Buscar

Matemática para Economistas - AVALIAÇÃO ll

Prévia do material em texto

Peso da Avaliação1,50
Qtd. de Questões10
Acertos/Erros6/4
Nota6,00
1O logaritmo é o número que serve de expoente. Calcular o logaritmo de um número consiste em descobrir qual é este número que servirá de expoente à base para obtermos o número dado. Os logaritmos possuem várias aplicações na Matemática e em diversas áreas do conhecimento, como a Economia. Um dos conteúdos estudados são os logaritmos e suas propriedades. Utilizando as propriedades dos logaritmos, sobre o cálculo do valor da expressão anexa, analise as afirmativas a seguir: I- O cálculo da expressão tem como valor igual a 1. II- O cálculo da expressão tem como valor igual a 4. III- O cálculo da expressão tem como valor igual a 8. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As afirmativas I e III estão corretas.
B
Somente a afirmativa III está correta.
C
Somente a afirmativa II está correta.
D
Somente a afirmativa I está correta.
2As derivadas são uma potente ferramenta matemática utilizada para medir razões entre variações. Em Economia, existem muitas funções que são funções derivadas, como é o caso das funções marginais de custo e de lucro. Supondo a seguinte função custo, sobre a sua função derivada, analise as opções a seguir:
A
As opções I e IV estão corretas.
B
Somente a opção II está correta.
C
Somente a opção IV está correta.
D
As opções III e IV estão corretas.
3Uma das aplicações das funções derivadas em Economia está no cálculo da Receita Marginal. As derivadas são utilizadas para medir razões entre variações. Supondo a seguinte função de receita, sobre a sua função derivada, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
A
F - V - F - V.
B
V - V - F - F.
C
F - F - F - V.
D
F - F - V - V.
4Uma das aplicações das funções derivadas em Economia está no cálculo da Receita Marginal. As derivadas são utilizadas para medir razões entre variações. Supondo a função de receita anexa, sobre a sua função derivada, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
A
V - F - V - V.
B
F - F - F - V.
C
F - V - F - V.
D
V - V - F - F.
5
Em uma pesquisa realizada, constatou-se que a produção (P) de determinada bactéria cresce segundo a expressão P(t) = 25 . 2t, onde t representa o tempo em horas. 
Para atingir uma população de 400 bactérias, será necessário um tempo de quantas horas?
A
8 horas.
B
6 horas.
C
4 horas.
D
16 horas.
6Em Economia, existem muitas funções que são funções derivadas, como é o caso das funções marginais de custo e de lucro. Desta forma, as derivadas são uma potente ferramenta matemática utilizada para medir razões entre variações. Supondo a seguinte função custo, sobre a sua função derivada, analise as opções a seguir:
A
Somente a opção II está correta.
B
As opções I e IV estão corretas.
C
Somente a opção IV está correta.
D
As opções III e IV estão corretas.
7Uma determinada máquina industrial (V) se deprecia de tal forma que seu valor, t anos após sua compra,
A
Menor que 42.000.
B
Igual a 39.500.
C
Maior que 46.000.
D
Entre 40.000 e 46.000.
8Existem várias aplicações que podemos destacar com relação ao conceito de integral, inclusive na área de Economia. A relação entre as derivadas e integrais tornou-se uma das ferramentas mais poderosas para analisar diversos fenômenos. O primeiro passo para se construir o conceito de integral é estudar alguns critérios de cálculo. Com base na integral indefinida exposta a seguir, sobre a sua resolução, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
A
V - F - F - F.
B
F - F - F - V.
C
F - V - F - F.
D
F - F - V - F.
9
Uma integral que possui uma função delimitada por um intervalo fechado possui um nome específico. Sobre qual é esse nome, assinale a alternativa CORRETA:
A
Integral indefinida.
B
Integral imediata.
C
Integral constante.
D
Integral definida.
10Muitas são as aplicações do conceito de integral para a área de Economia. Podemos, por exemplo, integrar uma função de custo marginal para que possamos encontrar a função custo original. Com base na integral indefinida exposta a seguir, sobre a sua resolução, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
A
F - V - F - F.
B
F - F - V - F.
C
V - F - F - F.
D
F - F - F - V.
image7.png
image1.png
image2.png
image3.png
image4.png
image5.png
image6.png
  • Relacionados
  • Inteligência Artificial