Buscar

Gêneros Textuais e Discursivos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Produção Textual 
Unidade 3
1) Alguns autores concebem o gênero levando em conta seus aspectos textuais e discursivos, optando pelo uso do termo gênero textual sem diferenciá-lo do termo gênero discursivo. Rojo (2005) tem como um dos objetivos de seu estudo trabalhar tal distinção. Ao refletir a respeito dos trabalhos sobre gêneros de texto e gêneros do discurso (ambas com herança bakhtiniana), a autora tece uma proposta.Assinale a alternativa correta.
a. Teoria dos gêneros do discurso: centra-se no estudo das situações de produção dos enunciados ou textos e em seus aspectos sócio-históricos. Teoria dos gêneros de textos: centra-se na descrição da materialidade textual.
b. Teoria dos gêneros do discurso: centra-se no estudo das situações de produção de textos e em seus aspectos metodológicos. Teoria dos gêneros de textos: centra-se na descrição da materialidade estrutural.
c. Teoria dos gêneros do discurso: centra-se no estudo das situações de produção dos enunciados ou textos e em seus aspectos sintáticos e fonéticos. Teoria dos gêneros de textos: centra-se na descrição da materialidade semântica.
d. Teoria dos gêneros do discurso: centra-se no estudo das situações de produção de textos e em seus aspectos estruturais. Teoria dos gêneros de textos: centra-se na descrição da materialidade enunciativa.
e. Todas alternativas estão incorretas.
2) Bakhtin (2003 apud SIGNOR, 2009, p. 5) vincula a formação de novos gêneros ao aparecimento de novas esferas de atividade humana, com finalidades discursivas específicas. Esta imensa heterogeneidade levou o autor a realizar uma “classificação”, dividindo-os em primários e secundários. Ambos são compostos por fenômenos de mesma natureza: nos enunciados verbais, no entanto, há algo que os diferencia. Assinale o que diferencia os gêneros primários e secundários.
a. O nível de características em que os gêneros se apresentam.
b. O nível de diversidade em que os gêneros se apresentam.
c. O nível de discursividade em que os gêneros se apresentam.
d. O nível de complexidade em que os gêneros se apresentam.
e. O nível de dialogismo em que os gêneros se apresentam.
3) Brait (1996) e Rojo (1999 apud FARIAS, 2013) afirmam que os aspectos relacionados aos termos gênero textual e gênero discursivo apresentam diferentes vertentes em relação ao uso dessas terminologias, bem como a distinção entre gênero e outros conceitos que com eles dialogam. Aponte um dos aspectos indispensáveis numa análise dos gêneros (no aspecto discursivo).
a. Os gêneros precisam ser vistos e analisados levando-se em conta suas condições de produção.
b. As escolhas dos interlocutores são estruturadas e determinadas pelas formas de organização e de distribuição dos lugares sociais de produção dos discursos.
c. Cada época e cada grupo social têm seu repertório de formas de discurso na comunicação socioideológica.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Os interlocutores possuem um papel importantíssimo no que se refere à apreciação valorativa das relações sociais, institucionais e interpessoais, exercendo forte influência na escolha dos aspectos temáticos, composicionais e estilísticos do texto ou discurso.
4) Marcuschi (2003) diferencia tipos e gêneros textuais. Aponte a definição que o autor atribui ao gênero textual.
a. Gênero textual, para o autor, são os textos materializados que encontramos em nossa vida diária e apresentam características sociocomunicativas definidas por conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica.
b. Gênero textual, para o autor, são os textos materializados que estudamos no contexto escolar e apresentam características prescritivas sobre estrutura, forma e conteúdo.
c. Gênero textual, para o autor, são os textos materializados que estudamos na escola e apresentam características, conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição adequada.
d. Gênero textual, para o autor, são os textos materializados que encontramos em nossa vida diária e apresentam características sociocomunicativas definidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.
e. Gênero textual, para o autor, são os textos materializados que encontramos em nossa vida diária e apresentam características prescritivas sobre estrutura, forma e conteúdo.
5) Mari e Silveira (2014, p. 6) asseguram que estamos longe de representar padrões de categorização rigorosos, ou mesmo explicações teóricas razoáveis para tudo aquilo que constitui nossa atividade de linguagem numa sociedade. Questionam: “Quantos padrões um falante comum não deve dominar quando lê uma bula, um outdoor, uma placa de sinalização, uma listagem de preços, uma notícia de futebol, uma reportagem de tragédias do cotidiano, uma charge sobre o poder, um anúncio de emprego etc.? Quantos padrões de gênero um leitor encontra ao navegar na internet e nas redes sociais?” Os autores afirmam que o usuário precisa dispor de certos procedimentos para alcançar sentidos diante dos gêneros. Aponte um desses procedimentos.
a. Ao gênero devemos atribuir um valor estrutural, pois os procedimentos que o configuram objetivam tornar o usuário apto a converter o sentido em alguma forma de ação.
b. Ao gênero devemos atribuir um valor discursivo, pois os procedimentos que o configuram objetivam tornar o usuário apto a converter o sentido em alguma forma de ação.
c. Ao gênero devemos atribuir um valor metodológico, pois os procedimentos que o configuram objetivam tornar o usuário apto a converter o sentido em alguma forma de ação.
d. Ao gênero devemos atribuir um valor pragmático, pois os procedimentos que o configuram objetivam tornar o usuário apto a converter o sentido em alguma forma de ação.
e. Ao gênero devemos atribuir um valor definitivo, pois os procedimentos que o configuram objetivam tornar o usuário apto a converter o sentido em alguma forma de ação.
