Buscar

OS MAIS IMPORTANTES PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO

Prévia do material em texto

OS MAIS IMPORTANTES PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO
SOCIEDADE
Os princípios do direito do trabalho são diretrizes que informam, normatizam e interpretam as leis nessa área. São pressupostos que podem ser invocados tanto pelo trabalhador quanto pelo empregador.
Os princípios são parte fundamental no estudo de qualquer área do direito, mas essa importância toma uma dimensão especial quando falamos do direito do trabalho. 
Isso porque, princípios do direito do trabalho são fruto de reivindicações da classe trabalhadora, que buscam equilíbrio entre capital e trabalho.  Assim sendo, as consequências dessas ações desenham a sociedade como nós a conhecemos hoje. 
O que são princípios?
Princípios são linhas diretrizes que inspiram o sentido das normas. Da mesma forma, explica Americo Plá:
linhas diretrizes que informam algumas normas e inspiram direta ou indiretamente uma série de soluções, pelo que podem servir para promover e embasar a aprovação de novas normas, orientar a interpretação das existentes e resolver os casos não previstos”.
Princípios do Direito do Trabalho – São Paulo: 1978.
Dessa forma, os princípios cumprem três funções principais.
Qual a função dos princípios?
As três funções principais dos princípios são:
1. Informadora: pois inspiram o legislador, servindo de fundamento para o ordenamento jurídico;
2. Normativa: pois atuam como fonte supletiva da lei, em caso de lacuna;
3. Interpretativa: pois operam como critério orientador do juiz ou do intérprete.
A partir destas três funções principais, desdobram-se outras funções secundárias do direito. Como explica Garcia Martinez, citada por Américo Plá:
a) Servem para depurar as noções que, provenientes do direito comum, devem ser adaptadas peculiaridades da matéria. Os princípios servem de peneira, por meio da qual as instituições de direito comum ganham nova vitalidade e novo enfoque.
b) Servem de contenção ao avanço da legislação não trabalhista.
c) Servem para avançar alguns conceitos, introduzindo-os em matérias reguladas por outros ramos do direito, ou seja, que permitem uma influência do Direito do Trabalho em outros ramos jurídicos. 
d) Servem como instrumento de recriação de normas obsoletas. O Direito do Trabalho é um ramo em permanente movimento e evolução, razão pela qual, se o legislador não acompanha o mesmo ritmo, as normas podem facilmente envelhecer. Os princípios o atualizam e rejuvenescem.”
Princípios do Direito do Trabalho – São Paulo: 1978.
Quais são os princípios do direito do trabalho?
Existe uma discussão sobre o número de princípios dentro do direito do trabalho e seu alcance.  No entanto, essa é uma discussão ampla e provavelmente nunca se chegará a um consenso. Por isso, elencamos os quatro princípios mais relevantes, são eles:
1. Proteção
2. Irrenunciabilidade
3. Continuidade da Relação de Emprego
4. Primazia da Realidade
Acima de tudo é importante salientar que os princípios como pressupostos informadores do direito do trabalho são ambivalentes. Ou seja, podem ser invocados tanto pelo trabalhador quanto pelo empregador.
1. Princípio do direito do trabalho: Proteção
O princípio da proteção é o mais basilar princípio do direito do trabalho, pois exprime o próprio sentido teleológico deste ordenamento jurídico: proteger.
Os contornos do direito do trabalho sofreram profundas modificações ao longo das últimas alterações legislativas. No entanto, independente disto, a sua função de instrumento de equilíbrio social é algo que jamais poderá ser mudada.
Por isso, o princípio da proteção se reveste da maior importância possível dentro do nosso estudo. E, é subdividido em três regras interpretativas, são elas:
In dubio pro operário
Esta regra determina que caso uma norma possibilite interpretações diversas, deve ser aplicada a interpretação mais favorável ao trabalhador. 
Entretanto, há condições para utilizar esta regra, são elas: quando houver dúvida sobre o alcance legal de uma norma e quando não há desrespeito a vontade do legislador.

Continue navegando