Logo Passei Direto
Buscar

AVA - Psicologia Juridica (questionario I)

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O termo violência doméstica inclui aquela praticada por um parceiro íntimo ou membro da família, em qualquer situação ou forma. O mais comum nesse contexto é a violência do homem contra a mulher.
Analise as seguintes afirmativas concernentes a esse fenômeno e sua abordagem atual
I - A hesitação da vítima de violência doméstica em recorrer à justiça retrata a debilidade do sistema penal de nosso país no papel de proteção às mulheres vítimas de violência, já que o sistema atual não consegue prevenir a reiteração da conduta por parte do agressor e assim fecha-se às reais necessidades da vítima no sentido da resolução do conflito.
II - Esse tipo de violência ocorre em um âmbito eminentemente privado, costuma aumentar de intensidade e é normalmente repetitiva, implicando, muitas vezes, risco de vida constante e crescente para a vítima.
III - Em caso de violência doméstica, o juiz do Juizado Especial Criminal poderá determinar, como medida de cautela, o afastamento do autor do fato do lar, domicílio ou local de convivência com a vítima.
A partir dessa análise, pode-se concluir que está correta:
Apenas as afirmativas I e II.
a) Apenas as afirmativas I e II.
b) Apenas a afirmativa II.
c) Apenas a afirmativa III.
d) Apenas as afirmativas II e III.
e) Apenas a afirmativa I.

Com base no texto apresentado e nas discussões realizadas em classe, assinale a alternativa correta:
I. A Psicologia Jurídica surgiu para atender demandas específicas apresentadas pelo Direito. O psicólogo que atua nesse contexto deve ter especial atenção no cumprimento de suas funções profissionais, uma vez que o compromisso da Psicologia é com o sujeito.
II. O psicólogo que atua na área jurídica poderá desenvolver práticas que se inscrevem nas tutelas jurídicas sobre o adolescente autor de ato infracional; nas disputas judiciais entre famílias; nas adoções, nas violências sexuais, nas violências contra mulher e contra criança e adolescentes, nas prisões, entre outras.
III. A Psicologia Jurídica, como ciência autônoma, deve restringir-se aos conhecimentos produzidos pela Psicologia, caso contrário, correria o risco de confundir-se com a área de atuação dos operadores do Direito.
São corretas I e II somente.
a) São corretas I e II somente.
b) São corretas II e III somente.
c) Somente a II é correta.
d) Somente a III é correta.
e) Somente a I é correta

De acordo com o texto acima, considere as seguintes afirmativas:
I. O genitor alienador é, na maioria das vezes, portador de patologias psicológicas graves que o impede de zelar pela proteção, saúde física e emocional de seus filhos, usando-os, assim, para agredir o ex-companheiro durante e após o período de separação conjugal.
II. Nos conflitos pós-separação, a criança sente a animosidade entre os pais e, em muitos casos, afasta-se de um dos genitores por perceber a fragilidade emocional do outro. Nessa situação, a Síndrome de Alienação Parental também deve ser considerada, pois houve um afastamento voluntário da criança.
III. A Lei 4053/2008 tem um caráter preventivo e dentre suas medidas de proteção à criança e/ou adolescente estão: advertência ao alienador, maior tempo de permanência com o genitor alienado e intervenção psicológica a todos os membros da família.
IV. Nos processos de separação litigiosa nos quais se observa a ocorrência da SAP (Síndrome de Alienação Parental), o resultado final é sempre a inversão da guarda, uma vez que essa é a solução cabível nessa disputa.
V. A SAP (Síndrome de Alienação Parental) é uma patologia que necessita de uma intervenção específica e efetiva por parte do psicólogo e deve ser compreendida como uma forma de violência psicológica perpetrada à criança e/ou ao adolescente, causando sérios danos psicológicos a este.
Assinale a alternativa correta:
Somente as alternativas I e II estão corretas.
a) Somente as alternativas III e V estão corretas.
b) Somente as alternativas I e II estão corretas.
c) Somente a alternativa III está correta.
d) Somente as alternativas II, III e IV estão corretas.
e) Somente as alternativas I, III e V estão corretas.

O abuso sexual de crianças e adolescentes é um fenômeno que tem crescido em número de denúncias e constitui um campo contemporâneo de prática do psicólogo, tanto na clínica particular, quanto nas instituições que prestam serviços de avaliação e acompanhamento de vítimas e nos Tribunais de Justiça em processos judiciais de variados tipos. Em relação à atuação do psicólogo na verificação da veracidade do abuso sexual e seus efeitos, assinale a afirmativa incorreta.
Uma das técnicas utilizadas pelos psicólogos para verificar a veracidade de um caso de abuso sexual é chamada de entrevista de revelação, na qual o psicólogo tenta conseguir da criança um relato sobre o fato que o auxilie a confirmar ou não o abuso.
Não é importante para o psicólogo entrevistar o acusado de ter praticado o abuso sexual, pois o mais importante é a consideração da palavra da criança e do adolescente, desde que respeitados seu grau de desenvolvimento e discernimento.
Em termos psicológicos, as principais dificuldades para constatar o abuso sexual de uma criança, quando não há evidências físicas ou fisiológicas que o acompanhem, relacionam-se ao fato de que não há padrão de comportamento e emoções específicas que ocorram em todas ou quase todas as crianças abusadas e tampouco indicadores seguros que revelem a ausência de abuso.
Um dos principais problemas enfrentados pelo psicólogo que atua em questões familiares é que muitas acusações de abuso sexual são falsas e se relacionam com conflitos familiares oriundos, muitas vezes, de processos de separação conjugal litigiosos e de regulamentação de visitas.
É fundamental conhecer em profundidade a realidade das crianças, dos adolescentes e das famílias envolvidas em acusações de violência sexual, para que se possa levantar hipóteses sobre a veracidade da situação.
a) I
b) II
c) III
d) IV
e) V

Em relação às medidas protetivas contempladas no trabalho do psicólogo nas Varas da Infância e Juventude, pode-se afirmar:
Guarda provisória ou definitiva é uma medida legal de colocar a criança ou adolescente em família substituta que passa a ter as mesmas responsabilidades dos pais. O poder familiar é mantido. Essa medida pode ser revogável a qualquer momento e tem validade até a maioridade.
Tutela é uma medida legal aplicada no caso de faltarem os pais, ou esses tenham sido destituídos do poder familiar ou declarados ausentes. O tutor é o representante legal das crianças.
O abrigamento é uma medida socioeducativa.
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.

Sobre a violência contra crianças e adolescentes, assinale a alternativa CORRETA:
Em muitos casos de violência, os agressores não se consideram agressivos e justificam seus atos como métodos corretivos ou eficazes ações disciplinares, inerentes ao processo educativo de crianças e adolescentes.
É comum, em casos de violência intrafamiliar, a existência do que alguns estudiosos chamam de complô do silêncio, definido por um pacto entre agressor, vítima e demais membros da família que serve a perpetuação das ações violentas.
Segundo pesquisas demonstram, quanto mais nova a criança vítima de violência familiar, mais rápida sua recuperação e menores as possibilidades de sequelas a longo prazo.
a) São corretas I e II somente.
b) São corretas I e III somente.
c) Somente a II é correta.
d) Somente a III é correta.
e) Somente a I é correta.

