Buscar

AV1 Empreendedorismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Espírito Empreendedor
Adilla Lima de Freitas Guimarães 
Empreendedorismo D.20241.A
01638906
Empreendedorismo é o método de revitalizar negócios já existentes ou de criar novas empresas ou produtos. É aplicado no desenvolvimento de habilidades e competências ligadas à criação, inovação e riscos, além de ser muito importante nas sociedades, pelo fato de que através do empreendedorismo as empresas ou pessoas busquem inovações e identifiquem oportunidades modificando-as em uma novidade lucrativa (DORNELAS, 2015).
Espírito empreendedor, ou empreendedorismo, refere-se à capacidade de identificar oportunidades, iniciar e liderar projetos, assumir riscos calculados e inovar. Um espírito empreendedor é caracterizado pela vontade de criar algo ou melhorar algo existente, pela capacidade de tomar decisões, de persistir diante de desafios e de adaptar-se a mudanças. O empreendedorismo pode se manifestar em diferentes áreas, como nos negócios, na tecnologia, nas artes e em outros setores da sociedade, o que o torna fundamental em vários aspectos.
· Inovação: é a introdução de algo novo, seja um método, uma ideia, um produto ou um processo, que traz melhorias significativas em relação ao que já existe. Pode envolver a criação de novos produtos ou serviços, a melhoria de processos existentes, a adoção de novas tecnologias ou a implementação de novas estratégias de negócios. A inovação é essencial para o progresso econômico e social, impulsionando o crescimento, a competitividade e a sustentabilidade, onde os empreendedores são frequentemente os responsáveis por introduzir novas ideias, produtos e serviços no mercado, impulsionando a inovação e o progresso tecnológico.
· Criação de empregos: as empresas são importantes geradoras de empregos, porém para que isto aconteça necessita-se que as organizações adotem estratégias eficazes para reduzir o desemprego e a aumentar a renda das pessoas, como estímulo econômico, inovação, tecnologia, educação, treinamento, infraestrutura e flexibilidade.
· Crescimento econômico: refere-se ao aumento sustentado da produção de bens e serviços em uma economia ao longo do tempo. É impulsionado por vários fatores, como investimento em capital físico e humano, inovação tecnológica, aumento da produtividade, eficiência nos mercados e estabilidade macroeconômica. Empresas bem-sucedidas contribuem para o crescimento econômico, gerando riqueza e oportunidades para investimento em outros setores.
· Competitividade: é a capacidade de uma empresa ou país de oferecer bens e serviços no mercado de forma eficiente e que atendam às necessidades dos consumidores, ao mesmo tempo em que gera lucros sustentáveis. É fundamental para o desenvolvimento econômico e o sucesso das organizações em um ambiente globalizado e dinâmico. A presença de empreendedores em um mercado estimula a concorrência, o que pode levar a preços mais baixos, melhor qualidade de produtos e serviços e maior variedade para os consumidores.
· Desenvolvimento comunitário: refere-se ao processo de fortalecer as capacidades das comunidades para melhorar sua qualidade de vida. Isso envolve o envolvimento ativo das pessoas que vivem em uma comunidade na identificação e resolução de questões que afetam seu bem-estar. Ele pode incluir a melhoria da infraestrutura local, o acesso a serviços básicos, o desenvolvimento econômico local, a promoção da saúde e educação, entre outras áreas. É um processo participativo e colaborativo que visa capacitar as comunidades a alcançarem seu pleno potencial. Empreendedores muitas vezes têm um forte compromisso com suas comunidades locais, apoiando iniciativas de desenvolvimento, criando redes de apoio e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
O espírito empreendedor é um motor vital para o crescimento e a sustentabilidade da sociedade, promovendo a inovação, a criação de empregos e o desenvolvimento econômico e social.
Referências
BERNARDI, Luiz Antônio. Manual de empreendedorismo e gestão: fundamentos, estratégias e dinâmicas. São Paulo: Atlas, 2003.
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015.
DRUCKER, Peter Ferdinando. Inovação e espírito empreendedor: Entrepreneurship. 6. ed. São Paulo: Pioneira, 2000.

Continue navegando

Outros materiais