Buscar

Aulas de Sociologia Etec Questões

Prévia do material em texto

Professor: Flany Toledo
Unidade I – OG: Introdução à Sociologia
Aula 1 - OE: O que é Sociologia
	Nome do(a) aluno(a): Laís Noronha Santos
	Nº
	Turma: 3 HM
Aula 1
1) Corrobore com o seguinte argumento: “O conhecimento é uma característica essencialmente humana”, ou, elabore de acordo com o que foi dado, um texto que contribua com o argumento acima:
Diferente de outros animais, o ser humano possui a razão ou racionalidade, com isso, nós podemos estudar e compreender o mundo através de fatos e lógica, nós passamos experiências e estudos para uns aos outros com nossas formas de comunicação, nós construímos e criamos coisas apenas com nosso conhecimento, algo que nenhum animal no planeta consegue fazer. Nós dependemos de nosso conhecimento para viver, caso contrário, usamos o nosso instinto.
“Dessa forma, o homem, transmite suas experiências e visões de mundo utilizando a comunicação, estabelecendo-se uma íntima identidade entre linguagem, experiência e realidade, que é a base do imaginário e do conhecimento humano”.
2) O texto deixa claro que sem o desenvolvimento da filosofia e da ciência não teria sido possível chegar à sociologia. Explique quais foram os argumentos?
Com o desenvolvimento da razão pelos gregos na Grécia Antiga, fomos criando conhecimento, que ocasionou o surgimento da ciência e várias outras áreas de conhecimento como a geometria, astronomia, medicina, etc. Com a Idade Média, a razão ficou esquecida e deu-se a cegueira religiosa. Com o surgimento do Renascimento, ou a volta da razão, ocorre um crescente progresso da ciência “destinado à descoberta das leis que regem a relação dos homens entre si e com a realidade que o rodeia. Aprimoraram-se as técnicas e os utensílios de medição, desenvolveram-se as universidades e demais instituições científicas, e tanto a imprensa como os outros meios de comunicação espalharam o conhecimento a um número crescente de pessoas. Foi em meio a esse movimento de ideias, que surgiu no século XIX, uma ciência nova - a sociologia, a ciência da sociedade”.
3) Qual é a relação e a importância da sociologia no mundo de hoje?
A sociologia e as outras áreas de conhecimento cientifico, elas se aprimoram e evoluem com os anos, explicando e provando novas metodologias. A sociedade aproveita a sociologia para a compreensão dos problemas sociais, auxíliando em áreas como, a economia, ciência política, antropologia e a psicologia.
4) Quais as relações entre a metodologia sociológica e a metodologia científica?
A sociologia surgiu a partir da metodologia científica que foi aplicada sobre as relação entre o homem e a sociedade, criando-se uma nova ciência, com sua significância, começou a fazer parte do campo científico. A partir do método científico, os estudiosos criaram a metodologia sociológica, criada especialmente para estudar as relações humanas.
Aula 2
Exercícios
5) Quais são os procedimentos “científicos” que podemos retirar do exemplo dado no item - ‘2.1. Problemas da vida’?
Observação, organização, separação, classificação, experimentação e dedução.
5) Baseado ainda no mesmo exemplo da questão anterior, descreva uma situação similar, onde utilizamos alguns dos procedimentos citados.
Quando vamos cozinhar alguma coisa com ovos, observamos a validade do ovo, criamos a hipótese que ele está velho ou passado, nós separamos esse ovo e experimentamos, colocando o ovo num objeto com água, se ele boiar ele está velho, se ele afundar, ele ainda está bom, então concluímos se o ovo pode ser usado ou não.
6) Descreva como passamos do bom senso a ciência.
Para solucionarmos os problemas usamos do bom senso ou senso comum, é disso que surge a necessidade de pesquisar, de se aprofundar e achar soluções para superar as dificuldades enfrentadas, utilizamos os recursos já comprovados para solucionarmos problemas.
 
