Logo Passei Direto
Buscar

Sistema Financeiro Nacional

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O Sistema Financeiro Nacional, estruturado e regulado pela Lei Federal nº 4.595/64, será constituído:

a) do Conselho Financeiro Nacional.
b) do Ministério da Fazenda.
c) das Entidades de Previdência Complementar Fechada.
d) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Sustentável.
e) do Banco do Brasil S.A.

No que se refere à estruturação do SFN, assinale a opção correta.
a) O Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN), órgão colegiado federal de caráter permanente, tem a finalidade de julgar, em última instância administrativa, os recursos interpostos contra sanções aplicadas pelo BACEN, pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).
b) O Comitê de Política Monetária (COPOM), órgão federal integrante do SFN, tem a finalidade de formular a política nacional sobre moeda, crédito e dívida pública, definindo, inclusive, a meta da taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (SELIC).
c) O BACEN, autarquia federal vinculada ao Ministério da Fazenda e integrante do SFN, tem o objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, além de zelar pela estabilidade e pela eficiência do SFN, suavizar as flutuações do nível de atividade econômica e fomentar o pleno emprego.
d) A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), autarquia federal vinculada ao Ministério da Fazenda e integrante do SFN, tem competência para normatizar e fiscalizar as sociedades por ações de capital aberto e fechado, disciplinando e desenvolvendo o mercado de valores mobiliários no Brasil.
e) A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), autarquia federal integrante do SFN, tem competência para executar a política traçada pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), sendo responsável pelo controle e pela fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro.
a) II and IV are correct.
b) II, III, and IV are correct.
c) I, III, and IV are correct.

Assinale a alternativa INCORRETA acerca das instituições que compõem o Sistema Financeiro Nacional.
a) O Conselho Monetário Nacional (CMN) é o órgão deliberativo máximo do SFN e define suas diretrizes de atuação.
b) Ao Conselho Monetário Nacional (CMN) compete estabelecer as diretrizes gerais das políticas monetárias, cambial e creditícia; regular as condições de constituição, funcionamento e fiscalização das instituições financeiras.
c) O Banco Central do Brasil (BACEN) é responsável pelo financiamento do Tesouro Nacional e pela administração da dívida pública, além de ser gestor e depositário das reservas internacionais.
d) A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda responsável por disciplinar, fiscalizar e promover o mercado de valores mobiliários. Adicionalmente, a CVM desenvolve trabalhos voltados à definição de novas políticas e iniciativas para promover o mercado doméstico de capitais.
e) O Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) é o regulador dos depósitos compulsórios e redesconto de liquidez praticados no sistema bancário do Brasil.
a) II and IV are correct.
b) II, III, and IV are correct.
c) I, III, and IV are correct.

O sistema Financeiro Nacional, estruturado e regulado pela presente lei, será constituído:
I, Do Conselho Monetário Nacional;
II. Do Banco Central do Brasil;
III. Do Banco do Estado do Rio Grande do Sul.
a) Apenas I.
b) Apenas II e III.
c) Apenas I e II.
d) Apenas III.
e) I, II e III.

Em 2008 foi constituído um sistema de normas pelas próprias instituições financeiras, com compromissos de conduta estabelecidos para que o mercado atue de forma ainda mais eficaz, clara e transparente, em benefício do consumidor e da sociedade. O comprometimento com as normas em questão é voluntário por parte das instituições financeiras brasileiras, sendo um exemplo de:

a) adequação ao acordo da Basileia;
b) cumprimento das resoluções do Banco Central;
c) supervisão bancária;
d) autorregulação bancária;
e) cumprimento das normas do mercado de capitais.

Assinale a alternativa correta acerca da regulamentação das instituições financeiras no Brasil.

a) As instituições financeiras somente poderão funcionar no País mediante prévia autorização do Conselho Monetário Nacional ou Lei Ordinária de iniciativa do Poder Executivo, quando forem estrangeiras.
b) O Banco Central da República do Brasil regulará as atividades, capacidade e modalidade operacionais das instituições financeiras públicas federais, que deverão submeter à aprovação daquele órgão, com a prioridade por ele prescrita, seus programas de recursos e aplicações, de forma que se ajustem à política de crédito do Governo Federal.
c) Dependerão de prévia autorização do Conselho Monetário Nacional as campanhas destinadas à coleta de recursos do público, praticadas por pessoas físicas ou jurídicas abrangidas no conceito legal de instituições financeiras, inclusive para subscrição pública de ações, nos termos da lei das sociedades por ações.
d) As instituições financeiras públicas são órgãos auxiliares da execução da política de crédito do Governo Federal.
e) A escolha dos Diretores ou Administradores das instituições financeiras públicas federais e a nomeação dos respectivos Presidentes e designação dos substitutos serão feitas pelo Ministro da fazenda, após a aprovação pelo Congresso Nacional.

Compete ao Conselho Monetário Nacional, segundo diretrizes estabelecidas pelo Presidente da República, EXCETO:
a) Aprovar os orçamentos monetários, preparados pelo Banco Central da República do Brasil, por meio dos quais se estimarão as necessidades globais de moeda e crédito.
b) Fixar, até dez (10) vezes a soma do capital realizado e reservas livres, o limite além do qual os excedentes dos depósitos das instituições financeiras serão recolhidos ao Banco Central da República do Brasil ou aplicados de acordo com as normas que o Conselho estabelecer.
c) Limitar, sempre que necessário, as taxas de juros, descontos comissões e qualquer outra forma de remuneração de operações e serviços bancários ou financeiros, inclusive os prestados pelo Banco Central da República do Brasil.
d) Determinar a percentagem máxima dos recursos que as instituições financeiras poderão emprestar a um mesmo cliente ou grupo de empresas.

No âmbito do Sistema Financeiro Nacional, a atribuição da coordenação da Dívida Pública Federal externa e interna é

a) do Banco Central do Brasil.
b) do Ministério da Fazenda.
c) da Secretaria do Tesouro Nacional.
d) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
e) do Conselho Monetário Nacional.

Acerca da intervenção extrajudicial do Banco Central do Brasil (BACEN) nas instituições financeiras, assinale a opção correta.
a) A solicitação de intervenção realizada por administradores da instituição, caso prevista estatutariamente, não sujeitará o solicitante à responsabilização civil e criminal por indicação falsa.
b) O interventor, nomeado pelo BACEN, detém plenos poderes de gestão, inclusive no que se refere à admissão e demissão de pessoal, independentemente de expressa autorização para tal.
c) A intervenção cessará em caso de decretação da liquidação extrajudicial da entidade.
d) O período da intervenção não excederá a doze meses, sendo ele prorrogável, por decisão do BACEN, uma única vez, por mais doze meses.
e) A intervenção não altera a fluência dos prazos das obrigações vincendas anteriormente contraídas.

Amparado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), o Banco Central do Brasil (BCB) tem por uma de suas atribuições:

a) a execução da política fiscal;
b) o regramento das bolsas de valores;
c) a execução da política monetária;
d) a determinação do superávit primário;
e) o regramento de ofertas públicas iniciais.

Um órgão dentro do Banco Central do Brasil que ganhou destaque na última década é o Comitê de Estabilidade Financeira. Esse colegiado

a) define a meta para a Taxa Selic.
b) define diretrizes e estratégias para a mitigação do risco sistêmico no Sistema Financeiro Nacional (SFN).
c) trata do risco do Sistema Financeiro Nacional, desconsiderando-se as interações deste com outras jurisdições.
d) define orientações e diretrizes estratégicas para a execução da política monetária.
e) propõe ao Conselho Monetário Nacional o valor do Adicional Contracíclico de Capital Principal relativo ao Brasil, requerido das instituições financeiras.

O gerenciamento do meio circulante para garantir, à população, o fornecimento adequado de dinheiro em espécie é competência

a) da Casa da Moeda do Brasil.
b) do Sistema de Pagamentos Brasileiro.
c) do Banco Central do Brasil.
d) da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
e) da Secretaria do Tesouro Nacional.

Dentre as opções a seguir, qual NÃO é uma característica de uma entidade governamental?
a) de economia mista
b) autarquia em regime especial
c) entidade sem vínculo governamental
d) entidade governamental com fins lucrativos
e) entidade privada

Dentre as atribuições da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) não é possível mencionar
a) a emissão e distribuição de valores mobiliários no mercado.
b) a negociação e intermediação nos mercados de valores mobiliários e de derivativos.
c) os serviços de consultor e analista de valores mobiliários.
d) propor ao CMN a eventual fixação de limites máximos de preço, comissões, emolumentos e quaisquer outras vantagens cobradas pelos intermediários do mercado.
e) auditar, fiscalizar e inspecionar as companhias abertas e fechadas dada prioridade às que não apresentem lucro em balanço.

Sobre a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), assinale a alternativa correta.
a) É vinculada ao Ministério do Planejamento.
b) Tem sua sede em Brasília.
c) Tem como objetivo assegurar a estabilidade de preços.
d) Tem como objetivo estimular a poupança.
e) Possui autonomia administrativa e financeira.

Entre as atribuições da CVM, não é correto mencionar
a) o estímulo à formação de poupança e a sua aplicação em valores mobiliários.
b) a asseguração e a fiscalização do funcionamento eficiente das bolsas de valores, do mercado de balcão e das bolsas de mercadorias e futuros.
c) a asseguração e o cumprimento de práticas comerciais equitativas no mercado de valores mobiliários.
d) o credenciamento e a fiscalização de auditores independentes, administradores de carteiras de valores mobiliários, agentes autônomos, entre outros.
e) a apuração, mediante inquérito administrativo e judicial, de atos ilegais e práticas não-equitativas exclusivas de administradores de companhias abertas.

Qual instituição tem poderes para disciplinar, normatizar e fiscalizar a atuação dos diversos integrantes do mercado de capitais do Brasil:

a) CFC.
b) CPC.
c) Bovespa.
d) CVM.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O Sistema Financeiro Nacional, estruturado e regulado pela Lei Federal nº 4.595/64, será constituído:

a) do Conselho Financeiro Nacional.
b) do Ministério da Fazenda.
c) das Entidades de Previdência Complementar Fechada.
d) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Sustentável.
e) do Banco do Brasil S.A.

No que se refere à estruturação do SFN, assinale a opção correta.
a) O Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN), órgão colegiado federal de caráter permanente, tem a finalidade de julgar, em última instância administrativa, os recursos interpostos contra sanções aplicadas pelo BACEN, pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).
b) O Comitê de Política Monetária (COPOM), órgão federal integrante do SFN, tem a finalidade de formular a política nacional sobre moeda, crédito e dívida pública, definindo, inclusive, a meta da taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (SELIC).
c) O BACEN, autarquia federal vinculada ao Ministério da Fazenda e integrante do SFN, tem o objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, além de zelar pela estabilidade e pela eficiência do SFN, suavizar as flutuações do nível de atividade econômica e fomentar o pleno emprego.
d) A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), autarquia federal vinculada ao Ministério da Fazenda e integrante do SFN, tem competência para normatizar e fiscalizar as sociedades por ações de capital aberto e fechado, disciplinando e desenvolvendo o mercado de valores mobiliários no Brasil.
e) A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), autarquia federal integrante do SFN, tem competência para executar a política traçada pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), sendo responsável pelo controle e pela fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro.
a) II and IV are correct.
b) II, III, and IV are correct.
c) I, III, and IV are correct.

Assinale a alternativa INCORRETA acerca das instituições que compõem o Sistema Financeiro Nacional.
a) O Conselho Monetário Nacional (CMN) é o órgão deliberativo máximo do SFN e define suas diretrizes de atuação.
b) Ao Conselho Monetário Nacional (CMN) compete estabelecer as diretrizes gerais das políticas monetárias, cambial e creditícia; regular as condições de constituição, funcionamento e fiscalização das instituições financeiras.
c) O Banco Central do Brasil (BACEN) é responsável pelo financiamento do Tesouro Nacional e pela administração da dívida pública, além de ser gestor e depositário das reservas internacionais.
d) A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda responsável por disciplinar, fiscalizar e promover o mercado de valores mobiliários. Adicionalmente, a CVM desenvolve trabalhos voltados à definição de novas políticas e iniciativas para promover o mercado doméstico de capitais.
e) O Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) é o regulador dos depósitos compulsórios e redesconto de liquidez praticados no sistema bancário do Brasil.
a) II and IV are correct.
b) II, III, and IV are correct.
c) I, III, and IV are correct.

O sistema Financeiro Nacional, estruturado e regulado pela presente lei, será constituído:
I, Do Conselho Monetário Nacional;
II. Do Banco Central do Brasil;
III. Do Banco do Estado do Rio Grande do Sul.
a) Apenas I.
b) Apenas II e III.
c) Apenas I e II.
d) Apenas III.
e) I, II e III.

Em 2008 foi constituído um sistema de normas pelas próprias instituições financeiras, com compromissos de conduta estabelecidos para que o mercado atue de forma ainda mais eficaz, clara e transparente, em benefício do consumidor e da sociedade. O comprometimento com as normas em questão é voluntário por parte das instituições financeiras brasileiras, sendo um exemplo de:

a) adequação ao acordo da Basileia;
b) cumprimento das resoluções do Banco Central;
c) supervisão bancária;
d) autorregulação bancária;
e) cumprimento das normas do mercado de capitais.

Assinale a alternativa correta acerca da regulamentação das instituições financeiras no Brasil.

a) As instituições financeiras somente poderão funcionar no País mediante prévia autorização do Conselho Monetário Nacional ou Lei Ordinária de iniciativa do Poder Executivo, quando forem estrangeiras.
b) O Banco Central da República do Brasil regulará as atividades, capacidade e modalidade operacionais das instituições financeiras públicas federais, que deverão submeter à aprovação daquele órgão, com a prioridade por ele prescrita, seus programas de recursos e aplicações, de forma que se ajustem à política de crédito do Governo Federal.
c) Dependerão de prévia autorização do Conselho Monetário Nacional as campanhas destinadas à coleta de recursos do público, praticadas por pessoas físicas ou jurídicas abrangidas no conceito legal de instituições financeiras, inclusive para subscrição pública de ações, nos termos da lei das sociedades por ações.
d) As instituições financeiras públicas são órgãos auxiliares da execução da política de crédito do Governo Federal.
e) A escolha dos Diretores ou Administradores das instituições financeiras públicas federais e a nomeação dos respectivos Presidentes e designação dos substitutos serão feitas pelo Ministro da fazenda, após a aprovação pelo Congresso Nacional.

Compete ao Conselho Monetário Nacional, segundo diretrizes estabelecidas pelo Presidente da República, EXCETO:
a) Aprovar os orçamentos monetários, preparados pelo Banco Central da República do Brasil, por meio dos quais se estimarão as necessidades globais de moeda e crédito.
b) Fixar, até dez (10) vezes a soma do capital realizado e reservas livres, o limite além do qual os excedentes dos depósitos das instituições financeiras serão recolhidos ao Banco Central da República do Brasil ou aplicados de acordo com as normas que o Conselho estabelecer.
c) Limitar, sempre que necessário, as taxas de juros, descontos comissões e qualquer outra forma de remuneração de operações e serviços bancários ou financeiros, inclusive os prestados pelo Banco Central da República do Brasil.
d) Determinar a percentagem máxima dos recursos que as instituições financeiras poderão emprestar a um mesmo cliente ou grupo de empresas.

