Buscar

AD1-Educacao para a Diversidade viviane

Prévia do material em texto

1
 (
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF
Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ
Curso: 
Licenciatura em Pedagogia
Componente Curricular
: 
Educação para a Diversidade
Coordenadora: 
Prof
a.
 D
ra.
 
Shirlena
 Campos de Souza Amaral
Tutora: 
Prof
a. 
D
ra.
 Gabriela do Rosario Silva
Semestre: 
202
4
.1
Data 
máxima 
para Entrega: 
03
/0
3
/202
4
Alun
 
( 
): 
Viviane Carneiro da Cruz Monteiro
Polo:
 São Francisco de Itabapoana
) 
ADX1 –Educação para a Diversidade
	Prezado (a) discente, 
 
- Você está recebendo a sua ADX1. Faça-a com calma e atenção. Leia e releia o que está sendo solicitado em cada questão;
- A data e o horário para envio da atividade serão até às 23h55min, do dia 03 de março de 2024. Não serão aceitas atividades enviadas após esse prazo;
- A atividade é individual e intransferível. Portanto, plágio é crime e não será aceito, em hipótese alguma, sendo sua avaliação invalidada em caso de ocorrência deste delito;
- Todo texto que não for de sua autoria precisará ser, devidamente, referenciado. Caso contrário, será configurado como plágio;
- O envio da ADX1 é exclusivamente pela plataforma. Não serão aceitas atividades enviadas por e-mail e demais ferramentas não destinadas para o envio;
- A atividade deverá ser postada em arquivo nos formatos Word ou PDF;
- Antes de enviar a ADX1, verifique se o arquivo, a ser enviado, está correto, e se corresponde, de fato, à atividade do Componente Curricular Educação para a Diversidade. 
IMPORTANTE: Tendo em vista imprevistos pessoais de última hora, não espere o último momento para fazer e enviar a atividade!!!
 
Boa Atividade! 
 
Abraços, 	 
Professora Shirlena Amaral.
Questões
1) Com base nas aulas e nos materiais disponibilizados para leitura no componente curricular Educação para a Diversidade, defina o que são Direitos Humanos, ressaltando qual a ideia associada ao seu conceito. (Valor: 5,0 pontos)
R: Direitos humanos são uma categoria de direitos assegurados a qualquer individuo, não importando a classe social, raça, nacionalidade, religião, cultura, profissão, gênero, orientação sexual ou qualquer outra variante possível que possa diferenciar os seres humanos. Denominam-se como Direitos Humanos, os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos. O conceito de direitos humanos está associado também à ideia de liberdade de pensamento, de expressão e de igualdade perante a lei. A Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas afirma que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos, dotados de razão e de consciência, e devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. Existe um importante debate sobre a origem cultural dos direitos humanos. Geralmente se considera que tenham sua raiz na cultura ocidental moderna, mas existem ao menos duas posturas principais mais. Alguns afirmam que todas as culturas possuem visões de dignidade, uma forma de direitos humanos, e fazem referência a proclamações como a Carta de Mandén, de 1222, declaração fundacional do Império de Mali.
2) Discorra sobre o que pode ser compreendido por Políticas de Ações Afirmativas, especialmente as aplicadas à educação no Brasil, elencando a sua finalidade e o contexto histórico no qual tais políticas tiveram surgimento. (Valor: 5,0 pontos) 
R: Ações afirmativas são politicas publicas voltadas para grupos que sofrem discriminação étnica , racial, de gênero religiosa. Essas ações faz necessário a diferença de oportunidades entre grupos sociais de suas características culturais e de injustiças históricas.
Sua finalidade consiste promover a inclusão socioeconômica de população historicamente privadas do acesso a oportunidades, propondo oportunidades iguais.
As aplicadas a educação, como forma de se referir a atos que promovem a igualdade entre os negros e brancos no Brasil são as bolsas, auxílios cotas em diversos níveis de ensino. As ações afirmativas surgiram na década de 60, nos Estados Unidos ,com o presidente John F. Kenedy. As ações afirmativas não foram implementadas por acaso nos Estados Unidos, mas em decorrência do princípio democrático da igualdade de oportunidades, já que foi comprovado a não possibilidade do estabelecimento de uma igualdade de maneira efetiva entre brancos e negros americanos a não ser partindo do pressuposto de se favorecer os negros com maneiras de se compensar a discriminação sofrida no passado e também em virtude das marcas deixadas pela escravidão. Já no Brasil, as ações afirmativas foram implementadas buscando a garantia da igualdade de tratamento e principalmente de oportunidades, bem como compensar as perdas provocadas pela discriminação e marginalização decorrentes dos inúmeros motivos próprios da sociedade brasileira que foram sendo acumulados e camuflados ao longo dos anos, buscando-se a partir destas medidas temporárias e emergenciais, atingir plenamente a cidadania.
image3.png
image1.jpeg
image2.jpeg

Continue navegando

Outros materiais