Buscar

Auto Estima (4 Pilares)

Prévia do material em texto

Auto estima
Os 4 pilares
Em psicologia, auto-estima inclui a avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo intrinsecamente positiva ou negativa em algum grau (Sedikides & Gregg, 2003).
A auto-estima envolve tanto crenças autos significantes (por exemplo, "Eu sou competente/incompetente", "Eu sou benquisto/malquisto") e emoções autos significantes associadas (por exemplo, triunfo/desespero, orgulho/vergonha). Também encontra expressão no comportamento (por exemplo, assertividade/temeridade, confiança/cautela).
Em acréscimo, a autoestima pode ser construída como uma característica permanente de personalidade (traço de autoestima) ou como uma condição psicológica temporária (estado de autoestima). Finalmente, a autoestima pode ser específica de uma dimensão particular (por exemplo, "Acredito que sou um bom escritor e estou muito orgulhoso disso") ou de extensão global (por exemplo, "Acredito que sou uma boa pessoa, e sinto-me orgulhoso quanto a mim no geral").
Num trabalho recente, F. Protreck – Rose e G. Jacob propõe uma abordagem psicoterapêutica para quem tenha baixa auto-estima baseada e á qual denominam “os quatro pilares da auto-estima”. 
1 – Auto/Aceitação: uma postura positiva em relação a si próprio. Inclui elementos como estar satisfeito e de acordo consigo mesmo, respeito a si próprio e sentir-se em casa no próprio corpo.
2 – Auto/Confiança: uma postura positiva com relação ás próprias capacidades e desempenho. Inclui as convicções de saber conseguir fazer alguma coisa, de fazê-lo bem, de conseguir alcançar algo, de suportar as dificuldades e de poder prescindir de determinadas coisas.
3 – Competência social: é a experiência de ser capaz de fazer contatos. Inclui saber lidar com outras pessoas, sentir-se capaz de lidar com situações difíceis, ter reações flexíveis, conseguir sentir a ressonância social (intervenção de forças exteriores) dos próprios atos, saber regular a distância/proximidade com outras pessoas.
4 – rede social: estar ligado a uma rede de relacionamentos positivos. Inclui uma relação satisfatória com o parceiro, com a família, com os amigos, poder contar com eles, estar á sua disposição e ser importante para outras pessoas.
Faça o seu mapa de auto - estima
Auto-Estima	auto/aceitação	auto/confiança	competência social	rede social	3	1	4	2	
Descubra o que você privilegia e o que teria que melhorar 
Repita o exercício só que agora com apenas 10 pontos a disposição a serem distribuídos.
image1.jpeg
image2.jpg
Planilha_do_Microsoft_Excel1.xlsx
Plan1
		 		Auto-Estima
		auto/aceitação		3
		auto/confiança		1
		competência social		4
		rede social		2
				Para redimensionar o intervalo de dados do gráfico, arraste o canto inferior direito do intervalo.

Continue navegando