Buscar

Formação Docente no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO 01 – FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL
1
“No período Brasil colônia, marcado pelo surgimento dos colégios construídos pelos jesuítas e, pela implementação das aulas régias na reforma pombalina, não havia uma preocupação evidente com a formação dos professores. Foi a partir da Independência do Brasil que se iniciou uma organização educacional voltada para a instrução das camadas populares da sociedade.”
Baseado na afirmação anterior, Saviani (2009, p. 144) organiza a história da formação dos professores de acordo com qual panorama?
· Estabelecimento e expansão do padrão das Escolas Normais (1890-1932), cujo marco inicial é a reforma paulista da Escola Normal tendo como anexo a escola-modelo.
· Substituição da Escola Normal pela Habilitação Específica de Magistério (1890-1932).
· Organização e implantação dos Cursos de Pedagogia e de Licenciatura e consolidação do modelo das Escolas Normais (1932- 1939).
· Advento dos Institutos Superiores de Educação, Escolas Normais Superiores e o novo perfil do Curso de Pedagogia (1971-1996).
1
Em __________, a instrução primária passou a ser responsabilidade da __________, momento marcado pelo surgimento das __________.
Qual sequência preenche corretamente as lacunas?
· 1843, província, Escolas Comuns
· 1834, província, Escolas Normais
· 1943, território, Escolas Comuns
· 1934, província, Escolas Normais
1
“A reforma foi marcada por dois vetores: enriquecimento dos conteúdos curriculares anteriores e ênfase nos exercícios práticos de ensino, cuja marca característica foi a criação da escola-modelo anexa à Escola Normal.”
De acordo com a afirmação anterior, está correto o que se afirma em:
· Os reformadores estavam assumindo o entendimento de que, sem assegurar de forma deliberada e sistemática por meio da organização curricular a preparação pedagógico-didática, não se estaria, em sentido próprio, formando alunos
· Os reformadores estavam assumindo o entendimento de que, sem assegurar de forma comedida por meio da organização curricular a preparação pedagógico-didática, não se estaria, em sentido próprio, formando professores
· Os pesquisadores estavam assumindo o entendimento de que, sem assegurar de forma deliberada e sistemática por meio da organização curricular a preparação pedagógico-didática, não se estaria, em sentido próprio, formando professores
· Os reformadores estavam assumindo o entendimento de que, sem assegurar de forma deliberada e sistemática por meio da organização curricular a preparação pedagógico-didática, não se estaria, em sentido próprio, formando professores
1
Em 2 de janeiro de 1946, o decreto nº 8.530 foi aprovado. O que ele apresentava?
· Nessa nova estrutura, desapareceram as Escolas Normais. Em seu lugar foi instituída a habilitação específica de 2º grau para o exercício do magistério de 1º grau.
· A Lei Orgânica do Ensino Normal. O documento continha a nova base do curso normal, que passou então a ser dividido em fases, ou ciclos. O primeiro, se relacionava ao ciclo ginasial e fazia parte do período de quatro anos. O segundo, ciclo colegial, durava três anos.
· A habilitação específica do magistério foi organizada em duas modalidades básicas: uma com a duração de três anos (2.200 horas), que habilitaria a lecionar até a 4ª série; e outra com a duração de quatro anos (2.900 horas), habilitando ao magistério até a 6ª série do 1º grau.
· A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade Normal.
1
Sobre os programas de incentivo à formação continuada elaborados pelo MEC, assinale a alternativa que relaciona o nome do programa com sua definição corretamente:
I – UAB (início em 08 de junho de 2006)
II – Programa de Formação Continuada de Professores na Educação Especial (início em 2007)
III – Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – ProInfo Integrado (início em 12 de dezembro de 2007)
IV – Portal do Professor (início em 18 de junho de 2008)
( ) O Programa de Formação Continuada de Professores na Educação Especial oferta cursos de aperfeiçoamento ou especialização em educação especial, na modalidade à distância, no âmbito da UAB, por meio de instituições públicas de educação superior.
( ) O ProInfo Integrado é um programa para integrar e articular a distribuição de equipamentos tecnológicos às escolas, como computadores, impressoras e outros equipamentos de informática, além de ofertar cursos de formação continuada e conteúdos e recursos multimídia e digitais por meio do Portal do Professor, da TV Escola, etc. É ofertado a professores e gestores das escolas públicas contempladas com laboratórios de informática pelo ProInfo, a técnicos e demais agentes educacionais dos sistemas de ensino responsáveis pelas escolas e por núcleos de tecnologia educacional, 3 cursos de formação continuada e 1 curso de especialização.
( ) O Portal do Professor é uma solução tecnológica que permite o armazenamento e a circulação de conteúdos educacionais multimídias, oferecendo aos educadores, em especial os professores atuantes na Educação Básica, acesso rápido e funcional a um acervo variado.
( ) É um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação à distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na Educação Básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, dos gestores e dos trabalhadores em Educação Básica de Estados, municípios e do Distrito Federal.
· III, I, II, IV
· IV, I, II, III
· I, II, III, IV
· II, III, IV, I

Continue navegando