Toda a criança e adolescente que necessitar de acolhimento institucional por maus tratos familiar terá seus direitos garantidos pelo ECA e as entidades que desenvolvem programas para crianças e adolescentes em acolhimento institucional deverão:
Assinale a alternativa incorreta:
a. Preservar os vínculos familiares e promover a reintegração familiar quando possível.
b. Reintegração em família substituta, quando esgotados os recursos.
c. O dirigente da casa é equiparado a um guardião e deverá desenvolver a convivência de seus clientes com a escola e os cuidados à saúde, garantindo os direitos.
d. Os bebês de mães usuárias químicas não poderão conviver com elas devido à situação de risco que elas expuseram seus filhos.
e. As crianças e os adolescentes em regime de acolhimento institucional deverão ser atendidos por equipe multiprofissional como serviço social, psicólogo e pedagogo a fim de agilizar sua situação legal, com relatórios semestrais.
a) Apenas as afirmativas I e II.
b) Somente a II é correta.
c) Somente a I é correta

O termo violência doméstica inclui aquela praticada por um parceiro íntimo ou membro da família, em qualquer situação ou forma. O mais comum nesse contexto é a violência do homem contra a mulher.
Analise as seguintes afirmativas concernentes a esse fenômeno e sua abordagem atual
I - A hesitação da vítima de violência doméstica em recorrer à justiça retrata a debilidade do sistema penal de nosso país no papel de proteção às mulheres vitimas de violência, já que o sistema atual não consegue prevenir a reiteração da conduta por parte do agressor e assim fecha-se às reais necessidades da vítima no sentido da resolução do conflito.
II - Esse tipo de violência ocorre em um âmbito eminentemente privado, costuma aumentar de intensidade e é normalmente repetitiva, implicando, muitas vezes, risco de vida constante e crescente para a vítima.
III - Em caso de violência doméstica, o juiz do Juizado Especial Criminal poderá determinar, como medida de cautela, o afastamento do autor do fato do lar, domicílio ou local de convivência com a vítima.
A partir dessa análise, pode-se concluir que está correta:
I - A hesitação da vítima de violência doméstica em recorrer à justiça retrata a debilidade do sistema penal de nosso país no papel de proteção às mulheres vitimas de violência, já que o sistema atual não consegue prevenir a reiteração da conduta por parte do agressor e assim fecha-se às reais necessidades da vítima no sentido da resolução do conflito.
II - Esse tipo de violência ocorre em um âmbito eminentemente privado, costuma aumentar de intensidade e é normalmente repetitiva, implicando, muitas vezes, risco de vida constante e crescente para a vítima.
III - Em caso de violência doméstica, o juiz do Juizado Especial Criminal poderá determinar, como medida de cautela, o afastamento do autor do fato do lar, domicílio ou local de convivência com a vítima.
a) Apenas as afirmativas I e II.
b) Somente a alternativa III está correta.
c) Somente as alternativas I e II estão corretas.

Com base no texto apresentado e nas discussões realizadas em classe, assinale a alternativa correta:
I. A Psicologia Jurídica surgiu para atender demandas específicas apresentadas pelo Direito. O psicólogo que atua nesse contexto deve ter especial atenção no cumprimento de suas funções profissionais, uma vez que o compromisso da Psicologia é com o sujeito.
II. O psicólogo que atua na área jurídica poderá desenvolver práticas que se inscrevem nas tutelas jurídicas sobre o adolescente autor de ato infracional; nas disputas judiciais entre famílias; nas adoções, nas violências sexuais, nas violências contra mulher e contra criança e adolescentes, nas prisões, entre outras.
III. A Psicologia Jurídica, como ciência autônoma, deve restringir-se aos conhecimentos produzidos pela Psicologia, caso contrário, correria o risco de confundir-se com a área de atuação dos operadores do Direito.
I. A Psicologia Jurídica surgiu para atender demandas específicas apresentadas pelo Direito. O psicólogo que atua nesse contexto deve ter especial atenção no cumprimento de suas funções profissionais, uma vez que o compromisso da Psicologia é com o sujeito.
II. O psicólogo que atua na área jurídica poderá desenvolver práticas que se inscrevem nas tutelas jurídicas sobre o adolescente autor de ato infracional; nas disputas judiciais entre famílias; nas adoções, nas violências sexuais, nas violências contra mulher e contra criança e adolescentes, nas prisões, entre outras.
III. A Psicologia Jurídica, como ciência autônoma, deve restringir-se aos conhecimentos produzidos pela Psicologia, caso contrário, correria o risco de confundir-se com a área de atuação dos operadores do Direito.
a) São corretas I e II somente.
b) São corretas II e III somente.
c) Somente a II é correta.
d) Somente a III é correta.
e) Somente a I é correta

De acordo com o texto acima, considere as seguintes afirmativas:
I. O genitor alienador é, na maioria das vezes, portador de patologias psicológicas graves que o impede de zelar pela proteção, saúde física e emocional de seus filhos, usando-os, assim, para agredir o ex-companheiro durante e após o período de separação conjugal.
II. Nos conflitos pós-separação, a criança sente a animosidade entre os pais e, em muitos casos, afasta-se de um dos genitores por perceber a fragilidade emocional do outro. Nessa situação, a Síndrome de Alienação Parental também deve ser considerada, pois houve um afastamento voluntário da criança.
III. A Lei 4053/2008 tem um caráter preventivo e dentre suas medidas de proteção à criança e/ou adolescente estão: advertência ao alienador, maior tempo de permanência com o genitor alienado e intervenção psicológica a todos os membros da família.
IV. Nos processos de separação litigiosa nos quais se observa a ocorrência da SAP (Síndrome de Alienação Parental), o resultado final é sempre a inversão da guarda, uma vez que essa é a solução cabível nessa disputa.
V. A SAP (Síndrome de Alienação Parental) é uma patologia que necessita de uma intervenção específica e efetiva por parte do psicólogo e deve ser compreendida como uma forma de violência psicológica perpetrada à criança e/ou ao adolescente, causando sérios danos psicológicos a este.
Assinale a alternativa correta:
I. O genitor alienador é, na maioria das vezes, portador de patologias psicológicas graves que o impede de zelar pela proteção, saúde física e emocional de seus filhos, usando-os, assim, para agredir o ex-companheiro durante e após o período de separação conjugal.
II. Nos conflitos pós-separação, a criança sente a animosidade entre os pais e, em muitos casos, afasta-se de um dos genitores por perceber a fragilidade emocional do outro. Nessa situação, a Síndrome de Alienação Parental também deve ser considerada, pois houve um afastamento voluntário da criança.
III. A Lei 4053/2008 tem um caráter preventivo e dentre suas medidas de proteção à criança e/ou adolescente estão: advertência ao alienador, maior tempo de permanência com o genitor alienado e intervenção psicológica a todos os membros da família.
IV. Nos processos de separação litigiosa nos quais se observa a ocorrência da SAP (Síndrome de Alienação Parental), o resultado final é sempre a inversão da guarda, uma vez que essa é a solução cabível nessa disputa.
V. A SAP (Síndrome de Alienação Parental) é uma patologia que necessita de uma intervenção específica e efetiva por parte do psicólogo e deve ser compreendida como uma forma de violência psicológica perpetrada à criança e/ou ao adolescente, causando sérios danos psicológicos a este.
a) Somente as alternativas III e V estão corretas.
b) Somente as alternativas I e II estão corretas.
c) Somente a alternativa III está correta.
d) Somente as alternativas II, III e IV estão corretas.
e) Somente as alternativas I, III e V estão corretas.

A falta ou carência de recursos materiais dos pais que possa inviabilizar o cumprimento do dever de sustento dos filhos:
1. Exige a intervenção direta da autoridade judicial.
2. É causa suficiente para colocação de crianças ou adolescentes em adoção.
3. Não constitui motivo suficiente para a perda ou suspensão do poder familiar.
4. Autoriza a formação de procedimentos para declaração de situação irregular pelo Ministério Público.
5. É motivo suficiente para procedimento de internação em abrigo.

a) Exige a intervenção direta da autoridade judicial.
b) É causa suficiente para colocação de crianças ou adolescentes em adoção.
c) Não constitui motivo suficiente para a perda ou suspensão do poder familiar.
d) Autoriza a formação de procedimentos para declaração de situação irregular pelo Ministério Público.
e) É motivo suficiente para procedimento de internação em abrigo.

O abuso sexual de crianças e adolescentes é um fenômeno que tem crescido em número de denúncias e constitui um campo contemporâneo de prática do psicólogo, tanto na clínica particular, quanto nas instituições que prestam serviços de avaliação e acompanhamento de vítimas e nos Tribunais de Justiça em processos judiciais de variados tipos. Em relação à atuação do psicólogo na verificação da veracidade do abuso sexual e seus efeitos, assinale a afirmativa incorreta.
Uma das técnicas utilizadas pelos psicólogos para verificar a veracidade de um caso de abuso sexual é chamada de entrevista de revelação, na qual o psicólogo tenta conseguir da criança um relato sobre o fato que o auxilie a confirmar ou não o abuso.
Não é importante para o psicólogo entrevistar o acusado de ter praticado o abuso sexual, pois o mais importante é a consideração da palavra da criança e do adolescente, desde que respeitados seu grau de desenvolvimento e discernimento.
Em termos psicológicos, as principais dificuldades para constatar o abuso sexual de uma criança, quando não há evidências físicas ou fisiológicas que o acompanhem, relacionam-se ao fato de que não há padrão de comportamento e emoções específicas que ocorram em todas ou quase todas as crianças abusadas e tampouco indicadores seguros que revelem a ausência de abuso.
Um dos principais problemas enfrentados pelo psicólogo que atua em questões familiares é que muitas acusações de abuso sexual são falsas e se relacionam com conflitos familiares oriundos, muitas vezes, de processos de separação conjugal litigiosos e de regulamentação de visitas.
É fundamental conhecer em profundidade a realidade das crianças, dos adolescentes e das famílias envolvidas em acusações de violência sexual, para que se possa levantar hipóteses sobre a veracidade da situação.
a) I
b) II
c) III
d) IV
e) V

Em relação às medidas protetivas contempladas no trabalho do psicólogo nas Varas da Infância e Juventude, pode-se afirmar:
Guarda provisória ou definitiva é uma medida legal de colocar a criança ou adolescente em família substituta que passa a ter as mesmas responsabilidades dos pais. O poder familiar é mantido. Essa medida pode ser revogável a qualquer momento e tem validade até a maioridade.
Tutela é uma medida legal aplicada no caso de faltarem os pais, ou esses tenham sido destituídos do poder familiar ou declarados ausentes. O tutor é o representante legal das crianças.
O abrigamento é uma medida socioeducativa.
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.

Sobre a violência contra crianças e adolescentes, assinale a alternativa CORRETA:
Em muitos casos de violência, os agressores não se consideram agressivos e justificam seus atos como métodos corretivos ou eficazes ações disciplinares, inerentes ao processo educativo de crianças e adolescentes.
É comum, em casos de violência intrafamiliar, a existência do que alguns estudiosos chamam de complô do silêncio, definido por um pacto entre agressor, vítima e demais membros da família que serve a perpetuação das ações violentas.
Segundo pesquisas demonstram, quanto mais nova a criança vítima de violência familiar, mais rápida sua recuperação e menores as possibilidades de sequelas a longo prazo.
a) São corretas I e II somente.
b) São corretas I e III somente.
c) Somente a II é correta.
d) Somente a III é correta.
e) Somente a I é correta.

Sobre a Psicologia Jurídica no Brasil é correto afirmar que:
Os primeiros trabalhos de psicólogos na área consistiam na realização de avaliações psicológicas de adultos criminosos e adolescentes infratores, realizadas por profissionais concursados pelo Tribunal de Justiça.
A atuação de psicólogos brasileiros na área da Psicologia Jurídica sofreu, ao longo dos últimos anos, uma importante expansão, atuando diretamente no Sistema de Garantia de Direitos da Infância, da Juventude, da Família, das Mulheres e dos Idosos.
O psicólogo que atua na área jurídica deve responder a todas as solicitações dos operadores do Direito, com a finalidade de fornecer informações científicas sobre o comportamento humano e suas motivações.
A Psicologia Jurídica, como ciência autônoma, deve restringir-se aos conhecimentos produzidos pela Psicologia; caso contrário, correria o risco de confundir-se com a área de atuação dos operadores do Direito.
O objeto de estudo da Psicologia Jurídica é o comportamento anormal do indivíduo, que o leva a desconsiderar as leis vigentes e, consequentemente, a realizar uma conduta criminosa.
a) Os primeiros trabalhos de psicólogos na área consistiam na realização de avaliações psicológicas de adultos criminosos e adolescentes infratores, realizadas por profissionais concursados pelo Tribunal de Justiça.
b) A atuação de psicólogos brasileiros na área da Psicologia Jurídica sofreu, ao longo dos últimos anos, uma importante expansão, atuando diretamente no Sistema de Garantia de Direitos da Infância, da Juventude, da Família, das Mulheres e dos Idosos.
c) O psicólogo que atua na área jurídica deve responder a todas as solicitações dos operadores do Direito, com a finalidade de fornecer informações científicas sobre o comportamento humano e suas motivações.
d) A Psicologia Jurídica, como ciência autônoma, deve restringir-se aos conhecimentos produzidos pela Psicologia; caso contrário, correria o risco de confundir-se com a área de atuação dos operadores do Direito.
e) O objeto de estudo da Psicologia Jurídica é o comportamento anormal do indivíduo, que o leva a desconsiderar as leis vigentes e, consequentemente, a realizar uma conduta criminosa.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O termo violência doméstica inclui aquela praticada por um parceiro íntimo ou membro da família, em qualquer situação ou forma. O mais comum nesse contexto é a violência do homem contra a mulher.
Analise as seguintes afirmativas concernentes a esse fenômeno e sua abordagem atual
I - A hesitação da vítima de violência doméstica em recorrer à justiça retrata a debilidade do sistema penal de nosso país no papel de proteção às mulheres vítimas de violência, já que o sistema atual não consegue prevenir a reiteração da conduta por parte do agressor e assim fecha-se às reais necessidades da vítima no sentido da resolução do conflito.
II - Esse tipo de violência ocorre em um âmbito eminentemente privado, costuma aumentar de intensidade e é normalmente repetitiva, implicando, muitas vezes, risco de vida constante e crescente para a vítima.
III - Em caso de violência doméstica, o juiz do Juizado Especial Criminal poderá determinar, como medida de cautela, o afastamento do autor do fato do lar, domicílio ou local de convivência com a vítima.
A partir dessa análise, pode-se concluir que está correta:
Apenas as afirmativas I e II.
a) Apenas as afirmativas I e II.
b) Apenas a afirmativa II.
c) Apenas a afirmativa III.
d) Apenas as afirmativas II e III.
e) Apenas a afirmativa I.

Com base no texto apresentado e nas discussões realizadas em classe, assinale a alternativa correta:
I. A Psicologia Jurídica surgiu para atender demandas específicas apresentadas pelo Direito. O psicólogo que atua nesse contexto deve ter especial atenção no cumprimento de suas funções profissionais, uma vez que o compromisso da Psicologia é com o sujeito.
II. O psicólogo que atua na área jurídica poderá desenvolver práticas que se inscrevem nas tutelas jurídicas sobre o adolescente autor de ato infracional; nas disputas judiciais entre famílias; nas adoções, nas violências sexuais, nas violências contra mulher e contra criança e adolescentes, nas prisões, entre outras.
III. A Psicologia Jurídica, como ciência autônoma, deve restringir-se aos conhecimentos produzidos pela Psicologia, caso contrário, correria o risco de confundir-se com a área de atuação dos operadores do Direito.
São corretas I e II somente.
a) São corretas I e II somente.
b) São corretas II e III somente.
c) Somente a II é correta.
d) Somente a III é correta.
e) Somente a I é correta

De acordo com o texto acima, considere as seguintes afirmativas:
I. O genitor alienador é, na maioria das vezes, portador de patologias psicológicas graves que o impede de zelar pela proteção, saúde física e emocional de seus filhos, usando-os, assim, para agredir o ex-companheiro durante e após o período de separação conjugal.
II. Nos conflitos pós-separação, a criança sente a animosidade entre os pais e, em muitos casos, afasta-se de um dos genitores por perceber a fragilidade emocional do outro. Nessa situação, a Síndrome de Alienação Parental também deve ser considerada, pois houve um afastamento voluntário da criança.
III. A Lei 4053/2008 tem um caráter preventivo e dentre suas medidas de proteção à criança e/ou adolescente estão: advertência ao alienador, maior tempo de permanência com o genitor alienado e intervenção psicológica a todos os membros da família.
IV. Nos processos de separação litigiosa nos quais se observa a ocorrência da SAP (Síndrome de Alienação Parental), o resultado final é sempre a inversão da guarda, uma vez que essa é a solução cabível nessa disputa.
V. A SAP (Síndrome de Alienação Parental) é uma patologia que necessita de uma intervenção específica e efetiva por parte do psicólogo e deve ser compreendida como uma forma de violência psicológica perpetrada à criança e/ou ao adolescente, causando sérios danos psicológicos a este.
Assinale a alternativa correta:
Somente as alternativas I e II estão corretas.
a) Somente as alternativas III e V estão corretas.
b) Somente as alternativas I e II estão corretas.
c) Somente a alternativa III está correta.
d) Somente as alternativas II, III e IV estão corretas.
e) Somente as alternativas I, III e V estão corretas.

O abuso sexual de crianças e adolescentes é um fenômeno que tem crescido em número de denúncias e constitui um campo contemporâneo de prática do psicólogo, tanto na clínica particular, quanto nas instituições que prestam serviços de avaliação e acompanhamento de vítimas e nos Tribunais de Justiça em processos judiciais de variados tipos. Em relação à atuação do psicólogo na verificação da veracidade do abuso sexual e seus efeitos, assinale a afirmativa incorreta.
Uma das técnicas utilizadas pelos psicólogos para verificar a veracidade de um caso de abuso sexual é chamada de entrevista de revelação, na qual o psicólogo tenta conseguir da criança um relato sobre o fato que o auxilie a confirmar ou não o abuso.
Não é importante para o psicólogo entrevistar o acusado de ter praticado o abuso sexual, pois o mais importante é a consideração da palavra da criança e do adolescente, desde que respeitados seu grau de desenvolvimento e discernimento.
Em termos psicológicos, as principais dificuldades para constatar o abuso sexual de uma criança, quando não há evidências físicas ou fisiológicas que o acompanhem, relacionam-se ao fato de que não há padrão de comportamento e emoções específicas que ocorram em todas ou quase todas as crianças abusadas e tampouco indicadores seguros que revelem a ausência de abuso.
Um dos principais problemas enfrentados pelo psicólogo que atua em questões familiares é que muitas acusações de abuso sexual são falsas e se relacionam com conflitos familiares oriundos, muitas vezes, de processos de separação conjugal litigiosos e de regulamentação de visitas.
É fundamental conhecer em profundidade a realidade das crianças, dos adolescentes e das famílias envolvidas em acusações de violência sexual, para que se possa levantar hipóteses sobre a veracidade da situação.
a) I
b) II
c) III
d) IV
e) V

Em relação às medidas protetivas contempladas no trabalho do psicólogo nas Varas da Infância e Juventude, pode-se afirmar:
Guarda provisória ou definitiva é uma medida legal de colocar a criança ou adolescente em família substituta que passa a ter as mesmas responsabilidades dos pais. O poder familiar é mantido. Essa medida pode ser revogável a qualquer momento e tem validade até a maioridade.
Tutela é uma medida legal aplicada no caso de faltarem os pais, ou esses tenham sido destituídos do poder familiar ou declarados ausentes. O tutor é o representante legal das crianças.
O abrigamento é uma medida socioeducativa.
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.

Sobre a violência contra crianças e adolescentes, assinale a alternativa CORRETA:
Em muitos casos de violência, os agressores não se consideram agressivos e justificam seus atos como métodos corretivos ou eficazes ações disciplinares, inerentes ao processo educativo de crianças e adolescentes.
É comum, em casos de violência intrafamiliar, a existência do que alguns estudiosos chamam de complô do silêncio, definido por um pacto entre agressor, vítima e demais membros da família que serve a perpetuação das ações violentas.
Segundo pesquisas demonstram, quanto mais nova a criança vítima de violência familiar, mais rápida sua recuperação e menores as possibilidades de sequelas a longo prazo.
a) São corretas I e II somente.
b) São corretas I e III somente.
c) Somente a II é correta.
d) Somente a III é correta.
e) Somente a I é correta.

Toda a criança e adolescente que necessitar de acolhimento institucional por maus tratos familiar terá seus direitos garantidos pelo ECA e as entidades que desenvolvem programas para crianças e adolescentes em acolhimento institucional deverão:
Assinale a alternativa incorreta:
a. Preservar os vínculos familiares e promover a reintegração familiar quando possível.
b. Reintegração em família substituta, quando esgotados os recursos.
c. O dirigente da casa é equiparado a um guardião e deverá desenvolver a convivência de seus clientes com a escola e os cuidados à saúde, garantindo os direitos.
d. Os bebês de mães usuárias químicas não poderão conviver com elas devido à situação de risco que elas expuseram seus filhos.
e. As crianças e os adolescentes em regime de acolhimento institucional deverão ser atendidos por equipe multiprofissional como serviço social, psicólogo e pedagogo a fim de agilizar sua situação legal, com relatórios semestrais.
a) Apenas as afirmativas I e II.
b) Somente a II é correta.
c) Somente a I é correta