6) Observe o exemplo: “Neste momento, qualquer ‘alegria’ é apenas amargura para mim” (BAKHTIN, 2003 apud SIGNOR, 2009, p. 5). A palavra “alegria” remete à tristeza, significa que esta palavra está refletindo o seu sentido através do gênero, sendo interpretada pelo contexto discursivo. Esta expressividade típica não é da palavra, como unidade da língua, já que “alegria” remeteria à felicidade, mas sim é o resultado do funcionamento da palavra dentro do discurso. Nesse processo, consideramos que [...].Assinale a alternativa correta:
a. Existe facilidade de comunicação entre sujeitos falantes. O receptor não é um ser passivo, ao contrário, indaga sobre o enunciado e entende as explicações.
b. Existe falta de interatividade entre sujeitos falantes. O receptor é um ser passivo e não compreende o que o locutor está dizendo.
c. Existe interatividade entre sujeitos falantes. O receptor não é um ser passivo, ao contrário, ao ouvir e compreender um enunciado, adota para consigo uma atitude responsiva.
d. Não existe interatividade entre os sujeitos falantes. O receptor é um ser passivo, ouve, mas não compreende o enunciado.
e. Existe dificuldade de comunicação entre sujeitos falantes. O receptor não é um ser passivo, ao contrário, indaga sobre um enunciado e adota para consigo uma atitude responsiva.
7) Para fins de classificação de um gênero discursivo, faz-se necessário que sejam considerados alguns aspectos definidos por Bakhtin (2003 apud SIGNOR, 2009). Assinale a alternativa correta.
a. Forma composicional; estilo e tipologia textual.
b. Estilo; nível de diversidade composicional e temático.
c. Forma composicional; conteúdo temático e tipologia textual.
d. Estilo; nível de complexidade composicional e temático.
e. Estilo; forma composicional e conteúdo temático.
8) Rojo (2014) aponta algumas das distinções entre tipos de texto e gêneros de texto, a mais famosa delas é de autoria de Marcuschi, o qual define tipo textual. Assinale a definição de Tipo Textual, segundo Marcuschi.
a. Seria uma espécie de construção teórica definida pela natureza discursiva de sua elaboração (aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas).
b. Seria uma noção pré-construída para referir os textos materializadosque encontramos em nossa vida diária e que apresentam características sociocomunicativas definidas por conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica.
c. Todas as alternativas estão incorretas.
d. Seria uma noção propositalmente vaga para referir os textos materializados que encontramos em nossa vida diária e que apresentam características sociocomunicativas definidas por conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica.
e. Seria uma espécie de construção teórica definida pela natureza linguística de sua composição (aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas).
9) Segundo Bakhtin (2003), nos comunicamos, falamos e escrevemos, por meio de gêneros do discurso. Os sujeitos têm um infindável repertório de gêneros e, muitas vezes, nem se dão conta disso. O autor apresentou um dos conceitos mais estudados sobre gêneros entre os linguistas e pesquisadores. Aponte-o e assinale a alternativa correta.
a. Bakhtin afirma que os gêneros do discurso resultam em formas-padrão “absolutamente instáveis” de um enunciado, determinadas sócio-historicamente.
b. Bakhtin afirma que os gêneros do discurso resultam em formas-padrão “absolutamente estáveis” de um enunciado, indeterminadas sócio-historicamente.
c. Bakhtin afirma que os gêneros do discurso resultam em formas-padrão “relativamente estáveis” de um enunciado, determinadas sócio-historicamente.
d. Bakhtin afirma que os gêneros do discurso resultam em padrões “absolutamente estáveis” de um enunciado, determinadas sócio-historicamente.
e. Bakhtin afirma que os gêneros do discurso resultam em formas “instáveis” de um enunciado, determinadas sócio-historicamente.
10) Segundo Marcuschi (2007 apud ROMEU, 2016, p. 3) "[...] é impossível se comunicar verbalmente a não ser por um gênero, assim como é impossível se comunicar verbalmente a não ser por um texto". Falando de outro modo, significa que [...]. Assinale a alternativa correta.
a. Para toda situação de comunicação, o locutor organiza o seu dizer na forma de texto com finalidade específica, fazendo uso de um gênero textual determinado.
b. Para cada situação determinada de comunicação, o locutor organiza o seu dizer na forma de texto com finalidade específica, fazendo uso de um gênero textual e não outro.
c. No ato de comunicação, o gênero importa. Locutor e interlocutor estabelecem previamente o gênero que podem utilizar.
d. Todas as alternativas estão incorretas.
e. Em toda situação de comunicação, o locutor organiza o seu dizer na forma de um gênero textual, no entanto o interlocutor precisa entender qual é o gênero utilizado.

Continue navegando