No âmbito do Sistema Financeiro Nacional, a atribuição da coordenação da Dívida Pública Federal externa e interna é

a) do Banco Central do Brasil.
b) do Ministério da Fazenda.
c) da Secretaria do Tesouro Nacional.
d) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
e) do Conselho Monetário Nacional.

Acerca da intervenção extrajudicial do Banco Central do Brasil (BACEN) nas instituições financeiras, assinale a opção correta.
a) A solicitação de intervenção realizada por administradores da instituição, caso prevista estatutariamente, não sujeitará o solicitante à responsabilização civil e criminal por indicação falsa.
b) O interventor, nomeado pelo BACEN, detém plenos poderes de gestão, inclusive no que se refere à admissão e demissão de pessoal, independentemente de expressa autorização para tal.
c) A intervenção cessará em caso de decretação da liquidação extrajudicial da entidade.
d) O período da intervenção não excederá a doze meses, sendo ele prorrogável, por decisão do BACEN, uma única vez, por mais doze meses.
e) A intervenção não altera a fluência dos prazos das obrigações vincendas anteriormente contraídas.

Amparado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), o Banco Central do Brasil (BCB) tem por uma de suas atribuições:

a) a execução da política fiscal;
b) o regramento das bolsas de valores;
c) a execução da política monetária;
d) a determinação do superávit primário;
e) o regramento de ofertas públicas iniciais.

Um órgão dentro do Banco Central do Brasil que ganhou destaque na última década é o Comitê de Estabilidade Financeira. Esse colegiado

a) define a meta para a Taxa Selic.
b) define diretrizes e estratégias para a mitigação do risco sistêmico no Sistema Financeiro Nacional (SFN).
c) trata do risco do Sistema Financeiro Nacional, desconsiderando-se as interações deste com outras jurisdições.
d) define orientações e diretrizes estratégicas para a execução da política monetária.
e) propõe ao Conselho Monetário Nacional o valor do Adicional Contracíclico de Capital Principal relativo ao Brasil, requerido das instituições financeiras.

O gerenciamento do meio circulante para garantir, à população, o fornecimento adequado de dinheiro em espécie é competência

a) da Casa da Moeda do Brasil.
b) do Sistema de Pagamentos Brasileiro.
c) do Banco Central do Brasil.
d) da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
e) da Secretaria do Tesouro Nacional.

Dentre as opções a seguir, qual NÃO é uma característica de uma entidade governamental?
a) de economia mista
b) autarquia em regime especial
c) entidade sem vínculo governamental
d) entidade governamental com fins lucrativos
e) entidade privada

Dentre as atribuições da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) não é possível mencionar
a) a emissão e distribuição de valores mobiliários no mercado.
b) a negociação e intermediação nos mercados de valores mobiliários e de derivativos.
c) os serviços de consultor e analista de valores mobiliários.
d) propor ao CMN a eventual fixação de limites máximos de preço, comissões, emolumentos e quaisquer outras vantagens cobradas pelos intermediários do mercado.
e) auditar, fiscalizar e inspecionar as companhias abertas e fechadas dada prioridade às que não apresentem lucro em balanço.

Sobre a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), assinale a alternativa correta.
a) É vinculada ao Ministério do Planejamento.
b) Tem sua sede em Brasília.
c) Tem como objetivo assegurar a estabilidade de preços.
d) Tem como objetivo estimular a poupança.
e) Possui autonomia administrativa e financeira.

Entre as atribuições da CVM, não é correto mencionar
a) o estímulo à formação de poupança e a sua aplicação em valores mobiliários.
b) a asseguração e a fiscalização do funcionamento eficiente das bolsas de valores, do mercado de balcão e das bolsas de mercadorias e futuros.
c) a asseguração e o cumprimento de práticas comerciais equitativas no mercado de valores mobiliários.
d) o credenciamento e a fiscalização de auditores independentes, administradores de carteiras de valores mobiliários, agentes autônomos, entre outros.
e) a apuração, mediante inquérito administrativo e judicial, de atos ilegais e práticas não-equitativas exclusivas de administradores de companhias abertas.

Qual instituição tem poderes para disciplinar, normatizar e fiscalizar a atuação dos diversos integrantes do mercado de capitais do Brasil:

a) CFC.
b) CPC.
c) Bovespa.
d) CVM.

Prévia do material em texto

Lista 01 - SFN 
QUADRIX - Ana Prev (IPREV DF)/IPREV DF/Especialista em 
Investimentos /2023 
1) 
No que diz respeito ao sistema financeiro nacional, julgue 
o item. 
A estrutura do sistema financeiro nacional é composta por 
três órgãos normativos: o Conselho Monetário Nacional 
(CMN), a Comissão Nacional de Seguros Privados (CNSP) e 
o Banco Central do Brasil (BCB). 
Certo 
Errado 
 
QUADRIX - Ana Prev (IPREV DF)/IPREV DF/Especialista em 
Investimentos /2023 
2) 
No que diz respeito ao sistema financeiro nacional, julgue 
o item. 
As funções do Banco Central (Bacen) e da Comissão de 
Valores Mobiliários (CVM) são, respectivamente, regular e 
administrar o sistema financeiro nacional; e fixar e 
implementar as normas do mercado de valores mobiliários. 
Certo 
Errado 
 
CESGRANRIO - ATA (AgeRIO)/AgeRIO/2023 
3) 
Como integrante do Sistema Financeiro Nacional, cabe ao 
Banco Central do Brasil 
a) fixar as metas de inflação anual. 
b) recolher os impostos federais. 
c) calcular o Índice Nacional de Preços ao Consumidor 
Amplo (IPCA). 
d) atuar como emprestador de última instância. 
e) executar a política fiscal. 
 
CESGRANRIO - Adv (AgeRIO)/AgeRIO/2023 
4) 
O Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional 
(CRSFN) se encarrega do julgamento, não apenas dos 
recursos contra as sanções aplicadas pelo Banco Central do 
Brasil e Comissão de Valores Mobiliários, mas, também, 
dos processos relacionados à “lavagem” de dinheiro, dos 
recursos contra as sanções aplicadas pelo Coaf, Susep e 
demais autoridades competentes. 
Os julgamentos e eventuais penalidades determinadas pelo 
CRSFN são de caráter 
a) tributário b) penal 
c) administrativo d) civil 
e) internacional 
 
FUNDATEC - Ana Proj (BRDE)/BRDE/Economista/2023 
5) 
Sobre indicadores financeiros da economia e Sistema 
Financeiro Nacional, analise as assertivas abaixo: 
I. No Brasil, a meta para a inflação é definida pelo 
Conselho Monetário Nacional (CMN) e cabe ao 
Banco Central (BC) adotar as medidas necessárias 
para alcançá-la. O índice de preços utilizado é o 
Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 
(IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de 
Geografia e Estatística (IBGE). A meta se refere à 
inflação acumulada no ano. Por exemplo, a meta 
para 2023 é de uma inflação de 3,25%. 
II. O Conselho Monetário Nacional é um órgão 
normativo que determina as regras gerais para o 
bom funcionamento do Sistema Financeiro 
Nacional. Entre outras atribuições, seu Presidente e 
Diretores reúnem-se a cada 45 dias para definir a 
taxa básica de juros da economia – a Selic. 
III. O Sistema Financeiro Nacional é composto por 
órgãos normativos, entidades supervisoras e 
operadores. O principal ramo do SFN lida 
diretamente com quatro tipos de mercado: mercado 
monetário: é o mercado que fornece à economia 
papel-moeda e moeda escritural, aquela depositada 
em conta corrente; mercado de crédito: é o 
mercado que fornece recursos para o consumo das 
pessoas em geral e para o funcionamento das 
empresas; mercado de capitais: é o mercado que 
permite às empresas em geral captar recursos de 
terceiros e, portanto, compartilhar os ganhos e os 
riscos; e mercado de câmbio: é o mercado de 
compra e venda de moeda estrangeira. 
IV. O Banco Nacional de Desenvolvimento 
Econômico e Social (BNDES) foi fundado em 20 de 
junho de 1952, é uma empresa pública federal 
vinculada ao Ministério da Fazenda, sendo o 
principal instrumento do Governo Federal, e tem 
como principal acionista o Bird (Banco Internacional 
para Reconstrução e Desenvolvimento). 
V. Mercado a termo é o mercado em que são 
realizadas operações de compra e venda de 
contratos de ativos, para liquidação em uma data 
futura, o preço é o de mercado previamente fixado 
mais uma taxa. O preço a futuro de um ativo é, de 
modo geral, igual ao preço praticado no mercado à 
vista acrescido de uma remuneração esperada, 
relativa ao intervalo entre a negociação do contrato 
futuro e a sua respectiva liquidação. 
VI. A empresa para reduzir sua exposição ao risco 
com derivativos utiliza o hedge. Este visa neutralizar 
o risco da empresa, ou de um projeto, por meio de 
operações nos mercados financeiros. Já 
as swaps são acordos entre duas contrapartes para 
trocar fluxos de caixa ao longo do tempo. Existem 
Licenciado para - C
ristian K
elvin - 12519547405 - P
rotegido por E
duzz.com
 
Lista 01 - SFN 
três tipos básicos de swaps: swaps de taxa de 
juros, swaps de moedas e swaps de crédito, 
conhecidas como CDS – Credit Default Swap. 
Quais estão corretas? 
a) Apenas IV, V e VI. b) Apenas I, II, III e V. 
c) Apenas I, III, IV e VI. d) Apenas I, III, V e VI. 
e) Apenas III, IV, V e VI. 
 
CESGRANRIO - CNAI (CFC)/CFC/BCB/2023 
6) 
O art. 5º do Decreto nº 23.258, de 19/10/1933, revigora o 
art. 56 da Lei no 4.440, de 31 de dezembro de 1921, que 
proibiu a exportação do ouro, prata e outros metais 
preciosos amoedados, em barras ou em artefatos. Segundo 
o texto do art. 5º do referido decreto, essa exportação 
ficará dependendo de prévia autorização do(a) 
a) Casa da Moeda 
b) Banco Central do Brasil 
c) Conselho Monetário Nacional 
d) Governo 
e) Secretaria Geral da Fazenda 
 
FGV - ES (SEMSA Manaus)/Pref Manaus/Economista/2022 
7) 
Em relação ao Sistema Financeiro Nacional (SFN) e sua 
estrutura, avalie se as afirmativas são verdadeiras (V) ou 
falsas (F). 
( ) O SFN é composto pelo Conselho Monetário 
Nacional (CMN), Banco Central (BACEN) e Bolsa de 
Valores. 
( ) Cabe ao CMN coordenar as políticas monetária, 
creditícia, orçamentária, fiscal e da dívida pública, 
interna e externa. 
( ) Cabe ao BACEN executar a política monetária do 
país, com o objetivo de garantir a estabilidade do 
poder de compra da moeda e zelar por um sistema 
financeiro sólido, eficiente e competitivo. 
 As afirmativas são, respectivamente, 
a) V – V – V. b) V – V – F. 
c) V – F – V. d) F – F – V. 
e) F – F – F. 
 
IADES - Esc (BRB)/BRB/2022 
8) 
A composição do Sistema Financeiro Nacional (SFN) por 
órgãos normativos, supervisores e operadores visa a 
fomentar o encontro entre credores e tomadores de 
recursos, viabilizando a circulação de ativos, a realização de 
investimentos e o pagamento de compromissos 
financeiros. Acerca da constituição do SFN, assinale a 
alternativa correta. 
a) O BCB fiscaliza as corretoras e as distribuidoras de títulos 
e de valores mobiliários. Estas também podem ser 
fiscalizadas pela CVM. 
b) O órgão normativo do SFN é o Conselho Monetário 
Nacional (CMN), que é o responsável pela formulação das 
políticas relativas à moeda, ao crédito, ao câmbio, aos 
seguros e à previdência. 
c) A Superintendência Nacional de Previdência 
Complementar (Previc) atua na supervisão de entidades 
abertas de previdência complementar (fundos de pensão). 
d) As sociedades de capitalização devem atuar em 
conformidade com a normatização do CMN, sendo 
reguladas pelo BCB. 
e) A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) possui 
atuação secundária na supervisão das cooperativas de 
crédito, cabendo ao Banco Central do Brasil (BCB) o papel 
principal nessa supervisão. 
 
SS CENTEC - Prof (CENTEC)/CENTEC/Finanças/2022 
9) 
Em relação ao Sistema Financeiro Nacional, aponte as 
sentenças verdadeiras e falsas e marque a 
opção CORRETA: 
( ) O Sistema Financeiro Nacional do Brasil é um 
conjunto de instituições e instrumentos financeiros 
que possibilita a transferência de recursos dos 
ofertadores finais para os tomadores finais e cria 
condições para que os títulos e valores mobiliários 
tenham liquidez no mercado. 
( ) A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é um 
órgão deliberativo de cúpula do Sistema Financeiro 
Nacional. 
( ) O Conselho Monetário Nacional (CMN) é uma 
entidade autárquica, vinculada ao ministério da 
economia (antigo ministério da fazenda), e é um 
órgão executivo. Cabe-lhe cumprir e fazer cumprir as 
disposições que lhe são atribuídas pela legislação em 
vigor e as normas emanadas da CVM. 
( ) São atribuições do Banco Central do Brasil 
(BACEN): emitirdinheiro, controlar e fiscalizar o 
capital estrangeiro e controlar e fiscalizar o crédito. 
( ) O Banco Central do Brasil (BACEN) e o Conselho 
Monetário Nacional (CMN) são entidades 
autárquicas, subordinadas a Comissão de Valores 
Mobiliários (CVM). 
a) V, V, V, V, V. b) V, F, V, F, V. 
c) V, F, F, V, F. d) F, V, F, F, V. 
e) V, F, V, V, F. 
 
 
 
 
FUNDATEC - Ana Econ (SEPOG RS)/SEPOG RS/2022 
Licenciado para - C
ristian K
elvin - 12519547405 - P
rotegido por E
duzz.com
 
Lista 01 - SFN 
10) 
Cada vez mais os sistemas financeiros tornam-se mais 
importantes considerando o volume e complexidade das 
transações existentes em uma economia. 
Analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, 
ou F, se falsas. 
( ) A operacionalização de um sistema financeiro é 
feita pelo conjunto de instituições financeiras, 
orientadas pela política monetária do governo, 
utilizando-se dos mercados específicos, como o de 
crédito, capitais, monetário e cambial. 
( ) O sistema financeiro, através de um conjunto de 
instituições, operacionaliza as atividades, 
transferindo recursos dos aplicadores (ou 
poupadores) para aqueles que captam recursos 
(tomadores de recursos), tanto para investimentos 
como para cobrir carências de recursos de capital de 
giro, entre outras necessidades. 
( ) Os instrumentos financeiros são classificados em 
ativos financeiros de fluxo de caixa e ativo financeiro 
de capital. 
( ) Um dos principais mercados financeiros é o 
mercado de crédito, que compreende toda a rede de 
bolsa de valores e instituições que operam com a 
compra e venda de ações e títulos de dívidas. Esse 
mercado opera com financiamento do capital de 
giro e do capital fixo para empresas das sociedades 
anônimas de capital aberto. 
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de 
cima para baixo, é: 
a) V – F – F – V. b) V – V – F – F. 
c) V – F – V – F. d) F – V – F – V. 
e) F – F – V – V. 
 
