Buscar

Relatório 1 Solubilidade e Insaturação de Lipídios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NEAD
RELATÓRIO DE PRÁTICA VIRTUAL
	IDENTIFICAÇÃO
	1. Acadêmico: 
	2. Matrícula: 
	3. Curso: Fisioterapia (BFI)
	4. Turma: 
	5. Disciplina: Bioquímica Básica e Metabolismo
	6. Tutor(a) Externo(a): 
	DADOS DA PRÁTICA
	1. Título: Solubilidade e Insaturação de Lipídios
	2. Semestre: 
	3. Data: 
	INTRODUÇÃO
	Os lipídios também chamados de gorduras, são moléculas orgânicas biológicas. Eles são compostos principalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio. E podem ser divididos em dois grupos lipídios simples e compostos. Os compostos por ácidos graxos que podem ser classificados por saturados ou insaturados. Os lipídios são insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos apolares como éter etílico, acetona, benzeno, éter de petróleo, clorofórmio e álcoois. 
	OBJETIVOS
	Compreender a dissolubilidade dos lipídios e aprender a diferenciar os saturados dos insaturados. 
	MATERIAIS
	Foram utilizados os seguintes materiais: Jaleco, luvas, mascara, óculos de proteção, gordura animal, óleo vegetal, manteiga, água destilada, éter etílico, lugol, solução de acido clorídrico, solução de hidróxido de sódio, Bico de Busen, béquer, Pipeta de Pasteur, espátula, vidro relógio, tubos de ensaio e pisseta com água.
	METODOLOGIA
	A prática foi iniciada com a paramentação, em seguida foram dispostos na bancada da capela os instrumentos necessários para o experimento. Durante o teste de dissolubilidade os tubos de ensaio foram preenchidos da seguinte forma: de 1 a 4 foi adicionado 1ml de óleo vegetal; de 5 a 8 adicionado 1 ml manteiga; de 9 a 12 adicionado 1ml de gordura animal. Em seguida foi adicionado 5ml de água destilada nos tubos que estavam enumerados 1, 5 e 9. Também foi adicionado éter etílico 5 ml nos tubos 2, 6 e 10. Assim como, hidróxido de sódio 5 ml nos tubos 3, 7 e 11 e por fim, acido clorídrico 5 ml nos tubos de ensaio 4, 8 e 12. Em seguida, todos os tubos foram agitados e deixados em repouso por alguns minutos.
Na sequencia foi realizado o teste de insaturação onde foram preenchidos os tubos de ensaio um com óleo vegetal, um com manteiga e outro com gordura animal e adicionado à solução de lugol. Todos os três tubos foram agitados e colocados em banho maria por alguns minutos. 
	RESULTADOS E DISCUSSÕES
	A semelhança entre óleos e gorduras é que ambos são insolúveis em água (hidrofóbicas) e solúveis em soluções apolares, podem ser de origem animal ou vegetal. Os óleos são líquidos na temperatura ambiente e são da cadeia insaturada já as gorduras são sólidas e fazem parte da cadeia saturada. Quando misturadas aos solventes orgânicos como por exemplo o éter etílico tornam se uma mistura homogênea. Os lipídeos que foram adicionados água destilada continuaram separados (heterogêneo) mesmo após serem agitados, pois suas densidades são diferentes, mudando apenas a posição dentro dos tubos de ensaio de acordo com suas densidades.
Também foi usado o teste de insaturação onde os tubos 1 e 2 tivemos a homogeneização do óleo vegetal com o lugol e a manteiga com o lugol, já no tubo 3 a gordura animal não se misturou ao lugol. Podendo observar a diferença entre os ácidos graxos saturados e insaturados. 
 
	REGISTRO FOTOGRÁFICO
	
	REFERÊNCIAS
	VOET, D.; VOET, J. G.; PRATT, C. W. Fundamentos de Bioquímica. Porto Alegre: Artmed. 2000
https://uniasselvi.grupoa.education/sagah/object/default/72463824
image1.png

Continue navegando

Outros materiais