Buscar

Revisão Geral - Direito Empresarial

Prévia do material em texto

1) O que se entende por sociedades contratuais e sociedades institucionais?
- As contratuais, são constituídas por um contrato entre os sócios. Os vínculos estabelecidos entre os membros da pessoa jurídica, tem natureza contratual, portanto, o instrumento disciplinar das relações sociais é o contrato social. O diploma jurídico aplicável na dissolução é o Código Civil. Exemplos: sociedade em nome coletivo, em comandita simples e limitada. São aquelas em que o elo entre os sócios é predominantemente pessoal e classificadas, de acordo com a sua natureza.
- Sociedades Institucionais, são constituídas por um ato de manifestação de vontade dos sócios, esse não é revestido de natureza contratual. O instrumento disciplinar das relações sociais é o estatuto. O diploma jurídico aplicável na dissolução é a Lei das Sociedades por Ações. Exemplos: sociedades anônimas e em comandita por ações.
2) Defina: 
· Eireli - Modalidade de empresa formada por um único sócio, ou seja, pelo próprio empresário que deseja abrir um negócio e ser o único dono. O nome Eireli deve vir acompanhado na frente da razão social
· Sociedade em nome coletivo - Uma sociedade de pessoas. É constituída através de contrato escrito e formada apenas por pessoas físicas. Todos os sócios possuem responsabilidade solidária e ilimitada pelas obrigações sociais, respondem com seus bens subsidiariamente por estas obrigações.
· Sociedade em comum - é uma sociedade empresária de fato ou irregular (em obtenção de CNPJ) que não está juridicamente constituída ou seja, uma sociedade não personificada e que não pode ser considerada uma pessoa jurídica.
· Sociedade em conta de participação - sociedade empresária que vincula, internamente, os sócios. É composta por duas ou mais pessoas, sendo que uma delas necessariamente deve ser empresário ou sociedade empresária
3) Qual a natureza jurídica limitada?
A Sociedade Limitada, é composta por dois ou mais sócios que exercem atividade própria de empresários. Cada um possui cotas específicas da empresa de acordo com sua contribuição, conforme registrado no contrato social.
Não há capital social mínimo, cada sócio pode participar com a quantia que desejar. Os bens dos sócios ficam separados do patrimônio da empresa.
4) De que forma ocorre a limitação de responsabilidade na sociedade limitada? E na sociedade anônima?
Nas sociedades limitadas a responsabilidade dos sócios é limitada ao valor de suas quotas, enquanto nas sociedades anônimas a responsabilidade dos sócios é limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas.
5) A realização de assembleia é obrigatória para a sociedade limitada? Explique.
Não, a deliberação em assembleia se faz obrigatória, se o número dos sócios for superior a dez. A realização da assembleia ou reunião anual se dá em razão de que a matéria nele prevista interessa aos sócios, aos credores e ao Poder Público, não cabendo ao contrato social dispensar esse procedimento, ainda que venha a ser realizado sob a forma de reunião.
4) Quem administra a sociedade limitada?
O administrador, representante legal da sociedade. O mesmo será escolhido pela maioria societária qualificada. A administração pode ser exercida também, por um grupo de pessoas que atuarão em conjunto ou isoladamente, desde que previsto no Contrato Social.
6) Quais as causas de dissolução da sociedade de responsabilidade limitada?
Vontade dos sócios, término do prazo da sociedade, falência, falta de pluralidade dos sócios, impossibilidade de atingir o fim social e extinção da autorização de funcionamento 
7) Explique desconsideração da personalidade jurídica e sua ocorrência segundo o Código Civil.
A desconsideração da personalidade jurídica é ato jurídico decorrente de decisão judicial que visa a atacar os bens dos sócios por obrigações de responsabilidade da sociedade, no entanto, a personalidade jurídica da sociedade é desconsiderada para que o patrimônio dos sócios sirva para quitar as obrigações da sociedade.
8) Defina: 
· Debêntures - são valores mobiliários que representam a dívida de médio ou longo prazo de uma companhia. É um título de crédito emitido por empresas que oferecem direito de crédito ao investidor. 
· Partes Beneficiárias - são títulos negociáveis sem valor nominal e estranhos ao capital social, podem ser criados a qualquer tempo pelas sociedades anônimas de capital fechado.
· Bônus de Subscrição - são títulos negociáveis emitidos por sociedades por ações, que conferem aos seus titulares, o direito de subscrever ações do capital social da companhia, dentro do limite de capital autorizado no estatuto.
9) Classifique as ações conforme a Lei 6.404/76.
Ações com valor nominal, ações sem valor nominal, suas espécies flexionam-se em: ações ordinárias e ações preferenciais.
10) O que se entende por:
· acionista controlador- aquele que detém a maioria das ações com direito a voto, quem de fato exerce o poder de controle, seja uma pessoa ou grupo de pessoas.
· acionista dissidente – aquele que exerce o direito de recesso em uma empresa, o direito de sair da empresa mediante o pagamento do valor das suas ações.
11) Explique como funciona o direito de retirada nas sociedades de capital.
12) Classifique os órgãos societários das S/As.
13) O que se entende por direito de preferência?
12) Como podem ser as subscrições das ações nas S/As?
14) O capital social poderá ser aumento antes de integralizado? Explique.
15) O que se entende por dividendos obrigatórios?
16) O que se entende por acionista remisso? 
17) Como pode ser formado a capital social da empresa?
18) O que se entende por sociedade de capital fechado e sociedade de capital aberto?
Na sociedade anônima de capital fechado, as ações são negociadas somente de forma privada, e não de forma pública como ocorre na bolsa de valores, já a sociedade anônima de capital aberto, são negociadas no mercado de valores mobiliários e qualquer investidor pode adquiri-las.
19) Quais são os direitos essenciais dos acionistas?
20) Explique acordo de acionistas.
21) Explique acionista controlador.
22) O que são sociedades coligadas? E sociedade controlada?

Mais conteúdos dessa disciplina