bactérias. Doenças causadas por protozoários. Doenças causadas por fungos. 
Condições de saúde. Indicadores sociais e econômicos. Mortalidade infantil. Expectativa de vida dos brasileiros. Saneamento básico. Doenças de vinculação hídrica e atmosférica. 
 
4° BIMESTRE
	UNIDADE TEMÁTICA 
	NÚMERO/CÓDIGO/ DESCRIÇÃO DE HABILIDADES
	OBJETO DO CONHECIMENTO 
	CONTEÚDOS
	Matéria e Energia
	(EF07CI01) Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.
(EF07CI02X) Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica, nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas, estabelecendo relações entre eles.
(EF07CI03A) Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana.
(EF07CI34MG) Identificar materiais, como bons e maus condutores de Explicar sensação térmica. calor, na análise de situações práticas e experimentais na vida cotidiana.
(EF07CI04) Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas. 
(EF07CI05) Discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas.
	Máquinas simples. 
Formas de propagação do calor. 
Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra. 
História dos combustíveis e das máquinas térmicas. 
	Máquinas simples. 
Calor e temperatura. 
Transmissão de calor. 
Sensação térmica. 
Trocas de calor. 
Isolante térmico.
Materiais bons e maus condutores de calor. 
Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra.
Uso de combustíveis, renováveis e não renováveis. 
Máquinas térmicas.
	Matéria e Energia 
	(EF07CI03B) Explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar, etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.
	Máquinas simples. 
Formas de propagação do calor. 
Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra.
 História dos combustíveis e das máquinas térmicas. 
	Princípio de funcionamento da garrafa térmica e do coletor solar. O uso das tecnologias, a partir de questões do cotidiano (eficiência energética, sustentabilidade, e a internet das coisas).
	Ciência e Tecnologia
	(EF07CI06) Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho decorrente do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização). 
	Inovações tecnológicas.
	Transformações tecnológicas e suas relações com a história, a sociedade e a economia.
AVALIAÇÃO
CRONOGRAMAS BIMESTRAIS DE AVALIAÇÃO
	BIMESTRES
	1º ATIVIDADE
	2º ATIVIDADE
	3º ATIVIDADE
	4º ATIVIDADE
	1º
	11/03/2024
Trabalho em Grupos
	 25/03/2024
 Trabalho Individual
	15/04/2024
Produção Textual
	06/04/2024
Prova Avaliativas
	2º
	 13/05/2024
Trabalho em Grupos 
	27/05/2024
Trabalho Individual
	24/06/2024
Provas Avaliativas
	01/07/2024
Produção Textual
	3º 
	 19/08/2024
Trabalho em Grupos 
	26/08/2024
Trabalho Individual
	23/09/2024
Provas Avaliativas
	14/09/2024
Produção Textual
	4º
	 21/10/2024
Trabalho em Grupos 
	04/11/2024
Trabalho Individual
	25/11/2024
Provas Avaliativas
	02/12/2024
Produção Textual
ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DIFERENCIADO (APD
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL PDI - RESOLUÇÃO SEE Nº 4.256/2020.
	PROFESSOR: ADEILTON VIEIRA FERREIRA
	TURMA: 6° 
	DISCIPLINA: Ciências
	BIMESTRES: 1º ( X ) 2º ( ) 3º ( ) 4º ( )
	Objetivo geral da disciplina para a turma: Contribuir para dar significado ao conhecimento adquirido ao longo da Educação Básica e consolidação no Ensino , problematizando os conteúdos, possibilitando espaços para troca de experiências e aprendizado com auxílio da tecnologia no campo da investigação científica. Consequentemente há uma contribuição interdisciplinar para o desenvolvimento integral do estudante ao desenvolver as habilidades e competências específicas desta área com a junção das demais áreas do conhecimento.
	Qual o conteúdo será trabalhado na disciplina?
	Qual a habilidade a ser construída/desenvolvida?
	Descreva a metodologia de trabalho e os materiais a serem utilizados para que o estudante adquira a habilidade ou aprendizado.
	Matéria e Energia 
	(EF07CI03B) Explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar, etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.
	Promover diálogos e projetos dinâmicos para melhor desenvolvimento das habilidades do aluno.
-Utilização de textos fatiados e leitura de imagens; 
-Reforço da escrita;
-Uso de figuras para melhor interpretação dos conteúdos;
-Confecção de material cognitivo;
	Vida e Evolução
	(EF07CI37MG) Utilizar como características para agrupamento dos seres vivos os seguintes critérios: modo de nutrição, modo de obtenção de oxigênio, modo de reprodução e tipo de sustentação do corpo. 
(EF07CI38MG) Identificar as principais características dos cinco reinos (Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia) e dos Vírus. 
(EF07CI39MG) Reconhecer os principais representantes dos cinco reinos (Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia) a partir de representações figurativas. 
(EF07CI40MG) Identificar as principais doenças causadas por vírus, bactérias, protozoários e fungos. 
(EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica, entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde. 
	Orientar a execução das atividades diversificadas.
-Reforço da escrita;
-Uso de figuras para melhor interpretação dos conteúdos;
-Uso de recortes e colagens;
-Jogos pedagógicos;
	*CORREÇÃO DE RUMOS: Os conteúdos trabalhados e não assimilados pelo estudante, deverão ser constantemente avaliados e revistos ao longo do bimestre, de forma que possam ser apresentadas novas propostas didático-pedagógicas, possibilitando a consolidação da habilidade/aprendizado durante o bimestre. Caso o aprendizado do conteúdo não se consolide durante o bimestre, deverá ser apresentada proposta de Intervenção Pedagógica para auxílio no processo de aprendizado do estudante.
PROJETOS DA ESCOLA:
1. Sonhos.
2. Criando ações.
3. Família, escola, diferenças.
4. Preparar e melhorar.
5. ¨Sou 100% frequência¨
6. ¨Conhecer para saber escolher¨
7. Pais atuantes, alunos brilhantes.
8. Bullying não é brincadeira.
9. ¨Vencer na vida é viver¨.
10. ¨Cuida de mim¨
11. Conhecer para ensinar.
12. Quem sou?
13. Capacitando para vida.
 Atividades Comemorativas
	13.1- Semana escolar de combate à violência contra a Mulher:
	 04 a 08/ Março
	13.2- Dia Internacional contra a Discriminação Racial:
	 21/Março
	13.3- Semana dos Direitos humanos:
	 22 a 26/ abril 
	13.4-Dia Estadual contra Homofobia:
	 17/Maio
	13.5-Dia Nacional do Censo Escolar da Ed.Básica:
	 29/Maio
	13.6- Dia Mundial do Meio Ambiente: 
	 05/Junho
	13.7- Dia nacional de Combate ao Trabalho Infantil:
	 12/Junho 
	13.8- Semana Estadual de Prevenção às Drogas:
	 19 a 26/Junho
	13.9- Semana Estadual das Juventudes:12 a 18/Agosto
	13.10- Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas.
	 10/ Outubro
	13.11- Semana de Educação para a Vida:
	 18 a 22/Novembro
BIBLIOGRAFIA
 Base Nacional Comum Curricular. Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 15 fev. 2024.
- Currículo Referência de Minas Gerais. Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. Disponível em: https://curriculoreferencia.educacao.mg.gov.br/ Acesso em 17 fev. 2024.

Continue navegando