Buscar

resumo ENADE


Prévia do material em texto

ENADE: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS E PREPARAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO E PROFISSIONAL 
Professor palestrante: Everton Reis
 Instrumento de avaliação e qualidade de ensino, assim é conhecido o ENADE. É o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, onde todo ano um curso é escolhido para ser avaliado e conhecer a realidade brasileira e mundial. Essa avaliação é sobre o perfil técnico, de conhecimento do aluno e como a formação completou o aluno para ser um bom profissional. A qualidade de ensino do Brasil é feito através de três técnicas: Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), avaliação de cursos de graduação e a avaliação institucional. Essas três técnicas são dissolvidas em outras mais especificas. O SINAES tem a avaliação externa e a avaliação interna. É importante que se leve a serio esses questionamentos, pois vão avaliar e podem contribuir para melhorias na instituição. 
O ENADE avalia o rendimento do aluno, desenvolvimento de competências e habilidades, aprofundamento da formação e o nível de atualização com relação à realidade brasileira e mundial. O papel do estudante é demonstrar que leva a serio a avaliação da educação superior. Essa nota contribui para que a faculdade seja bem quista e assim a formação acadêmica dos alunos valorizados. 
A prova tem 40 questões, sendo 10 da formação e 30 formação especifica da área, 5 questões serão discursivas. Fazer o ENADE perante a lei é obrigatório e a não participação impede que o aluno conclua o grau. É um componente curricular que deve se cumprido. A prova impacta na nota do curso e a nota da instituição que influencia o desempenho e indicação para receber benefícios como ENEM e FIES. As empresas também estão de olho nessas notas e podem influenciar na hora da contratação. 
A formação acadêmica proporciona uma base sólida de conhecimentos teóricos, enquanto o desenvolvimento profissional abrange as competências práticas exigidas no mercado de trabalho. Isso inclui habilidades como comunicação eficaz, pensamento crítico, resolução de problemas e adaptabilidade. Além disso, a capacidade de aprender continuamente e de se adaptar às mudanças é fundamental. Portanto, preparar-se para o desenvolvimento acadêmico e profissional não é apenas uma questão de obter um diploma, mas de desenvolver diversas competências para enfrentar os desafios do mundo atual.

Mais conteúdos dessa disciplina