FGV - Ana TI (BANESTES)/BANESTES/Desenvolvimento de 
Sistemas/2021 
11) 
O Sistema Financeiro Nacional possui órgãos normativos, 
entidades supervisoras e operadores. 
Os órgãos normativos, além do Conselho Nacional de 
Seguros Privados (CNSP), incluem: 
a) a Casa da Moeda e o Banco Central; 
b) o Conselho Monetário Nacional (CMN) e o Conselho 
Nacional de Previdência Complementar (CNPC); 
c) a Susep e o Banco Central; 
d) o Banco Central e a CVM; 
e) as caixas econômicas e as bolsas de valores. 
 
 
 
Instituto AOCP - Ana (FUNPRESP-JUD)/FUNPRESP-
JUD/Investimentos/2021 
12) 
Por meio do Sistema Financeiro Nacional (SFN), viabiliza-se 
a relação entre agentes carentes de recursos para 
investimentos e agentes capazes de gerar poupança 
(financiando, assim, o crescimento da economia). Acerca 
do SFN, julgue o seguinte item. 
O SFN foi estruturado e regulado pela Lei da Reforma 
Bancária (1964), pela Lei de Mercado de Capitais (1965) e 
pela Lei de Criação dos Bancos Múltiplos (1988). 
 
VUNESP - Fisc (Pref Valinhos)/Pref Valinhos/Proteção ao 
Consumidor/SSPC/2019 
13) 
O Sistema Financeiro Nacional, estruturado e regulado pela 
Lei Federal nº 4.595/64, será constituído: 
a) do Conselho Financeiro Nacional. 
b) do Ministério da Fazenda. 
c) das Entidades de Previdência Complementar Fechada. 
d) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico 
Sustentável. 
e) do Banco do Brasil S.A. 
 
CSC IFPA - Tecno (IF PA)/IF PA/Gestão Financeira/2019 
14) 
O Sistema Financeiro Nacional é um conjunto de órgãos 
que regulamenta, fiscaliza e executa as operações 
necessárias à circulação da moeda e do crédito na 
economia, com o importante papel de fazer a 
intermediação de recursos entre os agentes econômicos 
superavitários e os deficitários. O órgão normativo máximo 
do Sistema Financeiro Nacional é o(a): 
a) Banco Central do Brasil (BCB). 
b) Comissão de Valores Mobiliários (CVM). 
c) Conselho Monetário Nacional (CMN). 
d) Comitê de Política Monetária (COPOM). 
e) Banco do Brasil (BB). 
 
SELECON - ADES (Pref Cuiabá)/Pref Cuiabá/2019 
15) 
No Sistema Financeiro Nacional, o órgão normativo, cujas 
competências englobam regular as condições de 
constituição, funcionamento e fiscalização das instituições 
financeiras é o: 
a) Bacen – Banco Central do Brasil 
b) CMN – Conselho Monetário Nacional 
c) BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento 
Econômico e Social 
d) CVM – Comissão de Valores Mobiliários 
 
 
CESGRANRIO - Tec Ban (BASA)/BASA/2018 
16) 
Atua como operador do Sistema Financeiro Nacional a(o) 
a) Bolsa de Mercadorias e Futuros 
Licenciado para - C
ristian K
elvin - 12519547405 - P
rotegido por E
duzz.com
 
Lista 01 - SFN 
b) CMN 
c) Susep 
d) Previc 
e) Banco Central do Brasil 
 
FADESP - Tec Ban (BANPARÁ)/BANPARÁ/2018 
17) 
De acordo com a subdivisão do Sistema Financeiro Nacional 
(SFN) em entidades normativas, supervisoras e 
operacionais, pode-se afirmar que: 
a) funcionam como entidades normativas: o Banco Central 
do Brasil (BCB), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a 
Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e a 
Superintendência Nacional de Previdência Complementar 
(PREVIC). 
b) funcionam como entidades supervisoras: o Conselho 
Monetário Nacional (CMN), o Conselho Nacional de 
Seguros Privados (CNSP) e o Conselho Nacional de 
Previdência Complementar (CNPC). 
c) funcionam como entidades operacionais: Agências de 
Fomento, Associações de Poupança e Empréstimo, Bancos 
de Câmbio, Bancos de Desenvolvimento, Bancos de 
Investimento, Companhias Hipotecárias, Cooperativas 
Centrais de Crédito, Sociedades de Crédito, Financiamento 
e Investimento, Sociedades de Crédito Imobiliário e 
Sociedades de Crédito ao Microempreendedor. 
d) funcionam como entidades supervisoras: entidades 
operadoras auxiliares, administradores de mercados 
organizados de valores mobiliários, como os de Bolsa, de 
Mercadorias e Futuros e de Balcão Organizado, as 
companhias seguradoras, as sociedades de capitalização, 
as entidades abertas de previdência complementar e os 
fundos de pensão. 
e) funcionam como entidades operacionais o Banco 
Central do Brasil (BCB), a Comissão de Valores Mobiliários 
(CVM), a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e 
a Superintendência Nacional de Previdência 
Complementar – PREVIC. 
 
INAZ do Pará - Eco (DPE PR)/DPE PR/2017 
18) 
O sistema financeiro nacional é dividido em dois 
subsistemas: Normativo e Intermediação Financeira. 
Assinale a alternativa que apresente os componentes do 
Sistema Normativo. 
a) Banco do Brasil, Bancos Comerciais e Sistema Financeiro 
de Habitação. 
b) Conselho Monetário Nacional, Banco Central do Brasil e 
Comissão de Valores Mobiliários. 
c) Bancos de Desenvolvimento, Bancos de Investimentos e 
Companhias de Crédito e, Financiamento e Investimento. 
d) Instituições Auxiliares, Sociedade de Arrendamento 
Mercantil e Sociedades Corretoras e Distribuidoras. 
e) Casa da Moeda, Caixa Econômica e Comissão de Valores 
Mobiliários. 
 
Com. Org. (IFSP) - PEBTT (IFSP)/IF SP/Gestão/2017 
19) 
A composição do Mercado Financeiro Brasileiro segue um 
sistema hierarquizado e com responsabilidades 
estabelecidas, tendo o Conselho Monetário Nacional 
(CMN) como o maior e mais importante órgão deste 
sistema, sendo ele normativo, sem funções executivas e 
responsável pela fixação de diretrizes das políticas 
monetárias, creditícias e cambial. 
O Bacen é o órgão executivo central, responsável pela 
fiscalização e cumprimento das disposições que regulam o 
funcionamento do Sistema Nacional Financeiro (SFN) de 
acordo com as normas expedidas pela CMN. 
 
 
As instituições financeiras, compostas pelos bancos 
comerciais, Caixas Econômicas, entre outros, são a base do 
sistema e com finalidades comerciais e sociais, além de 
fomentar o desenvolvimento por meio de investimentos e 
financiamentos. Sendo assim, nos é possível corroborar 
com Hoji (2012), dizendo que o SFN é: 
a) Formado por instituições que têm como finalidade 
intermediar o fluxo de recursos entre os poupadores e 
investidores e os tomadores derecursos, em condições 
satisfatórias para o mercado. 
b) Definido por uma convenção internacional que 
estabelece regras claras e que devem ser seguidas 
mundialmente por todos os países no estabelecimento de 
seus sistemas financeiros. 
c) Um sistema não contemplado por operações de seguros 
e previdências privadas, pois tal incumbência regulatória 
cabe a estrutura de governo legislativa e não a estrutura do 
sistema financeiro. 
d) Estabelecido por instituições públicas e privadas que 
têm a incumbência de criar mecanismos e condições sociais 
de acesso ao crédito e a investimentos por parte do 
mercado em relativa condição 
 
Licenciado para - C
ristian K
elvin - 12519547405 - P
rotegido por E
duzz.com
 
Lista 01 - SFN 
CEBRASPE (CESPE) - APC (FUNPRESP-EXE)/FUNPRESP-
EXE/Investimentos/2016 
20) 
Julgue o item a seguir, relativo ao Sistema Financeiro 
Nacional (SFN) e ao mercado de valores mobiliários. 
 Os órgãos normativos asseguram que os integrantes do 
sistema financeiro sigam as regras definidas pelos órgãos 
de crédito, de capitais e de câmbio, enquanto as entidades 
supervisoras determinam regras para o bom 
funcionamento do SFN. 
 
CSC IFPA - Tecno (IF PA)/IF PA/Gestão Financeira/2016 
21) 
Um administrador de fundos de investimento acaba de 
receber multa superior a R$ 1,2 milhões por não ter 
cumprido as exigências existentes no prospecto e no 
regulamento do referido fundo. Podemos afirmar que essa 
sanção punitiva foi aplicada pelo(a) _______________, que 
é o órgão responsável pelo fomento e regulação do 
mercado de capitais no Sistema Financeiro Nacional (SFN). 
a) Banco Central do Brasil (BACEN). 
b) Bolsa de Valores do Brasil (BM&FBOVESPA). 
c) Comissão de Títulos e Valores Mobiliários (CVM). 
d) Conselho Monetário Nacional (CMN). 
e) Associação Brasileira das Entidades dos Mercados 
Financeiro e de Capitais (ANBIMA). 
 
INSTITUTO BRASIL - Eco (IF MS)/IF MS/2016 
22) 
O Sistema Financeiro Nacional do Brasil é formado por um 
conjunto de instituições, financeiras ou não, voltadas para 
a gestão da política monetária do Governo Federal. O 
Banco Central do Brasil propõe uma subdivisão do Sistema 
Financeiro Nacional em alguns níveis, onde as Sociedades 
de Capitalização estão relacionadas ao órgão normativo 
denominado: 
a) Conselho Monetário Nacional (CMN). 
b) Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP). 
c) Conselho Nacional de Previdência Complementar 
(CNPC). 
d) Conselho Nacional de investimentos (CNI). 
e) Comissão de Valores Mobiliários (CVM). 
 
 
 
IADES - ADFA (SEAGRI DF)/SEAGRI DF/Economista/2023 
23) 
Acerca da estrutura e do funcionamento do Sistema 
Financeiro Nacional, assinale a alternativa correta. 
a) O Banco Central é o principal órgão normativo do 
sistema financeiro nacional. 
b) A Superintendência de Seguros Privados (Susep) 
supervisiona fundos de pensão, ou seja, entidades 
fechadas de previdência complementar. 
c) Uma instituição de pagamento é uma instituição não 
financeira que executa serviços de pagamento em nome de 
terceiros, mas não compõe o sistema financeiro nacional. 
d) As administradoras de consórcio são supervisionadas 
pela Comissão de Valores Mobiliários. 
e) O Conselho Monetário Nacional é o órgão normativo ao 
qual se submetem a Comissão de Valores Mobiliários e a 
Superintendência de Seguros Privados. 
 
CEBRASPE (CESPE) - PFN (PGFN)/PGFN/2023 
24) 
No que se refere à estruturação do SFN, assinale a 
opção correta. 
a) O Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional 
(CRSFN), órgão colegiado federal de caráter permanente, 
tem a finalidade de julgar, em última instância 
administrativa, os recursos interpostos contra sanções 
aplicadas pelo BACEN, pela Comissão de Valores 
Mobiliários (CVM), pelo Conselho Administrativo de Defesa 
Econômica (CADE) e pelo Conselho de Controle de 
Atividades Financeiras (COAF). 
b) O Comitê de Política Monetária (COPOM), órgão federal 
integrante do SFN, tem a finalidade de formular a política 
nacional sobre moeda, crédito e dívida pública, definindo, 
inclusive, a meta da taxa referencial do Sistema Especial de 
Liquidação e de Custódia (SELIC). 
c) O BACEN, autarquia federal vinculada ao Ministério da 
Fazenda e integrante do SFN, tem o objetivo fundamental 
de assegurar a estabilidade de preços, além de zelar pela 
estabilidade e pela eficiência do SFN, suavizar as flutuações 
do nível de atividade econômica e fomentar o pleno 
emprego. 
d) A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), autarquia 
federal vinculada ao Ministério da Fazenda e integrante do 
SFN, tem competência para normatizar e fiscalizar as 
sociedades por ações de capital aberto e fechado, 
disciplinando e desenvolvendo o mercado de valores 
mobiliários no Brasil. 
e) A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), 
autarquia federal integrante do SFN, tem competência para 
executar a política traçada pelo Conselho Nacional de 
Seguros Privados (CNSP), sendo responsável pelo controle 
e pela fiscalização dos mercados de seguro, previdência 
privada aberta, capitalização e resseguro. 
 
25) 
De acordo com Brito (2016), o Sistema Financeiro Nacional 
(SFN) é composto de instituições responsáveis pela 
captação, distribuição e circulação de recursos financeiros, 
além de ser encarregado da regulação desse processo. O 
Licenciado para - C
ristian K
elvin - 12519547405 - P
rotegido por E
duzz.com
 
Lista 01 - SFN 
SFN tem papel central no desenvolvimento econômico do 
país, por meio do estímulo à poupança e aos investimentos. 
Assinale a alternativa INCORRETA acerca das instituições 
que compõem o Sistema Financeiro Nacional. 
a) O Conselho Monetário Nacional (CMN) é o órgão 
deliberativo máximo do SFN e define suas diretrizes de 
atuação. 
b) Ao Conselho Monetário Nacional (CMN) compete 
estabelecer as diretrizes gerais das políticas monetárias, 
cambial e creditícia; regular as condições de constituição, 
funcionamento e fiscalização das instituições financeiras. 
c) O Banco Central do Brasil (BACEN) é responsável pelo 
financiamento do Tesouro Nacional e pela administração 
da dívida pública, além de ser gestor e depositário das 
reservas internacionais. 
d) A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma 
autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda responsável 
por disciplinar, fiscalizar e promover o mercado de valores 
mobiliários. Adicionalmente, a CVM desenvolve trabalhos 
voltados à definição de novas políticas e iniciativas para 
promover o mercado doméstico de capitais. 
e) O Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) é o 
regulador dos depósitos compulsórios e redesconto de 
liquidez praticados no sistema bancário do Brasil. 
 
FUNDATEC - Ana Proj (BRDE)/BRDE/Economista/2023 
26) 
Sobre as normatizações, legislação, acordos e resoluções 
do sistema financeiro, analise as assertivas abaixo, 
assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas. 
 ( ) A Resolução CMN nº 5.047/2022 dispõe sobre a 
constituição e o funcionamento dos bancos de 
desenvolvimento. Segundo o Capítulo II, Art. 2º “Os bancos 
de desenvolvimento são instituições financeiras privadas, 
criadas por unidade da Federação, sob forma de sociedade 
anônima, nos termos da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro 
de 1976”. A resolução destaca ainda que as fontes de 
recursos dos bancos de desenvolvimento são os bancos de 
fomento internacionais. 
( ) A Lei nº 9.613/1998 que dispõe sobre os crimes de 
“lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores, a 
prevenção da utilização do sistema financeiro para os 
ilícitos em seu Capítulo VIII, Art. 12 estabelece como sanção 
uma única advertência aos administradores das pessoas 
jurídicas que deixem de cumprir as obrigações previstas 
nos Artigos 10 e 11 e será aplicada, cumulativamente ou 
não, pelas autoridades competentes. 
 ( ) A denominação dos acordos de Basileia deriva da 
cidade suíça de mesmo nome que sedia o Comitê de 
Supervisão Bancária de Basileia (BCBS). Essa organização é 
formada pelas autoridades monetárias de quase 30 países 
relevantes no cenário econômico mundial,inclusive o 
Brasil. Os acordos de Basileia constituem uma série de 
recomendações para assegurar a regulação e a supervisão 
e buscar maior estabilidade e menor risco nas atividades 
bancárias. Além disso, têm por alvo o setor bancário, 
porém certos princípios, regras, mecanismos de controle e 
metodologias neles definidos podem oferecer insumos 
para a implantação de um processo de gestão de riscos em 
organizações que atuam em outras áreas de atividade, 
inclusive no setor público. 
( ) A Resolução nº 4.557/2017 dispõe sobre a estrutura de 
gerenciamento de riscos e a estrutura de gerenciamento de 
capital. Em seu Capítulo VII, que trata da Transparência, 
apresenta: Art. 56. A descrição da estrutura de 
gerenciamento de riscos e da estrutura de gerenciamento 
de capital deve ser evidenciada em relatório de acesso 
público, com periodicidade mínima anual. § 1º O conselho 
de administração deve fazer constar do relatório 
mencionado no caput sua responsabilidade pelas 
informações divulgadas. § 2º O relatório de que trata o 
caput deve estar disponível em local único e de fácil 
identificação no sítio da instituição na internet, em seção 
específica de informações relativas ao gerenciamento de 
riscos da instituição. § 3º Deve ser publicado, em conjunto 
com as demonstrações contábeis, resumo da descrição das 
estruturas de gerenciamento de riscos e de gerenciamento 
de capital, indicando a localização, no sítio da instituição na 
internet, do relatório citado no caput. 
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de 
cima para baixo, é: 
a) V – F – F – V. 
b) F – V – F – F. 
c) V – F – V – F. 
d) F – V – F – V. 
e) F – F – V – V. 
 
FGV - Cons TE (SEFAZ ES)/SEFAZ ES/Ciências 
Econômicas/2022 
27) 
Relacione o segmento do sistema financeiro nacional às 
suas respectivas características. 
1. Comissão de Valores Imobiliários 
2. Superintendência de Seguros Privados 
3. Superintendência Nacional de Previdência 
Complementar 
4. Conselho Monetário Nacional 
 
( ) Órgão deliberativo do Sistema Financeiro 
Nacional, tendo funções apenas normativas. 
( ) Autarquia federal, vinculada ao Ministério da 
Economia, mas sem subordinação hierárquica, com 
personalidade jurídica e patrimônio próprios, 
autoridade administrativa independente, mandato 
fixo e estabilidade de seus dirigentes, e autonomia 
financeira e orçamentária. 
Licenciado para - C
ristian K
elvin - 12519547405 - P
rotegido por E
duzz.com
 
Lista 01 - SFN 
( ) Dentre outras atribuições, é responsável pelo 
controle e fiscalização da previdência privada 
aberta, sendo uma autarquia vinculada ao 
Ministério da Economia. 
( ) Autarquia de natureza especial, dotada de 
autonomia administrativa e financeira e patrimônio 
próprio, vinculada ao Ministério do Trabalho e 
Previdência. 
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem 
apresentada. 
a) 4, 3, 2 e 1. 
b) 4, 1, 2 e 3. 
c) 4, 1, 3 e 2. 
d) 1, 4, 3 e 2. 
e) 1, 4, 2 e 3. 
 
Legalle - ATA (BADESUL)/BADESUL/2022 
28) 
O sistema Financeiro Nacional, estruturado e regulado pela 
presente lei, será constituído: 
I, Do Conselho Monetário Nacional; 
II. Do Banco Central do Brasil; 
III. Do Banco do Estado do Rio Grande do Sul. 
 Está(ão) CORRETA(S): 
a) Apenas I. 
b) Apenas II e III. 
c) Apenas I e II. 
d) Apenas III. 
e) I, II e III. 
 
Instituto AOCP - Tec Ban III 
(BANESE)/BANESE/Informática/Desenvolvimento/2022 
29) 
O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é composto por um 
conjunto de entidades e instituições que promovem a 
intermediação financeira. Nesse sentido, analise as 
assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. 
 
I. A organização do Sistema Financeiro Nacional 
(SFN) acontece por meio de agentes normativos, 
supervisores e operadores. 
II. O Conselho Monetário Nacional, órgão 
normativo, tem a responsabilidade de formular a 
política da moeda e do crédito. 
III. O Banco Central do Brasil, entidade supervisora, 
tem por objetivo monitorar e fiscalizar o sistema 
financeiro, além de executar as políticas monetária, 
cambial e de crédito. 
IV. A comissão de valores mobiliários (CVM), bancos, 
caixas econômicas e a bolsa de valores são exemplos 
de operadores do SFN. 
a) Apenas I e II. 
b) Apenas I, II e III. 
c) I, II, III e IV. 
d) Apenas II, III e IV. 
e) Apenas II e III. 
 
FUNDATEC - Tec Sup (AGERGS)/AGERGS/Economia/2022 
30) 
O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é formado por um 
conjunto de entidades e instituições. O CMN – Conselho 
Monetário Nacional, que é um órgão __________. 
Corretoras e distribuidora são órgãos __________, que 
atuam nos mercados financeiro e de capitais e no mercado 
cambial. 
 
Assinale a alternativa que preenche, correta e 
respectivamente, as lacunas do trecho acima. 
a) normativo – supervisores 
b) supervisor – normativos 
c) supervisor – supervisores 
d) normativo – operadores 
e) normativo – normativos 
 
31) 
Em economia e finanças, mercado financeiro é como se 
denomina todo o universo que envolve as operações de 
compra e venda de ativos financeiros, tais como valores 
mobiliários, mercadorias e câmbio. Acerca desse assunto, 
julgue o item seguinte. 
O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é formado por um 
conjunto de entidades e instituições que promovem a 
intermediação financeira, isto é, o encontro entre credores 
e tomadores de recursos. É por meio desse sistema que as 
pessoas, as empresas e o governo circulam a maior parte 
dos seus ativos, pagam suas dívidas e realizam seus 
investimentos. 
Certo 
Errado 
 
32) 
O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é formado por um 
conjunto de entidades e instituições que promovem a 
intermediação financeira. É organizado por agentes 
normativos, supervisores e operadores. Assim, no quadro 
da organização da moeda, crédito, capitais e câmbio, das 
relações que se seguem, qual está CORRETA? 
a) Normativo – Conselho Monetário Nacional; Supervisor 
– Comissão de Valores Mobiliários; Operador – Banco 
Central. 
b) Normativo – Conselho Monetário Nacional; Supervisor 
– Banco Central; Operador – Bolsa de valores. 
c) Normativo – Banco Central; Supervisor – Comissão de 
Valores Mobiliários; Operador – Bancos e demais 
instituições não-bancárias. 
Licenciado para - C
ristian K
elvin - 12519547405 - P
rotegido por E
duzz.com
 
Lista 01 - SFN 
d) Normativo – Comissão de Valores Mobiliários; 
Supervisor – Conselho Monetário Nacional; Operador – 
Entidades abertas de Previdência. 
e) Normativo – Conselho Monetário Nacional; Supervisor 
– Caixa Econômica Federal; Operador – Corretoras de 
distribuidoras de valores. 
 
CESGRANRIO - Tec Ban (BASA)/BASA/2018 
33) 
Na configuração atual do Sistema Financeiro Nacional, a 
instância máxima de decisão é da alçada do(a) 
a) Banco Central do Brasil 
b) Comissão de Valores Mobiliários 
c) Conselho Monetário Nacional 
d) Banco do Brasil 
e) Ministério da Fazenda 
 
FGV - Tec B (BANESTES)/BANESTES/2018 
Finanças e Conhecimentos Bancários - Composição Geral 
do SFN 
34) 
Em 2008 foi constituído um sistema de normas pelas 
próprias instituições financeiras, com compromissos de 
conduta estabelecidos para que o mercado atue de forma 
ainda mais eficaz, clara e transparente, em benefício do 
consumidor e da sociedade. 
O comprometimento com as normas em questão é 
voluntário por parte das instituições financeiras brasileiras, 
sendo um exemplo de: 
a) adequação ao acordo da Basileia; 
b) cumprimento das resoluções do Banco Central; 
c) supervisão bancária; 
d) autorregulação bancária; 
e) cumprimento das normas do mercado de capitais. 
 
AOCP - Tec Esc (DESENBAHIA)/DESENBAHIA/2017 
35) 
Assinale a alternativa correta acerca da regulamentação 
das instituições financeiras no Brasil. 
a) As instituições financeiras somente poderão funcionar 
no País mediante prévia autorização do Conselho 
Monetário Nacional ou Lei Ordinária de iniciativa do Poder 
Executivo, quando forem estrangeiras. 
b) O Banco Central da República do Brasil regulará as 
atividades, capacidade e modalidade operacionaisdas 
instituições financeiras públicas federais, que deverão 
submeter à aprovação daquele órgão, com a prioridade por 
ele prescrita, seus programas de recursos e aplicações, de 
forma que se ajustem à política de crédito do Governo 
Federal. 
c) Dependerão de prévia autorização do Conselho 
Monetário Nacional as campanhas destinadas à coleta de 
recursos do público, praticadas por pessoas físicas ou 
jurídicas abrangidas no conceito legal de instituições 
financeiras, inclusive para subscrição pública de ações, nos 
termos da lei das sociedades por ações. 
d) As instituições financeiras públicas são órgãos auxiliares 
da execução da política de crédito do Governo Federal. 
e) A escolha dos Diretores ou Administradores das 
instituições financeiras públicas federais e a nomeação dos 
respectivos Presidentes e designação dos substitutos serão 
feitas pelo Ministro da fazenda, após a aprovação pelo 
Congresso Nacional. 
 
CEBRASPE (CESPE) - JD (TJDFT)/TJDFT/2016 
36) 
Acerca da teoria jurídica da atividade bancária e do sistema 
em que essa atividade esta está inserida, assinale a opção 
correta. 
a) Importante para a determinação das taxas de juros nos 
contratos bancários, o spread bancário é formado não só 
pelo lucro a ser obtido pelo banco, mas também por custos 
administrativos, tributários e financeiros. 
b) As operações típicas dos bancos são tradicionalmente 
classificadas pela doutrina em ativas e passivas. As 
primeiras são aquelas pelas quais o banco se torna 
devedor, por receber recursos do cliente, ficando obrigado 
a lho devolver quando solicitado; as segundas, quando o 
banco se torna credor, por fornecer recurso a seu cliente, 
ficando este obrigado a lho devolver na forma contratada. 
c) União e estados têm competência concorrente para 
fiscalização das operações de natureza financeira, limitada 
a destes aos Bancos Estaduais, quando houver. 
d) O Sistema Financeiro Nacional deve ser regulamentado 
por uma única LC, devendo conter, segundo a 
jurisprudência do STF, a regulamentação de toda atividade 
bancária, inclusive a respeito das taxas de juros. 
e) O Banco Central do Brasil tem competência para o 
estabelecimento, à vista da conjuntura econômica, das 
taxas máximas de juros a serem praticadas no mercado 
financeiro. 
Instituto AOCP - Tec (UFFS)/UFFS/Assuntos 
Educacionais/2016 
37) 
O Sistema Financeiro Nacional (SFN) do Brasil é formado 
por um conjunto de instituições, financeiras ou não, 
voltadas para a gestão da política monetária do governo 
federal. O Banco Central do Brasil propõe uma subdivisão 
do Sistema Financeiro Nacional em 3 níveis, órgãos 
normativos, entidades supervisoras e operadores. Assinale 
a alternativa que apresenta apenas órgãos normativos do 
SFN. 
a) Conselho Nacional Monetário, Conselho Nacional de 
Seguros Privados, Conselho Nacional de Previdência 
Complementar. 
Licenciado para - C
ristian K
elvin - 12519547405 - P
rotegido por E
duzz.com
 
Lista 01 - SFN 
b) Conselho Monetário Nacional, Banco Central do Brasil e 
Caixa Econômica. 
c) Conselho Nacional Monetário, Conselho Nacional de 
Seguros Privados, Secretaria de Desenvolvimento 
Financeiro e Social. 
d) Secretaria de Desenvolvimento Financeiro e Social, 
Conselho Nacional Monetário, Comissão de Valores 
Mobiliários. 
e) Bolsa de Valores, Conselho Nacional de Seguros 
Privados, Conselho Nacional de Previdência 
Complementar. 
 
FGV - Ana Com (BANESTES)/BANESTES/2023 
38) 
Sobre o Conselho Monetário Nacional (CMN), assinale a 
afirmativa correta. 
a) Um objetivo do CMN é estimular o desenvolvimento dos 
mercados de seguros. 
b) Compete ao CMN coordenar as políticas monetária, 
creditícia, orçamentária e da dívida pública interna e 
externa. 
c) Não pode acontecer mais de uma reunião do CMN por 
mês. 
d) O CMN é presidido pelo presidente do Banco Central do 
Brasil (BCB). 
e) É no CMN que se decidem as normas principais para o 
funcionamento das instituições financeiras e das entidades 
fechadas de previdência complementar. 
 
FGV - Tec B (BANESTES)/BANESTES/2023 
39) 
Sobre o Conselho Monetário Nacional (CMN) e o Comitê de 
Política Monetária (Copom), analise as afirmativas a seguir. 
I. São objetivos do CMN a estabilidade da moeda e o 
desenvolvimento econômico e social do país. 
II. São órgãos supervisores sob a esfera de 
competência do CMN: o Banco Central do Brasil 
(BCB), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a 
Superintendência de Seguros Privados (Susep). 
III. A principal decisão de cada reunião do Copom é 
a definição da taxa de juros Selic pelo Banco Central 
do Brasil (BCB). 
Está correto o que se afirma em 
a) I, apenas. b) I e II, apenas. 
c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. 
e) I, II e III. 
 
CESGRANRIO - Esc BB/BB/Agente Comercial/2023 
40) 
O Conselho Monetário Nacional (CMN) é um órgão 
importante do Sistema Financeiro Nacional. 
 As atribuições do CMN são inúmeras, entre as quais 
a) regular os serviços de compensação de cheques e outros 
papéis. 
b) autorizar a emissão de papel moeda. 
c) determinar, via Comitê de Política Monetária, a taxa de 
juros Selic. 
d) autorizar o funcionamento das instituições financeiras 
operando no país. 
e) emitir títulos do CMN, responsabilizando-se pelo seu 
resgate. 
 
CESGRANRIO - Esc BB/BB/Agente Comercial/2023 
41) 
Como parte integrante do Sistema Financeiro Nacional, o 
Conselho Monetário Nacional (CMN) funciona como 
instituição cuja função é predominantemente 
a) normativa b) executora 
c) bancária d) produtiva 
e) financeira 
 
CESGRANRIO - Adv (AgeRIO)/AgeRIO/2023 
42) 
Como integrante do Sistema Financeiro Nacional, cabe ao 
Conselho Monetário Nacional 
a) definir as metas anuais de inflação. 
b) determinar as taxas básicas de juros da economia 
brasileira. 
c) atuar como emprestador de última instância. 
d) calcular o Índice Nacional de Preços ao Consumidor 
Amplo (IPCA). 
e) executar a política fiscal. 
 
FUNDATEC - Ana Proj (BRDE)/BRDE/Contador/2023 
43) 
Compete ao Conselho Monetário Nacional, segundo 
diretrizes estabelecidas pelo Presidente da 
República, EXCETO: 
a) Aprovar os orçamentos monetários, preparados pelo 
Banco Central da República do Brasil, por meio dos quais se 
estimarão as necessidades globais de moeda e crédito. 
b) Fixar, até dez (10) vezes a soma do capital realizado e 
reservas livres, o limite além do qual os excedentes dos 
depósitos das instituições financeiras serão recolhidos ao 
Banco Central da República do Brasil ou aplicados de 
acordo com as normas que o Conselho estabelecer. 
c) Limitar, sempre que necessário, as taxas de juros, 
descontos comissões e qualquer outra forma de 
remuneração de operações e serviços bancários ou 
financeiros, inclusive os prestados pelo Banco Central da 
República do Brasil. 
d) Determinar a percentagem máxima dos recursos que as 
instituições financeiras poderão emprestar a um mesmo 
cliente ou grupo de empresas. 
Licenciado para - C
ristian K
elvin - 12519547405 - P
rotegido por E
duzz.com
 
Lista 01 - SFN 
e) Delimitar, com periodicidade não inferior a dois anos, o 
capital mínimo das instituições financeiras privadas, 
levando em consideração sua natureza, bem como a 
localização de suas sedes e agências ou filiais. 
 
FUNDATEC - Ana Proj (BRDE)/BRDE/Direito/2023 
44) 
Considere a hipotética situação em que o Conselho 
Monetário Nacional, observando as diretrizes 
estabelecidas pelo Presidente da República: 
I. Expediu normas gerais de contabilidade e 
estatística a serem observadas pelas instituições 
financeiras. 
II. Disciplinou as atividades das Bolsas de Valores e 
dos corretores de fundos públicos. 
III. Determinou a percentagem máxima dos recursos 
que as instituições financeiras poderão emprestar a 
um mesmo cliente ou grupo de empresas. 
IV. Determinou que as matrizes das instituições 
financeiras registrem os cadastros das firmas que 
operam com suas agências há mais de um ano. 
V. Realizou operações de redesconto e empréstimo 
com instituições financeiras públicas eprivadas, 
consoante remuneração, limites, prazos, garantias, 
formas de negociação e outras condições 
estabelecidas em regulamentação por ele editada. 
Considera-se que, à luz do disposto na Lei nº 4.595/1964, o 
Conselho Monetário Nacional agiu nos limites de sua 
competência nas seguintes hipóteses: 
a) Apenas I, II e III. b) Apenas I, II e IV. 
c) Apenas II, III e V. d) Apenas II, IV e V. 
e) Apenas III, IV e V. 
 
 
 
 
FEPESE - AFin (B Camboriú)/Pref B Camboriú/2023 
45) 
O órgão superior do Sistema Financeiro Nacional que tem 
a responsabilidade de formular a política da moeda e do 
crédito, e como objetivo a estabilidade da moeda e o 
desenvolvimento econômico e social do país é o: 
a) Banco Central do Brasil. 
b) Ministério da Economia. 
c) Comitê de Política Monetária. 
d) Conselho Monetário Nacional. 
e) Gabinete de Gestão Econômica. 
 
Instituto Consulplan - Tecno (IF PA)/IF PA/Gestão 
Financeira/2023 
46) 
A economia brasileira e, consequentemente, seu sistema 
econômico e financeiro evoluíram sistematicamente ao 
longo do tempo e foi necessário criar, devido às 
necessidades de normatizar, executar e definir seus 
operadores nos mercados financeiros, o que pela literatura 
pelo Sistema Financeiro Nacional (SFN), ou seja, um 
macroambiente onde suas instituições componentes se 
submetem às suas regras estatais e não estatais e 
interagem entre si no espectro de desenvolver e controlar 
seu funcionamento, garantindo aos seus usuários públicos 
segurança e confiabilidade. A respeito do SFN, assinale a 
afirmativa INCORRETA. 
a) As instituições de pagamento compõem os operadores 
do SFN. 
b) A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é um órgão 
normativo do SFN. 
c) A Superintendência de Seguros Privados é um órgão 
supervisor do SFN. 
d) O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) é um 
órgão normativo do SFN. 
 
47) 
Na composição do Sistema Financeiro Nacional no Brasil, o 
órgão normativo responsável pela fixação das metas para a 
inflação, pelas diretrizes da política cambial e pelas normas 
inerentes ao funcionamento das instituições financeiras é 
o(a) 
a) Banco Central do Brasil 
b) Banco do Brasil 
c) Conselho Monetário Nacional 
d) Caixa Econômica Federal 
e) Comissão de Valores Mobiliários 
 
 
 
 
CESGRANRIO - Tec Cien (BASA)/BASA/Tecnologia da 
Informação/2022 
48) 
Cabe ao Conselho Monetário Nacional 
a) formular a política da moeda e do crédito, com o 
objetivo de manter a estabilidade da moeda e o 
desenvolvimento econômico e social do país. 
b) fiscalizar, normatizar, disciplinar e desenvolver o 
mercado de valores mobiliários no Brasil. 
c) garantir a estabilidade do poder de compra da moeda, 
zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e 
competitivo e executar a política monetária com o objetivo 
de manter a inflação na meta. 
d) intermediar e custodiar o dinheiro entre poupadores e 
aqueles que precisam de empréstimos, além de 
providenciar serviços financeiros para os clientes, como 
saques, empréstimos, investimentos, entre outros. 
Licenciado para - C
ristian K
elvin - 12519547405 - P
rotegido por E
duzz.com
 
Lista 01 - SFN 
e) atuar nos mercados financeiro, cambial e de capitais, 
intermediando a negociação de títulos e valores mobiliários 
entre investidores e tomadores de recursos. 
 
Instituto AOCP - Ana (FUNPRESP-JUD)/FUNPRESP-
JUD/Investimentos/2021 
49) 
Por meio do Sistema Financeiro Nacional (SFN), viabiliza-se 
a relação entre agentes carentes de recursos para 
investimentos e agentes capazes de gerar poupança 
(financiando, assim, o crescimento da economia). Acerca 
do SFN, julgue o seguinte item. 
 O Conselho Monetário Nacional (CMN) tem como única 
responsabilidade a formulação da política da moeda e do 
crédito. 
 
Instituto Consulplan - ACI (Pref Formiga)/Pref 
Formiga/2020 
50) 
A Resolução nº 3.922/2010, do Conselho Monetário 
Nacional, dispõe sobre as aplicações dos recursos dos 
regimes próprios de previdência social instituídos pela 
União, Estados, Distrito Federal e Municípios. 
Considerando as disposições existentes em referida 
Resolução, assinale a afirmativa INCORRETA. 
a) Observadas as limitações e condições previamente 
estabelecidas, os recursos dos regimes próprios de 
previdência social devem ser alocados em renda fixa, renda 
variável e imóveis. 
b) Os regimes próprios de previdência social estão 
proibidos de aplicar seus recursos na aquisição de cotas de 
fundo de investimento, cujas carteiras contenham títulos 
que ente federativo figure como devedor ou preste fiança, 
aval, aceite ou coobrigação sob qualquer outra forma. 
c) Os recursos dos regimes próprios de previdência social, 
representados por disponibilidades financeiras, devem ser 
depositados em contas próprias, em instituições 
financeiras bancárias devidamente autorizadas a funcionar 
no país pelo Banco Central do Brasil, controlados e 
contabilizados de forma segregada dos recursos do ente 
federativo. 
d) Os regimes próprios de previdência social podem operar 
na modalidade day-trade, assim consideradas aquelas 
iniciadas e encerradas no mesmo dia, independentemente 
de o regime próprio possuir estoque ou posição anterior do 
mesmo ativo, quando se tratar de negociações de títulos 
públicos federais realizadas diretamente pelo regime 
próprio de previdência social. 
 
FCC - Esc (BANRISUL)/BANRISUL/2019 
51) 
No âmbito do Sistema Financeiro Nacional, a atribuição da 
coordenação da Dívida Pública Federal externa e interna é 
a) do Banco Central do Brasil. 
b) do Ministério da Fazenda. 
c) da Secretaria do Tesouro Nacional. 
d) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. 
e) do Conselho Monetário Nacional. 
 
CETREDE - Eco (Juazeiro N)/Pref Juazeiro do N/2019 
52) 
Acerca da política do Conselho Monetário Nacional, analise 
as afirmativas a seguir sobre seus objetivos. 
(2) Regular o valor interno da moeda. 
(4) Coordenar as políticas monetária, creditícia, 
orçamentária, fiscal e a dívida pública, interna e externa. 
(8) Propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos 
instrumentos financeiros. 
(16) Efetuar o controle dos capitais estrangeiros. 
Marque a opção que apresenta a soma das 
afirmativas CORRETAS. 
a) 6. 
b) 10. 
c) 14. 
d) 16. 
e) 26. 
 
CESGRANRIO - Tec Cien (BASA)/BASA/Tecnologia da 
Informação/2018 
Finanças e Conhecimentos Bancários - CMN (Conselho 
Monetário Nacional) 
53) 
Por meio da Resolução no 4.582, de 29/06/2017, o BCB 
fixou a meta para a inflação, bem como seu intervalo de 
tolerância para os anos de 2019 e 2020. Para o ano de 2019, 
a meta para a inflação é 
a) de 4,00%, e para 2020, a meta é de 4,25%. 
b) de 4,25%, e para 2020, a meta é de 4,00%. 
c) de 4,25%, e para 2020, a meta é de 4,5%. 
d) de 4,5%, e para 2020, a meta é de 4,00%. 
e) de 4,75%, e para 2020, a meta é de 4,00%. 
 
FCC - Ana (DPE RS)/DPE RS/Apoio 
Especializado/Economia/2017 
54) 
Compete ao Conselho Monetário Nacional 
a) receber os recolhimentos compulsórios das instituições 
financeiras. 
b) realizar operações de redesconto e empréstimos à 
instituições financeiras bancárias. 
c) exercer o controle do crédito sob todas as suas formas. 
d) regular a constituição, o funcionamento e a fiscalização 
de instituições financeiras. 
e) exercer a fiscalização das instituições financeiras e 
aplicar as penalidades previstas. 
 
Licenciado para - C
ristian K
elvin - 12519547405 - P
rotegido por E
duzz.com
 
Lista 01 - SFN 
AOCP - Tec Esc (DESENBAHIA)/DESENBAHIA/2017 
55) 
Conforme a Resolução do Conselho Monetário Nacional nº 
2.574, de 17/12/1998, às agências de fomento, 
a) é vedado o acesso às linhas de assistência financeira do 
Banco Central do Brasil. 
b) é vedada a prestação de garantias, a utilização da 
alienação fiduciária em garantia e de cédulas de crédito 
industrial e comercial e a cobrança de encargos nos moldes 
praticados pelas instituições financeiras. 
c) é vedada a prestação de serviços de consultoria, agente 
financeiro e administrador de fundos de desenvolvimento.d) é vedado constituir-se sob a forma de sociedade 
anônima de capital fechado. 
e) é vedado praticar operações de repasse de recursos 
captados no País e no exterior originários de orçamentos 
estaduais e municipais. 
 
CRESCER - Téc Cont (CRP PI)/CRP 21 (PI)/2016 
56) 
Os órgãos normativos determinam regras gerais para o 
bom funcionamento do Sistema Financeiro Nacional. 
Dente esses órgãos, pode-se destacar: 
a) Conselho Monetário Nacional 
b) Banco Central do Brasil 
c) Comissão de Valores Mobiliários 
d) Bolsa de Valores 
e) Autarquias 
 
 
 
CEBRASPE (CESPE) - Ana (FUNPRESP-JUD)/FUNPRESP-
JUD/Investimentos/Investimentos/2016 
57) 
A respeito das competências e atribuições do Conselho 
Monetário Nacional (CMN), do Banco Central do Brasil 
(BCB), da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), da 
Superintendência Nacional de Previdência Complementar 
(PREVIC) e da Superintendência de Seguros Privados 
(SUSEP), julgue o próximo item. 
Ao CMN compete definir a política a ser observada na 
organização e no funcionamento do mercado de valores 
mobiliários. 
 
INSTITUTO BRASIL - Eco (IF MS)/IF MS/2016 
58) 
O Conselho Monetário Nacional (CMN) é um conselho, 
criado pela Lei nº 4.595, de 31 de dezembro de 1964, como 
poder deliberativo máximo do sistema financeiro do Brasil, 
sendo responsável por expedir normas e diretrizes gerais 
para seu bom funcionamento. O Conselho Monetário 
Nacional tem como objetivos os citados a seguir, EXCETO: 
a) adaptar o volume dos meios de pagamento às reais 
necessidades da economia nacional e seu processo de 
desenvolvimento. 
b) regular o valor interno da moeda, para tanto, 
prevenindo ou corrigindo os surtos inflacionários ou 
deflacionários de origem interna ou externa, as depressões 
econômicas e outros desequilíbrios oriundos de 
fenômenos conjunturais. 
c) regular o valor externo da moeda e o equilíbrio no 
balanço de pagamento do País, tendo em vista a melhor 
utilização dos recursos em moeda estrangeira. 
d) propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos 
instrumentos financeiros, com vistas à maior eficiência do 
sistema de pagamentos e de mobilização de recursos. 
e) zelar pela liquidez e solvência das empresas estatais do 
Brasil. 
 
FUNRIO - Tecno (IF PA)/IF PA/Gestão Financeira/2016 
59) 
O Conselho Monetário Nacional, como órgão normativo, é 
responsável pela fixação das diretrizes das políticas 
monetária, creditícia e cambial do País, e possui, dentre 
outras, a seguinte atribuição específica: 
a) determinar as taxas de recolhimento compulsório das 
instituições financeiras. 
b) regular a execução dos serviços de compensação de 
cheques e outros papéis. 
c) exercer o controle de crédito sob todas as suas formas. 
d) vigiar a interferência de outras empresas nos mercados 
financeiros e de capitais. 
e) exercer a fiscalização das instituições financeiras, 
punindo-as quando necessário. 
 
FCC - Esc (BANRISUL)/BANRISUL/2019 
60) 
O Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional é 
um órgão colegiado, integrante da estrutura do Ministério 
da Fazenda, e que tem por finalidade julgar os recursos 
contra as sanções aplicadas pelo Banco Central e pela 
Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e, nos processos de 
lavagem de dinheiro, as sanções aplicadas pelo Conselho 
de Controle de Atividades Financeiras (COAF) e demais 
autoridades competentes em 
a) casos de interesse exclusivo de investidores 
estrangeiros. 
b) processos de segunda instância judicial. 
c) situações de litígio entre instituições financeiras 
estatais. 
d) segundo grau e última instância administrativa. 
e) arbitragens decorrentes da utilização de instrumentos 
financeiros derivativos. 
 
FGV - Ana Com (BANESTES)/BANESTES/2023 
Licenciado para - C
ristian K
elvin - 12519547405 - P
rotegido por E
duzz.com
 
Lista 01 - SFN 
61) 
Em relação ao Banco Central do Brasil (BCB), assinale (V) 
para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa. 
 
( ) O BCB adota o sistema de metas para inflação 
para tentar manter a inflação dentro de limites pré-
estabelecidos. 
( ) Não há exigência de autorização do BCB para o 
Banestes oferecer produtos e serviços financeiros 
regulados, devendo ser observado o objeto social do 
Banestes. 
( ) A supervisão de conduta do BCB não abrange o 
risco de reputação do Banestes. 
As afirmativas são, respectivamente, 
a) F, F e F. 
b) F, V e V. 
c) V, V e F. 
d) V, F e F. 
e) V, V e V. 
 
FGV - Ana Com (BANESTES)/BANESTES/2023 
62) 
Sobre o Banco Central do Brasil (BCB), analise as 
afirmativas a seguir. 
I. Não há prazo máximo para decisão do BCB relativa 
à autorização para funcionamento de uma nova 
carteira que o Banestes queira operar. 
II. Faz parte da supervisão de conduta do BCB a 
verificação da adequação do Banestes em relação à 
prevenção à lavagem de dinheiro e ao 
financiamento do terrorismo (PLD/FT). 
III. Somente após o BCB decretar a intervenção ou a 
liquidação extrajudicial, ou reconhecer o estado de 
insolvência da instituição associada ao FGC (Fundo 
Garantidor de Crédito), é que os depositantes 
podem requisitar a garantia. 
Está correto o que se afirma em 
a) III, apenas. 
b) I e II, apenas. 
c) I e III, apenas. 
d) II e III, apenas. 
e) I, II e III. 
 
CEBRASPE (CESPE) - Proc (AGU)/AGU/2023 
63) 
Acerca da intervenção extrajudicial do Banco Central do 
Brasil (BACEN) nas instituições financeiras, assinale a opção 
correta. 
a) A solicitação de intervenção realizada por 
administradores da instituição, caso prevista 
estatutariamente, não sujeitará o solicitante à 
responsabilização civil e criminal por indicação falsa. 
b) O interventor, nomeado pelo BACEN, detém plenos 
poderes de gestão, inclusive no que se refere à admissão e 
demissão de pessoal, independentemente de expressa 
autorização para tal. 
c) A intervenção cessará em caso de decretação da 
liquidação extrajudicial da entidade. 
d) O período da intervenção não excederá a doze meses, 
sendo ele prorrogável, por decisão do BACEN, uma única 
vez, por mais doze meses. 
e) A intervenção não altera a fluência dos prazos das 
obrigações vincendas anteriormente contraídas. 
 
CESGRANRIO - Adv (AgeRIO)/AgeRIO/2023 
64) 
Na estrutura do Sistema Financeiro Nacional, o Banco 
Central do Brasil (BCB) é considerado emprestador de 
última instância, porque uma de suas principais operações 
ativas é fornecer 
a) crédito direto aos consumidores. 
b) crédito destinado ao financiamento de capital de giro. 
c) crédito a instituições financeiras que enfrentam 
problemas de liquidez. 
d) crédito de longo prazo destinado ao financiamento do 
investimento. 
e) crédito de longo prazo destinado ao financiamento da 
compra da casa própria. 
 
 
 
Legalle - Tec Desen 
(BADESUL)/BADESUL/Economista/2022 
65) 
As contas que compõem o balanço do Banco Central 
podem ser deduzidas a partir das funções que este 
desempenha. Nesse aspecto, é responsabilidade do Banco 
Central zelar pela estabilidade do sistema financeiro 
nacional, e como tal possui um papel regulador e 
fiscalizador sobre os agentes que compõem o sistema, 
além de funcionar como emprestador em última instância, 
em momentos em que as instituições passem por 
problemas de liquidez. Tal contextualização refere-se à 
função de: 
a) Banco dos bancos. 
b) Depositário das reservas internacionais do país. 
c) Banqueiro do governo (Tesouro Nacional). 
d) Emissor de papel-moeda. 
e) Estocagem de moedas estrangeiras. 
 
QUADRIX - Ag Fisc (CREFITO 10)/CREFITO 10/2022 
66) 
Com relação ao funcionamento dos bancos e cartórios, 
julgue o item. 
Licenciado para - C
ristian K
elvin - 12519547405 - P
rotegido por E
duzz.com
 
Lista 01 - SFN 
Quando forem estrangeiras, as instituições financeiras 
somente poderão funcionar no País mediante prévia 
autorização do Banco Central do Brasil ou decreto do Poder 
Executivo. 
 
IBADE - Adm (IPREV SC)/IPREV SC/2022 
67) 
Dentre as principais instituições que compõem o Mercado 
Financeiro, o Banco Central do Brasil é uma delas e tem a 
responsabilidade de, EXCETO:a) zelar pela quantidade de moeda disponível na economia 
e emitir papel moeda. 
b) manter as reservas internacionais em níveis adequados. 
c) autorizar o funcionamento de todas as instituições 
financeiras. 
d) receber os depósitos compulsórios dos bancos. 
e) formular a política da moeda e de crédito, além de 
garantir o funcionamento do sistema. 
 
CESGRANRIO - Tec Cien (BASA)/BASA/Tecnologia da 
Informação/2021 
68) 
A entidade responsável pela execução da política 
cambial no Brasil é o(a) 
a) Banco do Brasil (BB) 
b) Banco Central do Brasil (Bacen) 
c) Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico 
e Social (BNDES) 
d) Comissão de Valores Mobiliários (CVM) 
e) Conselho Monetário Nacional (CMN) 
 
CEBRASPE (CESPE) - Tec Ban III 
(BANESE)/BANESE/Informática/Desenvolvimento/2021 
69) 
No que se refere às instituições e ao funcionamento do 
Sistema Financeiro Nacional (SFN), julgue o item que se 
segue. 
 O Tesouro Nacional, órgão vinculado ao Ministério da 
Economia, é o responsável pela emissão de moeda no 
Brasil. 
 
CEBRASPE (CESPE) - Tec Ban I (BANESE)/BANESE/2021 
70) 
No que concerne às instituições e ao funcionamento do 
Sistema Financeiro Nacional (SFN), julgue o item que se 
segue. 
A Casa da Moeda possui a função de emitir moeda. 
 
CEBRASPE (CESPE) - Tec Ban I (BANESE)/BANESE/2021 
71) 
No que concerne às instituições e ao funcionamento do 
Sistema Financeiro Nacional (SFN), julgue o item que se 
segue. 
O Banco Central do Brasil fiscaliza instituições fora do 
escopo do SFN. 
 
CEBRASPE (CESPE) - Tec Ban I (BANESE)/BANESE/2021 
72) 
No que concerne às instituições e ao funcionamento do 
Sistema Financeiro Nacional (SFN), julgue o item que se 
segue. 
Nas operações de fusão e aquisição no âmbito do SFN, o 
Banco Central possui competência para autorizar 
alterações de controle acionário, independentemente de 
posicionamento prévio da Receita Federal do Brasil. 
 
CESGRANRIO - Esc BB/BB/Agente Comercial/2021 
73) 
O Registrato é um sistema criado em 2014 e administrado 
pelo Banco Central, que permite aos cidadãos terem acesso 
pela internet a relatórios contendo informações sobre 
a) seus relacionamentos com as instituições financeiras, 
suas operações de crédito e operações de câmbio. 
b) suas receitas e despesas realizadas em todas as 
instituições financeiras onde têm conta-corrente. 
c) seus dados registrados junto aos serviços de proteção 
de crédito. 
d) seus relacionamentos interpessoais com pessoas da 
mesma família (ex: pai, filho e irmão, entre outros) que 
também possuem contas-correntes. 
e) seus contratos de prestação de serviço firmados na 
esfera cível. 
 
CESGRANRIO - Esc BB/BB/Agente de Tecnologia/2021 
74) 
Nos últimos anos, o Banco Central do Brasil (BCB), visando 
a aprimorar a transparência e a segurança na interrelação 
entre as instituições financeiras e os clientes, tem 
procurado introduzir novos sistemas de informação por 
meio de tecnologias digitais. Um desses sistemas, 
administrados pelo BCB, permite aos cidadãos terem 
acesso pela internet, de forma rápida e segura, a Relatórios 
contendo informações sobre seus relacionamentos com as 
instituições financeiras, suas operações de crédito e 
operações de câmbio. 
Trata-se do sistema denominado 
a) Pix 
b) Blockchain 
c) Registrato 
d) Bitcoin 
e) Certificação Digital 
 
Licenciado para - C
ristian K
elvin - 12519547405 - P
rotegido por E
duzz.com
 
Lista 01 - SFN 
IBRASP - Econ (Rio Grande)/Pref Rio Grande/2021 
75) 
O Banco Central do Brasil (BCB) exerce importante papel na 
proteção da sociedade, impedindo a transferência de 
riqueza da população para o governo através de processos 
inflacionários. Para cumprir seu papel, ele desempenha um 
conjunto de atribuições legais e regulamentares. Assinale a 
alternativa que NÃO representa uma atribuição do BCB: 
a) Formulação, execução e acompanhamento da política 
monetária. 
b) Controle das operações de crédito em todas as suas 
formas, no âmbito do sistema financeiro. 
c) Organização, disciplinamento e fiscalização do Sistema 
Financeiro Nacional, do Sistema de Pagamentos Brasileiro 
e do Sistema Nacional de Habitação. 
d) Emissão de papel-moeda e de moeda metálica e 
execução dos serviços do meio circulante. 
e) Formulação, execução e acompanhamento da política 
fiscal e de relações financeiras com o exterior. 
 
FGV - Ana TI (BANESTES)/BANESTES/Desenvolvimento de 
Sistemas/2021 
76) 
Amparado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), o 
Banco Central do Brasil (BCB) tem por uma de suas 
atribuições: 
a) a execução da política fiscal; 
b) o regramento das bolsas de valores; 
c) a execução da política monetária; 
d) a determinação do superávit primário; 
e) o regramento de ofertas públicas iniciais. 
 
Instituto AOCP - Ana (FUNPRESP-JUD)/FUNPRESP-
JUD/Investimentos/2021 
77) 
Por meio do Sistema Financeiro Nacional (SFN), viabiliza-se 
a relação entre agentes carentes de recursos para 
investimentos e agentes capazes de gerar poupança 
(financiando, assim, o crescimento da economia). Acerca 
do SFN, julgue o seguinte item. 
 São objetivos do Banco Central do Brasil: garantir o poder 
aquisitivo da moeda nacional, promover a formação de 
poupança na economia e preservar as reservas 
internacionais. 
 
FCC - AP (MANAUSPREV)/MANAUSPREV/Economia/2021 
78) 
Um órgão dentro do Banco Central do Brasil que ganhou 
destaque na última década é o Comitê de Estabilidade 
Financeira. Esse colegiado 
a) define a meta para a Taxa Selic. 
b) define diretrizes e estratégias para a mitigação do risco 
sistêmico no Sistema Financeiro Nacional (SFN). 
c) trata do risco do Sistema Financeiro Nacional, 
desconsiderando-se as interações deste com outras 
jurisdições. 
d) define orientações e diretrizes estratégicas para a 
execução da política monetária. 
e) propõe ao Conselho Monetário Nacional o valor do 
Adicional Contracíclico de Capital Principal relativo ao 
Brasil, requerido das instituições financeiras. 
 
FCC - Esc (BANRISUL)/BANRISUL/2019 
79) 
Como parte da missão de assegurar que o sistema 
financeiro seja sólido e eficiente, a autorização para 
funcionamento de instituições financeiras controladas por 
capitais nacionais é concedida 
a) pelo Conselho Monetário Nacional. 
b) pela Comissão de Valores Mobiliários. 
c) pela Presidência da República. 
d) pelo Banco Central do Brasil. 
e) pelo Senado Federal. 
 
FCC - Esc (BANRISUL)/BANRISUL/2019 
80) 
O gerenciamento do meio circulante para garantir, à 
população, o fornecimento adequado de dinheiro em 
espécie é competência 
a) da Casa da Moeda do Brasil. 
b) do Sistema de Pagamentos Brasileiro. 
c) do Banco Central do Brasil. 
d) da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). 
e) da Secretaria do Tesouro Nacional. 
 
IADES - Adv (BRB)/BRB/2019 
81) 
Considerando as disposições da Lei nº 4.595/1964 acerca 
das restrições à realização de operações das instituições 
financeiras com partes relacionadas, assinale a 
alternativa correta. 
a) Consideram-se partes relacionadas, entre outras, as 
pessoas jurídicas com as quais a instituição financeira tenha 
qualquer participação societária. 
b) É vedada a realização de qualquer operação de 
instituição financeira com a parte relacionada. 
c) É permitida a realização de operações de instituições 
financeiras públicas federais com empresas controladas 
pela União. 
d) É vedada a realização de operações de depósitos 
interfinanceiros de bancos com as respectivas partes 
relacionadas. 
e) É permitida a realização de operações com as partes 
relacionadas em condições compatíveis com as de 
mercado, ainda que importem benefícios adicionais às 
Licenciado para - C
ristian K
elvin - 12519547405 - P
rotegido por E
duzz.com
 
Lista 01 - SFN 
operações efetuadas com os demais clientes de mesmo 
perfil. 
 
IADES - Adv (BRB)/BRB/2019 
82) 
Segundo a Lei nº 4.595/1964, compete ao Banco Central do 
Brasil 
a) determinar as características gerais das cédulas e das 
moedas. 
b) limitar, sempre que necessário, as taxasde juros. 
c) expedir normas gerais de contabilidade a serem 
observadas pelas instituições financeiras. 
d) emitir moeda nas condições aprovadas pela respectiva 
diretoria colegiada. 
e) determinar o recolhimento de até 100 por cento do total 
dos depósitos à vista pelas instituições financeiras. 
 
FCC - ADG Jr (METRO SP)/METRO SP/Administração de 
Empresas/2019 
83) 
O Banco Central do Brasil é uma autarquia federal 
integrante do Sistema Financeiro Nacional, sendo 
vinculado ao Ministério da Economia. Dentre as suas 
diversas funções, o Banco Central é responsável por 
a) negociar ações de sociedades de capital aberto e outros 
valores mobiliários. 
b) certificar os profissionais do mercado financeiro e de 
capitais do Brasil. 
c) gerenciar as reservas cambiais do país em ouro e em 
moeda estrangeira. 
d) fazer o registro das companhias abertas. 
e) organizar o funcionamento e as operações das bolsas de 
valores. 
 
Machado de Assis - Tec (Pref P Lumiar)/Pref Paço do 
Lumiar/Contabilidade/2019 
84) 
A competência da União para emitir moeda será exercida 
exclusivamente pelo banco central. A respeito disso, 
observe os itens a seguir. 
I. As disponibilidades de caixa da União serão 
depositadas no banco central; as dos Estados, do 
Distrito Federal, dos Municípios e dos órgãos ou 
entidades do Poder Público e das empresas por ele 
controladas, em instituições financeiras oficiais, 
ressalvados os casos previstos em lei complementar. 
II. O banco central poderá comprar e vender títulos 
de emissão do Tesouro Nacional, com o objetivo de 
regular a oferta de moeda ou a taxa de juros. 
III. É vedado ao banco central conceder, direta ou 
indiretamente, empréstimos ao Tesouro Nacional e 
a qualquer órgão ou entidade que não seja 
instituição financeira. 
É verdadeiro o que se afirma em: 
a) II b) I, II e III 
c) II e III d) I 
 
CAE CFC - CNAI (CFC)/CFC/BCB/2019 
85) 
Indique a alternativa correta que contenha todas as 
modalidades que segundo as disposições regulamentares 
do BCB, em conformidade com o comando do Art. 28 da Lei 
n.º 4595/1964, somente através delas pode ocorrer 
aumento do capital das instituições financeiras 
componentes do SFN. 
a) (i) em moeda corrente; (ii) por incorporação de reservas 
de capital e de lucros; e (iii) por absorção de créditos de 
acionistas ou sócios, relacionados com dividendos ou JCP 
não pagos. 
b) (i) em moeda corrente; (ii) por incorporação de reserva 
de reavaliação de ativos de uso próprio ou de bens de 
coligadas e controladas; e (iii) por absorção de créditos de 
acionistas ou sócios, relacionados com dividendos ou JCP 
não pagos. 
c) (i) em moeda corrente; (ii) por incorporação de reserva 
ou lucros; e (iii) de recursos de acionistas/quotistas 
recebidos para aumento de capital antes da realização do 
ato societário que delibere sobre este assunto. 
d) (i) em moeda corrente; (ii) por incorporação de 
quaisquer reservas ou lucros; e (iii) por absorção de 
créditos de acionistas ou sócios, relacionados com 
dividendos ou JCP não pagos. 
 
