Buscar

PORTIFÓLIO - REDES DISTRIBUIDAS

Prévia do material em texto

PORTIFÓLIO
ENGENHARIA DE SOFTWARE
Redes e Sistemas Distribuídos
	Elaborar um relatório que deverá conter introdução, métodos, resultados e conclusão sobre o assunto desenvolvido em aula prática, para compreender o funcionamento de uma rede bem como de seus principais equipamentos.
introdução 
	Para desenvolver esta atividade foi necessário utilizar a ferramenta CISCO PACKET TRACER, esta aplicação permite criar ambientes de redes LANs e WANs e além disso, fazer as simulações de funcionamento dessas redes, permitindo realizar diversas situações como por exemplo: roteamento entre LANs, montagem de redes locais simples, criação de VLANs, montagem de rede Frame Relay e outros.
MÉTODOS 
	 Para criação do modelo proposto, a primeira coisa a ser feita foi criar 04 quadrantes para que houvesse uma separação clara dos ambientes a serem criados, logo após foi criado 04 departamentos definidos como ENGENHARIA, COMPRAS, IT interno e Infraestrutura.
Em cada um desses quadrantes foi determinado um IP, e como estamos falando de uma empresa, foi considerado um IP restrito de classe C 192.168.0.0 e uma mascara definida como 255.255.255.224 conforme solicitado na atividade,para chegar a esses números foi necessário entender como funcionam as classificações de rede que podem ser 8 bits, 16 bits ou 24 bits, e depois converte-las para numeros decimais.
 Foi definido como IP 192.168.0.0 para engenharia, 192.168.0.32 para compras, 192.168.0.64 para Ti interno e 192.168.0.96 para Infraestrutura,e nos quadrantes foram colocados 20 computadores, 2 impressoras, 02 servidores e 1 switch 2950-24 que foram interligados em uma topologia estrela e sequenciados com sub-redes.
Para os setores Engenharia e Ti interno foram definidos IPs estáticos ou seja foram colocados números sequênciais repeitando a hierarquia do servidor.
 Já para Compras e Infraestrutura a definição foi de IPs dinâmicos ou seja eles podem ser alterados de acordo com a disponibilidade da rede.
E por fim,foram criados 2 VLAN para cada switch, dessa forma o sistema ficou dividido, sendo 10 computadores, 01 impressora e um servidor para cada VLAN.
RESULTADOS
Abaixo está o sistema de rede conforme solicitado na atividade, os 04 setores estão todos funcionando conforme mostra a imagem.
Aqui mostra a criação e configuração das VLAN que foi necessário para a divisão da rede. 
Já nesta imagem abaixo, mostra a configuração de IP estático para os itens do setor de Engenharia e Ti interno.
E nesta imagem abaixo, mostra a configuração de IP “dinamico” para os itens do setor de Compras e Infraestrutura.
CONCLUSÃO
 Estes exercícios foram um grande aprendizado, a interface do programa CISCO é simples e didática, porem para criação dessa atividade, exigiu estudar mais afundo para entender como calcular os Bits de uma rede e como funcionam cada componente quando estão interligados.
 Por outro lado, foi possível compreender porque as empresas criam redes setorizadas e diferentes VLAN, uma das causas é o risco de infecção de vírus em toda a rede e também para facilitar a manutenção sem precisar fazer o desligamento de todo o sistema.
.
2
image4.png
image5.png
image1.png
image2.png
image3.png

Continue navegando