Buscar

Princípio da Função Social dos Contratos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1Em razão dos efeitos do contrato, especialmente os de criar, modificar e extinguir direitos como negócio jurídico, que é promover a circulação de riquezas, estes efeitos poderão atingir a sociedade, ou seja, reconhece-se que o contrato produz efeitos não só entre as partes, mas também no contexto social. Sabedor dessa realidade, você conclui que esses efeitos estão atrelados a que princípio contratual?
A
Princípio da razoabilidade.
B
Princípio da autonomia da vontade.
C
Princípio da força probante dos contratos.
D
Princípio da função social dos contratos.
2Existem contratos para diversas finalidades e de diferentes naturezas, sendo, portanto, útil considerar algum tipo de classificação. Nas operações imobiliárias, alguns tipos de contratos apresentam maior relevância e são mais comumente aplicados. Sobre a classificação dos contratos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Os contratos podem ser classificados, com relação aos direitos e obrigações das partes, em unilaterais, bilaterais e plurilaterais. O segundo caso, por exemplo, compreende os contratos nos quais existem direitos e obrigações para ambas as partes. ( ) Um contrato oneroso é definido como aquele em que existe prejuízo para uma das partes. Um bom exemplo é contrato de doação. ( ) Um contrato é dito aleatório quando o contratante utiliza um contrato padrão adotado em um segmento específico, apenas alterando as informações básicas, mantendo as cláusulas do documento original. ( ) Os contratos podem também ser classificados em nominados ou inominados, sendo que no primeiro caso o contrato é direcionado para uma pessoa física e, no segundo, para uma pessoa jurídica. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - F.
B
F - V - F - V.
C
V - V - V - V.
D
V - F - F - V.
3Um contrato gera um vínculo jurídico, com direitos e obrigações entre dois ou mais sujeitos de direito, portanto, é um acordo de duas ou mais vontades com o escopo de adquirir, modificar ou extinguir relações jurídicas de natureza patrimonial. O negócio jurídico e, por decorrência, o contrato, para sua validade, requer a observância dos requisitos legais, quais sejam: agente capaz, objeto lícito e forma prescrita ou não defesa em lei. As cláusulas contratuais criam leis entre as partes, porém são subordinados ao Direito Positivo. As cláusulas contratuais não podem estar em desconformidade com o Direito, sob pena de serem nulas e tornar sem efeito todo o contrato. A propósito, não se pode confundir cláusulas contratuais nulas com cláusulas anuláveis. Sobre os motivos que podem anular um contrato, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) É anulável um contrato quando celebrado por pessoa absolutamente incapaz. ( ) É anulável um contrato quando não se revestir a forma prescrita em lei. ( ) É anulável um contrato quando assinado por pessoa relativamente capaz. ( ) É anulável um contrato quando contiver vícios resultantes de erro, dolo. ( ) É anulável um contrato quando consubstanciado de fraude contra credores. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - V - V - F.
B
F - F - V - V - V.
C
V - F - V - F - F.
D
F - V - F - V - F.
4Contrato é o acordo de duas ou mais vontades, destinado a regular interesses entre as partes, para adquirir, modificar ou extinguir relações jurídicas de natureza patrimonial. Para a sua validade, requer a observância de requisitos legais de natureza subjetiva e objetiva, entre os quais, agente capaz, objeto lícito e forma prescrita ou não defesa em lei. Sobre os requisitos subjetivos do contrato, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: ( ) Objeto lícito e forma prescrita. ( ) Capacidade das partes. ( ) Licitude do negócio. ( ) Existência de duas ou mais pessoas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - F - V.
B
F - F - V - V.
C
V - V - F - V.
D
V - V - V - F.
5Ao estudar a teoria dos contratos nos deparamos com conceitos do tipo: ato ou efeito de contratar; pacto entre duas ou mais pessoas, que se obrigam a cumprir o que foi entre elas combinado. Todavia, na moderna teoria contratual, esse conceito se tornou mais amplo, valorizando, também, a intenção dos contratantes, perpassando pela teoria da boa-fé objetiva e da finalidade do contrato, ou, até da função social do contrato. Sobre o contrato, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) É um negócio jurídico através do qual as partes convergem vontades. ( ) É um negócio jurídico através do qual as partes criam deveres decorrentes da boa-fé objetiva. ( ) É um negócio jurídico através do qual as partes criam deveres decorrentes da função social do contrato. ( ) É um negócio jurídico através do qual as partes podem proteger, unicamente, seus interesses pessoais através da conjunção de interesses. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - V.