FGV - Tec ST (BANESTES)/BANESTES/2018 
86) 
Uma das entidades do Sistema Financeiro Nacional (SFN) é 
responsável pelo controle da inflação no país e também 
atua para garantir a estabilidade financeira do sistema e 
das instituições. 
Essa entidade é o Banco Central, também responsável por: 
a) autorizar as ofertas públicas iniciais de empresas; 
b) autorizar as emissões de debêntures; 
c) controlar o fluxo de capitais estrangeiros no Brasil; 
d) definir a meta de inflação no país; 
e) definir o superávit primário. 
 
CEBRASPE (CESPE) - AB (BNB)/BNB/2018 
87) 
A respeito do Banco Central do Brasil e das instituições 
públicas federais, julgue o item subsecutivo. 
É competência privativa do Banco Central do Brasil 
autorizar as instituições financeiras a alienar ou, de alguma 
outra forma, transferir o seu controle acionário. 
Certo 
Licenciado para - C
ristian K
elvin - 12519547405 - P
rotegido por E
duzz.com
 
Lista 01 - SFN 
Errado 
 
FADESP - Tec Ban (BANPARÁ)/BANPARÁ/2018 
88) 
O Sistema Financeiro Nacional encontra-se estruturado 
pelo Conselho Monetário Nacional, pelo Banco Central do 
Brasil, pelo Banco do Brasil, pelo Banco Nacional de 
Desenvolvimento Econômico e pelas demais instituições 
financeiras públicas e privadas. Nesse sentido, pode-se 
afirmar que 
a) compete, privativamente ao Banco Central do Brasil e 
ao Banco do Brasil, a emissão de papel-moeda e moeda 
metálica, nas condições e nos limites autorizados pelo 
Conselho Monetário Nacional. 
b) o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico opera 
como agente financeiro do Governo Federal e é o principal 
executor das políticas de crédito rural e industrial e de 
banco comercial do governo. 
c) as demais instituições financeiras públicas e privadas são 
responsáveis pela política de investimentos a longo prazo 
do Governo Federal, necessários ao fortalecimento da 
empresa privada nacional. 
d) o Banco Central do Brasil opera exclusivamente com 
instituições financeiras públicas e privadas, vedadas 
operações bancárias de qualquer natureza com outras 
pessoas de direito público ou privado, salvo as 
expressamente autorizadas por lei. 
e) o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico tem 
a responsabilidade primordial de formular a política da 
moeda e do crédito, objetivando a estabilidade da moeda 
e o desenvolvimento econômico e social do País. 
 
CEBRASPE (CESPE) - Ana (FUNPRESP-JUD)/FUNPRESP-
JUD/Investimentos/Investimentos/2016 
89) 
A respeito das competências e atribuições do Conselho 
Monetário Nacional (CMN), do Banco Central do Brasil 
(BCB), da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), da 
Superintendência Nacional de Previdência Complementar 
(PREVIC) e da Superintendência de Seguros Privados 
(SUSEP), julgue o próximo item. 
É competência do BCB conceder autorizações a instituições 
financeiras para serem transformadas, fundidas, 
incorporadas ou encampadas. 
 
CEBRASPE (CESPE) - APC (FUNPRESP-EXE)/FUNPRESP-
EXE/Investimentos/2016 
90) 
Julgue o item a seguir, relativo ao Sistema Financeiro 
Nacional (SFN) e ao mercado de valores mobiliários. 
 O Conselho Nacional de Previdência Complementar 
(CNPC) trata de planos de aposentadoria, de poupança ou 
de pensão para funcionários de empresas, servidores 
públicos e integrantes de associações ou de entidades de 
classe. 
Certo 
Errado 
 
CESGRANRIO - CNAI (CFC)/CFC/SUSEP/2023 
91) 
J foi contratado para atuar na gerência de sociedade de 
capitalização e tem contato direto com os contadores 
empregados, que postulam a necessidade de conhecer o 
sistema referencial da empresa onde exercem suas 
funções. Nos termos do Decreto-Lei no 261, de 28 de 
fevereiro de 1967, o Sistema Nacional de Capitalização é 
constituído, dentre outros, pelo 
a) Instituto de Resseguros do Brasil (IRB) 
b) Representante dos consumidores de planos 
c) Conselho Federal de Contabilidade 
d) Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) 
e) Presidente da Associação Empresarial Nacional 
 
 
 
 
 
 
QUADRIX - Ana Prev (IPREV DF)/IPREV DF/Especialista em 
Investimentos /2023 
92) 
No que diz respeito ao sistema financeiro nacional, julgue 
o item. 
A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) é um 
órgão responsável pela fiscalização de entidades de 
previdência fechadas. 
Certo 
Errado 
 
Instituto AOCP - Ana (FUNPRESP-JUD)/FUNPRESP-
JUD/Conformidade/2021 
93) 
A respeito das competências e atribuições da 
Superintendência Nacional de Previdência Complementar 
(PREVIC), Tribunal de Contas da União (TCU), Conselho 
Monetário Nacional (CMN), Banco Central do Brasil 
(Bacen), Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e 
Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), julgue o 
item a seguir. 
 À SUSEP cabe fiscalizar constituição, organização, 
funcionamento e operação das Sociedades Seguradoras, de 
Capitalização, Entidades de Previdência Privada Aberta e 
também Resseguradores. 
 
FEPESE - Econ (Florianópolis)/Pref Florianópolis/2019 
94) 
Licenciado para - C
ristian K
elvin - 12519547405- P
rotegido por E
duzz.com
 
Lista 01 - SFN 
Dentre os órgãos de Sistema Financeiro Nacional: 
a) Estão classificados como órgãos normativos: a Bolsa de 
Valores e o Banco Central do Brasil. 
b) A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) é 
responsável pela fiscalização de mercados de seguros 
privados e de mercados de seguros públicos obrigatórios. 
c) O Conselho Monetário Nacional (CMN) tem a 
responsabilidade de formular a política monetária do país 
e o presidente do CMN é o próprio Presidente da República. 
d) O Conselho Monetário Nacional (CMN) tem como 
função executar a estratégia estabelecida pelo Banco 
Central para manter a inflação baixa. 
e) A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) provê 
empréstimos aos membros do sistema financeiro com a 
intenção de regular a liquidez e evitar falências. 
 
FGV - Ana Com (BANESTES)/BANESTES/2023 
95) 
Em relação à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), 
analise as afirmativas a seguir. 
 I. A CVM é uma entidade autárquica em regime especial, 
vinculada ao Ministério da Fazenda. 
 II. No caso de Fundos de Investimentos, tanto o 
administrador quanto o gestor do fundo devem estar 
credenciados junto à CVM. 
 III. Em função dos requisitos de sigilo fiscal, a CVM 
somente pode encaminhar indícios de ilícito fiscal à 
Secretaria da Receita Federal após instaurado processo 
judicial. 
 Está correto o que se afirma em 
a) I, apenas. b) II, apenas. 
c) III, apenas. d) I e II, apenas. 
e) I, II e III. 
 
FGV - Ana Com (BANESTES)/BANESTES/2023 
96) 
Sobre a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), assinale V 
para afirmativa verdadeira e F para a falsa. 
( ) A CVM não tem estabelecidos prazos máximos 
para decisão de autorização de funcionamento de 
novas instituições sob sua regulação. 
( ) As corretoras e as distribuidoras de títulos e 
valores mobiliários são de supervisão exclusiva da 
CVM. 
( ) As plataformas eletrônicas de investimento 
participativo (Crowdfunding de investimento) são 
reguladas pela CVM. 
As afirmativas são, respectivamente, 
a) F, F e F. b) F, F e V. 
c) V, F e V. d) V, F e F. 
e) V, V e V. 
 
CESGRANRIO - ATA (AgeRIO)/AgeRIO/2023 
97) 
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), principal órgão 
responsável pela normatização e pela fiscalização do 
mercado de valores mobiliários no Brasil, é caracterizada 
pela 
a) divisão da autoridade administrativa com a Bovespa (B3) 
b) dependência financeira do Banco Central do Brasil 
c) ausência de subordinação hierárquica 
d) ausência de vínculo com o Ministério da Economia 
e) atuação como sociedade de economia mista 
 
FUNDATEC - Ana Proj (BRDE)/BRDE/Direito/2023 
98) 
Considerando o disposto na Lei nº 6.385/76, que dispõe 
sobre o mercado de valores mobiliários e cria a Comissão 
de Valores Mobiliários, assinale a alternativa correta. 
a) A Comissão de Valores Mobiliários será administrada 
por um Presidente e quatro Diretores, nomeados pelo 
Presidente da República, depois de aprovados pelo Senado 
Federal, dentre pessoas de ilibada reputação e reconhecida 
competência em matéria de mercado de capitais. 
b) Os dirigentes da Comissão somente perderão o 
mandato em virtude de renúncia ou de condenação judicial 
transitada em julgado. 
c) No caso de renúncia, morte ou perda de mandato do 
Presidente da Comissão, assumirá o diretor mais idoso ou 
mais antigo, nessa ordem, até nova nomeação, sem 
prejuízo de suas atribuições. 
d) O mandato dos dirigentes da Comissão é de quatro 
anos, permitida uma recondução, devendo ser renovado a 
cada ano um terço dos membros do Colegiado. 
e) A Comissão funcionará como órgão de deliberação 
colegiada, conforme regulamento fixado pelo Ministério da 
Economia. 
 
FEPESE - AFin (B Camboriú)/Pref B Camboriú/2023 
99) 
Na estrutura do Sistema Financeiro Nacional, a entidade 
que tem como objetivo fiscalizar, normatizar, disciplinar e 
desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil é a: 
a) Comissão de Valores Mobiliários. 
b) Superintendência de Seguros Privados. 
c) Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos 
Privados. 
d) Superintendência Nacional do Mercado Financeiro. 
e) Bolsa de Valores. 
 
CESGRANRIO - Tec Ban (BASA)/BASA/2022 
100) 
Uma diretora de sociedade empresária, que atua em várias 
regiões e é beneficiada por fundos regionais, busca novos 
Licenciado para - C
ristian K
elvin - 12519547405 - P
rotegido por E
duzz.com
 
Lista 01 - SFN 
mercados e pleiteia benefícios na Região Amazônica. 
 Nos termos da Lei nº 7.827/1989, no caso de empresas 
beneficiárias de fundos de incentivos regionais ou setoriais, 
a concessão de financiamentos fica condicionada à 
regularidade da situação para com a 
a) Sociedade Nacional de Empréstimos 
b) Federação das Indústrias do Norte 
c) Direção Fiscal do Fundo 
d) Comissão de Valores Mobiliários 
e) Confederação de Empresas da Amazônia 
 
CESGRANRIO - Tec Ban (BASA)/BASA/2022 
101) 
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) detém 
personalidade jurídica e patrimônio próprios, é dotada de 
autoridade administrativa independente, conta com 
mandato fixo, estabilidade de seus dirigentes e autonomia 
financeira e orçamentária. 
A CVM funciona como 
a) empresa de economia mista 
b) autarquia em regime especial 
c) entidade sem vínculo governamental 
d) entidade governamental com fins lucrativos 
e) entidade privada 
 
FGV - ES (SEMSA Manaus)/Pref Manaus/Economista/2022 
102) 
Dentre as atribuições da Comissão de Valores Mobiliários 
(CVM) não é possível mencionar 
a) a emissão e distribuição de valores mobiliários no 
mercado. 
b) a negociação e intermediação nos mercados de valores 
mobiliários e de derivativos. 
c) os serviços de consultor e analista de valores 
mobiliários. 
d) propor ao CMN a eventual fixação de limites máximos 
de preço, comissões, emolumentos e quaisquer outras 
vantagens cobradas pelos intermediários do mercado. 
e) auditar, fiscalizar e inspecionar as companhias abertas e 
fechadas dada prioridade às que não apresentem lucro em 
balanço. 
 
103) 
Sobre a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), assinale a 
alternativa correta. 
a) É vinculada ao Ministério do Planejamento. 
b) Tem sua sede em Brasília. 
c) Tem como objetivo assegurar a estabilidade de preços. 
d) Tem como objetivo estimular a poupança. 
e) Possui autonomia administrativa e financeira. 
 
FGV - CL (SEN)/SEN/Assessoramento Legislativo/Política 
Econômica e Sistema Financeiro/2022 
104) 
Entre as atribuições da CVM, não é correto mencionar 
a) o estímulo à formação de poupança e a sua aplicação 
em valores mobiliários. 
b) a asseguração e a fiscalização do funcionamento 
eficiente das bolsas de valores, do mercado de balcão e das 
bolsas de mercadorias e futuros. 
c) a asseguração e o cumprimento de práticas comerciais 
equitativas no mercado de valores mobiliários. 
d) o credenciamento e a fiscalização de auditores 
independentes, administradores de carteiras de valores 
mobiliários, agentes autônomos, entre outros. 
e) a apuração, mediante inquérito administrativo e 
judicial, de atos ilegais e práticas não-equitativas exclusivas 
de administradores de companhias abertas. 
 
 
 
 
SS CENTEC - Prof (CENTEC)/CENTEC/Finanças/2022 
105) 
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma entidade 
autárquica, vinculada ao Ministério da Economia, antigo 
Ministério da Fazenda. Qual das atribuições 
abaixo NÃO compete a CVM? 
a) Assegurar o funcionamento eficiente e regular os 
mercados de bolsa e de balcão. 
b) Todos os atos relativos à instalação, fusão etc de 
instituições financeiras. 
c) Regulamentar, orientar e fiscalizar os fundos de 
investimento. 
d) Assegurar o acesso do público às informações sobre 
valores mobiliários negociados e às companhias que os 
tenham emitido. 
e) Estimular a formação de poupança e sua aplicação em 
valores mobiliários. 
 
CESGRANRIO - Esc BB/BB/Agente Comercial/2021 
106) 
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) foi criada em 
07/12/1976, pela Lei nº 6.385/76. 
A CVM 
a) é um órgão emissor de moeda-papel.b) é vinculada à Casa Civil. 
c) fornece crédito às instituições. 
d) é responsável por formular a política de crédito. 
e) regula mercados da Bolsa de balcão. 
 
Instituto AOCP - Ana (FUNPRESP-JUD)/FUNPRESP-
JUD/Conformidade/2021 
107) 
Licenciado para - C
ristian K
elvin - 12519547405 - P
rotegido por E
duzz.com
 
Lista 01 - SFN 
A respeito das competências e atribuições da 
Superintendência Nacional de Previdência Complementar 
(PREVIC), Tribunal de Contas da União (TCU), Conselho 
Monetário Nacional (CMN), Banco Central do Brasil 
(Bacen), Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e 
Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), julgue o 
item a seguir. 
Compete à CVM fiscalizar e inspecionar as companhias 
abertas e fechadas, dando prioridade às que apresentem 
lucro em balanço superior a um milhão de reais. 
 
