Buscar

Liderança Transformacional e Criatividade

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 3
1) No caso apresentado, como é possível compreender ações de liderança transformacional? Quais as sugestões você daria para desenvolver as equipes, levando em consideração este perfil de liderança?
Neste caso temos 2 perfis com características distintas, mas ambas com traços de liderança transformacional, Musk carrega consigo grande entusiasmo e assumindo papel importante no controle de como seus funcionários lidam com as suas tarefas, Bezos prefere prestar atenção nas preocupações e necessidades de desenvolvimento além de inspirar e motivar seus colaboradores a se arriscarem mais. Dadas as perspectivas acima acredito que no caso de Musk a melhor forma de desenvolver suas equipes é unindo talentos e focar em extrair o melhor deles de forma que a equipe se torne completa onde cada membro colabora com aquilo que possui de melhor e possa aprender com seus colegas nos pontos em que eles não estão desenvolvidos. Já no caso de Bezos a melhor forma de melhorar suas equipes é analisando e descobrindo possíveis fraquezas dos seus colaboradores e incentivá-los a arriscar mais nestas áreas para que possam ser mais completos.
2) Há traços de inteligência emocional na construção do perfil de algum dos líderes retratados no texto? Justifique sua resposta, ponderando a importância da inteligência emocional na liderança contemporânea
Conhecendo um pouco através da mídia acerca dos dois empresários, acredito que o Elon Musk é um homem mais sanguíneo e que não exibe claramente características de uma pessoa com boa inteligência emocional, ele demonstra ser extremamente inteligente e nos traz um ar de soberba, porém em situações embaraçosas parece perder a linha. Já Jeff Bezos por ser aparentemente mais introspectivo e por matérias como esta que falam um pouco sobre seus métodos de liderança, mostra que possui grande Inteligência emocional pois escuta mais e fala menos, primeiro ele avalia a situação para então discorrer sobre, evitando assim cair em saias justas e provavelmente é mais assertivo em suas decisões. Geralmente perfis mais sanguíneos tem mais dificuldade de andar lado a lado com a inteligência emocional, já perfis mais “tranquilos” acabam conseguindo raciocinar melhor em ocasiões complexas.
3) Elabore uma passagem crítica sobre a chamada “gestão da criatividade”, relacionando suas principais características ao perfil profissional dos dois líderes descritos no texto acima, destacando, também, o papel da gestão da criatividade para organizações tais como a Amazon e a Tesla
No meu entendimento a gestão da criatividade se baseia em um cenário no qual uma organização, através de deliberações entre seus dirigentes, promova ações orquestradas para ampliar a criatividade coletiva, incentivando a inovação, o encorajamento e a capacitação de seus colaboradores para que eles possam ser parte atuante nas ideias e projetos da empresa sem o receio de errar ou apresentar o que pensam. Traçando um paralelo em relação aos perfis de Musk e Bezos podemos inferir superficialmente que, se tratando do proprietário da Tesla, a criatividade e inovação da empresa partem dele mesmo não sendo necessário possuir uma equipe altamente criativa. Musk é o cara das ideias e para tentar atingir seus objetivos ele busca os melhores recursos materiais e intelectuais que o dinheiro pode comprar. No caso do dono da Amazon, podemos notar que há uma busca em aplicar a gestão da criatividade, quando a matéria fala que Bezos primeiro escuta o que todos têm a dizer para não influenciar e nem barrar a ideia de seus liderados, isso nos mostra que ele carrega uma gestão aberta para criatividade e que os planos dele podem ser alterados por alguma ideia melhor. Em um mundo onde a Tesla tem como objetivo principal a produção de veículos sustentáveis e autônomos e a Amazon é um e-commerce do ramo varejista, Bezos necessita muito mais da gestão da criatividade pois seu mercado é altamente mutável e volátil e Musk pode continuar com suas ideias brilhantes.
FONTE(S):
E-book - Liderança e Administração de Equipes no Contexto da Inovação (Universidade La Salle)
https://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2019/09/licoes-de-jeff-bezos-e-elon-musk-para-uma-lideranca-inovadora.html
https://www.venki.com.br/blog/criatividade-e-inovacao-nas-empresas/
https://www.scielo.br/j/rac/a/zNH64mVfYkXnfPtZ8tdWnPJ/?lang=pt#:~:text=Hist%C3%B3rico-,Resumo,para%20ampliar%20a%20criatividade%20coletiva.
						Por Christian Nunes Krentkowski

Mais conteúdos dessa disciplina