Buscar

SIMULADO 1 ANATOMIA E FISIOLOGIA VEGETAL

Prévia do material em texto

Disc.: ANATOMIA E FISIOLOGIA VEGETAL   
	Aluno(a): VERA REGINA VITAL BOLLES
	202102479339
	Acertos: 10,0 de 10,0
	02/11/2022
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Quais são as estruturas morfológicas presentes apenas em embriões de gramíneas?
		
	
	Ápice caulinar e ápice radicular
	
	Coleóptilo e radícula
	
	Ápice caulinar e coleorriza
	
	Cotilédone e coleorriza
	 
	Coleóptilo e coleorriza
	Respondido em 02/11/2022 11:24:42
	
	Explicação:
Os embriões de gramíneas se diferem de outros embriões por conterem estruturas que chamamos de proteção dos ápices, tanto caulinar quanto radicular. Essas bainhas são denominadas coleóptilo e coleorriza. Todas os embriões têm ápices, tanto caulinar quanto radicular. E a maior parte dos embriões desenvolve pelo menos um cotilédone.
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	(Adaptada - Corpo de Bombeiro Militar - MG (CBM/MG) - 2018)
Leia o texto a seguir e responda.
"Assim como os animais, as plantas também tiveram dificuldades para se fixar em terra firme. Os desafios eram muitos e as plantas precisavam enfrentar problemas, tais como: dessecação, troca gasosa na atmosfera, sustentar-se fora da água e reprodução. Esses problemas foram os mesmos enfrentados pelos animais ao tentarem conquistar esse novo ambiente."
Disponível em: mundoeducação.bol.uol.com.br/biologia/plantas-meio-terrestre.htm
São processos que permitiram a adaptação e expansão das plantas em ambientes terrestres, exceto:
		
	
	Desenvolvimento de tecidos condutores.
	 
	Surgimento dos cloroplastos.
	
	Surgimento da cutícula recobrindo o tecido de revestimento.
	
	Desenvolvimento de sementes.
	
	Surgimento do grão de pólen.
	Respondido em 02/11/2022 11:25:17
	
	Explicação:
As plantas não foram os primeiros organismos fotossintetizantes a terem cloroplastos para que pudessem realizar a fotossíntese; em algas, já podemos verificar a presença dessas organelas. Entretanto, as sementes e grãos de pólen são estruturas encontradas apenas em plantas terrestres e que possibilitaram a rápida expansão dos vegetais pelo mundo. A epiderme recoberta de cutícula possibilita a sobrevivência das plantas evitando a dessecação. E o surgimento dos tecidos condutores, que proporciona a distribuição de água, sais minerais e nutrientes para todo o corpo da planta, foi outra adaptação das plantas terrestres.
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O vacúolo desempenha diversas funções nas células vegetais, de acordo com as características e o papel do tecido no corpo da planta. Uma importante função do vacúolo é participar da fotossíntese de plantas CAM, tornando o processo mais eficiente e benéfico para a planta. O envoltório que delimita o vacúolo chama-se:
		
	 
	tonoplasto.
	
	membrana plasmática.
	
	tilacoide.
	
	lamela estromal.
	
	suco vacuolar.
	Respondido em 02/11/2022 11:31:43
	
	Explicação:
O vacúolo é a maior organela presente na célula vegetal, delimitado por uma membrana simples denominada tonoplasto e preenchido pelo suco vacuolar. O tilacoide é um sistema de membranas do cloroplasto, assim como a lamela estromal. A membrana plasmática é uma dupla membrana que delimita a célula e fica abaixo da parede celular nas células vegetais.
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Um professor preparou uma aula prática para os alunos observarem e descreverem as células de um tecido vegetal. Ele deixou o microscópio pronto, com as lâminas focadas em visão panorâmica, isto é, no menor aumento, de 40x. Após observarem por alguns minutos, ele pediu que os alunos diminuíssem o campo de visão. Isso quer dizer que:
		
	
	os alunos deverão observar a amostra em aumento menor.
	
	os alunos deverão reduzir as luminosidade.
	
	os alunos terão que mudar a lente ocular para observar.
	
	os alunos terão que fechar o diafragma para observar.
	 
	os alunos deverão observar a amostra em aumento maior.
	Respondido em 02/11/2022 11:26:13
	
	Explicação:
Quando aumentamos a visualização da amostra para vermos mais detalhes, usamos lentes de maior aumento, o que faz com que o campo de visão fique menor. A luminosidade, assim como o diafragma não interferem no campo de visão ou no aumento do objeto observado. A lente ocular é fixa e não muda, mesmo quando queremos ampliar o tamanho da amostra.
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	As lenticelas são estruturas que permitem a aeração de tecidos internos de raízes e caules. Elas se formam em pontos determinados, por afrouxamento dos tecidos e abertura do orifício.
Marque a alternativa que apresenta o tecido no qual as lenticelas são estruturas diagnosticas.
		
	 
	Periderme.
	
	Esclerênquima.
	
	Parênquima.
	
	Protoderme.
	
