Buscar

Modelagem Lógica e Física

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1-O Modelo Relacional usa:
RESPOSTA:
Uma coleção de tabelas para representar os dados e as relações entre eles.
EXPLICAÇÃO:
O Modelo Relacional, que é uma estrutura de dados amplamente utilizada em bancos de dados, utiliza uma coleção de tabelas para representar os dados e as relações entre eles. Cada tabela é composta por linhas e colunas, onde as linhas representam registros e as colunas representam atributos desses registros. As relações entre as tabelas são estabelecidas por meio de chaves primárias e estrangeiras, permitindo a integridade dos dados e a realização de consultas complexas. Portanto, a alternativa correta é: "Uma coleção de tabelas para representar os dados e as relações entre eles".
2-Tabelas desempenham um papel central na estrutura de qualquer banco de dados relacional. Elas permitem a organização, armazenamento e recuperação eficiente de dados.
O que representa uma tabela em um modelo de banco de dados relacional?
RESPOSTA:
Um conjunto de objetos de dados semelhantes, também chamado de entidades.
EXPLICAÇÃO:
Em um modelo de banco de dados relacional, uma tabela representa um conjunto de objetos de dados semelhantes, que são frequentemente chamados de entidades. As informações relacionadas a essa entidade são armazenadas nas linhas da tabela.
3-A normalização de banco de dados é um processo fundamental na modelagem de bancos de dados relacionais. A normalização é uma série de regras que ajudam a projetar esquemas de banco de dados que estão em conformidade com princípios de organização de dados.
Qual é o principal objetivo da normalização em um banco de dados?
RESPOSTA:
Eliminar a redundância de dados.
EXPLICAÇÃO:
A normalização tem como objetivo principal eliminar a redundância de dados em um banco de dados, o que ajuda a economizar espaço de armazenamento e a manter a consistência dos dados.
4-A figura acima apresenta o modelo entidade relacionamento (ER) de uma situação hipotética que considera eleitores votando em candidatos a cargo público em uma eleição. O processo de mapeamento do modelo ER para o modelo relacional gera relações. Assinale a opção que apresenta as relações corretas que serão geradas ao mapear o modelo ER apresentado para o modelo relacional. Considere a seguinte notação: (PK) - atributos que compõem a chave primária e (FK) - atributos que compõe a chave estrangeira.
RESPOSTA:
eleitor (id_eleitor(pk), nome, titulo)
candidato (id_eleitor(pk), numero, legenda, id_cargo(fk))
votação((id_eleitor_eleitor, id_eleitor_candidato)(pk))
cargo(id_cargo(pk), desc_cargo)
5-Formar novas relações, separando-as a partir de grupos de repetição antes existentes dentro de uma relação, é objetivo da:
RESPOSTA:
1FN
EXPLICAÇÃO:
A alternativa correta é a 1FN. A Primeira Forma Normal (1FN) é uma regra de normalização de banco de dados que estabelece a necessidade de eliminar qualquer duplicidade de dados em uma tabela, formando novas relações. Isso é feito separando os grupos de repetição que existiam anteriormente dentro de uma relação. Portanto, a 1FN tem como objetivo garantir a unicidade e a integridade dos dados.
6-Em um projeto de banco de dados, a desnormalização é recomendada quando:
RESPOSTA:
Há necessidade de reduzir o número de tabelas envolvidas em consultas que acontecem com frequência, com a consequente redução do uso de recursos pelo SGBD.
EXPLICAÇÃO:
A desnormalização é uma técnica utilizada em um projeto de banco de dados para otimizar o desempenho das consultas. Isso é feito através da redução do número de tabelas envolvidas em consultas frequentes, o que consequentemente diminui o uso de recursos pelo Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD). Portanto, a alternativa correta é: "Há necessidade de reduzir o número de tabelas envolvidas em consultas que acontecem com frequência, com a consequente redução do uso de recursos pelo SGBD".
7-Uma chave estrangeira (foreign key, em inglês) é uma parte fundamental do modelo relacional de banco de dados, garantindo que os dados sejam consistentes e refletindo as relações entre as entidades representadas nas tabelas.
Qual é a principal função de uma chave estrangeira em um banco de dados relacional?
RESPOSTA:
Estabelecer um vínculo entre duas tabelas, permitindo a integridade referencial.
EXPLICAÇÃO:
A principal função de uma chave estrangeira em um banco de dados relacional é estabelecer um vínculo entre duas tabelas, permitindo a integridade referencial e garantindo que os dados relacionados sejam consistentes. Isso evita referências a registros inexistentes ou inválidos em outras tabelas.
8-Qual dos fatores a seguir não deve ser levado em consideração ao implementarmos um banco de dados levando em conta questões de desempenho?
RESPOSTA:
Organização de políticas de acesso a dados.
EXPLICAÇÃO:
A alternativa correta é a B, "Organização de políticas de acesso a dados". Isso porque, embora a organização de políticas de acesso a dados seja importante para a segurança e a integridade dos dados, ela não tem um impacto direto no desempenho do banco de dados. As outras opções, como consultas e transações de banco de dados, restrições de tempo de consulta e transações, frequências esperadas de operações de atualização e restrições de exclusividade em colunas da tabela, são todas considerações importantes para o desempenho de um banco de dados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando