Buscar

Povos Originários no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESCOLA MUNICIPAL LEVINDO PINTO DE OLIVEIRA
ALUNO(a)___________________________________________________________
Povos originários: quem são eles no Brasil e no mundo?
Indígena da etnia Guarani, uma das mais representativas do paísImagem: iStock
Como o próprio nome indica, povos originários são aqueles que descendem dos primeiros habitantes de um território. No Brasil, esses povos representam 0,4% da população total do país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao todo, são 305 povos vivendo no território brasileiro, a maioria concentrada na região da Amazônia, de acordo com o Conselho Indigenista Missionário (Cimi).
Mesmo após a Constituição Federal de 1988 reconhecer organização social, costumes, línguas, crenças, tradições e o direito originário sobre o local que esses povos ocupavam, a luta por terras ainda é uma demanda permanente dessa população.
"De onde vieram os povos indígenas?
A chegada do ser humano ao Brasil se explica pela chegada do ser humano ao continente americano e, uma vez que isso aconteceu, as migrações foram trazendo levas de grupos humanos para o território de nosso país.
Atualmente, a teoria que ainda é a mais aceita fala que os humanos chegaram ao continente americano por meio de migrações terrestres. Essas migrações terrestres aconteceram por meio do Estreito de Bering, que separa o Alasca da Rússia. Isso foi possível porque essas migrações teriam ocorrido no período da glaciação, havendo, portanto, uma passagem que ligava as duas regiões.
No contexto do território brasileiro, as evidências mais precisas apontam que a presença humana remonta há 12 mil anos antes do presente. Essa penetração, segundo o geógrafo Aziz Nacib Ab’Sáber, aconteceu na Amazônia, pois a região possuía vastos corredores de clima semiárido, o que facilitava a locomoção.
No entanto, uma descoberta desafia os pesquisadores. Existem vestígios arqueológicos que apontam da possibilidade de presença humana na região do atual Piauí há cerca de 43 mil anos antes do presente. Porém, os pesquisadores não possuem outra evidência que sustente esse fato.
Povos indígenas atualmente
A grande diversidade de etnias indígenas resulta numa infinidade de tradições e manifestações culturais em todo o Brasil.
Como mencionado, o Censo de 2022 apontou para o fato de que cerca de 1,6 indígenas vivem no Brasil, sendo eles originários de mais de 300 etnias. Os povos indígenas do Brasil são catalogadas dentro de quatro grandes troncos étnicos: aruak, karib, macro-jê e tupi. É importante mencionar que nem todos os povos indígenas do Brasil podem ser classificados dessa forma
A diversidade dos povos indígenas significa que cada povo desse pode ter um idioma diferente, assim como formas distintas de organizar-se social, política e economicamente, além de ter tradições e crenças religiosas diferentes. O contrário também pode acontecer e podem existir pontos em comum entre diferentes povos indígenas.
Em sua grande parcela, os indígenas vivem em tribos e sobrevivem por meio do cultivo de alimentos, bem como da caça e pesca. Alguns povos vivem totalmente isolados da sociedade nacional, enquanto outros são mais receptivos. Entre os maiores povos indígenas presentes no Brasil, podem ser citados: guajajara, terena guarani, kaiowá, ianomâmi, entre outros.
Desde a promulgação da Constituição de 1988, os indígenas têm direito à demarcação de suas terras, e a obrigação dessa demarcação é do Estado brasileiro, tendo de ser realizada em diálogo com os indígenas. Entretanto, muitos povos indígenas ainda não tiveram seus direitos respeitados pelo Estado brasileiro e não tiveram suas terras demarcadas.
Mesmo os povos indígenas que tiveram suas terras demarcadas, como os ianomâmis, sofrem bastante. Isso porque é bastante comum que as terras ianomâmis sejam invadidas por garimpeiros e madeireiros, grupos que procuram explorar irregularmente os recursos daquelas terras.
A invasão de terras demarcadas tem trazido morte aos indígenas, que são constantemente ameaçados pelos invasores. A ameaça à vida dos povos indígenas no território brasileiro tem sido tão grande nos últimos anos que o Brasil foi mencionado na ONU como um caso de possível genocídio se os crimes contra essas populações não forem controlados
