Buscar

RESUMO DO PODCAST DO ZERO AO TOPO

Prévia do material em texto

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO
Docente: Fabrizio Soares Caldas
Discente: Francisco Kleuton Carvalho da Cunha Júnior
Disciplina: Fundamentos do Marketing
RESUMO DO PODCAST DO ZERO AO TOPO:
 Neste resumo irei falar um pouco da vida e história de Traudi Guida, o que ela viveu, e as dificuldades que ela enfrentou para se tornar um marco na moda. 
 Traudi Guida nasceu no Brasil, sua mãe veio para o brasil na segunda guerra mundial tentar a sorte no Brasil, com poucos recursos que tinha, sua mãe aos 20 anos resolveu ir para Alemanha, e lá conheceu seu pai que morava em Berlin, em uma bela casa, e com boas condições financeiras, mas ao sofrer bombardeios sua casa veio a ser destruída, com isso sua mãe foi obrigada a fugir da Alemanha, gravida de 7 meses ao chegar no Brasil, encontra a sua vó que não havia a três anos, que fica em choque, pois creditava ter perdido a filha e a neta pelos grandes conflitos existentes na Alemanha naquele período.
 Seu pai então deixa sua mãe grávida no Brasil e vai para Argentina, e com um ano de idade ela e sua mãe vão para Argentina ao encontro do seu pai, ficam lá por um ano somente, pois o casamento de seus pais não dar mais certo, pois seu pai se apaixona por outra mulher. E logo após isso, elas retornam novamente para o Brasil, e para sobreviver, sua mãe começa a trabalhar como enfermeiras de bebês, e sua vó de 70 anos passa a cuidar dela para a mãe trabalhar aos 4 anos, como a vó não possuía casa própria, elas moravam na casa das filhas, e ela achava o máximo aquilo, pois o importante para ela era estar ao lado de sua vó.
 Quando Traudi faz 6 anos de idade sua vó construi uma edícula, e ali ela mora com sua vó 4 anos muitos felizes, o lado ruim é que ela quase não via sua mãe, pois ela saia para trabalhar cedo e voltava muito tarde. Quando completou 10 anos elas voltam para São Paulo, então sua mãe e sua vó começam a morar juntas na casa da sua tia que ficou viúva, mas por sua tia não ter muita paciência com ela sua mãe então a coloca em um colégio misto em Rio Claro de formação alemã, onde ela fica por um ano, pois adoece e sua mãe lhe traz de volta pra São Paulo, é quando elas passam a morar em uma pensão, nessa época ela se afastou da sua vó e foi muito difícil para ela. Sua mãe era uma mulher que sempre prezou pela sua educação, sempre lhe colocou em escolas privadas.
 Quando Traudi tem 14 anos sua mãe consegui alugar um apartamento, ela conta ser muito simples, mas que ficou muito feliz. Nessa época ela já amava roupas, e observava muito a roupas em que as pessoas vestiam, e gostava daquilo. Aos 16 anos ela sai da cidade com sua mãe, estava ficando moça, começou a estudar em uma cáiser, e começou a andar com umas pessoas estranhas e a se pintar, sua mãe ao observar, a leva para morar com seu tio em outra cidade, 1962 ela começou a estudar em uma escola pública, onde o ensino era muito bom. 
 Depois de 1 ano ela voltou para São Paulo, conhece um rapaz, e começar a namorar e conta a ela seu desejo de se casar com ela, mas para isso ele teria que terminar sua faculdade, “ Traudi eu quero casar, mas tenho que fazer direito, só que eu só entro se você entrar junto comigo”, mas até então ela não tinha nenhum desejo de ingressar em uma profissão, mas ela sabia que gostava de roupa, objetos e de moda, e tinha uma comunicação incrível, e ela foi fazer direto no FMU, mas no ano seguinte, ela e seu namorado sofreram um acidente, e ele vem a falecer. Ela continuou na faculdade de direito, 8 meses depois ela conheceu um rapaz, achou ele interessante, 6 anos depois se torna seu marido e pai de seus filhos.
 Três anos depois ela foi trabalhar em uma imobiliária, para ajudar sua mãe e se mudou para Sobradinho, quando sua mãe lhe dava um dinheiro, ela comprava tecido para fazer roupas, e como ela tinha um ótimo gosto para isso, em um certo dia um moço lhe para na rua, e lhe oferece um emprego para trabalhar em uma loja de roupas como vendedora, ela aceita na hora, pois era uma coisa que ela amava, ela então decide largar sua faculdade de direito para seguir na loja pois havia encontrado sua vocação.
