Buscar

PLANEJAMENTO DA REDAÇÃO redação pronta (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

PLANEJAMENTO DA REDAÇÃO Prof.ª KATIA COELHO 
· ESQUELETO OU PROJETO DE TEXTO:
QUAIS SÃO AS PERGUNTAS CHAVES ?
1- QUAL É O PROBLEMA?
Olhe para a proposta de redação e pergunte "qual é o problema dessa situação (tema) ocorrer?". Alguns temas, por vezes, deixam o problema implícito na frase temática, cabendo a você, portanto, o dever de perguntar qual é a problemática daquela situação.(atenção às palavras :desafio, caminhos, consequência, problema...)
2-QUAL É A CAUSA DESSE PROBLEMA?
Tudo tem uma origem. O "problema de hoje" é reflexo, muitas vezes, de questões históricas, comportamentais e culturais da sociedade.
Lembre-se do mnemônico DEMOAI (Desigualdade social, egoísmo, maldade humana, omissão do Estado, antigos pensamentos, invisibilidade social) para encontrar a causa.
2.1- COMO EU POSSO PROVAR ESSA CAUSA?
Pense em 1 ou 2 repertórios para comprovar que sua opinião está certa.(filósofos, filme, series , livros, músicas...)
3-QUAL É A CONSEQUÊNCIA DO PROBLEMA?
Como essa situação (tema) afeta a sociedade, o meio ambiente, a saúde, a cultura (direcione a pergunta para os respectivos eixos temáticos).
· Violência
· Cultura
· Saúde
· Meio ambiente
· Finanças e empreendedorismo
· Minorias sociais
· Educação
· Tecnologia
3.1-COMO EU POSSO PROVAR ESSA CONSEQUÊNCIA?
Mais uma vez, pense em 1 ou mais repertórios que comprovem que seu argumento tem base e fundamentação.
4-COMO EU POSSO RESOLVER ESSA SITUAÇÃO?
Aqui, você precisa pensar como um representante político e resolver as seguintes questões.
· -O que será feito? (Qual ação será tomada para reduzir o problema?)
· -Quem fará? (Qual será o órgão responsável para efetivar a ação?)
· -Como será feito? (Imagine como aquela ação será colocada em prática)
· -Com qual finalidade? (O porquê é tão importante realizar essa ação)
· -Detalhe. (detalhamento dessa proposta de intervenção. minha sugestão: detalhe o "como será feito?")
EXEMPLO DE PROJETO DE REDAÇÃO :
 TEMA : A questão do abandono de animais no Brasil.
Argumento 1 Argumento 2
(CAUSA) (CONSEQUÊNCIA) 
"Sociedade líquida." Sofrimento dos animais, em relação ao abandono. Empatia ausente Quebra de direitos garantidos em lei. 
Maldade humana
Repertório Repertório Música "quatro patas de amor" - . Segundo o filósofo Zygmund Bauman,a "Você me deixando aqui
sociedade atual possui relacionamentos Eu não vou saber voltar
cada vez mais rasos. Isso explica o abandono A noite faz frio e eu
de animais em uma sociedade com pouca Me acostumei a ter um lar
 empatia Você é minha família 
 E agora quer me deixar"
	 ( Marcus Eni)
Livro Revolução dos Bichos, de George Orwell	 Filme 101 Dálmatas, em que Cruela sequestra filhotes	
	filme A Dama e o Vagabundo, da Disney	 Lei 9.605/98, "Art. 32 – A pena por esse tipo de crime vai desde multa de um a 40 salários mínimos por animal, até a prisão em casos extremos. Na esfera penal, o crime é previsto pelo artigo 32 da lei nº 9.605, com alteração da lei nº 14.064/2020,  a pena para quem comete o crime de maus-tratos aos animais, prevê três meses a um ano de detenção, e recentemente a pena para violência contra cães e gatos, aumentou de 2 a 5 anos de prisão. A pena é aumentada de um sexto a um terço se o crime causar a morte do animal. prevendo pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda.
A compaixão pelos animais, está intimamente ligado a bondade de caráter, e quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem" palavras ditas pelo filosofo alemão Arthur Schopenhauer no século XIX..
	 
Como será feito+ detalhamento Por meio da divulgação de campanhas, nas principais mídias sociais, de casos reais de abandono em consonância com a criação de um número específico para a ligação de denúncias para esses casos. Além disso, é importante implementar parcerias público-privadas com os principais centros veterinários de cada cidade
O que será feito? Incentivar denúncias em caso de abandono dos animais ; conscientização; recolhimento dos animais abandonados e incentivo a adoção.
Quem será o responsável? Secretaria do Meio Ambiente
Com qual finalidade? Com o fito do número de abandonos de animais reduzir em todo país.
INTRODUÇÃO
É evidente que o problema dos maus-tratos contra animais persiste na sociedade brasileira. Assim como no filme 101 Dálmatas, em que Cruela coloca-se em uma posição de superioridade e sequestra filhotes para satisfazer seu desejo de ter um casaco com a pele dos cachorros, a agressão física e psicológica contra os bichos é normalizada pela ausência de punição severa contra os infratores. Deste modo, é fundamental discutir sobre o complexo de superioridade dos seres humanos com relação aos animais e a ausência de empatia da população, que não enxerga a violência e o sofrimento que esses animais sofrem ao serem descartados. 
DESENVOLVIMENTO 
A1
Convém destacar que a crença de superioridade dos indivíduos aliada a inoperância das leis corroboram para fortalecer a ideia de que os animais servem exclusivamente para atender as necessidades dos seres humanos. No livro Revolução dos Bichos, de George Orwell, uma realidade paradoxal é apresentada em que o Porco Major lidera um protesto contra a dominação e exploração animal. Fora da ficção, percebe-se tanto a exploração - quando os pets tornam-se mercadorias de luxo, adquiridos pela raça que está em alta reverberando a superioridade financeira de seu dono- quanto a dominação- quando a lei do mais forte sobre o mais fraco impera. Desde modo, a falsa superioridade humana aliada a ineficácia da lei que pune os maus tratos animais por parte do Governo incentiva esses crimes.
A2
Deve-se ressaltar também a insensibilidade da população, que observa animais sendo abandonados no dia a dia e não toma nenhuma atitude. Infelizmente ,o filme A Dama e o Vagabundo traduz bem esse fato na dama ser um cocker spaniel e o vagabundo ser um vira-lata disponível para a adoção. Dessa maneira, muitos brasileiros optam por comprar cachorros de raça ao invés de adotar aqueles que foram abandonados, o que evidencia a ausência de compaixão pelos animais normalizando atos de violência , uma vez que o abandono configura-se como uma agressão. Além disso, há também a ausência de responsabilidade e empatia pela relação criada com o animal , uma vez que ,não havendo mais a conveniência de um pet, ele é descartada como um objeto que perdeu sua utilidade, comprovando a sociedade liquida defendida por Bauman, na qual os laços afetivos criados e o iminente desamparo de um ser dependente não constrangem o homem de sua ação. 
CONCLUSÃO
Portanto, medidas precisam ser tomadas para resolver esse problema. Cabe ao Ministério do Meio Ambiente - órgão responsável pelo cuidado dos animais — recolher os bichos abandonados e oferecer tratamento adequado aos mesmosassim como promover campanhas de conscientização. Isso deve ser realizado por meio de parcerias público-privadas com os principais centros veterinários, de modo que esses institutos recebam também auxílio financeiro (pago através de impostos recolhidos no país) para que estes tenham condições de resgatar os animais, tratá-los e disponibilizá-los para adoção. Essa ação deve ser realizada com a finalidade de reduzir o número de abandono, minimizar o sofrimento dos bichos, incentivar a adoção desses animais e oferecer uma vida tranquila aos mesmos. Assim, o que foi retratado no filme 101 Dálmatas se tratará apenas de ficção e a exploração não mais ocorrerá na prática.
 TEMA : Alternativas para combater os maus-tratos aos animais