Buscar

TIC'S 7 - TRAJETÓRIA DE KEVIN

Prévia do material em texto

FAHESP - Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí.
IESVAP - Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba LTDA.
 Curso: Medicina/ Turma X/ VIII período
Disciplina/Módulo: TIC’S INTEGRADA
NOME DA ALUNA: MARIA CLARA LUSTOSA VERAS
NOME DA ATIVIDADE|: TRAJETÓRIA DE KEVIN
Trabalho/Atividade apresentada à disciplina/módulo de TIC’S Integrada, ministrada pela Professora: GABRIELLE ROLIM, como requisito para obtenção de nota. 
PARNAÍBA
03/2024
Quais as tendências apresentadas por Kevin (filme) desde o nascimento?
Transtorno de Personalidade tipo B (Estágio de Erikson ou crise “psicossocial”). Kevin sofre essa influência a partir do núcleo familiar, principalmente do relacionamento com sua mãe, Eva.
Como era a relação com o pai e com a mãe?
Quando criança, ele tinha um bom relacionamento com seu pai, porém, não tinha boa relação com sua mãe. Durante o filme, percebe-se que kevin usa falsidade em criar boa relação com seu pai para aborrecer a sua mãe. Kevin desobedecia seus pais com a intenção de aborrecê-los; era agressivo enquanto jogava jogos eletrônicos em videogame; não tinha remorso ao tomar atitudes que aborreciam seus pais; tinha ideias de maltratar os animais. Sua mãe ao invés de tentar impor limites e respeito e se mostrar superior, ela fazia o inverso, submetia-se aos desejos do filho. Ao longo do filme, observa-se uma tentativa de Eva de reparação, ao limpar a tinta vermelho derramado pela casa (21 min; 23 min), que simbolicamente representa o sangue das mortes causadas no massacre por seu filho, associando-a a tentativa de reparar seu sentimento de culpa por ter falhado com Kevin (1 min; 4 min; 1h 20 min; 1h 30 min). Ao longo da história, são evidenciados conflitos na relação mãe-filho, bem como o desapego afetivo de Kevin e sua indiferença em relação aos outros, conforme retratado nas cenas mencionadas anteriormente.
Qual era o aparente objetivo de Kevin com as mortes?
O principal objetivo das mortes do massacre que Kevin fez na escola era atingir sua mãe e fazer ela sofrer, pois desde criança ele tinha um péssimo relacionamento com a mãe. Eva (1h e 45 min): "Eu quero que você me diga o motivo" - Eva, "eu achava que sabia, agora não tenho certeza" - Kevin. Com isso, o filme encerra.
 O filme mostra que a dificuldade de investir afetivamente no bebê, desde o período intrauterino, pode deixar marcas. Apesar das tentativas de reparação feitas por Eva nas diferentes fases do desenvolvimento de Kevin, a relação familiar do jovem permanecia permeada por conflitos.
REFERÊNCIAS:
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION, et al. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed Editora, 2014.
DE SOUZA RAMOS, Beatriz et al. Vínculo mãe e filho e o desenvolvimento infantil: uma análise do filme “Precisamos falar sobre Kevin”. Revista de Pesquisa e Prática em Psicologia, v. 1, n. 4, p. 959-980, 2021.
GOUVEIA, Fernanda Costa; SILVA, Maria Eduarda Pimentel da; GURGEL, Kamilla Layone Rocha Silva. Uma análise do filme: Precisamos falar sobre o Kevin. 2023.
FAHESP - Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí.
IESVAP - Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba S.A.
Av. Evandro Lins e Silva, nº 4435, bairro Sabiazal - CEP 64.212-790, Parnaíba-PI
CNPJ – 13.783.222/0001-70 | 86 3322-7314 | www.iesvap.edu.br
image1.png
image2.png

Continue navegando