Buscar

Plano de Ensino e Avaliação

Prévia do material em texto

Projeto:	8° SEMESTRE
Disciplina:	TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
Carga Horária:	140 horas
Ementa:Desenvolvimento de conteúdos essenciais para a formação profissional, trabalhados durante o curso, com foco nas temáticas atuais com a articulação interdisciplinar e integradora. A teoria, a prática e o fazer do profissional. Atividade interdisciplinar para composição de análise aplicada dos conteúdos através de estudos de caso dirigido ao regionalismo local.
Objetivos:
Objetivo Geral:
Promover a articulação interdisciplinar e integradora dos conteúdos das disciplinas do curso, objetivando o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a atuação dos profissionais de XXXX, de modo competente e empreendedor.
Objetivos Específicos:
Conhecer práticas e conceitos do desenvolvimento de sistemas em diversas plataformas, bem como as atividades que suportam este desenvolvimento
Desenvolver habilidades essenciais para o futuro tecnológico através do destaque prático ao desenvolvimento de sistemas
Consolidar os conhecimentos no pilar da análose, desenvolvimento e banco de dados.
Revisar o Trabalho de Conclusão de Curso e verificar a possibilidade de divulgação da pesquisa.
Conteúdo Programático:
Procedimentos Metodológicos:
Revisão bibliográfica de cunho qualitativo e caráter descritivo. A revisão bibliográfica é utilizada em diversas pesquisas. A pesquisa é feita apenas para revisar material antigo, enquanto outras pesquisas são desenvolvidas através de experimentos e observações, mas que posteriormente requer uma revisão bibliográfica para fundamentar os fatos identificados. Ou seja, a revisão bibliográfica é importante para que o pesquisador tenha um resumo completo de tudo o que já foi descoberto, para que seu trabalho seja otimizado para encontrar pontos que ainda não foram descobertos. Considerando a tarefa principal desta revisão bibliográfica, podem-se concluir que ela é necessária, mesmo que não seja uma exigência da sua instituição, pois é um trabalho que economiza muito tempo e aprendizado, pois você pode focar no que deve ser realmente estudado em seu projeto de pesquisa (BOTELHO, 2011). A pesquisa qualitativa é a pesquisa que examina os aspectos subjetivos dos fenômenos sociais e do comportamento humano. Os objetos da pesquisa qualitativa são fenômenos que ocorrem em um tempo, lugar e cultura específicos. A investigação qualitativa trata de questões que não podem ser quantificadas com equações e estatísticas. Pelo contrário, estudamos os símbolos, crenças, valores e relações humanas de um determinado grupo social. (VIDICH; LYMANN, 2006).
A pesquisa descritiva é um dos níveis de pesquisa científica que se concentra no aprofundamento dos detalhes. O principal objetivo da pesquisa descritiva é descrever as características de uma população ou fenômeno. A realidade é sempre descrita de forma imparcial, com olhar científico e sem intervenção dos colaboradores. Naturalidade e generalidade são as principais características deste tipo de pesquisa. O objetivo de um estudo descritivo é examinar as características de um grupo, tais como idade, nível de escolaridade, estado de saúde. Ao longo do estudo é possível identificar a relação entre as variáveis. 
UNIDADE 1 – ANÁLISE ORIENTADA A OBJETOS
UNIDADE 2 – DESENVOLVIMENTO ORIENTADO A OBJETOS
UNIDADE 3 – PROGRAMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE BANCO DE DADOS
UNIDADE 4 – CONTROLE FINANCEIRO
Sistema de Avaliação:
sO sistema de avaliação adotado nos cursos de graduação, ofertados na modalidade EaD, para as disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso / Projeto de Ensino / Projeto Integrador, visa avaliar o desempenho e o desenvolvimento da competências necessárias, sendo composto por:
I. Produção Textual desenvolvida ao longo do semestre e postada no AVA.
II. Apresentação oral do tema tratado no Trabalho de Conclusão de Curso / Projeto de Ensino/Projeto Integrador, considerando aspectos relacionados ao desenvolvimento do trabalho.
PLANO DE ENSINO
Bibliografia Básica
ASSAF NETO, A. Valuation: métricas de valor e avaliação de empresas. São Paulo: Atlas, 2014.
BRAV, Alon; GECZY, Christopher; GOMPERS, Paul A. Is the abnormal return following equity issuances anomalous?. Journal of financial economics, v. 56, n. 2, p. 209-249, 2000.
DAMODARAN, A. Avaliação de empresas – 2ª Edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
DAMODARAN, A. Finanças corporativas: teoria e prática (2a. ed.). Porto Alegre: Bookman, 2004.
FAISSOL, Ricardo de Andrade Lima. Estudo do" valuation" a partir do modelo de fluxo de caixa descontado, assim como a implementação de uma ação estratégica: aplicação na organização" Saraiva SA Livreiros Editores". 2018.
FERREIRA, I. C. et al. Análise de sensibilidade da margem bruta da receita e dos custos do confinamento de diferentes grupos genéticos. Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia, v. 57, n. 1, p. 93-103, 2005.
GALDI, Fernando Caio; TEIXEIRA, Aridelmo José Campanharo; LOPES, Alexsandro Broedel. Análise empírica de modelos de valuation no ambiente brasileiro: fluxo de caixa descontado versus modelo de Ohlson (RIV). Revista Contabilidade & Finanças, v. 19, n. 47, p. 31-43, 2008.
LOURENÇO, Gilmar Mendes; ROMERO, Mario. Indicadores econômicos. FAE Business School. Economia empresarial. Curitiba: Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus, p. 27-41, 2002.
MARQUES, José Augusto Veiga da Costa; BRAGA, Roberto. Análise dinâmica do capital de giro: o modelo Fleuriet. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 3, p. 49-63, 1995.
MARTINS, António. A tributação e os preços de transferência: estudo de caso de aplicação do método da margem líquida das operações. 2015.
PIMENTEL, Renê Coppe; BRAGA, Roberto; CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro. Interação entre rentabilidade e liquidez: um estudo exploratório. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, v. 10, n. 2, 2010.
REZENDE, C. V.; ALMEIDA, N. S.; LEMES, S. Impacto das IFRS na assimetria de informação evidenciada no mercado de capitais brasileiro. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 9, n. 24, p. 18-30, 2015.
RODRIGUES, L. F.; SALLABERRY, J. D. Laudos de avaliação de empresas: práticas adotadas no Brasil. In: CONGRESSO USP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM CONTABILIDADE, 10., 2013, São Paulo. Anais... São Paulo: FEA/USP, 2013.
SERRA, Ricardo; WICKERT, Michael. Valuation: guia fundamental e modelagem em Excel. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2020.
Bibliografia Complementar
BOTELHO, L. L. R.; CUNHA, C. A.; MACEDO, M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e sociedade, 2011.
MEDEIROS, J. B. Redação científica: prática de fichamentos, resumos e resenhas. 13º ed. São Paulo, Atlas, 2019.
VIDICH, A. J., LYMANN, Satanford M. Métodos qualitativos: sua história na sociologia e na antropologia. In: DENZIN, N. K; LINCOLN, I.O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.
image1.png

Continue navegando

Outros materiais