 Dois anos depois decidi abrir seu próprio negócio, a multimarca Snupy, com uma amiga chamada (Regina) e com ajuda do fundo de garantia da sua mãe, a loja faz um grande sucesso, Regina que também era dona da loja se casou, e teve um filho com problemas no coração, com isso decide vender sua parte da loja para Guida, pois teria que cuidar do seu filho, e foi aí que Traudi realmente começou a crescer no mundo da moda. Um ponto importante que ela fala é que para ser uma boa vendedora a pessoa precisa ser honesta, e verdadeira, e sempre tratar cada cliente com muita sinceridade. Sua mãe se sentia bastante realizada vendo todo o seu sucesso, mas um ponto importante que ela fala, é para as pessoas não terem medo de agarrar as oportunidades, assim como ela não teve quando o moço lhe ofereceu-lhe o emprego de vendedora.
 Em 1982 ela conheceu Rahyja Afrange, uma estudante de economia, que propôs uma sociedade para vender roupas que sobravam das grifes, juntas elas criaram a Restoque que hoje é uma das maiores marcas de roupas femininas do país, Juntas em 1988 abriram também a Le Lis Blanc, em um espaço de 46 metros quadrados no luxuoso Shopping paulistano Iguatemi, nessa mesma época seu marido trabalhava na Veja, e largou o trabalho para auxiliar a esposa na loja, no dia da inauguração Traudi não vai pois ao montar a loja não gosta do resultado e acha horrível, mal sabe ela que a inauguração foi um sucesso, no outro dia ela vai a loja, todo mundo elogiou a loja, os bons preços, e com todo esse sucesso, ela decidiu fechar a Snupy multimarcas, e sua dedicação total agora era a ajudar a Rahyja na Restoque e bombar a Le Lis que tava indo muito bem.
 Ela tinha cinco filiais da Restoque e sem pena de investir, ela pegou todos esses pontos e transformou em Le Lis, e no dia de apresentação das novas lojas, seu marido acaba adoecendo e vem a falecer, foi um choque muito grande para ela, pois eles tinham uma parceria incrível, tornando assim um ano muito complicado na vida dela, pois ela tinha que cuidar de seus filhos, e sua sócia teve que assumir o controle de toda empresa, e para ajudá-la sua sócia chama o seu irmão Alexandre.
 Depois de um ano que tudo isso aconteceu, Traudi volta as suas atividades com muito vontade de trabalhar, ela tem uma conversa com o fundador do shopping Iguatemi, e nessa conversa, Traudi pedi uma loja maior a ele, e ele ofereceu um ponto de 300 metros para ela, só que ela tinha que lhe dar todas as suas lojas, e ela aceitou o acordo mesmo com muito medo de dar errado, nessa época ela fazia os pedidos, e a Rahyja administrava e cuidava do dinheiro da empresa, o primeiro natal da loja foi um sucesso, esgotou tudo, depois elas abriram diversas franquias em cidades diferentes e foi um momento novo para empresa.
 Nesse mesmo ano a empresa conquistou seu primeiro galpão de 10 mil metros. Assim que elas iriam se mudar sua sócia Rahyja descobri estar com câncer, e decide desligar-se imediatamente da empresa, para Traudi foi um impacto muito grande, pois ela era a cabeça da empresa, quem contratava, tomava decisões, fazia tudo na empresa, os médicos lhe deram 1 a 2 anos de vida, mas ela só viveu um ano, e com tudo isso que veio a acontecer, aparece um fundo de investimentos querendo comprar a empresa, e como eles estavam muito fragilizados com tudo isso, em 2007 venderam os negócios para gestora Artesia que logo em seguida fez uma oferta de ações do grupo Restoque no valor de 150 milhões de reais, os novos donos da operação focaram em aquisições de marcas como Dudalina, John John, Bo.Bô e Rosa Chá. 
 Traudi deixou a companhia em 2011 e começou um novo grupo com seu filho Bento Guida de roupas femininas e fatura mais de 100 milhões de reais.
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina