Buscar

Controle Aversivo e Punição

Prévia do material em texto

CONTROLE AVERSIVO
- CONTINGÊNCIAS AVERSIVAS
1. Controle aversivo: contingências que influenciam a probabilidade de o comportamento ocorrer.
2. Reforço Negativo: estímulo que é eliminado na hora de executar determinado comportamento. Ou seja, ele pode ser entendido quando algo que já existe é removido ou muda o comportamento para a melhoria da pessoa. 
3. Punição: o ato de diminuir certo tipo de comportamento a partir de uma consequência negativa, podendo chegar até mesmo na sua extinção.
- TIPOS DE PUNIÇÃO
1. Punição Positiva: A punição positiva envolve a apresentação de um estímulo aversivo após a ocorrência de um comportamento
2. Punição Negativa: A punição negativa envolve retirar um estímulo desejável após a ocorrência de um comportamento. 
- SUBPRODUTOS EMOCIONAIS
1. Efeito operante: Probabilidade da ocorrência do comportamento aumenta.
2. Condicionamento respondente: Reações emocionais incompatíveis com a ocorrência do comportamento.
- CONDICIONAMENTO DE ESTÍMULOS NEUTROS
· Quanto maior o número de estímulos condicionados antes da remoção da estimulação aversiva. Maior pode ser o tempo que indivíduo permanece emitindo comportamentos de esquiva.
- PUNIÇÃO
. Punição é um termo usado na psicologia do condicionamento operante para se referir a qualquer mudança que ocorre após um comportamento que reduz a probabilidade de que esse comportamento ocorra novamente no futuro
. Para Skinner, a punição se dá pela perda de reforçadores ou a adição de estímulo aversivo.
. A punição é muitas vezes erroneamente confundida com reforço negativo. A diferença: o reforço aumenta as chances de ocorrência de um comportamento e a punição diminui as chances de ocorrência de um comportamento.

Continue navegando