Buscar

Pericia, Mediação e Arbitragem

Prévia do material em texto

Nome: CRISTIANE CASTILHO
TRABALHO EM SALA DE AULA – QUESTÕES OBJETIVAS
Prova de Qualificação Técnica para Perícia Contábil
1) O perito do juízo teve seus honorários fixados pelo magistrado, cujo ônus recaiu à parte autora. Na proposta de honorários periciais antes apresentada, o perito incluiu todas as despesas possíveis de serem previstas, a partir do estudo criterioso que fez nos documentos existentes nos Autos. Ao realizar o trabalho pericial, ficou constatada a necessidade de uma diligência com a finalidade de obter dados existentes em outra cidade. Para tanto, o perito necessitaria deslocar-se até dito local, ação que resultaria em despesas imprevistas inicialmente.
Acerca da adequada atitude do profissional, segundo a NBC PP 01 – Perito Contábil, assinale a opção CORRETA.
a) O perito deve requerer ao juízo o pagamento das despesas não contempladas na proposta inicial.
b) O perito deve solicitar o ressarcimento diretamente ao advogado da parte responsável pelo pagamento dos honorários, visando à celeridade processual, sem trânsito pelos Autos.
c) O perito deve requerer ao juízo a desconsideração do plano de trabalho e da estimativa de valor dos honorários anteriormente deferidos e apresentar nova proposta e novo plano de trabalho.
d) O perito deve, obrigatoriamente, realizar o trabalho, custeando, por sua conta, as despesas necessárias à realização da Diligência, eis que não as incluiu em sua proposta de honorários deferida.
2) O contador foi nomeado para atuar na função de perito do juízo em uma Ação de Dissolução de Sociedades e, posteriormente, foi intimado para apresentar sua proposta de estimativa de honorários. De acordo com a NBC PP01 – Perito Contábil, várias são as etapas de trabalho que devem ser consideradas pelo profissional para a elaboração da sua proposta de honorários. Com base nas informações, assinale a opção INCORRETA relativa às etapas:
a) pesquisa documental e exame de livros contábeis, fiscais e societários.
b) elaboração de planilhas de cálculo, quadros, gráficos, simulações e análises de resultados.
c) elaboração de termos de diligências para arrecadação de provas e comunicações às partes, terceiros e peritos-assistentes.
d) elaboração de esclarecimentos sobre o conteúdo do laudo pericial contábil, em atendimento à determinação do juiz.
3) A transparência e o respeito recíprocos entre o perito do juízo e os peritos-assistentes pressupõem tratamento impessoal, restringindo os trabalhos, exclusivamente, ao conteúdo técnico-científico. O contador A nomeado como perito do juízo, em uma ação de revisional financeira, deve atuar à luz dos critérios estabelecidos na NBC PP 01 – Perito Contábil. Com relação a esse assunto, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. O perito é responsável pelo trabalho de sua equipe técnica, a qual compreende os auxiliares para execução do trabalho complementar do laudo pericial contábil e/ou parecer técnico contábil.
II. O perito deve conhecer as responsabilidades sociais, éticas, profissionais e legais às quais está sujeito no momento em que aceita o encargo para a execução de perícias contábeis judiciais e extrajudiciais, inclusive arbitral.
III. O perito do juízo não precisará se declarar impedido para exercer suas atividades em um processo judicial em que já houver atuado como parecerista de uma das partes.
Estão CORRETOS os itens
a) II e III, apenas.
b) I e III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I, II e III.
4) Em uma ação de cobrança de prestações vencidas em contrato de financiamento imobiliário, houve a necessidade de nomeação de perito para apuração do efetivo saldo devedor. Um contador, nomeado para o encargo de perito nos citados autos de cobrança, deve realizar seus trabalhos em conformidade com a NBC PP01 – Perito Contábil. Sobre a forma de realização dos trabalhos, assinale a opção CORRETA.
a) O contador deve assumir a responsabilidade pessoal por todas as informações prestadas, quesitos respondidos, procedimentos adotados, diligências realizadas, valores apurados e conclusões apresentadas no laudo pericial contábil e no parecer técnico contábil.
b) Na condição de perito, o contador deve prestar os esclarecimentos somente se entender conveniente.
c) O contador não deve aceitar críticas ao seu laudo, negando-se a retificar os trabalhos realizados no caso de serem constatados equívocos ou erros.
d) A realização de diligências, durante a elaboração do laudo pericial, para a busca de provas, quando necessária, não precisa ser comunicada às partes para ciência de seus assistentes.
