Buscar

Prévia do material em texto

O que são sistemas de gestão de logística?
Os sistemas de gestão de logística são softwares e ferramentas que auxiliam na coordenação e controle das atividades logísticas de uma empresa.
Eles têm como principal finalidade manter a eficiência das operações, abrangendo desde a aquisição de matéria-prima até a entrega do produto para o consumidor.
Através deles, as empresas conseguem ter uma visão ampla e integrada da cadeia de suprimentos, fornecendo informações em tempo real sobre os estoques, transporte, armazenagem, entre outros processos logísticos.
Ao utilizar sistemas logísticos, as organizações podem ter acesso a diversos benefícios, como por exemplo, aumento da produtividade, otimização de recursos e redução de eventuais falhas.
Quais são os principais sistemas de gerenciamento de logística?
Agora que você já sabe quais são os principais benefícios dessas ferramentas para os processos logísticos, está na hora de conhecer os principais sistemas de gestão.
Confira:
1. Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS)
O Sistema de Gerenciamento de Transporte, conhecido como TMS (do inglês Transportation Management System), é um software projetado para ajudar as empresas a gerenciar e executar suas operações de transporte.
Com ele, você consegue visualizar as operações em tempo real. Dessa forma, a organização consegue ganhar vantagem competitiva e oferecer uma experiência aprimorada aos clientes.
O TMS simplifica a gestão de várias etapas dos processos logísticos relacionados ao transporte de cargas, pois oferece diversas funcionalidades e recursos que auxiliam no controle e monitoramento.
Dentre os recursos mais comuns de um TMS, podemos citar:
• Roteirização;
• Agendamento de transporte;
• Cadastro de taxas e tarifas;
• Controle das cargas;
• Análise de relatórios;
• Gestão de documentação;
• Acompanhamento de embarque, coletas e entregas.
2. Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS)
Um WMS (Warehouse Management System) é um sistema de gestão de armazéns ou centros de armazenamento.
O objetivo principal de um WMS é gerenciar e controlar o fluxo de materiais, desde o recebimento até a expedição, garantindo a precisão dos estoques e a qualidade das operações.
Ao utilizar um sistema WMS, a empresa tem acesso a funcionalidades para melhorar a eficiência do armazém, como por exemplo, rastreamento e registro de mercadorias, controle de estoque, otimização do espaço de armazenagem, geração de tarefas de picking (separação dos pedidos) e de packing (embalagem).
Além disso, também é possível emitir documentos e definir o controle de rotas de coleta.
Podemos dizer que um Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS) e um Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS) se complementam.
Embora cada um possua características específicas, os dois sistemas de gestão de logística trabalham em conjunto para otimizar processos.
3. Sistemas de rastreamento
Os sistemas logísticos de rastreamento desempenham um papel muito importante nos processos logísticos.
Essas soluções tecnológicas permitem o monitoramento e acompanhamento em tempo real da localização e do status das mercadorias ao longo de toda a cadeia de suprimentos, proporcionando melhoras significativas.
Em primeiro lugar, eles oferecem uma visão aprimorada da cadeia de suprimentos. Com informações confiáveis sobre a localização de mercadorias, as empresas conseguem ter uma compreensão clara do progresso das remessas, identificar problemas e tomar medidas corretivas de forma rápida.
Isso melhora a gestão de todos os processos, pois minimiza a chance de algum imprevisto aparecer ou então, de ter que realizar algum tipo de interrupção no envio.
Além disso, os sistemas de rastreamento na logística ajudam a reduzir perdas e extravios de mercadorias, permitindo a solução de desvios ou discrepâncias nos processos logísticos. Segundo dados da ANTC – Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística, o roubo de cargas registrou 1,2 bilhão de prejuízos no Brasil em 2022.
4. Sistemas de roteirização
Um sistema de roteirização é um tipo de software que auxilia na criação de rotas otimizadas para a distribuição de cargas.
Com esse sistema, as organizações conseguem obter vários benefícios em relação a entrega de produtos.
Para explicar melhor sobre os benefícios de um dos sistemas de gestão de logística, é importante definir, em primeiro lugar, o que é roteirização. Basicamente, trata-se do processo de planejar e criar rotas para a distribuição de produtos ou deslocamento de veículos de transporte.
Ou seja, é o processo de estruturar rotas de modo estratégico, baseado em objetivos e indicadores como qualidade das vias transitadas e tempo de entrega.
Na logística, os sistemas de roteirização apresentam diversos benefícios, já que ajudam a reduzir custos operacionais e a minimizar o tempo gasto nas entregas.
As ferramentas tecnológicas são capazes de otimizar o planejamento de rotas levando em consideração fatores como tempo de viagem, custos operacionais, prioridade de entrega, entre outros.
Assim, a roteirização busca atender aos requisitos e restrições de cada operação logística.
5. Sistemas de gestão de frotas
O sistema de gestão de frotas é uma solução tecnológica projetada para otimizar a gestão e o controle das frotas de veículos de uma empresa.
Essas ferramentas oferecem diversos recursos para monitorar e gerenciar veículos, motoristas e atividades relacionadas.
Dentre as principais funcionalidades que um software de gestão de frotas oferece, podemos mencionar o rastreamento GPS, monitoramento em tempo real, manutenção preventiva, análise de dados e integração com outros sistemas de gestão de logística.
Os relatórios que são fornecidos por essas ferramentas, trazem dados importantes para a tomada de decisões. De maneira geral, eles abrangem aspectos como consumo de combustível, produtividade da rota e custos operacionais.
O controle e monitoramento em tempo real da frota, possibilita uma ampla visão das operações, o que ajuda a identificar problemas e soluções.
Além disso, com a ajuda de um sistema de gestão de frotas, é possível reduzir custos operacionais, identificando padrões e reduzindo desperdícios.
A Prestex investe em tecnologia para melhorar a eficiência dos processos logísticos
Há 20 anos, a Prestex vem revolucionando o mercado e se tornou uma das melhores companhias nacionais de logística, recomendada por 99% dos clientes e referência em diversos segmentos, graças à flexibilidade, adaptabilidade e personalização logística.
Nossos serviços trazem conveniência e eficiência, garantindo que nossos clientes tenham acesso ao melhor da tecnologia nos processos logísticos.
Um exemplo é o sistema próprio de rastreamento que permite que o cliente acompanhe na palma da mão cada etapa de sua carga.
O sistema da Prestex permite que o cliente visualize todas as etapas de sua carga via app (Prestex Mobile), computador ou tablet. Inclusive, a Prestex foi uma das pioneiras no país a ter um app de rastreamento de cargas.

Mais conteúdos dessa disciplina