Buscar

APS - Higiene e Inspeção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APS – HIGIENE E INSPEÇÃO
Nome: Alyne Suzane Ibanhez Muro
RA: 1734292
ATIVIDADE:
O aluno deverá realizar leitura do Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal – RIISPOA (anexo na atividade), em especial do TÍTULO IV - DAS CONDIÇÕES GERAIS DOS ESTABELECIMENTOS, responda com base na leitura e exposto em aula:
Você é um consultor técnico em qualidade e segurança de alimentos e uma empresa entrou em contato. Está projetando a implantação de uma indústria de alimentos e precisa de um profissional que faça análise do projeto. Responda a empresa, EM FORMATO DE DOCUMENTO/PROPOSTA COMERCIAL, o que deve levar em consideração antes da construção para garantir a qualidade do produto final. Use as seguintes perguntas como guia e responda-as em sua resposta a empresa. 
Explique de que forma a água pode impactar os PACs?
· A implantação dos PAC pelas indústrias de alimentos de origem animal traz melhoria continua do processo produtivo, pois é possível prevenir falhas ao longo de todo o processo produtivo através do constante monitoramento das atividades. A poluição da água é um dos principais impactos ambientais registrados em todo o mundo. Ela impacta negativamente nas características desse recurso, provocando a perda da sua qualidade e da sua potabilidade. A poluição da água gera graves prejuízos ao meio ambiente e à saúde humana. São exemplos de consequências da poluição da água:
· perda da qualidade da água potável disponível em fontes diversas;
· diminuição da biodiversidade local, especialmente animais e plantas aquáticas;
· contaminação do nível freático e demais fontes de água diversas;
· proliferação de doenças de vinculação hídrica, como hepatite, cólera e leptospirose;
· acentuação do processo de eutrofização dos corpos hídricos.
Em relação a infraestrutura o que são pré-requisitos para o bom funcionamento dos programas de autocontrole, em especial de higienização e controle de pragas?
· O Controle Integrado de Pragas visa minimizar o uso abusivo e indiscriminado de praguicidas. É uma seleção de métodos de controle e o desenvolvimento de critérios que garantam resultados favoráveis sob o ponto de vista higiênico, ecológico e econômico.
Explique sobre fluxogramas, layout (ou leiaute) sanitário e como podem influenciar em relação aos PACs.
· Um layout bem planejado possibilita que você aproveite muito melhor os espaços físicos disponíveis e possa armazenar muito mais itens num mesmo ambiente. Desse modo, ele contribui para uma movimentação mais eficiente, com fluxos mais rápidos e mais segurança para os trabalhadores.
O que são os Programas de Autocontrole (PAC) e qual sua importância? Quais os principais?
· O programa de autocontrole (P.A.C) tem por objetivo garantir a inocuidade dos alimentos através da junção de diversos programas baseados em decretos estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que abrangem principalmente Boas Práticas de Fabricação 
Muita confusão tem sido feita em relação aos Programas de Autocontrole (PAC) que visam garantir a inocuidade dos alimentos. BPF, PPHO, APPCC e PAC às vezes são colocados na mesma definição ou então são tratados como iniciativas completamente separáveis quando, na verdade, não são. Os Programas de Autocontrole, conhecidos também como gestão da qualidade são definidos como o conjunto de boas práticas utilizadas nas diversas áreas funcionais da empresa, para obter-se, de forma eficaz e duradoura, a qualidade pretendida para um produto. E nesta busca por qualidade, é essencial que estas boas práticas, dentro das indústrias, sejam conduzidas de forma que seja criada uma rotina por todos os colaboradores, desde os responsáveis pela manutenção de equipamentos até os que têm contato diretamente com os alimentos, se estendendo também à cadeia de fornecedores, se o interesse é mesmo vender alimentos seguros e com qualidade é um dos principais objetivos das empresas conscientes da importância para a saúde do consumidor e do valor competitivo que isso representa. Em consequência, programas que visam à garantia da qualidade dos produtos de uma maneira preventiva e não corretiva, preservando a segurança através do controle dos agentes de agravos, evitando assim a transmissão de quaisquer males ao consumidor. O mercado vem se tornando complexo e competitivo, acompanhado pelo crescimento nos níveis de consciência e de cobrança dos consumidores, impulsionados pela ação esclarecedora e fiscalizadora de diversas entidades, sejam elas governamentais ou não. Diante desse quadro, é fundamental que todos aqueles que lidam com a preparação dos alimentos busquem o aperfeiçoamento contínuo de seus produtos e processos, a fim de continuarem nesse mercado cada vez mais exigente e globalizado.

Continue navegando