5) De acordo com a NBC PP 01 – Perito Contábil, o perito-assistente pode contratar serviço de profissional de outra área:
a) somente quando necessitar auxílio para cumprimento de prazo de entrega do laudo.
b) pode nos casos em que parte da matéria-objeto da perícia assim o requeira.
c) deve contratar sempre pois reforçará seu parecer técnico.
d) somente quando em trabalho conjunto com o perito contador.
6) De acordo com a NBC PP 01 – Perito Contábil, o Perito do juízo estará sendo parcial se:
a) dispensar igual tratamento às partes.
b) utilizar argumentos baseados em trabalho técnico por ele publicado.
c) atender aos assistentes técnicos com iguais oportunidades.
d) omitir algum argumento técnico com o objetivo de não prejudicar uma parte.
7) O contador, Perito do juízo, elaborou seu trabalho utilizando-se de Equipe Técnica formada por um engenheiro mecânico e um engenheiro agrônomo. No Laudo Pericial Contábil, ao abordar a metodologia empregada, citou os trabalhos técnicos das áreas da Mecânica e Agronomia, detalhando a parte elaborada por cada membro da equipe e suas
aplicações em auxílio à produção da prova. De acordo com a NBC PP 01 – Perito Contábil, julgue as situações citadas e, em seguida, assinale a opção INCORRETA.
a) O contador assumiu a responsabilidade pela totalidade das informações e resultados técnicos expostos em seu laudo.
b) O contador assumiu somente a responsabilidade relativa às questões contábeis expostas em seu laudo.
c) O contador foi prudente, no limite dos aspectos técnico-científicos, e atento às consequências advindas dos seus atos.
d) O contador demonstrou seu zelo profissional à medida que utilizou o trabalho de especialistas de outras áreas.
8) O contador X, na função de Perito do juízo, constatou a necessidade de proceder diligência para obter dados ausentes dos autos para cumprimento do seu encargo. Neste caso, de acordo com a NBC PP 01 – Perito Contábil, assinale o procedimento adequado.
a) Solicitar diretamente à parte detentora da prova documental, imediatamente e por qualquer meio, dispensada comunicação prévia às partes.
b) Dirigir termo de diligência diretamente à parte envolvida, mediante prévia autorização judicial.
c) Dirigir o termo de diligência ao juiz, solicitando a intimação da parte envolvida.
d) Dirigir termo de diligência diretamente à parte envolvida, comunicando previamente às partes para ciência de seus assistentes.
9) Após examinar os autos de um processo para o qual foi nomeado perito do juízo, apresentou sua proposta de honorários no valor de R$22.380,00 (vinte e dois mil e e trezentos e oitenta reais), levando em consideração, além de outros fatores, o tempo a ser gasto com as respostas aos quesitos formulados, relacionados, exclusivamente, aos temas financeiros objeto da lide. A proposta foi aceita e, dias após, o perito protocolou seu laudo. Depois recebeu seus honorários e, passados 30 dias, uma das partes apresentou novos quesitos relacionados a temas contábeis.
De acordo com a NBC PP 01 – Perito Contábil, julgue as seguintes possibilidades e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
a) O perito deverá, simplesmente, responder aos novos quesitos sem pleitear complementação de honorários, eis que os novos quesitos são complementares.
b) O perito poderá pedir a complementação de honorários porque os novos quesitos são suplementares.
c) O perito não poderá pedir a complementação de honorários porque os novos quesitostratam de temas contábeis, que é a sua especialização.
d) O perito não poderá pedir a suplementação de honorários, já que os quesitos estão vinculados ao objeto da prova pericial deferida.
10)À luz da NBC PP 01 – Perito Contábil, analise a seguinte situação: O contador Y, em 15/6/20X1, aconselhou o Sr. Z a respeito da situação patrimonial de uma sociedade empresarial, objeto de uma discussão societária em um litígio judicial. Em 1º/7/20X1, o Contador Y tomou ciência de sua nomeação para a função de perito do juízo, ocorrida em 1º/6/20X1, e constatou que o Sr. Z é parte do citado litígio judicial.
Marque a opção CORRETA que apresenta a atitude a ser tomada pelo contador Y no processo judicial que fora nomeado para a função de perito do juízo.
a) Recusar o encargo alegando seu impedimento.
b) Aceitar o encargo visto que o aconselhamento dado à parte ocorreu após sua nomeação.
c) Recusar o encargo alegando sua suspeição.
d) Aceitar o encargo porque o aconselhamento ocorreu quando ainda não sabia de sua nomeação, ficando assim afastada a hipótese de suspeição.

Continue navegando