Buscar

Prévia do material em texto

DESAFIO
Tributação da Terra - Imposto Territorial Rural (ITR)
É de conhecimento geral que o Imposto Territorial Rural (ITR) possui como contribuinte o proprietário de imóvel rural, os titulares de seu domínio útil ou o seu possuidor a qualquer título, sendo importante sabermos acerca dos tributos incidentes na atividade rural.
Digamos que você tenha herdado uma fazenda na qual seus antepassados sempre exerceram a atividade pecuária, que é exercida até hoje e é fonte de renda da família na propriedade, mantendo as mesmas características originais. Ocorre que, com o passar dos anos, a cidade onde o imóvel está localizado foi crescendo em ritmo acelerado, e devido a esse fato, o município atualmente circunda a propriedade. Sendo assim, a prefeitura pretende realizar a cobrança de IPTU pelo fato do imóvel localizar-se em área urbana.
Acerca do Imposto Territorial Rural, responda as questões:
a)Pode a prefeitura realizar a cobrança do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) sobre a sua fazenda? Justifique.
Não   pode a   prefeitura   realizar   a   cobrança   do   IPTU   do   imóvel rural, pois, sobre   o   imóvel   que   comprovadamente   seja   utilizado para exploração   pecuária, e que  possua  todas  as  características  de imóvel  rural, incidirá o ITR( imposto   Territorial   Rural),   segundo   art.15 do Decreto-lei nº 57/66.
b) Qual é a base de cálculo do imposto que deve ser cobrado?
Sabendo que  o imposto devido  é o  ITR, a  base de  cálculo do  referido imposto,   segundo   o   art.   11   da   Lei   Federal   9393/1996,   é  o   Valor   da Terra Nua Tributável (VTNt) que,  segundo a definição do art. 10,  III, é" obtido   pela multiplicação   do   VTN   pelo   quociente   entre   a   área tributável e a área total".

Mais conteúdos dessa disciplina