O termo violência doméstica inclui aquela praticada por um parceiro íntimo ou membro da família, em qualquer situação ou forma. O mais comum nesse contexto é a violência do homem contra a mulher.
Analise as seguintes afirmativas concernentes a esse fenômeno e sua abordagem atual
I - A hesitação da vítima de violência doméstica em recorrer à justiça retrata a debilidade do sistema penal de nosso país no papel de proteção às mulheres vitimas de violência, já que o sistema atual não consegue prevenir a reiteração da conduta por parte do agressor e assim fecha-se às reais necessidades da vítima no sentido da resolução do conflito.
II - Esse tipo de violência ocorre em um âmbito eminentemente privado, costuma aumentar de intensidade e é normalmente repetitiva, implicando, muitas vezes, risco de vida constante e crescente para a vítima.
III - Em caso de violência doméstica, o juiz do Juizado Especial Criminal poderá determinar, como medida de cautela, o afastamento do autor do fato do lar, domicílio ou local de convivência com a vítima.
A partir dessa análise, pode-se concluir que está correta:
I - A hesitação da vítima de violência doméstica em recorrer à justiça retrata a debilidade do sistema penal de nosso país no papel de proteção às mulheres vitimas de violência, já que o sistema atual não consegue prevenir a reiteração da conduta por parte do agressor e assim fecha-se às reais necessidades da vítima no sentido da resolução do conflito.
II - Esse tipo de violência ocorre em um âmbito eminentemente privado, costuma aumentar de intensidade e é normalmente repetitiva, implicando, muitas vezes, risco de vida constante e crescente para a vítima.
III - Em caso de violência doméstica, o juiz do Juizado Especial Criminal poderá determinar, como medida de cautela, o afastamento do autor do fato do lar, domicílio ou local de convivência com a vítima.
a) Apenas as afirmativas I e II.
b) Somente a alternativa III está correta.
c) Somente as alternativas I e II estão corretas.

Com base no texto apresentado e nas discussões realizadas em classe, assinale a alternativa correta:
I. A Psicologia Jurídica surgiu para atender demandas específicas apresentadas pelo Direito. O psicólogo que atua nesse contexto deve ter especial atenção no cumprimento de suas funções profissionais, uma vez que o compromisso da Psicologia é com o sujeito.
II. O psicólogo que atua na área jurídica poderá desenvolver práticas que se inscrevem nas tutelas jurídicas sobre o adolescente autor de ato infracional; nas disputas judiciais entre famílias; nas adoções, nas violências sexuais, nas violências contra mulher e contra criança e adolescentes, nas prisões, entre outras.
III. A Psicologia Jurídica, como ciência autônoma, deve restringir-se aos conhecimentos produzidos pela Psicologia, caso contrário, correria o risco de confundir-se com a área de atuação dos operadores do Direito.
I. A Psicologia Jurídica surgiu para atender demandas específicas apresentadas pelo Direito. O psicólogo que atua nesse contexto deve ter especial atenção no cumprimento de suas funções profissionais, uma vez que o compromisso da Psicologia é com o sujeito.
II. O psicólogo que atua na área jurídica poderá desenvolver práticas que se inscrevem nas tutelas jurídicas sobre o adolescente autor de ato infracional; nas disputas judiciais entre famílias; nas adoções, nas violências sexuais, nas violências contra mulher e contra criança e adolescentes, nas prisões, entre outras.
III. A Psicologia Jurídica, como ciência autônoma, deve restringir-se aos conhecimentos produzidos pela Psicologia, caso contrário, correria o risco de confundir-se com a área de atuação dos operadores do Direito.
a) São corretas I e II somente.
b) São corretas II e III somente.
c) Somente a II é correta.
d) Somente a III é correta.
e) Somente a I é correta

De acordo com o texto acima, considere as seguintes afirmativas:
I. O genitor alienador é, na maioria das vezes, portador de patologias psicológicas graves que o impede de zelar pela proteção, saúde física e emocional de seus filhos, usando-os, assim, para agredir o ex-companheiro durante e após o período de separação conjugal.
II. Nos conflitos pós-separação, a criança sente a animosidade entre os pais e, em muitos casos, afasta-se de um dos genitores por perceber a fragilidade emocional do outro. Nessa situação, a Síndrome de Alienação Parental também deve ser considerada, pois houve um afastamento voluntário da criança.
III. A Lei 4053/2008 tem um caráter preventivo e dentre suas medidas de proteção à criança e/ou adolescente estão: advertência ao alienador, maior tempo de permanência com o genitor alienado e intervenção psicológica a todos os membros da família.
IV. Nos processos de separação litigiosa nos quais se observa a ocorrência da SAP (Síndrome de Alienação Parental), o resultado final é sempre a inversão da guarda, uma vez que essa é a solução cabível nessa disputa.
V. A SAP (Síndrome de Alienação Parental) é uma patologia que necessita de uma intervenção específica e efetiva por parte do psicólogo e deve ser compreendida como uma forma de violência psicológica perpetrada à criança e/ou ao adolescente, causando sérios danos psicológicos a este.
Assinale a alternativa correta:
I. O genitor alienador é, na maioria das vezes, portador de patologias psicológicas graves que o impede de zelar pela proteção, saúde física e emocional de seus filhos, usando-os, assim, para agredir o ex-companheiro durante e após o período de separação conjugal.
II. Nos conflitos pós-separação, a criança sente a animosidade entre os pais e, em muitos casos, afasta-se de um dos genitores por perceber a fragilidade emocional do outro. Nessa situação, a Síndrome de Alienação Parental também deve ser considerada, pois houve um afastamento voluntário da criança.
III. A Lei 4053/2008 tem um caráter preventivo e dentre suas medidas de proteção à criança e/ou adolescente estão: advertência ao alienador, maior tempo de permanência com o genitor alienado e intervenção psicológica a todos os membros da família.
IV. Nos processos de separação litigiosa nos quais se observa a ocorrência da SAP (Síndrome de Alienação Parental), o resultado final é sempre a inversão da guarda, uma vez que essa é a solução cabível nessa disputa.
V. A SAP (Síndrome de Alienação Parental) é uma patologia que necessita de uma intervenção específica e efetiva por parte do psicólogo e deve ser compreendida como uma forma de violência psicológica perpetrada à criança e/ou ao adolescente, causando sérios danos psicológicos a este.
a) Somente as alternativas III e V estão corretas.
b) Somente as alternativas I e II estão corretas.
c) Somente a alternativa III está correta.
d) Somente as alternativas II, III e IV estão corretas.
e) Somente as alternativas I, III e V estão corretas.

A falta ou carência de recursos materiais dos pais que possa inviabilizar o cumprimento do dever de sustento dos filhos:
1. Exige a intervenção direta da autoridade judicial.
2. É causa suficiente para colocação de crianças ou adolescentes em adoção.
3. Não constitui motivo suficiente para a perda ou suspensão do poder familiar.
4. Autoriza a formação de procedimentos para declaração de situação irregular pelo Ministério Público.
5. É motivo suficiente para procedimento de internação em abrigo.

a) Exige a intervenção direta da autoridade judicial.
b) É causa suficiente para colocação de crianças ou adolescentes em adoção.
c) Não constitui motivo suficiente para a perda ou suspensão do poder familiar.
d) Autoriza a formação de procedimentos para declaração de situação irregular pelo Ministério Público.
e) É motivo suficiente para procedimento de internação em abrigo.