7) Quais são os principais fatores que estimulam o homem à investigação científica?
“Um deles é de caráter prático: o Homem procura, constantemente, melhorar a posição estratégica em que se situa face ao mundo onde vive e, para tanto, busca encontrar meios eficazes de prever o curso dos acontecimentos que têm lugar à sua volta e, sempre que possível, tenta controlá-los para disso retirar proveito”.
“A segunda motivação básica para a investigação científica em que o homem se empenha,
não envolve preocupações de ordem prática: reside simplesmente em sua curiosidade intelectual,
em seu desejo profundo e persistente de chegar a conhecer e compreender o mundo que habita”.
8) Leia o texto com rigor:
“Todos os homens, por natureza, desejam conhecer. Sinal disso é o prazer que nos proporcionam os nossos sentidos; pois, ainda que não levemos em conta a sua utilidade, são estimados por si mesmos, (...)
Por outro lado, não identificamos nenhum dos sentidos com a Sabedoria, se bem que eles nos proporcionem o conhecimento mais fidedigno do particular. Não nos dizem, contudo, o porquê de coisa alguma – p.ex., por que o fogo é quente: só nos dizem que o fogo é quente.
(...)Com efeito, foi pela admiração que os homens, assim hoje como no começo, foram levados a filosofar; perplexos, de início, ante as dificuldades mais óbvias, avançaram pouco a pouco até resolverem problemas maiores, como as mudanças da Lua, as do sol e das estrelas, assim como a gênese do universo2”.
a) Relacione a citação acima com nossa aula, principalmente com os fatores que estimulam os seres humanos, a investigar o mundo de modo rigoroso e metódico, isto é, cientificamente. Disserte a respeito.
O homem é de nascença, um homem curioso, que nunca está satisfeito com o pouco e sempre quer entender o mundo ao seu redor, essa curiosidade nos estimula a buscar mais conhecimento, e procurar na sabedoria aquilo que tanto somos curiosos a descobrir.
Aula – 3 - Sociologia
Exercícios
(aqui o aluno deve fazer apenas o 12 e 13, visto que as demais já foram respondidos pelo professor. Foram respondidas para serem consideradas, assim como o conteúdo, na concepção e na feitura das demais questões deste trabalho). 
9) O Renascimento se caracteriza por uma nova postura do homem ocidental diante da natureza e do conhecimento. Qual é esta postura e em que medida ela se relaciona com o surgimento da sociologia?
	O renascimento é considerado como a ruptura entre o mundo medieval e o mundo moderno. Trata-se de uma mentalidade laica que valorizava o gosto pela vida e o racionalismo, atribuindo ao individuo valores que não provinham de sua origem, propriedade ou casta, exaltando a natureza e a vida terrena, desligando-se do sagrado e das questões transcendentais para se ocupar de preocupações mais matérias centradas no homem e não mais em Deus. Na medida que dirige essa curiosidade científica para a compreensão da sociedade passa a vê-la como uma realidade sobre a qual interferem os homens como agentes, contribui, assim, com a semente do que seria a ciência social.
 10) Defina: Dedução e Indução.
	Indução – método que concebe o conhecimento como resultado da experimentação contínua e do aprofundamento da manipulação empírica, sustenta que todos os nossos conhecimentos são adquiridos, vêm da experiência. Pela indução se obtém as leis e teorias, que são generalizações feitas a partir de material selecionado por observação e experiência.
	Dedução - método que defende uma forma de conhecimento baseado no encadeamento lógico de hipóteses elaboradas a partir da razão, afirma que há no espírito princípios diretores anteriores e superiores à experiência. Pela dedução se obtém a certeza analítica, isto é, aquela em que o predicado já vem contido na noção de sujeito, dispensando assim a experimentação.
	Dois métodos distintos, entre as quais são possíveis várias espécies de conciliação, como veremos na sociologia.
 11) Quais as principais características sociais que se estabelecem - a partir do Renascimento, passando pela ilustração - até o surgimento da sociologia no século XIX?