Instituto AOCP - Ana (FUNPRESP-JUD)/FUNPRESP-
JUD/Investimentos/2021 
108) 
Por meio do Sistema Financeiro Nacional (SFN), viabiliza-se 
a relação entre agentes carentes de recursos para 
investimentos e agentes capazes de gerar poupança 
(financiando, assim, o crescimento da economia). Acerca 
do SFN, julgue o seguinte item. 
 A Comissão de Valores Mobiliários tem como finalidade 
básica a normatização, a fiscalização e o controle dos 
mercados mobiliários (ações, debêntures, commercial 
papers e outros títulos emitidos pelas sociedades 
anônimas). 
 
FCC - AP (MANAUSPREV)/MANAUSPREV/Economia/2021 
109) 
Considere as seguintes competências: 
I. Regulamentar, com observância da política 
definida pelo Conselho Monetário Nacional, as 
matérias expressamente previstas na Lei 
no 6.385/1976, e na lei de sociedades por ações. 
II. Definir a política a ser observada na organização e 
no funcionamento do mercado de valores 
mobiliários. 
III. Fiscalizar as atividades e os serviços do mercado 
de valores mobiliários. 
IV. Regular a utilização do crédito no mercado de 
valores mobiliários. 
São competências da Comissão de Valores Mobiliários o 
que se encontra contido APENAS em 
a) I, II e III. b) I e III. 
c) I, II e IV. d) II e IV. 
e) III e IV. 
 
IBADE - Cont (IPVV)/IPVV/2020 
110) 
A CVM adota um modelo de supervisão baseada em risco 
(SBR), destinando maior atenção a mercados, produtos e 
entidades supervisionadas que demonstrem maior 
probabilidade de apresentar falhas em sua atuação e 
representem potencialmente um dano maior para os 
investidores ou para a integridade do mercado de valores 
mobiliários. Esse modelo SBR procura adotar o tipo de 
abordagem: 
a) reativa. b) protocolar. 
c) preventiva. d) mandatória. 
e) eficiente. 
 
FCC - Esc (BANRISUL)/BANRISUL/2019 
111) 
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma entidade 
autárquica em regime especial, vinculada ao Ministério da 
Fazenda, que tem o objetivo de fiscalizar, normatizar, 
disciplinar e desenvolver o mercado de valores mobiliários 
no Brasil. Para tanto, o seu mandato legal contempla 
a) proteger as instituições financeiras intermediárias. 
b) assegurar o sigilo das informações sobre os valores 
mobiliários negociados e as companhias que os tenham 
emitido. 
c) estimular a formação de poupança e a sua aplicação em 
títulos do Tesouro Nacional. 
d) estimular as aplicações permanentes em ações do 
capital social de companhias abertas sob controle público. 
e) evitar modalidades de manipulação destinadas a criar 
condições artificiais de negociação no mercado de valores 
mobiliários. 
 
ACEP - Ana (Pref Aracati)/Pref Aracati/Fundos de 
Investimento/2019 
112) 
Um operador de mercado recebe muitas ordens de 
compras para determinada ação, sinalizando uma 
tendência de alta para o respectivo papel. O citado 
operador, em vez de executar as ordens recebidas, decide 
priorizar as ordens de compra da referida ação para a 
carteira da corretora na qual trabalha. Esse tipo de conduta 
é denominado: 
a) quebra de confidencialidade. 
b) front running. 
c) chinese wall. 
d) ocultação. 
 
IADES - Adv (BRB)/BRB/2019 
113) 
De acordo com a Lei nº 6.385/1976, são considerados 
valores mobiliários e, como tais, sujeitos à supervisão da 
Comissão de Valores Mobiliários 
a) contratos derivativos, independentemente dos ativos 
subjacentes. 
b) títulos da dívida pública federal, estadual ou municipal. 
c) criptomoedas, como o Bitcoin. 
d) títulos ou contratos de investimento coletivo, de modo 
geral. 
Licenciado para - C
ristian K
elvin - 12519547405 - P
rotegido por E
duzz.com
 
Lista 01 - SFN 
e) títulos cambiais de responsabilidade de instituição 
financeira, exceto as debêntures. 
 
IADES - Adv (BRB)/BRB/2019 
114) 
Acerca do poder sancionador da Comissão de Valores 
Mobiliários (CVM), tal como definido na Lei no 6.385/1976, 
assinale a alternativa correta. 
a) Por tratarem de informações sigilosas, os 
procedimentos investigativos não podem ter a respectiva 
instauração divulgada. 
b) Somente pode recair sobre condutas fraudulentas 
praticadas no Brasil. 
c) A CVM pode deixar de instaurar ou suspender o 
procedimento administrativo se o investigado assinar 
termo de compromisso, o qual não importará confissão de 
fatos e nem reconhecimento da ilicitude da conduta 
investigada. 
d) Por se tratar de um ente supervisor, a CVM não pode 
exercer atividade consultiva aos participantes do mercado, 
podendo, no máximo, divulgar alertas. 
e) É possível a aplicação aos infratores de proibição 
temporária para atuar em uma ou mais modalidades de 
operação no mercado, até o máximo de 30 anos. 
 
FGV - Tec ST (BANESTES)/BANESTES/2018 
115) 
O Sistema Financeiro Nacional (SFN) possui órgãos 
normativos, supervisores e executores, com papéis bem 
definidos. A supervisão do mercado de capitais é 
responsabilidade: 
a) do Conselho Monetário Nacional (CMN); 
b) do Banco Central do Brasil; 
c) da Bolsa de Valores; 
d) do Ministério da Fazenda; 
e) da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). 
 
CEBRASPE (CESPE) - PCF/PF/Área 1/2018 
116) 
Uma companhia aberta deseja cancelar o seu registro na 
Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Para tanto, deverá 
fazer uma oferta pública de aquisição de ações (OPA), na 
qual manifestará o compromisso de adquirir uma 
quantidade específica de ações, a preço e prazo 
determinados, oferecendo a todos os acionistas, em 
condições igualitárias, a possibilidade de alienar as suas 
ações. A OPA está sujeita a uma série de condições, muitas 
delas estabelecidas pela Instrução CVM n.º 361/2002. 
Com referência ao citado normativo, julgue o item que se 
segue. 
O processo de OPA deve ser intermediado por uma 
sociedade de crédito, financiamento e investimento 
autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil. 
 
CEBRASPE (CESPE) - PCF/PF/Área 1/2018 
117) 
Uma companhia aberta deseja cancelar o seu registro na 
Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Para tanto, deverá 
fazer uma oferta pública de aquisição de ações (OPA), na 
qual manifestará o compromisso de adquirir uma 
quantidade específica de ações, a preço e prazo 
determinados, oferecendo a todos os acionistas, em 
condições igualitárias, a possibilidade de alienar as suas 
ações. A OPA está sujeita a uma série de condições, muitas 
delas estabelecidas pela Instrução CVM n.º 361/2002. 
Com referência ao citado normativo, julgue o item que se 
segue. 
Não é permitida a utilização de valores mobiliários como 
forma de pagamento da OPA. 
 
CRESCER - Tec Con (SD Azeitão)/Pref SD Azeitão/2018 
118) 
Qual instituição tem poderes para disciplinar, normatizar e 
fiscalizar a atuação dos diversos integrantes do mercado de 
capitais do Brasil: 
a) CFC. b) CPC. 
c) Bovespa. d) CVM. 
Gabarito: D 
 
AJURI - Mkt (DESENVOLVE RR)/DESENVOLVE RR/2018 
119) 
Com base nas disposições atinentes à Comissão de Valores 
Mobiliários – CVM contidas na Lei Federal nº 6.385, de 07 
de dezembro de 1976, é correto afirmar que: 
a) compete à CVM inspecionar e fiscalizar a atuação das 
sociedades anônimas de capital aberto. 
b) a CVM não pode impor aos infratores das normas, de 
cujo cumprimento lhe caiba fiscalizar, mais de uma 
penalidade.c) a CVM custeará as despesas necessárias ao seu 
funcionamento com receitas provenientes das 
contribuições feitas pelas companhias abertas. 
d) a CVM é administrada por um Presidente e quatro 
Diretores nomeados pelo Ministro de Estado da Fazenda, 
depois de aprovados pelo Senado Federal. 
e) à CVM é vedada a celebração de convênios com órgãos 
similares de outros países, ainda que com a finalidade de 
apurar violações às normas do mercado de valores 
mobiliários. 
 
QUADRIX - Ass (CREF 8)/CREF 8/Financeiro/2018 
120) 
A respeito da legislação e dos conceitos sobre finanças, 
julgue o item. 
Licenciado para - C
ristian K
elvin - 12519547405 - P
rotegido por E
duzz.com
 
Lista 01 - SFN 
 Entre os tipos de entidades que compõem o Sistema 
Financeiro Nacional, as corretoras e distribuidoras podem 
ser fiscalizadas pelo BACEN e pela CVM. 
 
CEBRASPE (CESPE) - APC (FUNPRESP-EXE)/FUNPRESP-
EXE/Investimentos/2016 
121) 
Acerca do Sistema Financeiro Nacional e dos mercados 
financeiro e de capitais, julgue o item subsequente. 
 O Banco Central do Brasil é o órgão responsável por 
normatizar e fiscalizar o mercado de valores mobiliários no 
Brasil. 
 
CEBRASPE (CESPE) - APC (FUNPRESP-EXE)/FUNPRESP-
EXE/Investimentos/2016 
122) 
Julgue o item a seguir, relativo ao Sistema Financeiro 
Nacional (SFN) e ao mercado de valores mobiliários. 
O Banco Central do Brasil e a Comissão de Valores 
Mobiliários supervisionam as corretoras e as distribuidoras 
de títulos e valores mobiliários, as quais prestam, entre 
outros serviços, consultoria financeira e custódia de títulos 
e valores mobiliários dos clientes. 
 
CEBRASPE (CESPE) - APC (FUNPRESP-EXE)/FUNPRESP-
EXE/Investimentos/2016 
123) 
Julgue o item a seguir, relativo ao Sistema Financeiro 
Nacional (SFN) e ao mercado de valores mobiliários. 
O mercado de balcão é denominado organizado quando se 
estrutura como um sistema de negociação de títulos e 
valores mobiliários administrado por entidade autorizada 
pela Comissão de Valores Mobiliários. 
 
CEBRASPE (CESPE) - APC (FUNPRESP-EXE)/FUNPRESP-
EXE/Investimentos/2016 
124) 
Com base nas normas que dispõem sobre o mercado de 
valores mobiliários e a aplicação dos recursos garantidores, 
julgue o item seguinte. 
 Embora a Lei n.º 6.385/1976 estabeleça ser prerrogativa 
da CVM a imposição de penalidades aos infratores da lei, 
cabe ao Conselho Monetário Nacional a suspensão da 
autorização ou do registro para exercício das atividades 
tratadas na referida lei. 
 
Com. Exam. (MPF) - Proc Rep/MPF/2016 
125) 
A COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS – CVM É UM 
ÓRGÃO REGULADOR DO ESTADO, DOTADO DE 
PERSONALIDADE JURÍDICA PRÓPRIA, VINCULADA AO 
MINISTÉRIO DA FAZENDA. SOBRE A CVM, ASSINALE A 
ALTERNATIVA CORRETA: 
a) A Comissão de Valores Mobiliários possui sede em 
Brasília, Distrito Federal, tem jurisdição em todo o 
território nacional e pode abrir, manter e fechar 
representações em outras partes do país. 
b) Não compete à CVM a fiscalização e inspeção de 
companhias de capital aberto, sendo tal competência do 
Conselho Monetário Nacional. 
c) A CVM poderá examinar e extrair cópias de registros 
contábeis, livros ou documentos, inclusive programas 
eletrônicos e arquivos magnéticos, ópticos ou de qualquer 
outra natureza, bem como papéis de trabalho de auditores 
independentes, devendo tais documentos ser mantidos em 
perfeita ordem e estado de conservação pelo prazo mínimo 
de cinco anos. 
d) Por ter atuação exclusiva, é vedado à CVM a criação de 
comissões especiais, em que possam participar outras 
pessoas, que não aquelas incluídas nos quadros de 
funcionários do órgão. 
 
CEBRASPE (CESPE) - Ana (FUNPRESP-JUD)/FUNPRESP-
JUD/Investimentos/Investimentos/2016 
126) 
A respeito das competências e atribuições do Conselho 
Monetário Nacional (CMN), do Banco Central do Brasil 
(BCB), da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), da 
Superintendência Nacional de Previdência Complementar 
(PREVIC) e da Superintendência de Seguros Privados 
(SUSEP), julgue o próximo item. 
A CVM tem a responsabilidade de expedir normas para que 
demonstrações financeiras de emissores de ações sejam 
auditadas por auditor independente nela registrado. 
 
CEBRASPE (CESPE) - Ana (FUNPRESP-JUD)/FUNPRESP-
JUD/Administrativa/Controle Interno e Auditoria/2016 
127) 
No que se refere aos investidores qualificados e não 
residentes e aos títulos corporativos, julgue o item 
subsequente. 
Investidor profissional é considerado investidor 
qualificado. 
 
CEBRASPE (CESPE) - Ana (FUNPRESP-JUD)/FUNPRESP-
JUD/Investimentos/Investimentos/2016 
128) 
No que se refere aos investidores qualificados e não 
residentes e aos títulos corporativos, julgue o item 
subsequente. 
Investidores não residentes são pessoas físicas ou jurídicas, 
incluindo-se os fundos ou outras entidades de 
investimento coletivo, com residência, sede ou domicílio 
no exterior e que investem no Brasil. 
 
 
Licenciado para - C
ristian K
elvin - 12519547405 - P
rotegido por E
duzz.com
 
Lista 01 - SFN 
 
GABARITO 
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 
E C D C D D A A C B 
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
B C E C B A C B A E 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 
C B C E E E B E B D 
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 
C B C D D A A B C B 
41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 
A A B A D B C A E D 
51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 
E ANULADA B D A A C E A D 
61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 
C D C C A C E B E E 
71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 
C C A C E C C B D C 
81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 
C E C C A C C D C C 
91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 
D E C B D B C A A D 
101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 
B E D E B E E C B C 
111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 
E B A C E E E D A C 
121 122 123 124 125 126 127 128 
E C C E C C C C 
 
CORREÇÃO EM VÍDEO 
Correção da Questão 1 – 10 
https://youtube.com/live/9BEg8KEZtxQ (Começa no minuto 17) 
 
Correção da Questão 11 – 40 
https://youtube.com/live/unx5RKU4URc (Começa no minuto 04) 
 
Correção da Questão 41 – 50 
https://youtu.be/QlJCOeuh0EE 
 
Correção da Questão 51 – 66 
https://youtu.be/TeA7KxUdz88 
Correção da Questão 67 – 87 
https://youtu.be/bU11jox-Jzo 
Correção da Questão 88 – 128 
https://youtu.be/-88QB_RfftA 
Licenciado para - C
ristian K
elvin - 12519547405 - P
rotegido por E
duzz.com
https://youtube.com/live/9BEg8KEZtxQ
https://youtube.com/live/unx5RKU4URc
https://youtu.be/QlJCOeuh0EE
https://youtu.be/TeA7KxUdz88
https://youtu.be/bU11jox-Jzo
https://youtu.be/-88QB_RfftA

Mais conteúdos dessa disciplina