O abuso sexual de crianças e adolescentes é um fenômeno que tem crescido em número de denúncias e constitui um campo contemporâneo de prática do psicólogo, tanto na clínica particular, quanto nas instituições que prestam serviços de avaliação e acompanhamento de vítimas e nos Tribunais de Justiça em processos judiciais de variados tipos. Em relação à atuação do psicólogo na verificação da veracidade do abuso sexual e seus efeitos, assinale a afirmativa incorreta.
Uma das técnicas utilizadas pelos psicólogos para verificar a veracidade de um caso de abuso sexual é chamada de entrevista de revelação, na qual o psicólogo tenta conseguir da criança um relato sobre o fato que o auxilie a confirmar ou não o abuso.
Não é importante para o psicólogo entrevistar o acusado de ter praticado o abuso sexual, pois o mais importante é a consideração da palavra da criança e do adolescente, desde que respeitados seu grau de desenvolvimento e discernimento.
Em termos psicológicos, as principais dificuldades para constatar o abuso sexual de uma criança, quando não há evidências físicas ou fisiológicas que o acompanhem, relacionam-se ao fato de que não há padrão de comportamento e emoções específicas que ocorram em todas ou quase todas as crianças abusadas e tampouco indicadores seguros que revelem a ausência de abuso.
Um dos principais problemas enfrentados pelo psicólogo que atua em questões familiares é que muitas acusações de abuso sexual são falsas e se relacionam com conflitos familiares oriundos, muitas vezes, de processos de separação conjugal litigiosos e de regulamentação de visitas.
É fundamental conhecer em profundidade a realidade das crianças, dos adolescentes e das famílias envolvidas em acusações de violência sexual, para que se possa levantar hipóteses sobre a veracidade da situação.
a) I
b) II
c) III
d) IV
e) V

Em relação às medidas protetivas contempladas no trabalho do psicólogo nas Varas da Infância e Juventude, pode-se afirmar:
Guarda provisória ou definitiva é uma medida legal de colocar a criança ou adolescente em família substituta que passa a ter as mesmas responsabilidades dos pais. O poder familiar é mantido. Essa medida pode ser revogável a qualquer momento e tem validade até a maioridade.
Tutela é uma medida legal aplicada no caso de faltarem os pais, ou esses tenham sido destituídos do poder familiar ou declarados ausentes. O tutor é o representante legal das crianças.
O abrigamento é uma medida socioeducativa.
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.

Sobre a violência contra crianças e adolescentes, assinale a alternativa CORRETA:
Em muitos casos de violência, os agressores não se consideram agressivos e justificam seus atos como métodos corretivos ou eficazes ações disciplinares, inerentes ao processo educativo de crianças e adolescentes.
É comum, em casos de violência intrafamiliar, a existência do que alguns estudiosos chamam de complô do silêncio, definido por um pacto entre agressor, vítima e demais membros da família que serve a perpetuação das ações violentas.
Segundo pesquisas demonstram, quanto mais nova a criança vítima de violência familiar, mais rápida sua recuperação e menores as possibilidades de sequelas a longo prazo.
a) São corretas I e II somente.
b) São corretas I e III somente.
c) Somente a II é correta.
d) Somente a III é correta.
e) Somente a I é correta.

Sobre a Psicologia Jurídica no Brasil é correto afirmar que:
Os primeiros trabalhos de psicólogos na área consistiam na realização de avaliações psicológicas de adultos criminosos e adolescentes infratores, realizadas por profissionais concursados pelo Tribunal de Justiça.
A atuação de psicólogos brasileiros na área da Psicologia Jurídica sofreu, ao longo dos últimos anos, uma importante expansão, atuando diretamente no Sistema de Garantia de Direitos da Infância, da Juventude, da Família, das Mulheres e dos Idosos.
O psicólogo que atua na área jurídica deve responder a todas as solicitações dos operadores do Direito, com a finalidade de fornecer informações científicas sobre o comportamento humano e suas motivações.
A Psicologia Jurídica, como ciência autônoma, deve restringir-se aos conhecimentos produzidos pela Psicologia; caso contrário, correria o risco de confundir-se com a área de atuação dos operadores do Direito.
O objeto de estudo da Psicologia Jurídica é o comportamento anormal do indivíduo, que o leva a desconsiderar as leis vigentes e, consequentemente, a realizar uma conduta criminosa.
a) Os primeiros trabalhos de psicólogos na área consistiam na realização de avaliações psicológicas de adultos criminosos e adolescentes infratores, realizadas por profissionais concursados pelo Tribunal de Justiça.
b) A atuação de psicólogos brasileiros na área da Psicologia Jurídica sofreu, ao longo dos últimos anos, uma importante expansão, atuando diretamente no Sistema de Garantia de Direitos da Infância, da Juventude, da Família, das Mulheres e dos Idosos.
c) O psicólogo que atua na área jurídica deve responder a todas as solicitações dos operadores do Direito, com a finalidade de fornecer informações científicas sobre o comportamento humano e suas motivações.
d) A Psicologia Jurídica, como ciência autônoma, deve restringir-se aos conhecimentos produzidos pela Psicologia; caso contrário, correria o risco de confundir-se com a área de atuação dos operadores do Direito.
e) O objeto de estudo da Psicologia Jurídica é o comportamento anormal do indivíduo, que o leva a desconsiderar as leis vigentes e, consequentemente, a realizar uma conduta criminosa.

Prévia do material em texto

AVA – PSICOLOGIA JURIDICA (7o semestre)
QUESTIONARIO I 
PERGUNTA 1
Toda a criança e adolescente que necessitar de acolhimento institucional por maus tratos familiar terá seus direitos garantidos pelo ECA e as entidades que desenvolvem programas para crianças e adolescentes em acolhimento institucional deverão:
Assinale a alternativa incorreta:
	
	a.
	Preservar os vínculos familiares e promover a reintegração familiar quando possível.
	
	b.
	Reintegração em família substituta, quando esgotados os recursos.
	
	c.
	O dirigente da casa é equiparado a um guardião e deverá desenvolver a convivência de seus clientes com a escola e os cuidados à saúde, garantindo os direitos.
	
	d.
	Os bebês de mães usuárias químicas não poderão conviver com elas devido à situação de risco que elas expuseram seus filhos.
	
	e.
	As crianças e os adolescentes em regime de acolhimento institucional deverão ser atendidos por equipe multiprofissional como serviço social, psicólogo e pedagogo a fim de agilizar sua situação legal, com relatórios semestrais.
PERGUNTA 2
O termo violência doméstica inclui aquela praticada por um parceiro íntimo ou membro da família, em qualquer situação ou forma. O mais comum nesse contexto é a violência do homem contra a mulher.
Analise as seguintes afirmativas concernentes a esse fenômeno e sua abordagem atual
I - A hesitação da vítima de violência doméstica em recorrer à justiça retrata a debilidade do sistema penal de nosso país no papel de proteção às mulheres vitimas de violência, já que o sistema atual não consegue prevenir a reiteração da conduta por parte do agressor e assim fecha-se às reais necessidades da vítima no sentido da resolução do conflito.
II - Esse tipo de violência ocorre em um âmbito eminentemente privado, costuma aumentar de intensidade e é normalmente repetitiva, implicando, muitas vezes, risco de vida constante e crescente para a vítima.
III - Em caso de violência doméstica, o juiz do Juizado Especial Criminal poderá determinar, como medida de cautela, o afastamento do autor do fato do lar, domicílio ou local de convivência com a vítima.   
A partir dessa análise, pode-se concluir que está correta:
	
	a.
	Apenas as afirmativas I e II.
	
	b.
	Apenas as afirmativas I e III.
	
	c.
	Apenas as afirmativas II e III.
	