 A mentalidade laica e racional que predominou neste período, via a sociedade como uma realidade própriana qual o homem atuava. Entendiam a sociedade como um organismo, portanto, viva e pulsante que poderia ser explicada e estudada como parte da natureza, porém com suas próprias leis e teorias. Deste modo, a sociedade poderia ser conhecida e transformada já que era governada por leis naturais, semelhantes aquelas que regem a natureza e a relação entre as espécies. Assim, toda forma de controle “artificial” que interferisse na racionalidade natural e física da sociedade era visto com maus olhos. O controle das relações humanas, especialmente as produtivas, deveria resultar das livres ações destas leis, cujo funcionamento lógico seria descoberto e evidenciado pela ciência. Deste modo, a ideia de uma racionalidade natural perpassava a compreensão do homem, de sua vida em sociedade e de suas atividades produtivas. As leis naturais regulariam as relações econômicas e as sociedades seriam construídas com base na vontade livre a nas relações firmadas entre os homens.
12) Descreva, de forma, pormenorizada, todo o processo histórico que, de alguma forma, propiciou, corroborou com o surgimento da sociologia no século XIX? 
O surgimento da sociologia começou por volta do século 18, sua origem é baseada em muitos acontecimentos importantes que causaram mudanças sociais, políticas e econômicas.
Começando 600 anos a.C. Na Grécia, surge a filosofia, onde o homem começa pela primeira vez explicar o mundo de uma maneira racional a partir de argumentos lógicos e observações. Os primeiros filósofos gregos, chamados de pré-socráticos, buscavam entender a natureza e os fenômenos naturais por meio da razão, em contraposição às explicações mitológicas.
Após muitos séculos do mundo ter ficado na Idade das Trevas, surge o Renascimento, um movimento cultural, econômico e político que marcou o final da Idade Média para o início da Idade Moderna. Foi nessa época em que o ser humano voltou a usar a razão para explicar as coisas e o ser, por isso Renascimento.
Séculos depois surge a Revolução Industrial que teve início na Inglaterra por volta de 1760, e se estendeu até o século XIX. Esse período foi marcado por mudanças significativas na economia, na produção e nas relações de trabalho. Logo após ocorre a Revolução Francesa em 1789. Ela foi um movimento político e social que teve como objetivo derrubar o Antigo Regime, e estabelecer um governo democrático. 
O que motivou fortemente a Revolução Francesa foi o Iluminismo, que começou por volta de 1715. Sendo essa Revolução uma manifestação prática das ideias iluministas, já que muitos dos líderes e pensadores da Revolução eram influenciados pelos iluministas. Anos depois surgiu o Positivismo, foi uma corrente filosófica que defendia que o conhecimento deveria ser baseado na observação e na experimentação. E logo após, surge o cientificismo um movimento que acreditava que apenas a ciência pode explicar tudo, já que é a única que pode provar. 
Auguste Comte, é considerado o fundador da sociologia.
13) Em Romeu e Julieta, Shakespeare aborda o conflito entre indivíduo e a sociedade, uma vez que o drama dos amantes de Verona decorre da oposição entre as regras sociais vigentes e a vontade das personagens. Na fala de Julieta, que segue, essa abordagem fica clara:
“Somente teu nome é meu inimigo. Tu és tu mesmo, sejas ou não um Montechio. Que é um Montechio? Não é mão, nem braço, nem rosto, nem outra parte qualquer pertencente a um homem. Oh! sê outro nome! Que há em um nome? O que chamamos de rosa, com outro nome exalaria o mesmo perfume agradável; e assim, Romeu, se não te chamas Romeu, conservaria essa cara perfeição que possuis sem o título. Romeu, despoja-te de teu nome, que não faz parte de ti, toma-me toda inteira!”
Analise o conteúdo social desse texto e perceba como já se colocava no Renascimento a problemática da relação indivíduo e sociedade. Com base em nossas aulas, escreva a respeito.
No contexto da época, a sociedade era outra e a maneira de pensar e agir também. Aparetemente o que atrapalha a relação de ambos personagens, é a família tradicional que não aceita o relacionamento dos dois, mostrando a rigidez das regras e o pensamento conservador da época, o texto mostra como a personagem está completamente insatisfeita com sua falta de liberdade e das barreiras sociais que os cercam. Na época do Renascimento as pessoas começaram a questionar as regras, a igreja e seus soberanos sobre a maneira como viviam.
10

Continue navegando