Buscar

Linguagem e Direito: Conceitos Fundamentais

Prévia do material em texto

Português jurídico 
Português: técnica de ajudar a se comunicar e interpretar contextos dentro do âmbito do direito.
Linguística: ciência que estuda a linguagem e suas manifestações, se preocupa com o contexto maior, em algo funcional e social. 
Linguagem: varias formas de expressão/gênero/ Capacidade que nós, seres humanos, temos de produzir, desenvolver e compreender a língua e outras modalidades de manifestações (dança pintura música).
Língua: . Pode ser falada ou escrita. está dentro da linguagem espécie/ é uma forma de linguagem que possibilita a comunicação.
Gramatica: o estudo, normativo da língua, isto é, estabelece regras/ normas/ padrões que devem ser seguidos para o uso correto da língua (sintaxe, morfologia, semântica e etcs.)
Parecer jurídico
Introdução: o presente parecer tem como objetivo fazer uma analise da legalidade e dos aspectos éticos referentes ao uso de imagens em contexto médico. O uso e divulgação de imagens de pacientes levantam quetões.
Analise jurídica: a legislação aplicável ao uso de imagens de pacientes em contexto médico está sujeita a disposições na lei à privacidade e proteção de dados presente na lei n° 13.709/18 e CF art. 5 inciso x.
Consentimento informativo: faz necessário que o paciente de seu consentimento para o uso de sua imagem de maneira livre e voluntaria, seja qual for a área ou procedimento que será submetido.
Confidencialidade e anonimanto: as imagens do paciente devem ser tratadas com grande confidencialidade, sendo gartindo sempre o anonimato sempre que possível. Fazendo se necessárias medidas de anonimato.
Conclusão: diante do exposto, conclui-se que o uso de imagens de pacientes no âmbito medica é possível desde que realizado em conforme com a lei e princípios. Desse modo, recomenda-se que os profissionais adotem medi.
Este é o parecer 
João pessoa , data.
Procuração (ad judicia extra judicia)
Outorgante: nome da pessoa, estado civil, profissão,nacionalidade, rg, cpf ,residente e domiciliado, endereço eletrônico, telefone.
Outorgado: nome da pessoa, esta, civil, adv (.oab/pb n°),nacionalidade, cpf , domicilio prof. , endereço eletrônico, telefone.
Poderes: por este instrumento particular de procuração, o outorgante, acima qualificado, nomeia e constitui seu procurador advogado a qual confere, amplos gerais e ilimitados poderes constantes na clausula ‘ad judicia e extra judicia’. Para foro geral, podendo promover em quaisquer medidas judicias ou administrativas, em qualquer instancia, assinar termos, substabelecer com ou sem reservas de poderes e praticar ainda, todos e quaisquer atos. Convenientes e necessários ao bom e fiel desempenho deste mandato. 
Termo de veracidade: declaro, sob pena de lei, que as informações e documentos apresentados nesta procuração e a advogada para fundamentar meus pedidos são autênticos e verídicos, e estou ciente que qualquer falsidade de dados fornecidos poderá acarretar em sanções civis, criminais e administrativas.
Outorgante ________ CPF__________.
Joao pessoa, data.
Representação
Endereçamento
 adv (.oab/pb n°), em nome próprio, vem respeitosamente perante vossa excelência apresentar defesa prévia na representação de autos n° ____ promovida por adv (.oab/pb n°. ___.
Síntese dos fatos
Preliminarmente
Dos fatos
Das sanções 
Rol de testemunhas
Provas
Requerimento e razões finais
Nestes termos pede e epera deferimento 
Local e data
Oab n°

Mais conteúdos dessa disciplina