	d.
	Apenas a afirmativa I
	
	e.
	Todas as afirmativas.
PERGUNTA 3
“A psicologia jurídica é hoje tão fundamental para a Justiça brasileira como são as evidências materiais para a criminalística. Sem ela, o embasamento jurídico fica mais frágil, podendo produzir uma decisão judicial capaz de provocar rupturas emocionais profundas nas pessoas envolvidas. A importância deste campo da psicologia começou a ganhar notoriedade, no entanto, nos últimos 15 anos, quando da promulgação da Constituição Federal de 1988.” (PSI – Jornal – Edição 138 – Ciência e Profissão).
Com base no texto apresentado e nas discussões realizadas em classe, assinale a alternativa correta:
I. A Psicologia Jurídica surgiu para atender demandas específicas apresentadas pelo Direito. O psicólogo que atua nesse contexto deve ter especial atenção no cumprimento de suas funções profissionais, uma vez que o compromisso da Psicologia é com o sujeito.
II. O psicólogo que atua na área jurídica poderá desenvolver práticas que se inscrevem nas tutelas jurídicas sobre o adolescente autor de ato infracional; nas disputas judiciais entre famílias; nas adoções, nas violências sexuais, nas violências contra mulher e contra criança e adolescentes, nas prisões, entre outras.
III. A Psicologia Jurídica, como ciência autônoma, deve restringir-se aos conhecimentos produzidos pela Psicologia, caso contrário, correria o risco de confundir-se com a área de atuação dos operadores do Direito.
	
	a.
	São corretas I e II somente.
	
	b.
	São corretas II e III somente.
	
	c.
	Somente a II é correta.
	
	d.
	Somente a III é correta.
	
	e.
	Somente a I é correta
PERGUNTA 4
“Dentre os diversos ramos de atuação do psicólogo jurídico, a área de Família e Sucessões é sempre o mais exigente no que diz respeito ao conhecimento de conceitos e situações atuais que influenciam famílias e casais que estejam em uma disputa judicial (separação litigiosa, disputa de guarda dos filhos, ação de alimentos etc.). O psicólogo atuante nessa área, seja como perito ou como assistente técnico, deve conhecer e compreender com clareza a dinâmica familiar no período anterior e posterior à separação. Uma situação muito comum e que ocorre no período pós-separação é a Síndrome de Alienação Parental (SAP). A Síndrome de Alienação Parental pode ser definida como qualquer interferência de um dos pais, familiares (avós, tios) ou outra pessoa que tenha a criança sob sua guarda, tutela, vigilância ou autoridade para que esta repudie o outro genitor. Nessa síndrome, a criança recusa contato, rejeita a afetividade e/ou demonstra hostilidade contra o genitor alienado – pessoa com quem ele sempre estabeleceu laço afetivo, não tendo, portanto, justificativas reais para sua atitude. A sua causa é atribuída a uma programação mental feita no pós-litígio pelo genitor alienador, com o objetivo retaliativo de afastar a criança do convívio com o outro genitor. No Brasil, a Lei 4053/2008 define os atos de alienação parental como uma prática que fere os direitos fundamentais da criança e estabelece medidas de proteção para inibir ou atenuar a alienação.” (Fonte: BROCKHAUSEN, T. Abuso Emocional e Psicológico. Psique: Ciência e Vida. São Paulo, 57, 26-34, set 2010) 
De acordo com o texto acima, considere as seguintes afirmativas:
I. O genitor alienador é, na maioria das vezes, portador de patologias psicológicas graves que o impede de zelar pela proteção, saúde física e emocional de seus filhos, usando-os, assim, para agredir o ex-companheiro durante e após o período de separação conjugal.
II. Nos conflitos pós-separação, a criança sente a animosidade entre os pais e, em muitos casos, afasta-se de um dos genitores por perceber a fragilidade emocional do outro. Nessa situação, a Síndrome de Alienação Parental também deve ser considerada, pois houve um afastamento voluntário da criança.
III. A Lei 4053/2008 tem um caráter preventivo e dentre suas medidas de proteção à criança e/ou adolescente estão: advertência ao alienador, maior tempo de permanência com o genitor alienado e intervenção psicológica a todos os membros da família.
IV. Nos processos de separação litigiosa nos quais se observa a ocorrência da SAP (Síndrome de Alienação Parental), o resultado final é sempre a inversão da guarda, uma vez que essa é a solução cabível nessa disputa.
V. A SAP (Síndrome de Alienação Parental) é uma patologia que necessita de uma intervenção específica e efetiva por parte do psicólogo e deve ser compreendida como uma forma de violência psicológica perpetrada à criança e/ou ao adolescente, causando sérios danos psicológicos a este.   
Assinale a alternativa correta:
	
	a.
	Somente as alternativas III e V estão corretas.
	
	b.
	Somente as alternativas I e II estão corretas.
	
	c.
	Somente a alternativa III está correta.
	
	d.
	Somente as alternativas II, III e IV estão corretas.
	
	e.
	Somente as alternativas I, III e V estão corretas.
PERGUNTA 5
A falta ou carência de recursos materiais dos pais que possa inviabilizar o cumprimento do dever de sustento dos filhos:
	1. 
	a.
	Exige a intervenção direta da autoridade judicial.
	
	b.
	É causa suficiente para colocação de crianças ou adolescentes em adoção.
	
	c.
	Não constitui motivo suficiente para a perda ou suspensão do poder familiar.
	
	d.
	Autoriza a formação de procedimentos para declaração de situação irregular pelo Ministério Público.
	
	e.
	É motivo suficiente para procedimento de internação em abrigo.
PERGUNTA 6
Das práticas da Psicologia, a pericial é a mais antiga, que inaugurou a Psicologia Jurídica pelos laudos psiquiátricos da época de Pinel. Com o passar do tempo, desenvolvemos outras práticas, mas a pericial é de relevância no que diz respeito a subsidiar o juiz em suasdecisões. Detendo-nos na explicitação da prática pericial, não é subsídio de trabalho do psicólogo:
	
	a.
	Ter total liberdade no tocante à escolha da técnica com a qual deseja trabalhar. A metodologia utilizada é escolhida conforme a preferência ou orientação técnica do profissional.
	
	b.
	Realização de entrevistas psicológicas com todos os elementos relevantes à questão estudada, envolvendo, na maioria das vezes, os novos companheiros dos cônjuges separados, avós, tios, babás e pessoas envolvidas no cotidiano da criança.
	
	c.
	Utilizar o número de entrevistas necessárias para a compreensão das defesas psicológicas, em um atendimento psicológico de família, com o auxílio opcional de testes e de observação lúdica da criança.
	
	d.
	A perícia descreve o estado atual dos fatos, diferindo na medida pleiteada pelas partes, tais como: guarda de menores, regulamentação de visitas, inquérito policial, danos morais e psicológicos, busca e apreensão.
	
	e.
	No atendimento de um caso de disputa de guarda, é indispensável utilizar as entrevistas psicológicas com os requerentes e requerido, e aplicar testes obrigatórios nos filhos, evitando a intromissão dos outros membros não constituintes da família em questão.
PERGUNTA 7
O abuso sexual de crianças e adolescentes é um fenômeno que tem crescido em número de denúncias e constitui um campo contemporâneo de prática do psicólogo, tanto na clínica particular, quanto nas instituições que prestam serviços de avaliação e acompanhamento de vítimas e nos Tribunais de Justiça em processos judiciais de variados tipos.
Em relação à atuação do psicólogo na verificação da veracidade do abuso sexual e seus efeitos, assinale a afirmativa incorreta.
	
