Buscar

Semana 6 - Atividade Avaliativa - Avaliação Educacional e da Aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Semana 6 - Atividade Avaliativa - Avaliação Educacional e da Aprendizagem
PERGUNTA 1
1. A educação como direito humano e condição necessária à cidadania implica políticas educacionais de qualidade e a adoção de modelos explícitos de justiça e equidade social, envolvendo a participação, a negociação e a responsabilidade social em relação à melhoria da qualidade do ensino e a redução das desigualdades sociais. A noção de accountability é polissêmica, mas pode ser traduzida por prestação de contas, o que implica a avaliação e certas consequências ou responsabilização. 
Em relação ao modelo de accountability democrático e reflexivo, assinale a alternativa correta: 
AFONSO, A. J. Questões polémicas no debate sobre políticas educativas contemporâneas: o caso da accountability baseada em teste estandardizados e rankings escolares. In: ALVES, M. P.; KETELE, J-M. (org.). Do currículo à avaliação da avaliação ao currículo. (Coleção Educação e Formação). Porto: Porto Editora, 2011. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/15881. Acesso em: 3 nov. 2023. 
	
	
	Retrata uma forma de mensurar e codificar resultados escolares e prever determinadas consequências quando os resultados são alcançados ou não, como forma de punição ou recompensa.
	
	
	É uma prática moderna de gestão em que prevalece a competição e a produtividade, garantindo eficácia, eficiência e qualidade educacional.
	
	
	Retrata a relação entre avaliação educacional, prestação de contas e responsabilização social em função de valorização social, cultural e política dos processos de participação e melhoria da educação.
	
	
	Retrata a relação entre líder e liderados em que prevalece uma equipe gestora que elabora o projeto pedagógico e os professores que devem executar esse projeto.
	
	
	É uma prática que se assenta na concepção restrita e ritualística da democracia formal, pautada na consagração jurídica de direitos e deveres.
3,34 pontos   
PERGUNTA 2
1. As avaliações de políticas educacionais exercem função fundamental nas sociedades democráticas modernas, na medida em que orientam os tomadores de decisões e os profissionais da educação em suas práticas institucionais e cotidianas, produzindo informações acerca dos sistemas de ensino, do acesso, da permanência e qualidade da educação brasileira. A responsabilidade social da avaliação na educação envolve diversas dimensões, como a transparência pública, o direito à informação, a prestação de contas das ações de governos e seus serviços públicos, a produção de dados e informações para aperfeiçoamento de processos e melhoria da qualidade da educação. O direito à educação não consiste apenas na garantia de oportunidade de acesso à escola, mas implica também a responsabilidade de autoridades educacionais, gestores, diretores escolares, professores, coordenadores pedagógicos, de promover a igualdade de conhecimentos adquiridos, que retrata a necessidade de adequação e mudanças contínuas do processo de ensino, com base em avaliação formativa.
Em relação à responsabilidade social e participativa da avaliação educacional, assinale a alternativa correta: 
	
	
	Defende o controle coletivo dos profissionais da educação e a padronização de conteúdo e método no interior das instituições escolares. Já a participação visa a culpabilização dos professores que não alcançaram as metas estabelecidas pela comunidade escolar. 
	
	
	Funda-se na ideia de que a concorrência melhora a qualidade dos serviços no campo educacional e, portanto, busca-se padronizar o sistema de ensino a partir da Base Nacional Comum Curricular, além disso, avaliar, responsabilizar e investir recursos nas escolas de menor desempenho. 
	
	
	Promove a responsabilização externa de professores e gestores à privatização da educação pública e à destruição do magistério. 
	
	
	Fundamenta os critérios de responsabilização do movimento Todos pela Educação, representado por grupos empresariais e financeiros, como os bancos e alguns setores industriais. 
	
	
	A escola é o centro cultural condutor do processo de mobilização pela melhoria da educação, desenvolvendo a participação em torno de uma estrutura interna de avaliação de sua qualidade, garantindo o envolvimento do poder público na criação das condições necessárias para a tarefa qualificadora da instituição. 
3,33 pontos   
PERGUNTA 3
1. A avaliação educacional pode ser utilizada para diversos fins e funções, como subsidiar políticas públicas (avaliação externa em larga escala), auxiliar no processo de implementação de melhorias da qualidade da escola (avaliação institucional), proporcionar reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem (avaliação da aprendizagem). A avaliação também é condição para o desenvolvimento de processos de prestação de contas e de responsabilização. Pode-se afirmar que a responsabilidade social da avaliação educacional consiste na promoção de condições financeiras, administrativas e pedagógicas, que contribuam para a melhoria do ensino e para a diminuição da desigualdade educacional. Tais condições devem ser garantidas tanto pelo poder público para qualificar a escola quanto pela mobilização dos atores escolares para desenvolver uma estrutura interna de avaliação de sua qualidade, aproveitando o potencial do trabalho coletivo e colaborativo que, segundo Freitas, “é necessário um processo de mobilização embasado na participação, ou, se quisermos, embasado em um estilo de responsabilização participativa”. (Freitas, 2016, p. 134) No entanto, nas últimas décadas, os governos brasileiros fizeram “a escolha por uma política nacional imediatista de controle e responsabilização verticalizada de suas escolas, professores e alunos como método para aprimorar a qualidade da educação (ver Fernandes, 2011), perdendo a oportunidade de apostar em uma política consistente de responsabilização participativa”. (Freitas, 2016, p. 128)
Em relação aos efeitos da política de responsabilização adotada no Brasil, assinale a alternativa correta: 
  
	
	
	Garante uma relação colaborativa nos espaços educativos voltada à mobilização dos atores escolares em torno da redução das desigualdades educacionais.
	
	
	Estimula a competição entre escolas, a preparação para os testes, a padronização das escolas e de seus materiais, o controle externo da escola, a cultura meritocrática, além da responsabilização indevida de professores e gestores.  
	
	
	Fortalece a autonomia de professores, coordenadores e diretores, bem como promove uma cultura escolar mais compromissada com os resultados educacionais.
	
	
	Estimula cada escola e seus profissionais na busca de caminhos inovadores e flexíveis que garanta uma formação de qualidade e duradoura.
	
	
	estimula a participação e o compromisso e responsabilidade ética em busca do aprendizado do aluno. 
image1.wmf

Continue navegando