Buscar

A jornada de integração acadêmica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A jornada de integração acadêmica se deu início no dia 11 de dezembro do ano 2023 ampliando conhecimentos em paralelo à disciplina: Ensino Digital. Durante quatro dias tivemos o prazer de aprender conceitos relacionados a Inteligência Artificial e o Aluno do Século 21.
O tema que mais trouxe curiosidade foi: Primeiro dia de jornada, onde o professor Enzo enfatizou sobre a “Inteligência artificial e o mundo contemporâneo”. Daí surge uma pergunta interessante: Porque o computador ainda não conversa com o ser humano? Sabemos que vivemos numa era em que a evolução tecnológica está acontecendo de maneira muito rápida e pra acompanharmos essa ascensão de uma forma geral é necessário que busquemos sempre a qualificação. De todo modo o ser humano ainda tem o comando da máquina tecnológica e com isso temos em mãos inúmeras ferramentas que facilitam nas mais diversas tarefas existentes no muno contemporâneo como por exemplo o “O chat GPT”. Mas, segundo Enzo, é preciso cautela nas informações fornecidas por essa ferramenta em específico. E como precaução de forma geral, devemos sempre buscar a fundo a veracidade dos fatos.
Silvio Bortoleto, afirma que a inteligência artificial se deu início em Dartmouth no verão de 1956 e que envolve soluções, máquinas e sistematização que são capazes de desenvolver tarefas, características da inteligência humana. Hoje a robotização já é uma realidade em boa parte das empresas ao redor do mundo. Dessa forma Silvio tenta responder a indagação feita anteriormente: Porque o computador ainda não conversa com o ser humano? A resposta está no simples fato de que a máquina não tem o domínio do léxico da língua, bem como a sintaxe, semiótica, semântica, pragmática... ou seja, “...Mais ainda lhe faltará a Alma”.
Portanto, a inteligência artificial (IA) é uma tecnologia revolucionária que tem impactado significativamente nas diversas áreas da sociedade, por exemplo a democratização de serviços, que permite o acesso e usufruto dos benefícios por uma parcela cada vez maior da população. No cenário atual conhecer e utilizar a (IA) é fundamental para quem deseja se destacar no marcado do trabalho.

Continue navegando