Buscar

BIOLOGIA BÁSICA - DESAFIO - AULA 01

Prévia do material em texto

UFBRA - BIOLOGIA BÁSICA - AULA 1: A CÉLULA
DESAFIO 
As células eucariotas são células organizadas, formadas por compartimentos internos chamados de organelas. Estas desempenham funções importantes e são responsáveis pelo bom desempenho das células como, por exemplo, as células do intestino, que apresentam projeções da membrana plasmática, formando as microvilosidades. As microvilosidades aumentam a superfície de contato e absorvem mais os nutrientes que se encontram na luz do intestino. Os microtúbulos, juntamente com outros filamentos do citoesqueleto, formam um arcabouço que dá forma e sustentação à célula. Também são responsáveis pelos movimentos celulares e pela condução de moléculas para dentro e para fora das células.
Algumas células animais têm flagelos, cuja função é a locomoção. No retículo endoplasmático rugoso, ocorre a síntese de proteínas. A organela denominada lisossomo armazena enzimas essenciais para o metabolismo de várias moléculas e digere fragmentos de outras organelas ou de células mortas, como, por exemplo, uma bactéria. Para que tudo funcione bem dentro da célula, é necessário que haja energia. A organela responsável pela produção de energia é a mitocôndria. Esta tem material genético próprio (ácido desoxirribonucleico — DNA) e é responsável por algumas características genéticas.
A partir dos casos a seguir, aponte as possíveis disfunções em organelas para que exames mais detalhados sejam realizados posteriormente e o paciente seja diagnosticado de forma correta:
a) Paciente com disfunção muscular e metabolismo energético muito elevado. Problemas nas células musculares, queda das pálpebras superiores e, posteriormente, dificuldade em deglutir, ocasionando, também, fraqueza dos músculos inferiores.
b) Paciente do sexo masculino com problemas de fertilidade.
​​​​​​​c) Paciente com problemas de metabolização de gorduras, causando seu acúmulo no interior da organela deficiente. Apresenta mau funcionamento dos órgãos como rins, fígado e coração.
RESPOSTA
No primeiro caso, os sintomas sugerem uma possível disfunção nas mitocôndrias, que são responsáveis pela produção de energia nas células musculares. A queda das pálpebras superiores, chamada de Ptose Palpebral, e a fraqueza muscular podem indicar uma condição conhecida como Miastenia Grave, que está associada a distúrbios na transmissão Neuromuscular. No caso da fertilidade masculina, uma disfunção nas mitocôndrias também pode estar envolvida. As mitocôndrias são importantes para a produção de energia nas células do esperma, qualquer anormalidade pode afetar a mobilidade e a viabilidade dos espermatozoides. Já no último caso, a afluência de gorduras no interior da organela deficiente sugere uma possível disfunção nos lisossomos, que são responsáveis pela digestão e reciclagem de materiais dentro da célula. Quando os lisossomos não funcionam normalmente, ocorre o agrupamento de substâncias indesejadas na célula, levando à problemas no funcionamento dos órgãos, como rins, fígado e coração.

Continue navegando