	a.
	Uma das técnicas utilizadas pelos psicólogos para verificar a veracidade de um caso de abuso sexual é chamada de entrevista de revelação, na qual o psicólogo tenta conseguir da criança um relato sobre o fato que o auxilie a confirmar ou não o abuso.
	
	b.
	Não é importante para o psicólogo entrevistar o acusado de ter praticado o abuso sexual, pois o mais importante é a consideração da palavra da criança e do adolescente, desde que respeitados seu grau de desenvolvimento e discernimento.
	
	c.
	Em termos psicológicos, as principais dificuldades para constatar o abuso sexual de uma criança, quando não há evidências físicas ou fisiológicas que o acompanhem, relacionam-se ao fato de que não há padrão de comportamento e emoções específicas que ocorram em todas ou quase todas as crianças abusadas e tampouco indicadores seguros que revelem a ausência de abuso.
	
	d.
	Um dos principais problemas enfrentados pelo psicólogo que atua em questões familiares é que muitas acusações de abuso sexual são falsas e se relacionam com conflitos familiares oriundos, muitas vezes, de processos de separação conjugal litigiosos e de regulamentação de visitas.
	
	e.
	É fundamental conhecer em profundidade a realidade das crianças, dos adolescentes e das famílias envolvidas em acusações de violência sexual, para que se possa levantar hipóteses sobre a veracidade da situação.
PERGUNTA 8
Em relação às medidas protetivas contempladas no trabalho do psicólogo nas Varas da Infância e Juventude, pode-se afirmar:
I. Guarda provisória ou definitiva é uma medida legal de colocar a criança ou adolescente em família substituta que passa a ter as mesmas responsabilidades dos pais. O poder familiar é mantido. Essa medida pode ser revogável a qualquer momento e tem validade até a maioridade.
II. Tutela é uma medida legal aplicada no caso de faltarem os pais, ou esses tenham sido destituídos do poder familiar ou declarados ausentes. O tutor é o representante legal das crianças.
III. O abrigamento é uma medida socioeducativa.
	
	a.
	I, apenas.
	
	b.
	II, apenas.
	
	c.
	I e II, apenas.
	
	d.
	II e III, apenas.
	
	e.
	I, II e III.
PERGUNTA 9
Sobre a violência contra crianças e adolescentes, assinale a alternativa CORRETA:
I. Em muitos casos de violência, os agressores não se consideram agressivos e justificam seus atos como métodos corretivos ou eficazes ações disciplinares, inerentes ao processo educativo de crianças e adolescentes.
II. É comum, em casos de violência intrafamiliar, a existência do que alguns estudiosos chamam de complô do silêncio, definido por um pacto entre agressor, vítima e demais membros da família que serve a perpetuação das ações violentas.
III. Segundo pesquisas demonstram, quanto mais nova a criança vítima de violência familiar, mais rápida sua recuperação e menores as possibilidades de sequelas a longo prazo.
	
	a.
	São corretas I e II somente.
	
	b.
	São corretas I e III somente.
	
	c.
	Somente a II é correta.
	
	d.
	Somente a III é correta.
	
	e.
	Somente a I é correta.
PERGUNTA 10
“A presidente da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica, Fátima França, acredita que a relação entre a psicologia e o direito pode ser complementar. Segundo ela, a Psicologia Jurídica deve responder às demandas do jurídico, mas sem permitir que haja uma estagnação e uma submissão, da prática e da teoria, produzidas na relação com o jurídico. ‘Esta área, como ciência autônoma, deve ir além das solicitações do mundo forense, inclusive, repensar se é possível responder sob o ponto de vista psicológico, a todas as perguntas que lhe são lançadas pelo jurídico’, afirma.” (PSI – Jornal – Edição 138 – Ciência e Profissão, 2003).
Sobre a Psicologia Jurídica no Brasil é correto afirmar que:
	
	a.
	Os primeiros trabalhos de psicólogos na área consistiam na realização de avaliações psicológicas de adultos criminosos e adolescentes infratores, realizadas por profissionais concursados pelo Tribunal de Justiça.
	
	b.
	A atuação de psicólogos brasileiros na área da Psicologia Jurídica sofreu, ao longo dos últimos anos, uma importante expansão, atuando diretamente no Sistema de Garantia de Direitos da Infância e da Juventude, da Família, das Mulheres e dos Idosos.
	
	c.
	O psicólogo que atua na área jurídica deve responder a todas as solicitações dos operadores do Direito, com a finalidade de fornecer informações científicas sobre o comportamento humano e suas motivações.
	
	d.
	A Psicologia Jurídica, como ciência autônoma, deve restringir-se aos conhecimentos produzidos pela Psicologia; caso contrário, correria o risco de confundir-se com a área de atuação dos operadores do Direito.
	
	e.
	O objeto de estudo da Psicologia Jurídica é o comportamento anormal do indivíduo, que o leva a desconsiderar as leis vigentes e, consequentemente, a realizar uma conduta criminosa.
ATIVIDADE TELEAULA I
PERGUNTA 1
A partir das discussões sobre o panorama da Psicologia Jurídica no Brasil, é incorreto afirmar:
	
	a.
	A Psicologia Jurídica tem recebido diversas denominações e este termo foi escolhido porque compreende uma maior amplitude para seus estudos e atuação.
	
	b.
	O objeto de estudo da Psicologia Jurídica é o comportamento anormal do sujeito.
	
	c.
	O Direito de Família é uma área possível de atuação.
	
	d.
	É uma especialidade da Psicologia.
	
	e.
	Há uma predominância de atividades avaliativas que servem de subsídio à decisão dos magistrados.
PERGUNTA 2
A violência doméstica contra crianças e adolescentes só passou a ser considerada na legislação brasileira a partir da promulgação do ECA, em 1990. É correto afirmar que:
	
	a.
	a leitura do ECA fornece princípios capazes de orientar uma política social prevenção e contenção deste fenômeno.
	
	b.
	a proteção à criança ou ao adolescente deverá ser efetuada com o acompanhamento da família.
	
	c.
	a criança e o adolescente não têm direito à assistência judiciária.
	
	d.
	o Conselho Tutelar não pune de forma eficaz os abusadores.
	
	e.
	na família abusiva, deve-se garantir que a Lei do Silêncio ocorra.
PERGUNTA 3
Com relação ao acolhimento de crianças e adolescentes, é correto afirmar:
	
	a.
	A medida de proteção visa prioritariamente a aplicação de medida provisória como forma de transição para lar substituto.
	
	b.
	A condição de acolhimento implica privação de liberdade,impedindo a convivência familiar.
	
	c.
	No acolhimento não são denunciados maus-tratos.
	
	d.
	O acolhimento é uma medida de proteção aplicada à criança e ao adolescente.
	
	e.
	A inclusão em lista de adoção é obrigatória para todos os acolhidos
PERGUNTA 4
Em relação à violência contra a mulher, é incorreto afirmar que:
	
	a.
	a violência cíclica na relação conjugal é um processo contínuo e repetitivo que envolve quatro fases distintas e que se retroalimentam.
	
	b.
	os casais que vivem este tipo de relação apresentam dificuldades de libertarem-se deste processo.
	
	c.
	a violência intrafamiliar deve ser entendida como um fenômeno complexo e que exige compreensão no mesmo nível.
	
	d.
	as mulheres que sofrem violência não se afastam dos agressores porque admiram a subserviência.
	
	e.
	os ciclos de violência causam sofrimento psicológico.

Mais conteúdos dessa disciplina