O caso dos ianomâmis, novamente, é simbólico. Isso porque em 2023 foi identificada uma grande tragédia humanitária em curso nas terras habitadas pelos ianomâmis. Entre 2019 e 2022, cerca de 570 crianças morreram de fome ou por doenças que poderiam ter sido tratadas. Houve denúncias de que pedidos de socorro para a situação ianomâmi tenham sido realizados ao governo Bolsonaro, mas foram ignorados. Essa situação foi causada pela invasão das terras ianomâmis pelo garimpo ilegal.
 Os povos indígenas realizam suas atividades econômicas tradicionais de subsistência – caça, pesca, coleta, agricultura, fabricação de adornos e utensílios – e desenvolvem produtos para comercialização que visam a geração de excedentes para acessar bens de consumo e serviços.
A garimpagem pelos próprios índios é expressamente permitida pelo Estatuto do Índio de 1973: Art. 44 – As riquezas do solo, nas áreas indígenas, somente pelos silvícolas podem ser exploradas, cabendo-lhes com exclusividade o exercício da garimpagem, faiscação e cata das referidas áreas."
Suas festas, jogos e brincadeiras, suas formas de ensinar e aprender, tudo isso pode variar muito. Existem diferentes mitos, rituais, pinturas, objetos, músicas e cantos! Além disso, os povos indígenas constroem casas de diversos jeitos e moram em regiões com paisagens muito diferentes
 Atividades
 São características das nações indígenas brasileiras antes da chegada dos portugueses ao Brasil, exceto:
( )Eram civilizações politeístas.
 ( )As terras eram de uso coletivo entre os integrantes da aldeia, não havendo a ideia de propriedade privada.
 ( )Economia baseada na caça e coleta de frutos na mata.
 ( )Organizavam sua vida através do modelo capitalista.
 ( )Seus deuses estavam relacionados com fenômenos e ações da natureza.
02- Qual dos povos abaixo não corresponde a uma nação indígena brasileira?
( )Yanomami .( )Tupinambás. ( )Tupiniquins. ( )Apaches. ( )Xavantes.
03-Sobre os indígenas brasileiros, é correto afirmar que
a) já ocupavam todo o território brasileiro antes da chegada dos europeus.
b) nunca conseguiam sobreviver sem a ajuda dos povos europeus.
c) viviam em total harmonia com a natureza e com os povos europeus.
d) viviam apenas da coleta e não sabiam caçar, nem praticar agricultura.
04-Veja o mapa abaixo e responda às questões 2, 3 e 4
Veja o mapa abaixo e responda às q De acordo com o mapa, o povo indígena com maior área de abrangência é:
a) Jê. 
b) Tucano.                           
c) Tupi-guarani.                               
d) Goitacás.
05) Assinale a alternativa que corresponde a um dos povos indígenas que habitavam a região da Amazônia.
a) Carijó                               
b) Caeté                             
c) Tabajara                             
d) Karib.
 06_Através da análise do mapa é possível afirmar que:
a) existiam somente duas tribos no território brasileiro, causando um imenso conflito, o que foi o principal motivo da queda na população indígena do Brasil desde 1500.
b) as tribos indígenas do Brasil ocuparam apenas o litoral, devido à facilidade de encontrar pesca e frutas da estação, principal base para a sua subsistência.
c) não existia nenhuma tribo que ocupava a região amazônica, devido à dificuldade de se locomover pelos rios e montanhas, características daquela região.
d) os povos indígenas estimados em 1500 ocuparam todo o território brasileiro, eram tribos diversas que continham cultura, língua e características próprias.
_______________________________________________________________________
07-Em relação a influência indígena na cultura brasileira, relacione as colunas abaixo:
(A) Na alimentação                               (    ) mutirão, uso de rede, banhodiário
(B) No folclore                                       (    ) batata doce, guaraná, palmito
(C) Nos costumes                                 (    ) lendas do uirapuru, iara, Vitória-Régia
(D) No vocabulário                                (    ) samambaia, Curitiba, siri
Encontre no quadro abaixo de sete tribos indígenas do Brasil: Tupiniquins, Caiapó, Ianomâni, Tapuia, Tupi, Carajá e Tapajós.
 
image1.jpeg
image2.jpeg
image3.png

Continue navegando