	Colênquima.
	Respondido em 02/11/2022 11:33:37
	
	Explicação:
Gabarito: Periderme.
Justificativa: As lenticelas são estruturas formadas na periderme, a partir do afrouxamento de células do felogênio e região basal do súber. Na região do súber em contato com o ar abre-se um orifício que possibilita a aeração dos tecidos internos do corpo secundário de caules e raízes. Os demais tecidos não formam lenticelas.
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Algumas frutas possuem uma textura arenosa em suas polpas. Essa textura frequentemente é causada por células esclerenquimáticas denominadas
		
	
	células do floema.
	
	células do parênquima.
	
	células do xilema.
	
	células do colênquima.
	 
	células pétreas.
	Respondido em 02/11/2022 11:27:17
	
	Explicação:
Gabarito: células pétreas.
Justificativa: As células pétreas são tipos celulares do esclerênquima, e estão frequentemente presentes na polpa das frutas, dando uma textura arenosa ao tecido parenquimático que corresponde a maior parte da fruta. Tecido colenquimático não é constituinte de partes comestíveis do fruto, mas pode estar presente no tegumento das sementes, e não representam a textura arenosa. Já os tecidos condutivos são encontrados no centro do fruto, mas não conferem textura granulosa ao fruto.
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Na natureza, podemos observar que todas as substâncias tendem a assumir um estado mínimo de energia, o que não é diferente para a água. Nesse contexto, julgue os itens a seguir e marque a alternativa correta.
I. O comportamento da água no solo será de se movimentar no sentido de menor potencial para o de maior potencial.
II. O conhecimento dos diferentes níveis de energia no solo nos permite prever a direção do deslocamento da água.
III. O estado de energia da água no solo é caracterizado pelo potencial parcial da água, que envolve apenas o potencial matricial e osmótico da água no solo.
		
	
	Os itens I, II e III estão corretos.
	
	Apenas o item III está correto.
	
	Os itens I e III estão corretos.
	 
	Apenas o item II está correto.
	
	Os itens II e III estão corretos.
	Respondido em 02/11/2022 11:49:32
	
	Explicação:
O item I está errado, pois o comportamento da água no solo será de se movimentar no sentido de maior potencial para o de menor potencial. Com base nisto, a afirmativa II está correta pois essa diferença de potencial é que indica a direção do movimento. Por fim, o item III está errado, pois o estado de energia da água no solo é caracterizado pelo potencial total da água, que envolve o potencial gravitacional, matricial, osmótico e de pressão da água no solo.
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Em relação ao cilindro vascular de uma raiz de Eudicotiledônea, uma vez que ela apresente três projeções do protoxilema, é correto afirmar que ela pode ser classificada como:
		
	
	triprojetada.
	
	poliarca.
	 
	triarca.
	
	arca.
	
	raiz terciária.
	Respondido em 02/11/2022 11:42:46
	
	Explicação:
O número de projeções do xilema primário será variável de acordo com a espécie da planta, sendo classificadas as raízes de acordo com o número de projeções (arcos). Quando possuírem dois arcos serão diarcas; quando possuírem três arcosserão triarcas, no caso de quatro arcos serão tetrarcas, e com cinco ou mais arcos serão classificadas como poliarcas. Não existem raízes triprojetadas, arcas ou terciárias quanto ao número de projeções de protoxilema.
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Qual é a estrutura foliar diretamente relacionada à troca gasosa, entre o ambiente e a planta?
		
	
	Células buliformes
	
	Mitocôndria
	 
	Estômatos
	
	Vasos condutores
	
	Tricomas
	Respondido em 02/11/2022 11:45:20
	
	Explicação:
A estrutura que abre e fecha para regular tanto a troca gasosa quanto a transpiração são os estômatos. Mitocôndrias são organelas encontradas em praticamente todas as células vegetais, de diferentes órgãos, que participam do processo de síntese de ATP e da respiração celular. Vasos condutores são os tecidos responsáveis por distribuir água, nutrientes e seiva por toda a planta. Os tricomas são apêndices epidérmicos com função na secreção, proteção mecânica, contra radiação e calor e as células buliformes são responsáveis pelo dobramento de folhas.
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A parte carnosa e comestível do caju é muito confundida com um fruto, esta parte é formada após o desenvolvimento do pedúnculo floral, mas o verdadeiro fruto do caju é a castanha. Baseado no exposto, marque a alternativa abaixo que cita corretamente o nome da estrutura que é conhecida popularmente como fruta, mas que em sua definição não é um fruto, pois não se originou do desenvolvimento do ovário, e sim da flor.
		
	 
	Pseudofruto.
	
	Fruto agregado.
	
	Fruto baga.
	
	Fruto simples.
	
	Infrutescência.
	Respondido em 02/11/2022 11:32:20
	
	Explicação:
Gabarito: Pseudofruto.
Justificativa: O pseudofruto é muito confundido com o fruto, devido à sua aparência e muitas das vezes suculência, mas pelo fato de seu desenvolvimento não ser a partir do ovário da flor ele não é um fruto; exemplo clássico de pseudofruto é a parte carnosa e comestível do caju, onde seu fruto é na verdade a castanha. A infrutescência é o fruto resultado de uma inflorescência. Os frutos agregados são aqueles que se formam do mesmo carpelo de uma mesma flor e os frutos agregados, de um único carpelo. Os frutos bagas apresentam muitas sementes livres e endocarpo e mesocarpo carnosos.
	
	
image1.gif
image2.gif
image3.gif
image4.gif

Continue navegando