B
F - V - F - V.
C
V - V - V - F.
D
F - V - V - F.
6Contrato é o acordo de duas ou mais vontades, cria vínculo jurídico e é dotado de obrigatoriedade, tudo em conformidade com a ordem jurídica, destinada a estabelecer uma regulamentação dos interesses envolvidos, com o escopo de adquirir, modificar ou extinguir relações jurídicas de natureza patrimonial. Preenchidos todos os requisitos para a validade de um contrato, passa a gerar efeitos. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- Gera obrigações recíprocas para os contratantes. II- Gera ao comprador o dever de transferir o domínio da coisa. III- Gera para o comprador o dever de pagar certo preço. IV- Gera às partes consistir no dever da tradição. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças III e IV estão corretas.
B
As sentenças I e II estão corretas.
C
As sentenças II e IV estão corretas.
D
As sentenças I e III estão corretas.
7Ao desenvolver e realizar a análise de um contrato, é necessário ter uma compreensão dos princípios que devem ser aplicados e as cláusulas, pois, se algo não estiver adequado, a justiça poderá anular algumas cláusulas contratuais ou, dependendo da situação, o próprio contrato. Com relação aos modelos de princípios, assinale a alternativa CORRETA:
A
Os princípios fundamentais que devem ser empregados aos contratos são o princípio da autonomia da vontade, princípio da supremacia da ordem pública, princípio do consensualismo, princípio da relatividade dos efeitos dos contratos, princípio da obrigatoriedade e princípio da revisão.
B
Os princípios básicos contratuais que devem ser empregados aos contratos são o princípio da liberdade de expressão, princípio da democracia, princípio do consensualismo, princípio da relatividade das causas, princípio da obrigatoriedade, princípio de Arquimedes e princípio da sociedade intelectual.
C
Os princípios complementares que devem ser empregados aos contratos são o princípio da liberdade de expressão, princípio da democracia, princípio da aristocracia, princípio do modernismo, princípio do direito de Schröndinger, princípio da obrigatoriedade e princípio da revisão.
D
Os princípios da exposição involuntária regem o emprego dos conceitos fundamentais em contratos, que são o princípio da liberdade de expressão, princípio básico do direito comunista, princípio do consensualismo, princípio da relatividade dos efeitos dos contratos, princípio da obrigatoriedade e princípio da revisão.
8Com relação aos contratos, é frequente a afirmação que eles "fazem lei entre as partes" e, ainda, "o que foi pactuado deve ser observado". O rigor desses requisitos é, por vezes, relativizado pelo princípio da "função social", segundo o qual os interesses contratuais podem transcender ao interesse das partes. Desta forma, nem tudo pode dispor as partes e nem tudo que pactua poderia ser observado. Diante do exposto, analise as sentenças a seguir: I- De tudo o que foi contextualizado, advém que, se alguém, ao contratar, promete fato de terceiro, este contrato, como regra geral, não tem a eficácia de obrigar quem dele não participou. II- Da exposição, é possívelconcluir que o contrato de trabalho é um típico exemplo de função social do contrato. III- O princípio da relatividade dos contratos foi suplantado pelo princípio da função social, segundo o qual o contrato transcende ao interesse das partes, estendendo-se também a terceiros. IV- É correto afirmar que o contrato obriga as partes que o que foi estipulado deve ser observado desde que não contrarie a função social do contrato. Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença I está correta.
B
Somente a sentença IV está correta.
C
Somente a sentença III está correta.
D
As sentenças II e IV estão corretas.
9Para que um contrato seja válido, criando, modificando, transferindo ou extinguindo direitos, é necessário que estejam presentes seus requisitos de validade, previstos no Código Civil. Para tanto, é imprescindível que estejam presentes seus três requisitos. Sobre esses requisitos, analise as opções a seguir: I- Agente capaz. II- Objeto lícito. III- Forma prescrita ou não proibida pela lei. IV- Objeto corpóreo. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As opções II, III e IV estão corretas.
B
As opções I, III e IV estão corretas.
C
As opções I, II e III estão corretas.
D
As opções I, II e IV estão corretas.
10Quando o contrato reúne agente capaz, objeto lícito e forma determinada em lei, estamos diante de um negócio jurídico. A ausência ou defeito de um desses requisitos torna o contrato nulo ou anulável, conforme o caso. Dito isso, com relação aos requisitos, assinale a alternativa CORRETA:
A
Requisitos de qualidade.
B
Requisitos preliminares.
C
Requisitos de validade.
D
Requisitos de transmissão.

Continue navegando